sexta-feira, agosto 30, 2019

Pataniscas de milho com molho de iogurte e alho (Corn fritters with yogurt garlic dipping sauce)




Ingredientes (6 / 8 unidades)
1 1/2 chávenas de milho (pode ser congelado ou de lata)
1/2 chávena de farinha
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
1/4 de pimento vermelho pequeno
1 raminho de coentros
1 colher de chá de paprika fumada
1 colher de café de pimenta cayenne (pode ser mais ou pode não se utilizar)
Sumo de 1/2 limão
Sal qb
Azeite para untar a frigideira
(para o molho)
1/2 chávena de iogurte grego
1 dente de alho
1 pitada de oregãos
1 colher de sobremesa de azeite

Preparação
Começa-se por preparar o molho colocando todos os ingredientes no liquidificador e triturando no máximo até obter um molho liso e suave (é preferível colocar menos oregãos e acrescentar no final se for necessário para que o sabor não fique demasiado intenso), verifica-se o sabor/tempero e coloca-se no frigorífico.
Numa taça coloca-se a farinha, o ovo, o leite, a paprika, a pimenta e o sal. Mistura-se com uma vara de arames. Em seguida junta-se o milho, o pimento cortado em cubinhos pequenos, os coentros picados e o sumo de limão. Mistura-se de novo até que tudo esteja bem envolvido.
Numa frigideira anti-aderente coloca-se uma colher de sopa de azeite e quando estiver quente, com o auxílio da colher de gelados colocam-se porções da massa na frigideira. Deixam-se fritar 2 a 3 minutos, viram-se e deixam-se fritar do outro lado mais 2 a 3 minutos (até ficarem dourados). Escorrem-se sobre papel absorvente e servem-se acompanhados pelo molho de iogurte e alho. Acompanhados por uma salada servem de refeição ligeira.



NOTA 1
As pataniscas de milho ou "corn fritters" são um prato original dos nativos Americanos. Actualmente fazem parte da cozinha tradicional do Sul dos Estados Unidos. Existem versões doces e salgadas, podem ser fritas imersas em óleo ou azeite (deep fried) ou como descrevi aqui (shallow fried).

NOTA 2
Caso se use milho congelado deve-se descongelar e escorrer antes de usar.





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...