segunda-feira, novembro 16, 2020

Quiche com courgette, espinafres, bacon e queijo da ilha (Zucchini, spinach, bacon and cheese quiche)

 

Ingredientes 
(para a massa)
1 ovo
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de farinha integral
1dl de azeite
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sobremesa de oregãos
1 pitada de sal
(para o recheio)
1 courgette pequena
75gr. de espinafres
100gr. de bacon
2 ovos
100ml de natas
1 chávena de queijo da ilha ralado
2 colheres de sopa de cebolinho picado
Azeite qb
Sal qb
Pimenta qb

Preparação
(da massa)
Na taça do robot de cozinha colocam-se as farinhas, o sal e o azeite. Processa-se até obter uma espécie de areia grossa. Bate-se o ovo com a água gelada. Juntam-se os oregãos à massa bem como o ovo batido com a água. Processa-se novamente até obter uma massa uniforme. Retira-se a massa do processador, forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Na altura de cozinhar retira-se do frio, estende-se com o rolo da massa e forra-se uma forma de tarte previamente untada com manteiga. Pica-se o fundo da massa com um garfo, enche-se com feijão (pode usar-se também arroz, grão ou mesmo os pesos cerâmicos próprios para pastelaria) e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 20 minutos. Depois desse tempo retira-se do forno, retira-se o feijão e coloca-se o recheio.
(do recheio)
Corta-se a courgette em cubinhos (mantive a casca) e picam-se grosseiramente os espinafres. Reservam-se ambos.
Leva-se ao lume uma frigideira com um fio de azeite e salteia-se o bacon cortado em cubinhos pequenos. Quando o bacon começar a alourar junta-se a courgette e deixa-se cozinhar até começar a alourar. Adicionam-se então os espinafres e logo que murchem retira-se do lume para arrefecer um pouco. Batem-se os ovos com as natas e junta-se ao preparado da frigideira que entretanto já terá arrefecido um pouco, juntando em seguida o queijo. Por fim adiciona-se o cebolinho picado e envolve-se bem.  Verte-se na base que entretanto já deverá estar cozinhada e leva-se novamente ao forno por mais 25 minutos aproximadamente (ou até que a tarte esteja firme e cozinhada).
 
 
NOTA 1
Obviamente pode usar-se massa quebrada ou folhada de compra para fazer a tarte mas, geralmente uso sempre esta receita.
 
NOTA 2
Com as aparas da massa desta vez fiz umas almofadinhas de queijo da ilha e frutos vermelhos.





Agora também no Facebook

 

domingo, novembro 15, 2020

Scones integrais com nozes (Whole grain scones with walnuts)


Ingredientes (5 a 6 scones)
150gr. de farinha integral
60gr. de farinha
50gr. de manteiga (bem fria e cortada em pequenos cubinhos)
25gr. de açúcar mascavado
1/2 chávena de miolo de noz picado grosseiramente
1 iogurte natural magro
1 colher de chá de fermento
 
Preparação
Colam-se todos os ingredientes numa taça e amassa-se com as mãos até obter uma massa grossa mas uniforme. Moldam-se os scones e colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal levando ao forno pré-aquecido (220.ºC) cerca de 15 minutos. Deixam-se arrefecer um pouco e servem-se ainda mornos, acompanhados por manteiga e doce a gosto.







Agora também no Facebook

 

sexta-feira, novembro 13, 2020

Doce de abóbora manteiga com nozes, laranja e especiarias (Butternut squash jam with walnuts, orange and spices)


Ingredientes (+/- 10 frascos de 200ml)
2,5kg de abóbora manteiga (já descascada e arranjada)
1kg. de açúcar amarelo
Casca de 1 laranja
Sumo de 2 laranjas
4 paus de canela
3 estrelas de anis 
150gr. de miolo de noz picado
 
Preparação
Num tacho de fundo espesso coloca-se a abóbora em quadradinhos juntamente com o açúcar, a casca e o sumo de laranja, os paus de canela e as estrelas de anis. Deixa-se repousar cerca de 1 hoa para que comece a macerar um pouco.Leva-se ao lume e deixa-se cozinhar até a abóbora ficar macia. 
Quando a abóbora estiver cozinhada retira-se o tacho do lume, retiram-se os paus de canela, as estrelas de anis e a casca da laranja e tritura-se a abóbora com a varinha mágica.
Leva-se novamente o tacho ao lume juntado de novo a canela, as estrelas de anis e a casca de laranja e deixa-se ferver em lume brando até o doce atingir o ponto de estrada.
Retira-se novamente do lume e distribui-se o doce por frascos previamente esterelizados. Tapam-se os frascos de imediato e viram-se com a tampa para baixo (para criar vácuo) deixando arrefecer assim.
Depois de frios só necessitam de frigorífico depois de abertos.
 
