sexta-feira, março 31, 2023

Ovos de codorniz com bacon na airfryer (Airfryer quail eggs with bacon)

Ingredientes
Ovos de codorniz
Fatias finíssimas de bacon (em número igual aos ovos)
Molho inglês
Palitos

Preparação
Colocam-se os palitos de molho durante 30 minutos a 1 hora (para evitar que queimem na airfryer).
Cozem-se os ovos de codorniz colocando os ovos num tacho com água fria, levando ao lume e deixando cozer por 5 minutos quando começar a ferver. Retiram-se imediatamente do tacho e mergulham-se em água gelada deixando por 30 minutos aproximadamente. Descascam-se cuidadosamente, enrola-se cada ovo numa fatia de bacon e prende-se com um palito. Quando todos os ovos estiverem envoltos no bacon pincelam-se com o molho inglês e colocam-se no cesto da airfryer por 6 minutos a 180ºC. Se o bacon for um pouco mais grosso do que este pode ser necessário ligar a airfryer por mais 1 ou 2 minutos.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, março 29, 2023

Mini hambúrgueres de alheira ("Alheira" mini burguers)

 

Ingredientes (3 unid.)
1 alheira
3 ovos de codorniz
Cebola caramelizada (ver receita aqui)
3 pães bijou (ou outros igualmente pequenos)

Preparação
Retira-se a pele à alheira, divide-se em 3 partes iguais e com as mãos moldam-se 3 mini-hambúrgueres. Aquece-se bem uma frigideira anti-aderente e cozinham-se os hambúrgueres até ficarem dourados em ambos os lados. Reservam-se e na mesma frigideira fritam-se os ovos de codorniz. Enquanto se cozinham os ovos tosta-se ligeiramente o interior dos pães.
Montam-se os hambúrgueres colocando um pouco de cebola caramelizada na base do pão, o mini-hambúrguer por cima e por fim o ovo de codorniz.


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, março 27, 2023

Linguine com sapateira (Crab linguine)


Ingredientes (2 doses)
Pernas de sapateira cozida
150gr. de linguine 
10 tomates cherry
1 molhinho de salsa
1 lima (sumo e raspa)
1 dente de alho grande
Flocos de malagueta (opcional)
Azeite qb

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem.
Enquanto a massa coze prepara-se o molho retirando toda a carne das patas da sapateira.
Pica-se finamente o alho e coloca-se numa frigideira larga e funda juntamente com um pouco de azeite. Adiciona-se a carne da sapateira, a salsa picada, o tomate cortado em quartos (ou oitavos se forem muito grandes), o sumo e a raspa de lima e ainda, os flocos de malagueta se for o caso. Leva-se a lume brando e deixa-se fervilhar lentamente enquanto a massa coze. Por fim escorre-se a massa sem grande rigor, envolve-se no molho e serve-se de imediato.


Agora também no Facebook e Instagram
 

domingo, março 26, 2023

Maçãs assada na airfryer (Airfryer baked apples)


Ingredientes
Maçãs
Paus de canela
Açúcar mascavado
 
Preparação
Retira-se o centro das maçãs e dão 3 ou 4 golpes (depende do tamanho das maçãs) superficiais na casca até cerca de meia altura. Coloca-se um pouco de açúcar no centro da maçã e um pau de canela. Coloca-se no cesto da airfryer por 20minutos a 180.ºC. Deixam-se arrefecer um pouco e estão prontas a servir.


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, março 20, 2023

Bolo de Aniversário Purple Velvet (Purple Velvet Birthday Cake)


 
Ingredientes
3 ovos
400gr. de farinha (demasiada farinha, numa próxima tentativa vou retirar pelo menos 100gr.)
240gr. de açúcar amarelo
16gr. de açúcar baunilhado (2 pacotinhos)
100gr. de margarina
240ml de leite
125ml de óleo vegetal neutro (girassol ou amendoim)
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sobremesa de chocolate em pó 
1 colher de café de corante alimentar violeta em gel (2,5gr. - pode ser necessário um pouco mais, depende do tom pretendido e da qualidade do corante, na dúvida é preferível começar com metade da quantidade e ajustar a gosto) 
(do recheio/cobertura)
250gr. de mascarpone
100ml de natas bem frias (35% de gordura)
50gr. de açúcar em pó

