quarta-feira, janeiro 31, 2018

Codornizes no forno com lima (Oven roasted quayle with lime)



Ingredientes (2 doses)
3 a 4 codornizes (depende do tamanho)
2 dentes de alho
1 colher de sopa de tomilho limão
Sal qb
Paprika fumada picante qb (pode ser paprika normal)
Azeite qb
Sumo e raspa de 1 lima

Preparação
Partem-se as codornizes em 4 (podem ficar inteiras mas assim cozinha mais rápido e neste dia era esse o objectivo) e colocam-se num tabuleiro que possa ir ao forno. Pica-se o alho muito miudinho e junta-se às codornizes bem como os restantes temperos. Finaliza-se com a raspa e o sumo de lima. Envolve-se tudo muito bem com as mãos e coloca-se o tabuleiro no forno pré-aquecido (180.ºC) durante 30 a 35 minutos. Estas foram acompanhadas por ervilhas salteadas com azeite, alho e coentros.





Agora também no Facebook



segunda-feira, janeiro 29, 2018

Arancini (Arancini)


Ingredientes
Sobras de risotto
1 bola de mozzarella fresca
1 ovo batido
Farinha qb
Pão ralado temperado qb
Azeite para fritar

Preparação
Utilizando a colher de gelados (pode fazer-se à mão mas a colher de gelados facilita o processo) formam-se bolas com as sobras do risotto. No meio de cada bola coloca-se um cubo pequeno da mozzarela e rola-se a bola nas mãos para fechar bem. Repete-se o processo até acabar as sobras de risotto. Em seguida passa-se cada uma das bolas por farinha, ovo e pão ralado e novamente pelo ovo e pão ralado (ficam extra crocantes com esta segunda passagem) e fritam-se em azeite quente até estarem douradas. Deixam-se escorrer sobre papel absorvente e servem-se de imediato acompanhadas por um pouco de molho de tomate caseiro.


NOTA
Caso as sobras de risotto sejam muitas e rendam demasiadas destas "almôndegas de arroz" as mesmas podem ser congeladas antes de fritar e usar numa outra altura fritando sem descongelar, tal como os rissóis e croquetes.





Agora também no Facebook

domingo, janeiro 28, 2018

Vinho quente (Mulled wine)


Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto
3 colheres de sopa de açúcar mascavado (pode colocar-se mais caso se prefira uma bebida mais doce)
3 estrelas de anis
3 cravinhos
3 paus de canela partidos ao meio
Casca de 1 laranja
Casca de 1 limão

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes num tacho e leva-se a lume muito brando durante 15 minutos (aproximadamente) sem deixar ferver para não perder o álcool. Serve-se de imediato.





Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 26, 2018

Risotto de cogumelos e abóbora (Mushrooms and butternut risotto)


Ingredientes (2 a 3 doses)
1/3 de chávena de mistura de cogumelos secos
1 cogumelo portobello grande
1 pedaço de abóbora manteiga
1 tira de bacon pequena (50gr. aprox.)
250gr. de arroz arbóreo
1 dl de vinho branco
1 cebola pequena
1 dente de alho
1,5 lt de água quente
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Noz moscada qb
Queijo parmesão ralado e lascado qb

Preparação
Colocam-se os cogumelos secos para hidratar na água quente por 20 a 30 minutos. Enquanto os cogumelos hidratam arranja-se o cogumelo portobello e parte-se em pedaços de tamanho médio e abóbora e o bacon em cubinhos. Quando os cogumelos estiverem hidratados coa-se a água onde estiveram a hidratar e reserva-se. Escorrem-se bem os cogumelos hidratados e cortam-se em pedaços. Passa-se a água que hidratou os cogumelos para um recipiente tipo fervedor, coloca-se em lume muito brando e mantém-se assim enquanto se cozinha o risotto. 
Pica-se a cebola e o alho miudinhos, coloca-se num tacho com um fio de azeite, juntam-se os cubinhos de bacon e deixa-se alourar. Quando estiverem louros acrescentam-se os cogumelos hidratados, os portobello e a abóbora, tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e deixa-se cozinhar até que os cogumelos percam a água. Junta-se então o arroz envolvendo bem e em seguida o vinho branco. Vai-se mexendo até que o vinho evapore. Junta-se então uma concha do líquido que hidratou os cogumelos e vai-se mexendo com frequência até que a água evapore. Repete-se a operação até que o arroz esteja cozido (cerca de 20 a 25 minutos).
Com o arroz já cozinhado (não deve ficar demasiado seco ou demasiado húmido) acrescenta-se por fim o parmesão ralado incorporando muito bem e serve-se de imediato decorado com lascas de parmesão.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 24, 2018

