quarta-feira, setembro 30, 2015

Asas de frango grelhadas com molho de iogurte e pesto (Grilled chicken wings with yogurt pesto sauce)


Ingredientes
Asas de frango
Sal
Pimenta caiena
Sumo e raspa de limão
1/2 chávena de iogurte grego ligeiro
2 a 3 colheres de sopa de pesto

Preparação
Temperam-se as asas de frango com um pouco de sal, pimenta caiena, sumo e raspa de limão de deixam-se marinar durante 1 a 2 horas. Mistura-se o iogurte com o molho pesto e reserva-se no frigorífico até à altura de utilizar. Grelham-se as asas até estarem bem passadas e douradas, regam.se com um pouco de sumo de limão e servem-se de imediato acompanhadas pelo molho de iogurte e pesto.







Agora também no Facebook

segunda-feira, setembro 28, 2015

Pataniscas de pescada (II) (Hake fritters (II))



Ingredientes (10 pataniscas)
1 posta de pescada (ou 1 filete) pequena (150gr. aprox.)
5 colheres de sopa de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1dl de água gaseificada
1 ovo
1 cebola pequena
1 molhinho de salsa fresca
1 fio de azeite
Sal qb
Pimenta preta qb.
Alho em pó qb

Preparação
Corta-se a posta de pescada (crua) em pedaços pequenos e reserva-se. Pica-se a cebola e a salsa e reservam-se também. Numa taça coloca-se a farinha, o bicarbonato e o ovo e mistura-se bem com uma vara de arames. Em seguida acrescenta-se a água gaseificada, o sal, a pimenta, o alho em pó e o fio de azeite. Envolve-se bem até obter um polme liso e uniforme. Por fim adiciona-se a pescada, a cebola e a salsa envolvendo tudo muito bem. Deixa-se repousar uns minutos e fritam-se então colheradas da massa (numa frigideira com um dedo de altura de azeite) até estarem douradas. Deixam-se escorrer sobre papel absorvente e servem-se acompanhadas por arroz ou salada. Estas foram acompanhadas por uma salada de couscous com açafrão e grão.








Agora também no Facebook

domingo, setembro 27, 2015

Mini bolo de iogurte (Mini yogurt cake)




Ingredientes
1 iogurte
1 chávena de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
1/4 de chávena de óleo
2 ovos
Raspa de 1/2 limão
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação
Juntam-se todos os ingredientes no robot de cozinha e bate-se bem até obter uma massa lisa e homogénea. Coloca-se numa forma rectangular pequena (1lt. de capacidade) untada e polvilhada com pão ralado e leva-se ao forno (pré-aquecido a 180.ºC) por 35 minutos. O bolo deve repousar dentro do forno com a porta encostada por mais 10 minutos.








Agora também no Facebook

sexta-feira, setembro 25, 2015

Bucatini com salmão e pesto (Salmon and pesto bucatini)


Ingredientes (2 doses)
1 lombo de salmão
120gr. de bucatini (ou outra massa de "fita")
1 dente de alho
8 tomates cherry
Molho pesto qb
Parmesão
Sal
Pimenta preta

Preparação
Corta-se o lombo de salmão em cubo e tempera-se com um pouco de sal, pimenta e uma colher de sopa de molho pesto, deixa-se repousar por 30 minutos. Entretanto coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem, escorre-se bem e reserva-se. Leva-se ao lume uma frigideira com o alho ralado e um pouco do azeite que cobre o pesto até alourar. Em seguida juntam-se os cubos de salmão e o tomate cherry deixando cozinhar até o tomate começar a rebentar. Nessa altura junta-se a massa e uma dose generosa de pesto envolvendo tudo muito bem. Serve-se de imediato polvilhado com um pouco de parmesão ralado.