Preparação
(do recheio/cobertura)
Coloca-se o mascarpone numa taça, junta-se o açúcar em pó e bate-se até estar bem envolvido. Juntam-se então as natas e bate-se por mais uns 2 minutos aproximadamente até obter um creme espesso. Guarda-se no frio até à altura de usar.
(do bolo)
Mistura-se o leite com o sumo de limão e reserva-se.
Numa taça grande batem-se os açúcares com a manteiga, o óleo e as gemas até formar um creme leve e esbranquiçado.
Em seguida adiciona-se o leite e o corante até obter o tom pretendido (não esquecer que o bolo escurece um pouco com a cozedura).
Em seguida mistura-se a farinha misturada com o chocolate em pó e o fermento tendo o cuidado de não bater em demasia.
Por fim envolvem-se delicadamente as claras batidas em castelo. Coloca-se a massa numa forma untada e enfarinhada e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 40 a 50 minutos (convém fazer o teste do palito aos 40 minutos).
Deixa-se arrefecer um pouco o bolo com a porta do forno encostada e quando estiver morno desenforma-se e deixa-se arrefecer completamente em cima de uma rede de biscoitos.
SÓ COM O BOLO COMPLETAMENTE FRIO SE PODE RECHEAR / COBRIR / DECORAR.
 
 
NOTA
Quem me conhece minimamente sabe que roxo é a minha cor favorita mas, sabe também que não tenho "grande mão" para os doces.
Esta já é a terceira tentativa que faço para ter um bolo de aniversário "purple velvet" feito por mim. Embora ainda não esteja perfeito é o primeiro que me atrevo a publicar foto e receita pois já se aproxima muito do resultado que sempre pretendi. Sei que precisa ainda de ajustes, principalmente na quantidade de farinha mas de qualquer dos modos aqui está .
Para o bolo da foto fiz a receita 2 vezes (ou seja 2 bolos) nivelando os topos no final para depois rechear. Polvilhei ainda com drageias roxas para "puxar a cor".



Agora também no Facebook e Instagram


domingo, março 19, 2023

Lagartinhos para o Dia do Pai (Father's day "lagartinhos")


 
 
Ingredientes
125gr. de manteiga
125gr. de açúcar amarelo
250gr. de farinha
2 colheres de sopa de leite
1 ovo
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
Raspa de um limão

Preparação
Derrete-se a manteiga e envolve-se bem com o açúcar até o açúcar derreter. Junta-se o ovo, o leite e as raspas de limão. Em seguida incorpora-se a farinha e o bicarbonato mexendo bem até a massa estar completamente unida (a massa deverá ficar molinha mas não deve pegar aos dedos).
Coloca-se a massa num saco de pasteleiro (convém ser um saco resistente, de tecido por exemplo, para evitar acidentes) e moldam-se os lagartinhos para o tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal. Vão ao forno pré-aquecido (160.ºC) por 20 minutos (convém vigiar a partir dos 15 minutos).
 
 
NOTA
A receita é da La Dolce Rita e transcrevi-a na íntegra. No entanto (provavelmente devido ao tamanho do ovo) os meus lagartinhos levaram 300gr. de farinha ao invés da quantidade indicada pela Rita.