Bifes de peru recheados com requeijão e coentros V2.0 (Turkey steaks stuffed with ricotta and coriander V2.0)


Ingredientes (2 doses)
1 bife de peru grande
75 gr. de requeijão de ovelha
1 molho generoso de coentros
1 ovo pequeno batido
Farinha qb
Pão ralado temperado qb
Margarina qb
Sal qb

Preparação
Com o auxílio do robot de cozinha ou processador tritura-se o requeijão com os coentros até formar uma pasta lisa e suave. Tempera-se o bife com um pouco de sal e coloca-se no meio a pasta do requeijão em seguida enrola-se e fecham-se as extremidades com um palito. Passa-se o rolo por farinha, ovo batido e pão ralado e depois novamente por ovo batido e pão ralado (para ficar extra crocante). Coloca-se o rolo numa frigideira com um pouco de margarina e deixa-se tomar cor e tostar a cobertura toda em volta (cerca de 5 minutos no máximo). Retira-se da frigideira e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 20 minutos. Este foi acompanhado de feijão verde salteado em azeite e alho.





Agora também no Facebook


segunda-feira, janeiro 22, 2018

Papas de aveia adormecidas com mirtilos e banana (Blueberries banana overnight oats)


Ingredientes
1/3 de chávena de iogurte grego
1/3 de chávena de leite
1/4 de chávena de mirtilos (podem ser congelados)
1/2 banana madura
2 1/2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de granola (de preferência caseira)
1/4 de manga fresca

Preparação
Coloca-se o iogurte, o leite, a banana e os mirtilos no copo da varinha mágica e tritura-se. Adicionam-se os flocos de aveia e misturam-se bem. Verte-se para um frasco, tapa-se e coloca-se no frigorífico durante a noite. De manhã retira-se do frigorífico, coloca-se a granola por cima e no topo da granola a manga em cubinhos. Estão prontas a comer.


NOTA
Pessoalmente não gosto de comer as "overnight oats" acabadas de sair do frigorífico e se o tempo não estiver quente costumo deixá-las em cima do balcão da cozinha. Em alternativa podem levar-se uns segundos ao micro-ondas (antes de adicionar a granola e a manga) apenas para "quebrar" o frio.





Agora também no Facebook

domingo, janeiro 21, 2018

Muffins de courgette e laranja (Zucchini and orange muffins)



Ingredientes (12 unid.)
3/4 de chávena de aúcar amarelo
1 pacotinho (7gr.) de açúcar baunilhado
2 ovos
1/2 chávena de óleo vegetal
1 1/2 chávenas de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 courgette pequena (+/- 200gr.)
1 pitada de sal
Raspa de 2 laranjas

Preparação
Na taça da batedeira colocam-se os ovos, o óleo, os açúcares e a raspa de laranja. Bate-se bem para envolver e em seguida junta-se a courgette ralada. Por fim adiciona-se a farinha peneirada com o fermento, o bicarbonato e o sal e incorpora-se suavemente na mistura. Com o auxílio da colher de gelados distribui-se a mistura pelas forminhas de queques previamente untadas e polvilhadas com pão ralado ou forradas com forminhas de papel. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 15 a 20 minutos (depende do forno). Depois de desenformar deixam-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas.






Agora também no Facebook


sexta-feira, janeiro 19, 2018

Espetadas de peru com marinada de iogurte e menta (Turkey kebabs with yogurt and mint marinade)


Ingredientes (2 doses)
2 espetadas de peru
1/2 iogurte natural
Sumo de 1/2 limão
1 dente de alho pequeno
1 raminho generoso de menta fresca
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb

Preparação
No processador (ou picadora/robot de cozinha)  colocam-se todos os ingredientes (excepto a carne) e processa-se até obter um molho suave. Colocam-se as espetadas numa travessa funda, regam-se com o molho, cobrem-se com película aderente e colocam-se no frigorífico durante umas horas (estas ficaram 24 horas mas cerca de 12 horas já é suficiente). Na altura de cozinhar colocam-se sobre o grelhador (fogão, eléctrico ou brasas) e grelham-se até estarem bem passadas mas tendo o cuidado para que não sequem em demasia. Servem-se regadas com mais um pouco de sumo de limão. Estas foram acompanhadas por uma salada de alface, tomate e couscous.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 17, 2018

Cogumelos recheados com alheira (Mushrooms stuffed with "alheira")


Ingredientes
12 cogumelos portobello pequenos
1 alheira
Queijo mozzarella ralado
Oregãos qb

Preparação
Lavam-se (ou limpam-se) os cogumelos, mantendo as cabeças inteiras e picando os pés. Numa taça colocam-se os pés dos cogumelos picados e a alheira desfeita sem pele, mistura-se muito bem e recheiam-se os cogumelos com a mistura. Pincela-se o fundo de um tabuleiro de forno com um pouco de azeite (apenas para que os cogumelos não colem), distribuem-se os cogumelos e polvilham-se com o mozzarella e os oregãos. Levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 20 a 25 minutos (até os cogumelos estarem macios e o queijo dourado e a borbulhar).


