sábado, abril 27, 2024

Mousse de laranja (Orange mousse)


Ingredientes (6 tacinhas)
185gr. de leite condensado (1/2 lata)
200ml de natas para bater (bem frias)
2 laranjas médias / pequenas
2 folhas de gelatina 

Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria.
Lavam-se bem as laranjas, cortam-se em pedaços (mantendo a casca) e colocam-se no robot de cozinha. Trituram-se bem até obter um liquido espesso. Adiciona-se o leite condensado e tritura-se novamente até que fique tudo bem envolvido.
Em seguida escorrem-se as folhas de gelatina e levam-se ao micro-ondas cerca de 30 segundos para derreter. Juntam-se então à mistura de laranja e leite condensado batendo mais um pouco para incorporar.
Numa taça batem-se as natas até ficarem firmes. Por fim junta-se a mistura de laranja às natas e envolve-se bem. Divide-se por tacinhas e coloca-se no frio até à altura de servir. Serve-se decorado com raspas de laranja.




Agora também no Facebook e Instagram
 

segunda-feira, abril 22, 2024

Almôndegas IKEA caseiras (Homemade IKEA meatballs)


 
Ingredientes (36 unidades aprox.)
(para as almôndegas)
500gr. de carne de vaca picada
250gr. de carne de porco picada
1 cebola finamente picada
1 dente de alho esmagado e picado
100gr. de pão tipo paposeco
1 ovo
5 colheres de sopa de leite
Sal qb
Pimenta qb
(para o molho)
40gr. de manteiga
40gr. de farinha de trigo
300ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
150ml de natas
4 colheres de chá de molho de soja
2 colher de chá de mostarda

Preparação
(das almôndegas)
Colocam-se as carnes numa taça e juntam-se os restantes ingredientes. Misturam-se com as mãos tendo o cuidado de não manusear a carne em demasia. Formam-se pequenas bolas (usei uma colher de gelados pequena para que ficassem uniformes) e colocam-se no frio durante uma a duas horas. Em seguida transferem-se para o tabuleiro da airfryer, pulverizam-se ligeiramente com azeite e cozinham-se cerca de 20 minutos a 160.ºC, pode ser necessário um pouco mais de tempo, depende da airfryer (ou 20 minutos a 180.ºC no forno tradicional), agitando o tabuleiro 2 ou 3 vezes durante esse tempo.
(do molho)
Derrete-se a manteiga num tachinho adicionando em seguida a farinha e envolvendo bem em lume brando cerca de 2 minutos. Mexendo sempre, junta-se aos poucos o caldo de carne até que a farinha esteja incorporada. Adicionam-se depois as natas, o molho de soja e a mostarda. Ferve-se até que o molho engrosse e atinja a consistência desejada.
Estas foram acompanhadas com puré de batata e a tradicional compota de arandos.
 
 
NOTA
A receita das almôndegas foi partilhada pelo IKEA durante os dias da pandemia. Já experimentei fazer o molho tal e qual como partilhado mas, a versão que apresento aqui é mais fiel ao sabor do molho que se come nos restaurantes IKEA do que aquela que foi partlhada.


Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, abril 19, 2024

Caril vermelho de camarão (Prawn' red curry)


Ingredientes (2 doses)
400gr. de miolo de camarão (previamente descongelado)
4 camarões grandes
2 colheres de sopa de pasta de caril vermelho
200ml de leite de coco
1/2 manga madura mas firme
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 molhinho de coentros
1/4 de chávena de caju grosseiramente picado
Sal qb (atenção porque a pasta de caril vermelho é mais salgada do que a pasta de caril "normal" e por isso não cheguei a colocar sal)
Azeite qb

Preparação
Pica-se a cebola, o alho e metade da quantidade de coentros bem miudinhos e leva-se ao lume com um pouco de azeite. Quando começar a alourar junta-se a pasta de caril e deixa-se "fritar" um pouco. Em seguida adiciona-se o leite de coco e cozinha-se cerca de 10 minutos em lume muito brando. Junta-se depois o miolo de camarão bem como as duas gambas descascadas (mantendo a cabeça e a cauda) e a manga em cubos. Deixa-se cozinhar cerca de 5 minutos, retira-se do lume, polvilha-se com os cajus picados e deixa-se repousar cerca de 5 minutos. Serve-se em seguida polvilhado com os restantes coentros acompanhado por arroz branco.
 
