segunda-feira, setembro 30, 2019

Dourada escalada na frigideira com tomate cherry e limão (Butterflied golden bream in the frying pan with cherry tomatoes and lemon)



Ingredientes (2 doses)
1 dourada grande previamente escalada (ou 2 pequenas)
10 tomates cherry
2 dentes de alho
1 limão (raspa e sumo)
Azeite qb
Sal qb
Paprika fumada qb
Salsa fresca para decorar

Preparação
Tempera-se cada uma das faces escaladas da dourada com sal, paprika fumada e raspa de limão. Reserva-se. No fundo de uma frigideira larga colocam-se os alhos fatiados e o azeite.Quando o azeite começar a aquecer (atenção para não deixar fritar os alhos) coloca-se a dourada aberta (com a pele virada para baixo) e distribui-se o tomate cherry pelo espaço em volta. Tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar em lume muito brando durante 20 a 25 minutos. Quando o peixe estiver cozinhado rega-se com o sumo do limão e deixa-se ferver mais um minuto. Por fim retira-se do lume, polvilha-se com salsa fresca picada e serve-se de imediato. Esta foi acompanhada por migas de feijão frade com coentros.


NOTA 1
O tempo de confecção depende muito do tamanho da dourada. A que utilizei era grande e demorou um pouco mais de 25 minutos; uma dourada pequena deverá levar 15 a 20 minutos no máximo.

NOTA 2
Caso não se possua uma tampa que seja suficientemente grande para a frigideira pode usar-se película de alumínio, selando-a ligeiramente em volta da frigideira.






Agora também no Facebook

domingo, setembro 29, 2019

Pudim de banana, chocolate e chia (Banana chocolate chia pudding)


Ingredientes
1/3 de chávena de leite (pode ser de vaca ou de coco ou aveia para uma opção vegan)
1 banana madura de tamanho médio
2 colheres de sopa de sementes de chia
1 cholher de sobremesa de chocolate ou cacau em pó

Preparação
Coloca-se a banana, o chocolate e o leite no copo da varinha mágica (ou liquidificador) batendo bem até incorporar completamente a banana com o leite. Juntam-se em seguida as sementes de chia e pulsa-se apenas uma vez para misturar as sementes sem as desfazer.
Transfere-se para um pote com tampa e coloca-se no frigorífico durante 30 minutos no mínimo (idealmente deverá ficar durante a noite para obter a consistência ideal).
Retira-se do frigorífico, decora-se a gosto (este levou mirtilos frescos e coco ralado) e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

sexta-feira, setembro 27, 2019

Fettuccini com azeite e alho... (Fettuccini aglio e olio)



Ingredientes (2 doses)
150gr. de fettuccini
3 dentes de alho grandes
1 malagueta (opcional)
Azeite qb
1 molhinho de salsa fresca
Parmesão ralado 

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze leva-se ao lume uma frigideira com uma dose generosa de azeite, os alhos fatiados e a malagueta (se for o caso). Deixa-se fervilhar em lume brando até os alhos começarem a dourar mas tendo muito cuidado para que não queimem e fiquem amargo. Escorre-se a massa sem grande rigor, junta-se o azeite com os alhos e envolve-se bem. Polvilha-se com a salsa picada grosseiramente, o parmesão ralado e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

quarta-feira, setembro 25, 2019

Compota de mirtilos com laranja (Blueberries and orange compote)




Ingredientes
1,5kg. de mirtilos
600gr. de açúcar para compotas
1 laranja (de preferência biológica)

Preparação
Lavam-se bem os mirtilos. Lava-se a laranja tendo o cuidado de escovar bem a casca. Num tacho colocam-se os mirtilos, a raspa da laranja e o açúcar. Em seguida adiciona-se o sumo da laranja e leva-se a lume muito brando. Quando começar a ferver e os mirtilos começarem a rebentar esmagam-se com um esmagador de batatas (ou com uma colher de pau). Deixa-se cozinhar (sempre em lume muito brando) por 15 a 20 minutos, retira-se do lume, coloca-se em frascos esterilizados, tapa-se de imediato e deixa-se arrefecer com os frascos voltados para baixo para criar vácuo. O doce só necessita de frigorífico depois de se abrir o frasco.





Agora também no Facebook

segunda-feira, setembro 23, 2019

Salada para a marmita (Lunchbox salad)


Ingredientes (1 dose)
1 chávena de grão cozido
4 palitos de delícias do mar
1 ovo cozido
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho pequeno esmagado e picado
1 raminho de ervas verdes frescas a gosto (usei cebolinho)
Azeite qb
Vinagre de sidra qb

Preparação
Misturam-se todos os ingredientes na marmita, temperam-se com o azeite e o vinagre, misturam-se bem, tapa-se a marmita e coloca-se no frio até a altura de consumir.
Esta salada foi feita para um aproveitamento de sobras e serviu na perfeição para levar para o trabalho.






Agora também no Facebook

domingo, setembro 22, 2019

Bolo de courgette e limão (Lemon zucchini bread)


Ingredientes
(para o bolo)
2 ovos
150gr. de courgette
1 2/3 chávena de farinha
3/4 de chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de óleo vegetal (girassol, amendoim ou milho)
1/4 de chávena de iogurte grego ligeiro
1 colher de sobremesa de fermento
3 colheres de sobremesa de sumo de limão
1 colher de café de sal
Raspa de 1 limão grande
(para o glacé)
1/2 chávena de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação
(do bolo)
Rala-se a courgette e coloca-se num pano branco, torce-se para escorrer a humidade. Reserva-se.
Peneira-se a farinha com o fermento e o sal e reserva-se também.
Coloca-se o açúcar e a raspa de limão na taça da batedeira e bate-se até que a raspa esteja bem envolvida com o açúcar. Em seguida junta-se o óleo e os ovos incorporando bem na mistura. Adiciona-se alternadamente metade da farinha, o iogurte e a restante farinha. Por fim junta-se a courgette ralada e envolve-se bem.
Coloca-se a massa numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (170.ºC) cerca de 40 minutos (convém fazer o teste do palito antes de desligar o forno).
Deixa-se arrefecer um pouco na forma, desenformando em seguida para uma rede de bolachas para que arrefeça completamente.
(do glacé)
Peneira-se o açúcar em pó para uma taça, junta-se o sumo de limão e mistura-se bem. Com o auxílio de uma colher verte-se sobre o bolo formando uma espécie de arabescos. Deixa-se secar ao ar até que o glacé fique rijo. 


NOTA
Ao fazer o glacé pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos de sumo de limão do que a quantidade indicada pois depende muito da humidade no ar. Idealmente deve-se começar com metade da quantidade indicada e ir aumentando gradualmente.






Agora também no Facebook