Agora também no Facebook

quarta-feira, setembro 23, 2015

Salada verde com presunto, ovo e queijo de cabra (Green salad with smoked ham, egg and goat cheese)


Ingredientes (1 salada)
Mistura de alfaces
2 fatias de presunto
1 ovo cozido
1/4 de queijo de cabra fresco
Croutons (caseiros) de alho e salsa
Azeite qb
Sumo de limão

Preparação
Lava-se e escorre-se bem a mistura de alfaces colocando-se no fundo de uma taça. Enrolam-se as fatias de presunto e cortam-se em tiras finas distribuindo em seguida por cima da alface. Adiciona-se em seguida o queijo cortado em cubinhos e mistura-se. Cobre-se a salada como ovo cozido em quartos e uns croutons de alho e salsa. Rega-se com um pouco de azeite e sumo de limão e serve-se de imediato.








Agora também no Facebook

segunda-feira, setembro 21, 2015

Croutons caseiros com alho e salsa (Homemade parsley and garlic croutons)


Ingredientes
Pão rústico (de preferência com 2 ou 3 dias)
Alho
Salsa fresca
Sal
Azeite

Preparação
Corta-se o pão em cubos e reserva-se. Coloca-se no almofariz o alho, a salsa e o sal e esmaga-.se tudo muito bem até formar uma pasta. Em seguida acrescenta-se o azeite e mistura-se bem. Colocam-se os cubos de pão num tabuleiro refractário, cobre-se com a mistura envolvendo bem com as mãos e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) até o pão estar dourado e estaladiço. Conservam-se durante alguns dias se forem guardados num recipiente hermético.








Agora também no Facebook

domingo, setembro 20, 2015

Waffles integrais com canela, papaia e iogurte grego (Whole wheat waffles with cinnamon, papaya and greek yogurt)



Ingredientes (2 waffles)
6 colheres de sopa de farinha integral
2 colheres de sopa de farinha de aveia (basta triturar os flocos de aveia no robot de cozinha)
2 ovos
1,5dl de buttermilk
2 colheres de sobremesa de canela em pó
1 colher de sopa de margarina vegetal
(cobertura)
1/2 papaia bem madura
1/2 chávena de iogurte grego ligeiro
1 colher de chá de canela
Framboesas frescas

Preparação
Em primeiro lugar tritura-se a farinha no robot de cozinha. Em seguida adicionam-se os restantes ingredientes e processa-se até obter uma massa lisa e homogénea. Coloca-se metade da massa na máquina de waffles previamente aquecida e polvilhada com  spray desmoldante e deixa-se cozinhar repetindo a operação com a restante massa quando a primeira ficar pronta.
Para a cobertura das waffles esmaga-se bem a papaia com a canela e envolve-se grosseiramente com o iogurte grego. Coloca-se o creme em cima das waffles e salpica-se com as framboesas frescas. Serve-se de imediato.


Nota
Ver aqui como fazer um substituto do buttermilk.







Agora também no Facebook

sexta-feira, setembro 18, 2015

Bruschetta de cogumelos com pesto (Mushroom and pesto bruschetta)



Ingredientes (1 bruschetta)
1 fatia de pão rústico 
4 cogumelos portobello pequenos
1/4 cebola pequena cortada em meias luas finas
1 dente de alho pequeno picado miudinho
Molho pesto
Queijo da ilha ralado
1 fio de azeite

Preparação
Limpam-se (ou lavam-se) os cogumelos e cortam-se em fatias. Numa frigideira pequena com um fio de azeite salteiam-se os cogumelos juntamente com a cebola e o alho e reservam-se. Torra-se ligeiramente o pão, pincela-se com o molho pesto e distribuem-se os cogumelos por cima. Polvilha-se com o queijo ralado e leva-se ao forno até que o queijo derreta e comece a gratinar.



NOTA
Esta é uma receita do Chef José Domingos da Algarve Cuisine Academy ensinada no workshop de Tapas e Petiscos do dia 5 deste mês.
A versão que vos mostro aqui é ligeiramente adaptada ao que tinha em casa na altura e ao facto de servir como refeição ligeira e não como tapa.