 
NOTA
Para facilitar costumo colocar a casca de laranja, os paus de canela e as estrelas de anis num saquinho de rede.






Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 11, 2020

Lombos de pescada com bacon (Hake filets with bacon)

Ingredientes (2 doses)
4 lombos de pescada 
4 fatias de bacon
1 alho francês pequeno
1 cenoura pequena
1 colher de sobremesa de molho Ingês
Azeite qb

Preparação
Leva-se ao lume um tachinho com um fio de azeite, o alho francês finamente fatiado e a cenoura ralada. Deixa-se refogar até que fiquem macios. Rega-se com o molho Inglês, deixa-se ferver mais um minuto e retira-se do lume. Coloca-se a mistura num recipiente de forno distribuindo por cima os lombos de pescada envoltos nas fatias de bacon. Cobre-se o tabuleiro com película de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido (180ºC) por 15 minutos. Ao fim desse tempo retira-se a película de alumínio e coloca-se no forno por mais 8 a 10 minutos para que o bacon fique ligeiramente tostado. Retira-se do forno e serve-se de imediato. Estes foram acompanhados por feijão verde cozinhado a vapor.






Agora também no Facebook


segunda-feira, novembro 09, 2020

Tirinhas do cachaço com azeite, alho e coentros (Pork neck strips with olive oil, garlic and coriander)


Ingredientes (3 / 4 doses)
6 fatias (bifes) do cachaço de porco
3 dentes de alho grandes
Coentros frescos qb
Azeite qb
Flocos de malagueta (opcional)
Sal qb
Pimenta qb
 
Preparação
Picam-se finamente os alhos e os coentros. Colocam-se numa taça, juntam-se os flocos de malagueta (se for o caso) e uma dose generosa de azeite. Deixa-se repousar enquanto de trata da carne.
Com o auxílio de papel de cozinha secam-se bem as peças de carne e temperam-se com um pouco de sal e pimenta. Deixa-se repousar por meia hora. Em seguida grelham-se no carvão ou na chapa no fogão. À medida que vão estando grelhadas cortam-se em tirinhas finas, colocam-se na travessa e cobrem-se com o molho que esteve a repousar. Envolve-se bem e serve-se de imediato. Estas foram acompanhadas por arroz de alho e couve salteada em azeite e alho.






Agora também no Facebook

domingo, novembro 08, 2020

Areias de lima com canela (Lime and cinnamon cookies)

 

 
Ingredientes (40 unidades aprox.)
330gr. de farinha
200gr. de manteiga
100gr. de açúcar amarelo
Raspa de 2 limas
Açúcar branco e canela para envolver

Preparação
Coloca-se o açúcar branco e a canela numa tacinha, mistura-se bem e reserva-se.
Bate-se a manteiga com o açúcar amarelo e a raspa de lima até obter uma massa esbranquiçada. Em seguida junta-se a farinha e envolve-se bem. Com as mãos formam-se pequenas bolinhas que se colocam no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal (se for necessário pode colocar-se a massa no frigorífico durante 30 minutos para ser mais fácil moldar os biscoitos).
Leva-se ao forno pré-aquecido (200ºC) durante 15 minutos. Ao fim deste tempo retiram-se imediatamente os biscoitos do forno, passam-se pela mistura de açúcar branco e canela (convém usar luvas para não queimar as mãos) e deixam-se arrefecer completamente.
Depois de frios podem ser colocados numa caixa ou frasco hermético pois aguentam várias semanas.

.






Agora também no Facebook


sexta-feira, novembro 06, 2020

Espetos de ovos de codorniz com meloa e presunto (Quayle eggs skewers with cantaloupe and smoked ham)

 

Ingredientes
Ovos de codorniz
Meloa cantaloupe (meloa laranja)
Presunto
Cebolinho
Glaze balsâmica

Preparação
Cozem-se os ovos de codorniz, deixam-se arrefecer e descascam-se cuidadosamente. Corta-se a meloa em cubos e o presunto em tiras. Montam-se os espetos começando com um pedaço de cebolinho dobrado, em seguida um ovo de codorniz, mais um pedaço de cebolinho dobrado e por fim o cubo de meloa envolta numa tira de presunto. Serve-se sobre um pouco de glaze balsâmica. 