NOTA
Dependendo do tipo de alheira escolhido (aqui usei uma alheira de peru) estes cogumelos recheados são facilmente transformados numa receita vegetariana.





Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 15, 2018

Pataniscas de polvo com arroz de feijão (Octopus fritters with bean rice)



Ingredientes (8 pataniscas médias)
Sobras de polvo cozido
1 cebola pequena
1 dente de alho pequeno
1/4 de pimento vermelho
1 colher de sopa de milho
4 colheres de sopa de farinha
1 ovo
1 molhinho de salsa fresca
1 dl de água de cozer o polvo (pode não ser necessário menos ou um pouco mais)
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite (ou óleo para fritar)
(para o arroz 2 a 3 doses)
Sobras de feijão manteiga cozido
1 cebola pequena
1 dente de alho pequeno
2 chávenas (de café) de arroz vaporizado (de preferência)
3 colheres de sopa de tomate picado
Salsa e coentros frescos
Sal qb
Azeite qb

Preparação
(para o arroz)
Pica-se a cebola, o alho, a salsa e os coentros bem miudinhos e leva-se ao lume num tachinho com um fio de azeite. Em seguida junta-se o feijão, o tomate e o arroz, tempera-se com um pouco de sal e  envolve-se bem. Quando começar a ferver adiciona-se a água (dobro da quantidade do arroz) e deixa-se cozinhar durante 20 minutos (no caso do arroz vaporizado). Retira-se do lume e polvilha-se com mais um pouco de coentros picados.
(para as pataniscas)
Descasca-se a cebola e o alho e picam-se em cubinhos juntamente com o pimento. Colocam-se numa taça, junta-se o milho, a salsa e a farinha. Em seguida junta-se o ovo e junta-se água da cozedura do polvo aos poucos até que a massa tenha uma textura adequada. Por fim junta-se o polvo cortado em pedacinhos, tempera-se com a pimenta e verifica-se se é necessário acrescentar sal (a água da cozedura do polvo já tem sal). Deixa-se a massa repousar 15 a 20 minutos e em seguida fritam-se colheradas em azeite bem quente. Escorrem-se em cima de papel de cozinha e servem-se acompanhadas do arroz e uma salada de tomate.







Agora também no Facebook

domingo, janeiro 14, 2018

Bolo de banana e maçã sem açúcar (Sugar free banana and apple cake)



Ingredientes
4 colheres de sopa de flocos de aveia
2 bananas
2 ovos
1 colher de sopa de linhaça moída
1 colher de sobremesa de fermento
1 punhado de frutos secos partidos grosseiramente
1 maçã vermelha (usei casanova)
Canela a gosto

Preparação
Numa taça colocam-se os flocos de aveia, os frutos secos, a canela e o fermento envolvendo bem. Esmagam-se as bananas com o auxílio de um garfo e mistura-se aos ingredientes secos. Batem-se os ovos à parte e envolvem-se no preparado anterior até obter uma massa homogénea. Coloca-se numa forma pequena (usei um tabuleiro pequeno - 20cm * 15cm) forrada com papel vegetal e coloca-se por cima a maçã em fatias. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 a 40 minutos. Deve deixar-se arrefecer dentro do forno com a porta encostada e só desenformar depois de completamente frio para que o papel vegetal saia sem dificuldade.


NOTA
A receita veio do blogue Põe-te na Linha.





Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 12, 2018

Lombinho de porco com mel e mostarda (Honey mustard pork tenderloin)



Ingredientes (2 / 3 doses)
1 lombinho de porco
1 colher de mel
2 colheres de mostarda com grão
1dl de vinho branco
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb
Tomilho limão qb (pode usar-se o tomilho comum)

Preparação
Numa tacinha mistura-se o mel com a mostarda, o vinho e o tomilho limão.Tempera-se a carne com o sal e a pimenta, coloca-se num tabuleiro que vá ao forno e rega-se com a mistura do mel. Rega-se com um fio de azeite e deixa-se repousar umas horas. Na altura de cozinhar leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos (pode ser mais cinco minutos ou menos 5, depende do forno). A meio do tempo deve regar-se a carne com o molho que se vai formando para evitar que seque. Quando se retira a carne do forno deve tapar-se com de película de alumínio e deixar repousar cerca de 10 minutos antes de fatiar e servir.



Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 10, 2018

Palitos de batata doce no forno (Oven baked sweet potato wedges)



Ingredientes
Batatas doces (usei a variedade laranja)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta cayene qb
Salsa fresca (ou cebolinho) qb

Preparação
Lavam-se bem as batatas e esfrega-se a casca para retirar as impurezas. Partem-se ao meio e de seguida em quartos. Por fim dividem-se ainda os quartos em dois (cada batata deverá render 8 palitos - mais se forem muito grandes).Colocam-se as batatas num tabuleiro que vá ao forno, regam-se com um fio de azeite e polvilham-se com o sal e a pimenta (cuidado com a quantidade de pimenta cayene que é muito forte). Envolvem-se bem e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 30 a 40 minutos (até que as batatas fiquem macias e comecem a caramelizar ligeiramente nas extremidades).



Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 08, 2018

Empadão de pescada com puré de batata doce e leite de coco (Hake pie with sweet potato mash)



Ingredientes (2 / 3 doses)
4 filetes de pescada médios
200gr. de espinafres frescos
1 alho francês pequeno
2 batatas doces pequenas (usei da variedade laranja)
1dl de leite de coco (pode ser necessário mais um pouco)
Raspa de limão
Alho em pó qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Cominhos qb
Mozzarella ralada qb

Preparação
Descongelam-se os filetes de pescada, cortam-se em cubinhos e temperam-se com um pouco de sal, raspa de limão e alho em pó, deixam-se repousar por 30 minutos aproximadamente. Arranja-se o alho francês fatiando finamente, lava-se, escorre-se bem e reserva-se. Lavam-se e escorrem-se os espinafres e reservam-se também. Descascam-se as batatas doces, cortam-se em cubos e cozem-se em água e sal. Quando estiverem macias retiram-se do lume, escorre-se bem a água e deixam-se repousar um pouco no tacho tapadas para que sequem bem com o calor residual. Em seguida esmagam-se ou passam-se pelo passe-vite, junta-se um fio de azeite e o leite de coco até obter uma textura suave e cremosa, reserva-se.
Noutro tacho leva-se ao lume um fio de azeite com o alho francês e quando o alho começar a amolecer juntam-se os filetes em cubinhos, os espinafres e uma pitada de cominhos. Deixa-se cozinhar até que o peixe esteja macio e os espinafres tenham perdido a água. Retira-se do lume e coloca-se no fundo de um tabuleiro de que possa ir ao forno. Cobre-se com o puré de batata, polvilha-se com um pouco de mozzarella ralado e leva-se ao forno para gratinar. Serve-se morno acompanhado de salada.





Agora também no Facebook



sábado, janeiro 06, 2018

Queques de bolo rei 2018 (Fruit cake muffins 2018)


Ingredientes (20 a 24 queques)
300gr. de bolo rei
250gr. de farinha
125gr. de açucar
100gr. de manteiga ou margarina
2,5 dl. de buttermilk (leitelho)
1 colher de chá de fermento
4 ovos

Preparação
A preparação desta receita é extremamente fácil e rápida. Depois de desfazer o bolo rei na picadora misturam-se todos os ingredientes na batedeira, distribui-se a massa pelas formas de queques e vai ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 15 a 20 minutos. Estes levaram ainda uma noz no topo. 



NOTA
Desde que um grande amigo me passou esta receita (há quase 10 anos!!!) que é assim que se encerram as festividades Natalícias cá em casa.
Ver aqui como fazer buttermilk em casa.







Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 03, 2018

Alho assado - O processo (Roasted garlic - The process)


Ingredientes
Cabeças de alho
Sal qb
Azeite qb
Película de alumínio

Preparação
Corta-se um quadrado de película de alumínio por cada cabeça de alho que se vai assar. Corta-se depois o topo das cabeças de alho, polvilham-se levemente com sal e regam-se com um fio de azeite. Fecham-se os embrulhos e levam-se ao forno durante 30 a 45 minutos (aproveito sempre para fazer isto ao mesmo tempo que uso o forno para fazer qualquer outra coisa excepto doces). Retira-se do forno, deixa-se arrefecer completamente e espremem-se os alhos para um frasco. Conserva-se no frigorífico durante meses e é óptimo para temperos, manteiga, maionese, pão de alho ou mesmo como complemento de uma tosta.





Agora também no Facebook