Ingredientes
400gr. de feijão vermelho cozido
150gr. de milho cozido
1 lata pequena de tomate em pedaços
200gr. de couve-flor
200gr. de brócolos
1 cenoura grande
1 tira de pimento vermelho
1 tira de pimento amarelo
1 cebola média
2 dentes de alho
Cominhos em pó qb
Paprika fumada qb
Molho picante qb (usei um à base de habaneros mas pode usar-se outro tipo de picante ou mesmo nenhum)
Azeite qb
Sal qb
Preparação
Lava-se e escorre-se muito bem o feijão e o milho. Reserva-se.
Pica-se a cebola e o alho, coloca-se num tacho juntamente com o azeite e salteia-se um pouco, tendo o cuidado de não deixar fritar o alho. Adiciona-se então a cenoura em cubos, os cominhos, a paprika, o molho picante (se for o caso) e o sal.
Salteia-se por mais 5 minutos em lume brando e adiciona-se em seguida o tomate. Depois de juntar o tomate cozinha-se em lume muito brando por 10 minutos.
Por fim junta-se o feijão e o milho bem como a couve-flor e os brócolos em floretes. Envolve-se bem, acrescenta-se um pouco de água (os legumes não devem ficar "a nadar em molho") e deixa-se cozinhar em lume brando até que a couve-flor e os brócolos estejam macios. Serve-se acompanhado por arroz branco e uma colher de iogurte grego por cima.
NOTA
Gosto de preparar os pratos que levam feijão de véspera para que desenvolvam a cremosidade que lhe é característica. No caso deste chili vegetariano, esse repouso é quase obrigatório por ajudar a que os legumes ganhem uma intensidade de sabor graças a esse mesmo repouso de 12 a 24 horas. Caso não se utilize o iogurte o chili passa de vegetariano a vegan.
Agora também no Facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...