quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Creme de brócolos (Broccoli soup)

Ingredientes
400gr. de brócolos (por opção, na sopa, uso sempre congelados)
1 courgette
1 molhinho de salsa e coentros
1 cebola pequena
1 alho francês pequeno
1 dente de alho
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Coloca-se um pouco de azeite na panela e juntam-se os brócolos, a courgette, a cebola e o alho francês em pedaços de tamanho aproximado, bem como o dente de alho esmagado e a salsa e os coentros grosseiramente picados. Tempera-se com um pouco de sal, tapa-se a panela e deixam-se estufar os legumes cerca de 15 minutos em lume muito brando. Nessa altura adiciona-se a água (apenas a cobrir os legumes) e cozinha-se até que tudo esteja macio.
Tritura-se a sopa com o auxílio da varinha mágica ou liquidificador e serve-se em seguida, decorada com amêndoa palitada torrada.


Agora também no Facebook e Instagram


segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Portobello burger (Portobello burger)


Ingredientes (2 doses)
2 cogumelos Portobello médios
2 pães de hambúrguer
2 fatias de queijo
Cebola caramelizada qb
Paprika fumada qb
Alho em pó qb
Cebola liofilizada qb
Azeite qb
 
Preparação
Numa tacinha coloca-se a paprika, o alho alho em pó, a cebola liofilizada e o azeite misturando bem até formar uma papa.
Retira-se a pele da parte de cima dos cogumelos e em seguida retira-se o pé e as "lâminas" da parte inferior. Barram-se com a pasta de temperos e deixam-se repousar 30 minutos a 1 hora. Em seguida levam-se à air-fryer por 10 minutos (200.ºC), virando a meio do tempo.
Tostam-se ligeiramente os pães de hambúrguer, cobre-se a metade inferior com uma fatia de queijo, coloca-se o cogumelo por cima e cobre-se com cebola caramelizada. Coloca-se a outra metade do pão e serve-se de imediato.


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 25, 2024

Mousse de banana (Banana mousse)


Ingredientes (4 tacinhas)
3 bananas da Madeira (mais uma para decoração - opcional)
200ml de natas ligeiras (natas de culinária)
2 folhas de gelatina
 
Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina numa taça com água fria para hidratar. Enquanto a gelatina hidrata partem-se as bananas em pedaços, colocam-se no copo da varinha mágica (não convém utilizar o robot de cozinha para não fazer demasiada "espuma") e adicionam-se as natas.
Escorrem-se as folhas de gelatina e colocam-se no micro-ondas 30 segundos para derreter. Em seguida juntam-se também ao copo onde já se encontram as bananas e as natas. Tritura-se bem até obter um liquido espesso e homogéneo. Divide-se pelas tacinhas e coloca-se no frio 3 a 4 horas antes de servir (no mínimo). Antes de servir retira-se do frio e decora-se com fatias de banana caramelizada.
 
 
NOTA
Para caramelizar a banana basta colocar ao lume uma pequena frigideira anti-aderente com as rodelas de banana já cortadas e deixar que caramelizem naturalmente - cuidado que é um processo relativamente rápido.


Agora também no Facebook e Instagram


sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Ravioli gratinados (Ravioli "au gratin")


Ingredientes (2 doses)
1 embalagem de ravioli frescos (estes tinham recheio de queijo e espinafres)
Sobras do molho das salsichas da receita anterior
200ml de natas de culinária
Queijo ralado
 
Preparação
Cozer a massa de acordo com as instruções da embalagem e escorrer bem após cozida. Envolver a massa no molho e em metade das natas. Colocar num prato ou travessa de forno, regar com as restantes natas e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno (ou airfryer para ser mais rápido) durante 115 minutos a 160ºC para gratinar.


NOTA
Tal como disse na receita anterior a esta, este é o aproveitamento que fiz das sobras do molho das salsichas que ainda era bastante e seria uma pena estragar ou deitar fora..