Agora também no Facebook e Instagram
 

sexta-feira, março 17, 2023

Ervilhas com ovos (Peas and eggs)

Ingredientes (2 doses)
2 ovos
3 chávenas de ervilhas
1/2 lata de tomate picado
75gr. de chouriço de carne
75gr. de bacon
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 raminho de cheiros verdes picados (usei salsa, coentros e cebolinho)
Caldo de legumes (de preferência caseiro) qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Numa frigideira larga e funda coloca-se um fio de azeite, a cebola e o alho picados miudinhos bem como cerca de metade dos cheiros verdes (reserva-se o restante). Quando o azeite aquecer um pouco adiciona-se o bacon e o chouriço em cubinhos deixando saltear por 3 a 4 minutos.
Junta-se então o tomate e um pouco do caldo de legumes, tempera-se com o sal e a pimenta e cozinha-se por 7 a 8 minutos aproximadamente. Em seguida adicionam-se as ervilhas e mais um pouco do caldo de legumes e cozinha-se destapado por 5 minutos depois de começar a ferver.
Por fim juntam-se os ovos, tapa-se a frigideira e cozinham-se os ovos por 3 a 4 minutos (vai depender de se gostar do ovo mais mal ou mais bem cozido).
Retira-se do lume e polvilha-se com o restante do ramo de cheiros que se reservou.





Agora também no Facebook e Instagram

 

quarta-feira, março 15, 2023

Croquetes de arroz com atum na air-fryer (Rice and tuna croquettes in the air-fryer)

 
Ingredientes
200gr. sobras de arroz branco
1 lata de atum em água (85gr. escorridas)
1/2 lata pequena de milho
1 tira de pimento vermelho
1 cebola roxa pequena
2 dentes de alho
2 folhas de alho francês (ou 1 cebolete)
1 raminho de salsa 
1 ovo 
Pão ralado (usei panko) qb

Preparação
Coloca-se o arroz numa taça grande e junta-se o atum e o milho escorridos, o pimento em cubinhos bem como o alho, as folhas de alho francês e a salsa finamente picadas. Por fim adiciona-se o ovo e mistura-se tudo com as mãos.
Coloca-se a mistura no frigorífico durante 2 horas no mínimo (idealmente deverá ficar durante a noite). Moldam-se depois pequenas bolinhas da mistura (usei uma colher de gelados para facilitar e deixar as bolinhas uniformes) e envolvem-se no pão ralado. Colocam-se no cesto da air-fryer, pulverizam-se com um pouco de azeite e cozinham-se a 180.ºC durante 10 minutos. Estas foram servidas com um molho de iogurte e alho e acompanhadas com uma salada verde.


Agora também no Facebook e Instagram
 

segunda-feira, março 13, 2023

Caldo verde low-carb (Low-carb "caldo-verde")

 
Ingredientes
150gr. de caldo verde
500gr. de couve flor (pode incluir-se os talos)
1 courgette grande (500gr. aprox.)
1 alho francês
1 cebola
6 dentes de alho grandes
Azeite qb
Sal qb
 
Preparação
Numa panela coloca-se um pouco de azeite e junta-se a couve-flor, a courgette, o alho francês e a cebola em pedaços mais ou menos idênticos bem como os dentes de alho esmagados. Adiciona-se um pouco de sal e leva-se ao lume. Deixa-se estufar cerca de 5 minutos em lume muito brando. Cobrem-se então os legumes com água e cozinham-se até que todos estejam macios.
Tritura-se a sopa com o auxílio da varinha mágica ou liquidificador e leva-se de novo ao lume. Quando levantar fervura junta-se por fim o caldo verde bem lavado e cozinha-se por mais 8 a 10 minutos (dependendo de se gostar da couve mais ou menos cozinhada).


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, março 12, 2023

Granola com manteiga de amendoim na airfryer (Airfryer granola with peanut butter)

 
Ingredientes
1 chávena de flocos de aveia 
1/2 chávena de trigo puff
1/4 de chávena de amêndoa laminada
1/4 de chávena de sementes de girassol
1/4 de chávena de arandos desidratados
Canela qb
3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
3 colheres de sopa de mel
5 colheres de sopa de água

Preparação
Numa taça misturam-se bem todos os ingredientes secos excepto os arandos. Coloca-se a manteiga de amendoim, o mel e a água num tachinho e leva-se a lume muito brando para derreter. Verte-se sobre a mistura previamente preparada e coloca-se no cesto da airfryer (deve ser forrado com papel vegetal ou parecido) e liga-se durante 20 minutos a 180.ºC. Deve mexer-se a granola a intervalos de 5 minutos, adicionando os arandos à mistura depois da última interrupção.
Depois de pronta deixa-se arrefecer completamente (gosto de a deixar sobre uma folha de papel vegetal no balcão da cozinha) e guarda-se num frasco hermético.


Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, março 10, 2023

Osso buco à Barreirense (Osso buco)


 
Ingredientes (2 doses)
2 fatias de osso buco
1 cebola média
1 dente de alho
2 colheres de sopa de tomate picado
1 haste de aipo
1 cenoura
250ml de vinho branco
500ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
Molho Inglês qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Farinha qb
Azeite qb
(gremolata)
Raspa de 1 limão
1 dente de alho
1 raminho de salsa fresca

Preparação
Seca-se bem a carne e com uma faca bem afiada dão-se pequenos golpes na membrana que envolve a carne (isto evita que a carne enrole e encolha ao cozinhar). Tempera-se a carne com sal e pimenta, passa-se por farinha e reserva-se.
Coloca-se o azeite no fundo de um tacho de fundo espesso (barro ou ferro fundido) e deixa-se aquecer bem. Quando o azeite estiver bem quente coloca-e a carne selando de ambos os lados. Retira-se a carne já selada do tacho e junta-se a cebola, o alho, o aipo e e a cenoura tudo muito picadinho. Deixa-se alourar e em seguida coloca-se novamente a carne no tacho juntando também o tomate picado, o molho inglês, o vinho branco e o caldo de carne.
Deixa-se levantar fervura, coloca-se o lume no mínimo, tapa-se o tacho e cozinha-se a carne durante 2 horas aproximadamente (ou até a carne estar bem macia). Convém ir vigiando pois pode ser necessário acrescentar mais um pouco de caldo de carne (no meu caso não foi).
(da gremolata)
Pica-se um dente de alho e um raminho de salsa muito miudinho. Coloca-se numa taça e junta-se a raspa de limão envolvendo bem.
Servi a carne sobre puré de batata, polvilhada com a gremolata e acompanhada por uma salada de agrião e laranja.
 
 
NOTA
Chamei o prato de Osso Buco à Barreirense pois resolvi aligeirar um pouco o molho e alterar o método mais tradicional de cozinhar usando vinho branco ao invés do  vinho tinto, o que resultou num molho mais leve mas igualmente saboroso.
O tempo de cozedura da carne pode ser reduzido para metade caso se utilize a panela de pressão mas, pessoalmente não gosto de cozinhar assim.
Por fim, quanto às sobras do molho (que ainda foi uma quantidade razoável), triturei com a varinha mágica e congelei para servir como molho de massa lasanha num dia de menos tempo.

quarta-feira, março 08, 2023

Salmão grelhado na airfyer (Airfryer grilled salmon)


Ingredientes
Salmão
Sal qb
Alho em pó qb
Pimenta preta qb
Sumo de limão qb
 
Preparação
Tempera-se o peixe (de ambos os lados) com um pouco de sal, pimenta preta e alho em pó. Rega-se com sumo de limão e deixa-se repousar 15 a 20 minutos. Coloca-se no cesto da airfryer e liga-se por 10 minutos a 160.ºC. Ao fim desse tempo verifica-se a cozedura e em princípio cozinha-se por mais 10 minutos a 160.ºC (pode não ser necessário tanto tempo mais, tal como no forno normal, depende do tamanho do peixe).
Serve-se em seguida regado por mais um pouco de sumo de limão e polvilhado com cebolinho fresco picado. Este foi ainda acompanhado por sobras da salada morna de legumes que publiquei anteriormente e por uma salada verde.
 
 
NOTA
Não sendo essencial, o uso de "cestos" (ou formas de papel próprios para a airfyer) facilita muito a limpeza e ajuda a conservar o aparelho.


