Ingredientes (2 / 3 doses)
(para a marinada)
700gr. de borrego (idealmente perna e peito)
200ml de vinho branco
3 dentes de alho
Sal qb
Pimenta preta qb
Pimentão doce qb
Noz moscada qb
(para o ensopado)
3 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
Sal qb
Noz moscada qb
Fatias de pão torrado para servir
Preparação
(da marinada)
De véspera coloca-se a carne numa caixa com tampa e juntam-se os alhos esmagados, o sal, a pimenta, o pimentão doce, a noz moscada e o vinho. Envolve-se bem e deixa-se repousar por 24 horas aproximadamente.
(do ensopado)
Na altura de cozinhar coloca-se uma dose de azeite no fundo de um tacho (idealmente de barro), a cebola fatiada e os alhos esmagados. Leva-se ao lume até que a cebola fique macia e translúcida. Nessa altura escorre-se bem a carne (reservando a marinada) e coloca-se no tacho até que aloure.
Junta-se então a marinada e quando começar a ferver baixa-se o lume e cozinha-se em lume brando até que a carne esteja macia (cerca de 45 minutos mas, depende muito da carne).
Por fim descascam-se as batatas, cortam-se em cubos, colocam-se no tacho e cozinham-se até que fiquem macias. Retira-se o tacho do lume, polvilha-se com mais uma pitada de noz moscada e deixa-se repousar cerca de 10 minutos. Serve-se então acompanhado por fatias torradas de pão alentejano.
NOTA
Obviamente que existem imensas versões de ensopado, esta é a da minha Mãe e ficará talvez mais perto da versão alentejana. Geografia à parte e por razões sentimentais é a que mais gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...