segunda-feira, agosto 26, 2019

Blinis de batata com queijo creme e salmão fumado (Potato blinis with cream cheese and smoked salmon)




Ingredientes (15 unidades aprox.)
2 batatas médias (+/- 300gr.)
2 ovos
80gr. de farinha
1 colher de café de bicarbonato de sódio
80ml. de natas ligeiras
Pimenta preta qb
Salmão fumado qb
Queijo creme
Sumo de limão qb
Cebolinho fresco para decorar
Azeite para untar a frigideira

Preparação
Descascam-se as batatas, cortam-se em cubos e cozem-se em água e sal. Deixam-se arrefecer. Esmagam-se as batatas já frias e colocam-se na taça da batedeira juntamente com os ovos. Bate-se até que estejam bem misturados. Em seguida junta-se a farinha peneirada com o bicarbonato e as batas continuando a bater até obter uma massa lisa e homogénea.
Pincela-se uma frigideira anti-aderente com azeite e quando estiver quente coloca-se na frigideira porções da massa com uma colher de sopa de modo a formar pequenas panquecas. Quando começarem a fazer bolhinhas (+/- 2 minutos) viram-se e cozinham-se do outro lado.
Depois de cozinhadas deixam-se arrefecer um pouco. Enquanto os blinis arrefecem corta-se o salmão fumado em tiras e rega-se com um pouco de sumo de limão. Por cima de cada blini coloca-se uma colher de chá de queijo creme, uma pequena fatia de salmão fumado e decora-se com cebolinho.


NOTA
Blini é um tipo de panqueca tradicional originária da Rússia. É feita com massa farinha de trigo branco ou trigo mourisco, aveia, cevada, centeio ou mesmo batata, leite, ovos e nata. Na Rússia, fazem parte duma celebração do fim do inverno, a “Maslenitsa”, na última semana de Fevereiro, mas os blini são populares também noutros países da região. Normalmente são servidos com vários acompanhamentos, em que se destacam o caviar e o salmão, mas também podem ser servidos com cogumelos ou mesmo numa versão doce.






Agora também no Facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...