Agora também no Facebook e Instagram
 

segunda-feira, março 06, 2023

Fusili com ragu de cogumelos (Mushroom ragu pasta)

 

Ingredientes
400gr. de mistura de cogumelos congelados
1/4 chávena de cogumelos secos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colheres de sopa de Maizena
1/4 chávena de vinho tinto
1/4 lata pequena de tomate cortado 
1 colher de sobremesa de pasta de tomate
1 pitada de oregãos 
Queijo ralado qb
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Hidratam-se os cogumelos secos em água a ferver. Reserva-se a água.
Descongelam-se os cogumelos e escorrem-se bem. Juntam-se os cogumelos hidratados, secam-se ambos com papel de cozinha para retirar o excesso de humidade, picam-se grosseiramente e polvilham-se com a farinha.
Leva-se ao lume um tacho com azeite, a cebola, o alho picados. Quando começarem a alourar adicionam-se os cogumelos e deixam-se fritar um pouco. Junta-se depois o tomate, os oregãos e o vinho tinto. Ferve-se por 5 minutos aproximadamente para que o álcool evapore.
Por fim junta-se 1/3 de chávena da água de hidratar os cogumelos, tapa-se e deixa-se cozinhar vigiando de vez em quando pois pode ser necessário acrescentar mais água de hidratar os cogumelos. Ao fim de 20 minutos os cogumelos deverão estar macios e cozinhados.
Nessa altura coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem e reserva-se um pouco da água da cozedura.
Envolvem-se a massa nos cogumelos (caso se ache a massa muito seca adiciona-se um pouco da água da cozedura da massa que se reservou). Mistura-se bem e serve-se de imediato polvilhado com queijo parmesão ralado e cebolinho fresco  picado.


Agora também no Facebook e Instagram
 

sexta-feira, março 03, 2023

Creme de milho (Corn cream soup)

 
Ingredientes
400gr. de milho congelado
1 courgette grande (500gr. aprox.)
1 alho francês
1 cebola
800ml de leite (aprox.)
Azeite qb
Sal qb
 
Preparação
Numa panela coloca-se um pouco de azeite e junta-se o milho, a courgette, o alho francês e a cebola em pedaços. Adiciona-se um pouco de sal e leva-se ao lume. Deixa-se estufar cerca de 10 minutos em lume muito brando.
Ao fim desse tempo junta-se o leite até cobrir tudo e cozinha-se destapado em lume muito brando (para evitar acidentes) até que tudo esteja macio. Nessa altura retira-se do lume e tritura-se a sopa com o auxílio da varinha mágica ou liquidificador. Não sendo necessário aconselho vivamente passar a sopa por um passador de rede fina para descartar a pele do milho. Esta foi servida polvilhada com paprika fumada, uns grãos de milho cozido e bacon estaladiço.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, março 01, 2023

Bacalhau à Conde da Guarda (Salted codfish "Conde da Guarda" style)


Ingredientes (2 doses)

300gr. de bacalhau desfiado demolhado

3 batatas médias

1 cebola média

1 dentes de alho

1 colher de manteiga

200ml de natas (pode não ser necessário utilizar a totalidade)

Azeite qb

Leite qb

Queijo ralado qb

Noz moscada qb

Sal qb

Pimenta qb


Preparação 
Escalda-se o bacalhau desfiado durante 2 minutos em água a ferver. Escorre-se, desfia-se um pouco mais e reserva-se.
Descascam-se as batatas, cortam-se em quartos e cozem-se num pouco de leite. Depois de cozinhadas reduzem-se a puré adicionando a manteiga, a noz-moscada e aproveitando o leite que sobrou para ajustar a consistência (o puré deverá ficar mais espesso do que o habitual pois ainda vai levar natas).
Num tacho leva-se ao lume o azeite bem como a cebola finamente fatiada e o alho picado miudinho. Quando a cebola começar a alourar junta-se o bacalhau ao tacho e refoga-se mais um pouco. 
Em seguida junta-se o preparado de bacalhau ao puré, e envolve-se bem. Adicionam-se então as natas aos poucos até obter a consistência desejada. Rectificam-se os temperos e verte-se o preparado num tabuleiro. Alisa-se a superfície, polvilha-se com uma mistura de queijo e pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) até ficar douradinho. Serve-se acompanhado por uma salada verde.




Agora também no Facebook e Instagram