domingo, janeiro 30, 2022

Broínhas de batata doce (Sweet potato scones)

  

Ingredientes
1 kg de batata doce (usei roxa mas pode usar-se outra variedade)
1 kg. de farinha sem fermento
500gr. de açúcar amarelo
2 pacotinhos de açúcar baunilhado
100gr. de manteiga à temperatura ambiente
200gr. de sultanas douradas
3 ovos + 1 ovo
Raspa de 2 limões grandes
2 colheres de chá de canela
Sprinkles coloridos para decorar

Preparação
Lavam-se bem as batatas, cortam-se em pedaços e cozem-se em água e sal. Depois de cozidas escorrem-se bem, deixam-se arrefecer e descascam-se (é muito mais fácil descascar as batatas depois de cozidas) e reduzem-se a puré juntamente com o açúcar.
Em seguida adiciona-se a manteiga, os ovos, a raspa de limão, as sultanas e a canela batendo tudo muito bem. Por fim incorpora-se a farinha aos poucos amassando até que tudo forme uma massa lisa e homogénea (para esta operação convém uma máquina com gancho de pão ou em alternativa muita força de braço). Deixa-se repousar tapado com um pano húmido durante uma hora.
Depois de a massa repousar formam-se as broínhas com as mãos, colocam-se num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, pincelam-se com ovo batido, polvilham-se com os sprinkles e levam-se ao forno pré-aquecido (200.ºC) durante 25 a 30 minutos (até que as broínhas estejam douradas).
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas. Depois de completamente frias podem ser guardadas numa caixa hermética e conservam-se algumas semanas.
 
 
NOTA
Apesar de as broinhas aguentarem algumas semanas, há que ter em atenção o tempo húmido pois tem influência na textura das mesmas.









Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...