Agora também no Facebook

quarta-feira, setembro 16, 2015

Madalenas de atum (Tuna madeleines)



Ingredientes (15 madalenas)
1 chávena de farinha
1 iogurte natural magro
2 ovos
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 lata de atum ao natural média (120gr.)
Sal qb
Pimenta preta qb
Manjericão seco qb
Azeitonas para enfeitar

Preparação
Numa taça (ou robot de cozinha) colocar todos os ingredientes excepto o atum e as azeitonas. Bate-se tudo até se obter uma massa lisa e homogénea. Em seguida incorpora-se o atum escorrido e desfeito na massa e distribui-se pelas formas das madalenas. Em cima de cada uma coloca-se metade de uma azeitona sem caroço e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 12 a 14 minutos aproximadamente (convém vigiar a cozedura a partir dos 10 minutos para que as madalenas não fiquem demasiado secas). Depois de desenformadas devem deixar-se arrefecer as madalenas em cima de uma rede de bolachas. Podem ser consumidas ainda mornas ou completamente frias. São óptimas como um lanche ou, se acompanhadas por uma sopa ou salada, como refeição ligeira.








Agora também no Facebook

segunda-feira, setembro 14, 2015

Feijoada de búzios (Whelks bean stew)


Ingredientes (5 doses aprox.)
600gr. miolo de búzios congelados
800gr. feijão branco cozido (2 frascos)
1/2 lata pequena tomate cortado
1 cenoura pequena
100gr. de chouriço em rodelas finas
1 cebola média picada
2 dentes de alho grandes picados 
1 molhinho de salsa fresca picada
1 molhinho de coentros frescos picados
1 dl de vinho tinto
1 ramo de hortelã
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Molho Inglês
Molho Tabasco ou malagueta (opcional)

Preparação
Coloca-se um pouco de azeite num tacho (suficiente para cobrir o fundo) e junta-se a cebola e o alho picados finamente, quando começarem a alourar junta-se a salsa e os coentros picados. Acrescentam-se as rodelas de chouriço, a cenoura em rodelas finas,o tomate e o molho Inglês deixando refogar um pouco. Em seguida adiciona-se o miolo dos búzios já descongelados, arranjados (o miolo de búzio congelado já vem cozido mas é necessário retirar a tripa) e cortados em pedaços. Envolve-se no refogado, tempera-se com o sal e a pimenta, acrescenta-se o vinho, o molho Tabasco e deixa-se ferver em lume brando até o vinho ter evaporado quase na totalidade. Nessa altura adiciona-se o feijão e junta-se água até quase cobrir o feijão (deve ficar 1 ou 2 dedos abaixo). Deixa-se cozinhar em lume brando 30 a 40 minutos aproximadamente. Depois de desligar o fogão junta-se o ramo de hortelã e tapa-se de novo o tacho deixando a feijoada repousar no mínimo meia hora (na verdade, como qualquer comida com feijão, quanto mais tempo repousar mais saborosa fica - idealmente gosto de preparar de véspera). Serve-se acompanhada de um pouco de arroz branco.








Agora também no Facebook

domingo, setembro 13, 2015

Bolo de ananás e mirtilos (Pineapple and blueberries upside down cake)


Ingredientes
300gr. de farinha
200gr. de açúcar amarelo
200gr. de margarina (à temperatura ambiente)
4 ovos
1dl. de leite magro(ou buttermilk)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 lata pequena de ananás (565gr.)
Mirtilos
Margarina e açúcar para a forma

Preparação
Unta-se generosamente com margarina uma forma sem buraco e polvilha-se (generosamente também) com açúcar amarelo. No meio da forma coloca-se uma rodela de ananás e distribuem-se as restantes em volta da rodela central (as que sobrarem cortam-se em pedaços pequenos para acrescentar à massa do bolo mais tarde). No buraco de cada rodela de ananás colocam-se mirtilos frescos (ou congelados) e reserva-se.
Bate-se a margarina com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Em seguida juntam-se os ovos um a um batendo entre cada adição. Acrescenta-se a farinha e depois de bem incorporada na massa adiciona-se o leite. Por fim acrescenta-se o restante ananás picado em pedaços pequeninos e envolve-se bem. Deita-se a massa na forma e leva-se ao forno pré-aquecido (170.ºC) durante 35 a 40 minutos. O bolo deve arrefecer pelos menos 15 a 20 minutos no forno com a porta encostada. Embora seja bom à temperatura ambiente fica muito mais saboroso quando colocado no frigorífico.








