Ingredientes (36 unidades aprox.)
(para as almôndegas)
500gr. de carne de vaca picada
250gr. de carne de porco picada
1 cebola finamente picada
1 dente de alho esmagado e picado
100gr. de pão tipo paposeco
1 ovo
5 colheres de sopa de leite
Sal qb
Pimenta qb
(para o molho)
40gr. de manteiga
40gr. de farinha de trigo
300ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
150ml de natas
4 colheres de chá de molho de soja
2 colher de chá de mostarda
Preparação
(das almôndegas)Colocam-se as carnes numa taça e juntam-se os restantes ingredientes. Misturam-se com as mãos tendo o cuidado de não manusear a carne em demasia. Formam-se pequenas bolas (usei uma colher de gelados pequena para que ficassem uniformes) e colocam-se no frio durante uma a duas horas. Em seguida transferem-se para o tabuleiro da airfryer, pulverizam-se ligeiramente com azeite e cozinham-se cerca de 20 minutos a 160.ºC, pode ser necessário um pouco mais de tempo, depende da airfryer (ou 20 minutos a 180.ºC no forno tradicional), agitando o tabuleiro 2 ou 3 vezes durante esse tempo.
(do molho)
Derrete-se a manteiga num tachinho adicionando em seguida a farinha e envolvendo bem em lume brando cerca de 2 minutos. Mexendo sempre, junta-se aos poucos o caldo de carne até que a farinha esteja incorporada. Adicionam-se depois as natas, o molho de soja e a mostarda. Ferve-se até que o molho engrosse e atinja a consistência desejada.
Estas foram acompanhadas com puré de batata e a tradicional compota de arandos.
NOTA
A receita das almôndegas foi partilhada pelo IKEA durante os dias da pandemia. Já experimentei fazer o molho tal e qual como partilhado mas, a versão que apresento aqui é mais fiel ao sabor do molho que se come nos restaurantes IKEA do que aquela que foi partlhada.