Agora também no Facebook e Instagram


quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Salsichas com couve à minha maneira (Sausages with cabbage)


Ingredientes (2 doses)
4 salsichas frescas
4 folhas grandes de couve lombarda
1/2 lata pequena de tomate
1 colher de sobremesa de pasta de tomate
1 cebola
1 dente de alho
1 molhinho pequeno de salsa
100ml de vinho branco
1 colher de sobremesa de Maizena
Tomilho limão qb
Azeite qb
Sal qb
Flocos de malagueta qb (opcional) 

Preparação
Corta-se o início do talo central e escaldam-se as folhas de couve em água a ferver para que fiquem macias e maleáveis. Enrolam-se as salsichas nas folhas de couve (uma salsicha para uma folha) e prendem-se com um palito.
Com o auxílio da varinha mágica tritura-se o tomate com a pasta de tomate e reserva-se. Num tacho coloca-se um pouco de azeite e junta-se a cebola, o alho, a salsa e o tomilho limão finamente picados. Leva-se ao lume para alourar. Nessa altura junta-se o vinho e deixa-se ferver em lume brando para que o álcool evapore (5 minutos aproximadamente). 
Juntam-se então os flocos de malagueta (se for o caso), as salsichas e polvilham-se com a Maizena. Por fim regam-se com o tomate triturado, tempera-se com uma pitada de sal, tapa-se o tacho e cozinha-se em lume brando por 35 minutos (se necessário acrescentar um pouco de água - em princípio não deverá acontecer).
Depois de retirar do lume devem repousar cerca de 15 minutos para apurar um pouco e servem-se em seguida com um acompanhamento à escolha (no caso foi arroz branco).


NOTA
Na próxima receita que publicar vou mostrar como aproveitei a sobras do molho em que cozinhei as salsichas.



Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Braz de alheira vegetariana (Vegetarian "alheira" Braz style)


Ingredientes (2 doses)
1 alheira vegetariana
1 cebola média
1 dente de alho
3 ovos
50ml de leite
100gr. de batata palha
Salsa fresca qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeitonas para decorar

Preparação
Retira-se a pele à alheira, desfaz-se grosseiramente e reserva-se. Batem-se os ovos com o leite e reserva-se também. Corta-se finamente a cebola e o alho e leva-se ao lume num tacho com um fio de azeite. Quando a cebola começar a amolecer junta-se a alheira e cozinha-se cerca de 5 minutos aproximadamente. Em seguida juntam-se as batatas, os ovos batidos com o leite e metade da salsa. Cozinha-se até os ovos atingirem a consistência desejada (aqui em casa gostamos do Braz bem cremoso). Serve-se em seguida decorado com a restante salsa picada e azeitonas.


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 18, 2024

Mini bolo de maçã (Apple mini cake)


Ingredientes
2 ovos
2 maçã
50ml de leite
25gr. de manteiga
100gr. de açúcar amarelo
150gr.de farinha
1 colher de chá de fermento

Preparação
Unta-se uma forma pequena (17cm de diâmetro) sem buraco e polvilha-se com açúcar amarelo ou mascavado. Descasca-se e fatia-se uma das maçãs, forra-se o fundo da forma e reserva-se
Batem-se os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Em seguida junta-se o leite e a manteiga derretida. Por fim envolve-se a farinha e a restantes maçã cortadas em cubinhos. Coloca-se a massa na forma previamente forrada com as fatias da maçã e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se o bolo repousar 15 minutos com a porta do forno encostada. Desenforma-se em seguida para o prato de servir deixando arrefecer por completo antes de cortar.


Agora também no Facebook e Instagram
 

quarta-feira, fevereiro 07, 2024

Tacos de camarão (Shrimp tacos)

 


Ingredientes
Folhas de wrap
Miolo de camarão
Cebola
Pimento vermelho
Paprika fumada
Alho em pó
Cominhos
Sal
Azeite

Preparação
Arranjam-se os camarões retirando a tripa, colocam-se numa taça. Junta-se a cebola em meias luas e o pimento fatiado. Tempera-se tudo com o sal, a paprika e os cominhos. Rega-se com um fio de azeite e envolve-se tudo muito bem, deixa-se repousar cerca de 30 minutos. Tostam-se ligeiramente as folhas de wrap e reservam-se.
Leva-se ao lume uma frigideira larga e funda com um fio de azeite. Logo que o azeite esteja quente adiciona-se a mistura de camarão e salteia-se até que o camarão esteja cozinhado (cerca de 5 minutos).
Coloca-se numa travessa juntamente com as folhas de wrap e servem-se em seguida acompanhados por guacamole, natas ácidas (ou iogurte), coentros e lima.


