Ingredientes (2 doses com sobras)
1 chávena de arroz arbóreo
250gr. de cogumelos marron
25gr. de cogumelos secos
2 chalotas
125ml de vinho branco
1 farinheira
Azeite qb
Sal qb (pode até nem ser necessário pois a farinheira contém bastante sal)
Pimenta preta qb
Parmesão ralado na altura qb
1lt. de água a ferver
Cebolinho fresco (pare decorar)
Preparação
Colocam-se os cogumelos secos de molho na água a ferver e deixam-se repousar cerca de 15 minutos. Escorrem-se bem, picam-se e reserva-se a água mantendo-a quente.
Picam-se as chalotas e levam-se ao lume com um fio de azeite. Quando começarem a alourar junta-se metade da farinheira (sem pele) desfeita em pedaços, os cogumelos frescos fatiados e os cogumelos hidratados. Tempera-se com um pouco de sal e a pimenta (se necessário rectificam-se os temperos no final).
Em seguida junta-se o arroz envolvendo bem e deixando "fritar" um pouco. Acrescenta-se então o vinho branco e deixa-se ferver até que o álcool evapore. Adiciona-se uma concha da água de hidratar os cogumelos cozinhando mexendo frequentemente até que evapore. Repete-se o processo até que o arroz esteja cozinhado "al dente" (cerca de 20 minutos).
Para preparar os "torresmos" de farinheira desfaz-se a outra metade da farinheira, coloca-se num recipiente (forrado com papel de cozinha) que possa ir ao micro-ondas e coloca-se no micro-ondas por períodos de 30 segundos até a farinheira apresentar a consistência de torresmos.
Quando o arroz estiver cozinhado retira-se o tacho do lume, junta-se uma dose generosa de parmesão ralado na altura envolvendo bem.
Serve-se o risotto de imediato com os torresmos de farinheira e polvilhado com mais um pouco de parmesão e cebolinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...