 
NOTA
O caril vermelho é originário da Tailândia.A pasta base do caril vermelho Tailandês é tradicionalmente feita com um almofariz e pilão. A coloração vermelha deriva da malagueta vermelha seca. Os principais ingredientes incluem malagueta vermelha (seca), alho, cebola, galanga, pasta de camarão, sal, folhas de lima kaffir, raiz de coentro, sementes de coentros, sementes de cominhos, pimenta e citronela.
 



Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, abril 12, 2024

Burrata temperada (Seasoned burrata)


Ingredientes
1 burrata (à temperatura ambiente)
4 tomates cherry
1 raminho de coentros frescos
Flocos de malagueta qb
Azeite qb
Pão rústico torrado

Preparação
Pica-se o tomate em pequenos pedaços. Abre-se delicadamente a burrata, coloca-se no prato de servir. No meio da cavidade coloca-se o tomate picado, polvilha-se com os coentros finamente picados, polvilha-se com os flocos de malagueta e rega-se com um fio de azeite. Serve-se com fatias de pão rústico torrado.


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, abril 08, 2024

Creme de ervilhas com ovo escalfado e crumble de farinheira (Pea soup with poached egg and "farinheira" crumble)

Ingredientes
800gr. de ervilhas congeladas
1 courgette pequena
1 cebola grande
1 alho francês médio
2 dentes de alho médios
1 molhinho de coentros frescos
1 molhinho de salsa fresca
1 raminho de hortelã fresca
2 folhas de alho
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta
(para o crumble)
1 fatia de pão tipo alentejano
1/2 farinheira cozida
 
Preparação
Corta-se grosseiramente a cebola, o alho francês, o alho e a courgette e coloca-se numa panela com um pouco de azeite.no fundo. Quando a cebola começar a amolecer juntam-se as ervilhas, o ramo de cheiros atado e tempera-se com sal e pimenta. Tapa-se a panela e deixa-se estufar cerca de 10 minutos. Em seguida cobre-se com água, tapa-se e cozinha-se até que as ervilhas estejam macias. Em seguida retira-se o ramo de cheiros (espreme-se bem para retirar todo o sabor para a sopa) e tritura-se com o copo misturador ou varinha mágica.
Para fazer o crumble tritura-se o pão juntamente com a farinheira numa picadora ou robot de cozinha e leva-se ao forno (ou à air fryer) até que esteja tostado.
Serve-se a sopa com um ovo escalfado e um pouco do crumble de broa e farinheira.




Agora também no Facebook e Instagram

domingo, abril 07, 2024

Codornizes tandoori na air fryer (Air fryer tandoori quail)


Ingredientes (2 doses)
4 codornizes
1 colher de sopa de tempero tandoori (comprei numa loja indiana)
1 iogurte
Sumo e raspa de uma lima
Sal qb
Cebolinho fresco para decorar
 
Preparação
Cortam-se as codornizes em 4, colocam-se num recipiente com tampa e juntam-se todos os outros ingredientes envolvendo bem. Tapa-se e coloca-se no frigorífico durante a noite.Retiram-se do frio cerca de 30 minutos antes de cozinhar para que fiquem à temperatura ambiente.
Retira-se o excesso da marinada e colocam-se no cesto da air fryer cozinhando a 180ºC por 7 a 8 minutos (depende do tamanho das codornizes e de se gostar da carne mais ou menos passada). Ao fim desse tempo viram-se e colocam-se por mais 7 ou 8 minutos. Servem-se em seguida regadas com mais um pouco de sumo de lima e polvilhadas com cebolinho fresco picado



Agora também no Facebook e Instagram