Agora também no Facebook

sábado, setembro 12, 2015

Mini bolo de alfarroba com maçã e nozes (Mini carob cake with apple and walnuts)


Ingredientes
1 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha
1/4 de chávena de farinha de alfarroba
1/3 chávena de margarina (à temperatura ambiente)
2 ovos
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1.5dl de buttermilk
1 maçã grande ralada
1/4 de chávena de miolo de noz
Preparação
Bate-se o açúcar com a margarina até obter uma mistura esbranquiçada. Em seguida adicionam-se os ovos e as farinhas peneiradas juntamente com o fermento e o bicarbonato batendo bem. Quando a farinha estiver bem incorporada junta-se o buttermilk continuando a bater. Por fim acrescenta-se a maçã ralada e as nozes picadas grosseiramente. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) numa forma (com 1lt. de capacidade) untada com margarina e polvilhada com pão ralado por 35 minutos aproximadamente. Deve arrefecer por 10 a 15 minutos antes de desenformar.


Nota
Ver aqui como fazer buttermilk.







Agora também no Facebook

sexta-feira, setembro 11, 2015

Picapau de vitela grelhado (Grilled veal "picapau")



Ingrediente
Vazia de vitela cortada em tiras finas
Sal fino
Pimenta preta
Pickles
Alho
Coentros frescos
Azeite
Molho Tabasco (opcional)

Preparação
Picam-se os pickles, o alho e os coentros e reservam-se. Tempera-se a carne com o sal e a pimenta e grelha-se brevemente numa frigideira anti-aderente (convém ter atenção e não cozinhar a carne em demasia pois por ser cortada muito fina seca rapidamente). Coloca-se numa travessa, junta-se o alhos, os coentros e os pickles, umas gotas de Tabasco e tempera-se com azeite. Envolve-se tudo muito bem e serve-se de imediato.








Agora também no Facebook

quarta-feira, setembro 09, 2015

Robalo em papelote com batata doce e gengibre (Seabass in papillote with ginger and sweet potato)


Ingredientes (2 doses)
2 robalos pequenos
1 batata doce média
1 pedaço de gengibre
Limão
Tomilho limão
Sal
Pimenta preta
Azeite

Preparação
Golpeia-se o lombo do peixe 1 ou 2 vezes (depende do tamanho do robalo) e em cada golpe insere-se uma meia lua de limão.  Na barriga e na cabeça dos robalos colocam-se também meias luas de limão, o gengibre partido em palitos e uns raminhos de tomilho limão. Lava-se muito bem a batata doce (ou descasca-se) e corta-se em palitos grossos. Coloca-se o peixe num rectângulo grande (cerca de 50cm +/-) de papel vegetal (ou película de alumínio) distribuindo em volta  os palitos da batata doce. Tempera-se tudo com um pouco de sal e pimenta, um fio de azeite e mais uns raminhos do tomilho limão. Embrulha-se o peixe selando bem o papelote para evitar que o vapor escape e leva-se ao forno (pré aquecido a 180.ºC) durante 20 minutos. Depois de retirar do forno abre-se o papelote cuidadosamente para evitar queimadura pelo vapor e serve-se de imediato.








Agora também no Facebook

quarta-feira, setembro 02, 2015

Tortellini com molho cru de tomate (Tortellini with raw tomato sauce)


Ingredientes (2 / 3 doses)
1 embalagem de tortelini fresco (250gr.)
18 tomates cereja
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite de manjericão
1 colher de sobremesa de vinagre de vinho tinto (ou de sidra)
Oregãos
Sal
Pimenta
Queijo parmesão (opcional)

Preparação
Corta-se o tomate em quartos, coloca-se numa taça. Junta-se 1 dente de alho ralado, o azeite, o vinagre, os oregãos, o sal e a pimenta. Envolve-se tudo muito bem e coloca-se no frigorífico durante 2 horas no mínimo (quanto mais tempo o tomate ficar no frigorífico mais saboroso fica o molho, idealmente deverá ficar de um dia para o outro). Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem, escorre-se bem e cobre-se com o molho de tomate retirado do frigorífico. Envolve-se bem e serve-se de imediato. Pode ainda polvilhar-se com um pouco de queijo parmesão ralado na altura como foi o caso.








Agora também no Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...