NOTA
Os ovos de codorniz são frágeis e a melhor forma de os cozer é colocá-los num tachinho com água fria, levar ao lume e  deixar ferver por 5 minutos. Em seguida retiram-se do lume e mergulham-se em água gelada deixando descansar por 10 minutos. Devem começar a ser descascados pela parte mais larga do ovo onde se forma uma pequena bolsa de ar no interior. Partindo a casca nesse local facilita muito a retirada da casca







Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 04, 2020

Massa de corvina com amêijoas (Croaker pasta with clams)

 

Ingredientes (2 doses)
1 posta de corvina
18 amêijoas
1/2 lata pequena de tomate picado
150gr. de massa cotovelinhos
1 cebola grande
2 dentes de alho grandes
150ml de vinho branco
1 molhinho de ervas verdes frescas
1 malagueta (opcional)
1 colher de sopa de molho inglês
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Pica-se grosseiramente a cebola, o alho e as ervas e levam-se ao lume num tacho com um fio de azeite e a malagueta (se for o caso) para que alourem um pouco.
Junta-se então o tomate picado e o molho Inglês deixando ferver por 2 a 3 minutos. Adiciona-se o vinho branco, tempera-se com o sal e a pimenta e deixa-se cozinhar em lume brando até que a cebola esteja macia.
Nessa altura retira-se do lume e com o auxílio de um liquidificador ou da varinha mágica tritura-se tudo até obter um molho espesso e uniforme.
Acrescenta-se um pouco de água, leva-se novamente ao lume e quando começar a ferver junta-se o peixe deixando cozinhar por 10 minutos mais ou menos (depende do tamanho da posta).
Quando o peixe estiver cozinhado retira-se do tacho e acrescenta-se novamente água suficiente para cozinhar a massa, rectificando os temperos se necessário. Quando começar a ferver adiciona-se a massa e deixa-se cozinhar menos 2 minutos do que o tempo indicado na embalagem.
Por fim juntam-se as amêijoas e o peixe desfiado e acaba-se de cozer a massa.
Serve-se polvilhado com um pouco de coentros picados (pessoalmente gosto também de acrescentar um pouco de sumo de limão espremido).






Agora também no Facebook

segunda-feira, novembro 02, 2020

Camarão de inspiração asiática (Asian inspired prawns)


Ingredientes
12 camarões  grandes
3 dentes de alho
2 limas (raspa e sumo)
1 pedacinho de gengibre fresco (3 cm +/-)
Sal qb
Malagueta tipo chili qb
1 molhinho de coentros frescos
1 colher de chá de manteiga
Azeite qb

Preparação
Descongela-se parcialmente o camarão, descasca-se mantendo as cabeças e as caudas e golpeando o lombo para retirar a tripa. Colocam-se numa caixa e temperam-se com sal, malagueta picada, raspa de lima e gengibre ralado. Deixam-se repousar cerca de 1 hora.
Na altura de cozinhar fatiam-se finamente os alhos e levam-se ao lume para alourar. Quando os alhos começarem a alourar juntam-se os camarões deixando cozinhar cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Quando se viram os camarões adiciona-se a manteiga. Quando os camarões estiverem cozinhados retiram-se do lume, regam-se com o sumo das limas (pode não ser necessário usar todo), polvilham-se com os coentros picados e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

domingo, novembro 01, 2020

Bolo de alfarroba com courgette e maçã (Carob cake with zucchini and apple)

 

 
Ingredientes
150gr. de açúcar amarelo
250gr. de farinha
50gr. de farinha de alfarroba
100gr. de manteiga
150gr. de courgette
150gr. de maçã (uma variedade ácida como reineta ou granny smith)
4 ovos
100ml de leite
1 saqueta de açúcar baunilhado
1 colher de sobremesa de fermento
1 pitada de canela
1 pitada de noz moscada

Preparação
Bate-se a manteiga com os açúcares até obter um creme esbranquiçado. Juntam-se os ovos, batendo ntre cada adição.
Em seguida adiciona-se a courgette e a maçã raladas bem como o leite. Por fim juntam-se as farinhas, o fermento, a canela e a noz moscada e envolvem-se bem.
Coloca-se a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 40 minutos aproximadamente (convém fazer o teste do palito antes de retirar o bolo do forno). Deixa-se arrefecer um pouco, desenforma-se e coloca-se numa rede de bolachas para que arrefeça por completo.






Agora também no Facebook