segunda-feira, janeiro 22, 2024

Trouxas de couve com recheio vegetariano (Cabbage rolls with vegetarian stuffing)

 
Ingredientes (4 doses)
4 folhas de couve lombarda previamente escaldadas e escorridas
(para o recheio das trouxas)
2 cenouras pequenas
1/2 courgette
150gr. de cogumelos 
1 cebola média
2 dentes de alho
100gr. de miolo de noz
1/2 lata pequena de tomate 
1/2 chávena de arroz branco
Azeite qb
Sal qb
Oregãos qb 
(do molho das trouxas)
200ml de tomate triturado com cebola e alho
200ml de água a ferver

Preparação
(do recheio das trouxas)
No copo do robot de cozinha (ou picadora) coloca-se a cebola, os alhos e a cenoura triturando até obter uma espécie de areia grossa. Coloca-se no tacho um fio de azeite e salteia-se por 3 minutos aproximadamente.
Entretanto no copo do robot de cozinha coloca-se agora a courgette, os cogumelos e as nozes triturando também até obter uma textura idêntica à anterior.
Junta-se esta mistura à que já se encontra no tacho e cozinha-se (destapado) durante 5 minutos para que vá perdendo a água.
Usando ainda o copo do robot de cozinha tritura-se o tomate com 2 ou 3 colheres de sopa de água (pode usar-se mais caso se pretenda mais molho).
Adiciona-se o tomate triturado ao preparado do tacho, tempera-se com o sal, a pimenta preta e os oregãos e, quando levantar fervura baixa-se o lume, tapa-se e cozinha-se por 30 minutos. Retira-se do lume, junta-se então o arroz e deixa-se arrefecer (o recheio deve estar frio quando for colocado nas folhas de couve).
(montagem das trouxas)
Coloca-se uma porção de recheio sobre a folha, a meio, no cimo e enrola-se (como um crepe) dando uma volta e encaixando os lados da couve para dentro à medida que se vai enrolando até ao final. Coloca-se sobre um prato mantendo a junção para baixo.
(para cozinhar as trouxas)
No fundo de um tacho coloca-se cerca de metade do tomate triturado. Por cima distribuem-se as trouxas de couve. Cobre-se então com o restante tomate triturado e a água a ferver. Tapa-se e cozinha-se em lume brando por 20 a 30 minutos aproximadamente. Antes de retirar do lume deve provar-se o molho e verificar se precisa de algum ajuste (em princípio não será necessário pois a sabor da bolonhesa deverá ter passado para o molho).


NOTA
Esta receita é uma junção e adaptação de duas receitas da Clara de Sousa que para mim resultou na perfeição. Caso existam sobras de recheio pode perfeitamente ser congelado e usado mais tarde. Numa próxima meatless monday mostrarei um desses usos.




Agora também no Facebook e Instagram


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...