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

Massa soba com vegetais (Soba noodles with veggies)


Ingredientes (2 doses)
150gr. de massa soba
2 dentes de alho picados
1 pedacinho de gengibre fresco picado (+/- 2 cm)
1/2 malagueta vermelha (tipo chili) finamente picada (opcional)
4 cogumelos marron médios fatiados
1 cenoura média cortada em juliana
1 cebola roxa pequena fatiada
2 cubos de espinafres congelados (previamente descongelados e escorridos)
1/4 de pimento vermelho cortado em juliana 
1 colher de sopa de óleo de sésamo
1 colher de sopa de molho de ostra
2 colheres de sopa de molho de soja 
Coentros frescos qb
Sementes de sésamo qb
Azeite qb
 
Preparação
Coze-se a massa de acordo com as indicações da embalagem, escorre-se e reserva-se.
Coloca-se um fio de azeite no wok e junta-se o alho, o gengibre e a malagueta (se for o caso), salteia-se por 1 minuto. Em seguida juntam-se os cogumelos, a cenoura, a cebola, os espinafres e o pimento. Salteia-se até que os legumes estejam macios mas ainda "al dente". Em seguida adiciona-se o óleo de sésamo, o molho de ostra e o molho de soja. Por fim junta-se a massa e envolve-se bem.
Retira-se do lume, polvilha-se com umas folhinhas de coentros frescos e polvilha-se com sementes de sésamo. Serve-se em seguida.


NOTA
A massa soba é uma massa de origem japonesa feita com farinha de trigo sarraceno e o sabor assemelha-se à noz ou avelã (nutty flavor).


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 04, 2024

Mini bolo de iogurte e lima (Yogurt and lime mini cake)


Ingredientes
2 ovos
1 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de farinha
1/2 chávena de iogurte grego natural
1/4 de chávena de óleo
1 pactinho de açúcar baunilhado (8gr.)
1 colher de sobremesa de fermento
Raspa de 2 limas
 
Preparação
Colocam-se os açúcares na taça da batedeira, junta-se a raspa das limas e mexe-se bem para que as raspas se entranhem bem nos açúcares. Em seguida adicionam-se os ovos e bate-se até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Junta-se o iogurte e o óleo e volta a bater-se até que tudo esteja bem incorporado. Por fim acrescenta-se a farinha peneirada com o fermento e envolve-se delicadamente sem bater. Verte-se numa forma pequena (1 litro de capacidade) previamente untada e polvilhada com farinha ou pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 35 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se o bolo repousar mais 15 minutos com a porta do forno encostada.


Agora também no Facebook e Instagram
 

sexta-feira, fevereiro 02, 2024

Ovos (de codorniz) Escoceses na airfryer (Quail Scotish eggs in the airfryer)

Ingredientes (12 unidades)
12 ovos de codorniz
4 salsichas frescas
2 ovos batidos com duas colheres de sopa de leite
Farinha qb
Pão ralado qb (usei panko)
Azeite qb

Preparação
Cozem-se os ovos de codorniz colocando num tacho com água fria e contando 5 minutos depois de começar a ferver. Mergulham-se de imediato em água gelado e deixam-se repousar 10 a 15 minutos descascando cuidadosamente em seguida. Retira-se a pele das salsichas, amassa-se ligeiramente o recheio e divide-se em 12 porções iguais.
Espalma-se um pouco o recheio da salsichas e envolve-se um ovo de cada vez na carne até ficar com uma bola uniforme (tipo bola de golfe).
Passam-se pela farinha, ovo, pão ralado e novamente pelo ovo e pelo pão ralado (esta segunda passagem dá uma crocância extra).
Pulverizam-se ligeiramente com azeite e colocam-se no cesto da airfryer 15 a 20 minutos (depende muito da airfryer) a 180ºC. 
Consomem-se bem frios mas, idealmente devem ser servidos ainda mornos.


Agora também no Facebook e Instagram