quarta-feira, fevereiro 28, 2018

Bochechas de porco estufadas com cerveja preta (Pork cheeks braside in stout beer)



Ingredientes (3 / 4 doses)
4 bochechas de porco
1 cerveja preta (mini)
1 cebola grande
3 dentes de alho grandes
Azeite qb
Tomilho limão qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Molho Tabasco qb (opcional)

Preparação
Na véspera limpam-se as bochechas das gorduras supérfluas. Esmagam-se os alhos com o sal, a pimenta, o tomilho, a paprika o molho Tabasco e um fio de azeite até formar uma pasta. Esfregam-se as bochechas com esta pasta, colocam-se numa caixa e regam-se com a cerveja. Tapa-se e deixa-se repousar durante a noite.
Na altura de cozinhar rega-se o fundo de um tacho de fundo grosso (de preferência de ferro fundido ou barro) com uma dose generosa de azeite e junta-se a cebola em cubos. Leva-se ao lume e quando a cebola começar a alourar juntam-se as bochechas. Sela-se a carne de ambos os lados e quando já estiver dourada rega-se com a marinada. Tapa-se e deixa-se cozinhar em lume muito brando até a carne estar macia (cerca de 1 hora aproximadamente - convém ir vigiando a cozedura pois pode ser necessário acrescentar um pouco de cerveja). Retiram-se as bochechas do tacho, tritura-se o molho com a varinha mágica e junta-se novamente a carne deixando ferver mais 5 minutos. Serve-se polvilhado com um pouco de salsa fresca picada e acompanhadas de puré de batata e salada.





Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 26, 2018

Choquinhos à Algarvia (Baby cuttlefish Algarve style)


Ingredientes (2 doses)
400gr. de choquinhos frescos
3 dentes de alho grandes
1 malagueta
1 raminho de coentros
1 limão
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb

Preparação
Descascam-se os alhos, esmagam-se e picam-se grosseiramente. Coloca-se uma dose generosa de azeite no fundo de uma frigideira (de preferência de barro), juntam-se os alhos e a malagueta e leva-se ao lume até os alhos começarem a fritar. Juntam-se então os choquinhos deixando cozinhar por 4 a 5 minutos (se forem mesmo pequenos não é necessário mais tempo). Ao fim desse tempo polvilha-se com o sal e a pimenta, rega-se com o sumo de meio limão e deixa-se ferver mais 2 minutos (se a frigideira for de barro pode desligar-se o lume nesta altura pois ainda vai continuar a ferver durante 1 ou 2 minutos). Polvilha-se com os coentros picados e serve-se de imediato acompanhados por batatinhas novas cozidas.





Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 25, 2018

Tarte de quark e coco com mirtilos (Quark and coconut tart with blueberries)


Ingredientes
150gr. de coco
350gr. de queijo quark
150gr. de açúcar amarelo
1 pacotinho de açúcar baunilhado (7gr. aprox.)
2 ovos
1/2 chávena de mirtilos (podem ser congelados)

Preparação
Colocam-se os açúcares e o coco no copo do robot de cozinha (ou picadora) e processam-se apenas para envolver bem. Junta-se em seguida o quark e os ovos processando até obter uma mistura lisa e uniforme. Deita-se a massa numa forma forrada com papel vegetal e distribuem-se os mirtilos por cima. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer completamente antes de desenformar.








Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Sopa creme de cogumelos (Cream of mushroom soup)




Ingredientes
350gr. de cogumelos
100gr. de presunto (numa só fatia se possível)
3 chávenas de leite
2 chávenas de água
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina
Pimenta preta
Noz moscada

Preparação
Corta-se o presunto em cubinhos e leva-se ao lume com a margarina. Logo que a margarina derreta e antes que o presunto comece a "fritar", juntam-se os cogumelos previamente lavados, também cortados em pedaços (pés incluídos). Quando os cogumelos amolecerem polvilham-se com a farinha, temperam-se com a pimenta e a noz moscada, junta-se o leite e a água e deixa-se cozer cerca de 20 minutos (de preferência numa panela destapada para evitar "acidentes"). Ao fim desse tempo retira-se do lume e tritura-se até obter um creme liso e homogéneo. Se necessário retifica-se o sal mas à partida não é necessário pois o presunto já tem sal suficiente.





Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 21, 2018

Strudel de bacalhau e ameijoas (Salted codfish and clams strudel)


Ingredientes (2 doses)
2 folhas de massa filo
1 posta de bacalhau pequena
1/2 chávena de miolo de amêijoa congelado
200gr. de espinafres frescos
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de farinha
Açafrão qb
Leite qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta qb

Preparação
Coloca-se o bacalhau e o miolo de amêijoa num tacho não muito grande, cobre-se com leite e cozinha-se até o bacalhau estar macio (6 / 7 minutos aprox.). Quando o bacalhau estiver cozido coa-se o leite, reserva-se e deixa-se arrefecer um pouco o bacalhau o suficiente para o conseguir lascar.
Leva-se ao lume um tacho com um pouco de azeite, a cebola cortada em meias luas finas e o alho picado. Quando a cebola começar a amolecer juntam-se os espinafres lavados e bem escorridos e deixam-se cozinhar até largarem toda a água. Junta-se então o bacalhau e as amêijoas e envolve-se bem. Em seguida polvilha-se com o açafrão, junta-se a farinha, tempera-se com o sal e a pimenta (o sal pode não ser necessário, depende muito do bacalhau) e volta a mexer-se para envolver bem. Por fim junta-se o leite da cozedura do bacalhau em fio até obter um creme suave mas não muito líquido. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer completamente.
Com o creme já completamente frio cortam-se as folhas de massa filo ao meio de modo a ficar com 4 folhas mais pequenas e sobrepõem-se pincelando cada uma com um pouco de azeite. Coloca-se o creme de bacalhau ao longo da ultima camada, dobram-se ligeiramente as extremidades e enrola-se a massa cuidadosamente tendo o cuidado de deixar a abertura para baixo. Com uma faca bem afiada fazem-e alguns cortes ao longo do rolo (para deixar o vapor sair), pincela-se uma última vez com azeite e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) num tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de 25 minutos (ou até que a massa se apresente dourada e estaladiça). Deve ser consumido morno.




Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Mexilhões à Espanhola (Mussels Spanish style)


Ingredientes
1/2kg. de mexilhão meia casca
1 cebola
1/2 lata pequena de tomate picado
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho pequeno
1,5 dl de vinho branco
1 raminho de coentros frescos
Azeite qb
Sal qb
1 malagueta pequena (opcional)

Preparação
Corta-se a cebola e o alho em fatia finas bem como o pimento e a malagueta se for o caso. Leva-se ao lume numa frigideira larga e funda com um pouco de azeite e quando a cebola e o pimento começarem a amolecer junta-se o tomate e o vinho branco. Deixa-se ferver por 5 minutos em seguida juntam-se os mexilhões ainda congelados. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar 10 a 15 minutos aproximadamente (caso se utilizem mexilhões frescos basta esperar que as cascas abram). Retira-se do lume, polvilha-se com os coentros frescos picados e serve-se de imediato acompanhado por fatias de pão torrado.








Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 18, 2018

Mini bolo de iogurte com laranja e canela (Mini yogurt cake with orange and cinnamon)



Ingredientes
1 iogurte
1 chávena de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
1/4 de chávena de óleo
2 ovos
Raspa de 1 laranja
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes na batedeira e batem-se até obter uma massa lisa e homogénea. Põe-se a massa numa forma rectangular pequena (1lt. de capacidade), untada e polvilhada com pão ralado e leva-se ao forno (pré-aquecido a 180.ºC) por 35 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se o bolo repousar no forno com a porta encostada por mais 10 minutos.








Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Perninhas de frango "fritas" no forno (Oven "fried" chicken drumsticks)



Ingredientes (2 / 3 doses)
6 perninhas de frango
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Pimenta cayenne qb
Alho em pó qb
Oregãos qb
1 limão sumarento
1 ovo
1/4 de chávena de farinha de milho
1/4 de chávena de farinha de mandioca (pode usar-se pão ralado)
Azeite em spray

Preparação
De véspera colocam-se as perninhas de frango numa caixa com tampa e temperam-se com o sal, a pimenta, a paprika, o alho em pó, os oregãos e o sumo de limão. Envolve-se bem e coloca-se a caixa no frigorífico no mínimo 12 horas (estas ficam 1 dia inteiro). Na altura de cozinhar a carne colocam-se as farinhas num saco plástico agitando bem para misturar. Escorre-se a marinada do frango, bate-se o ovo vertendo-o em seguida para a caixa onde a cerne marinou e agitando bem para envolver as perninhas. Em seguida colocam-se as pernas (de preferência uma de cada vez) no saco agitando bem para que fiquem cobertas e colocam-se num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Por fim pulverizam-se as perninhas com um pouco de azeite em spray e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 40 a 50 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixam-se repousar cerca de 10 minutos. Estas foram acompanhadas de legumes salteados.




Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 14, 2018

Mousse de São Valentim ou Mousse de chocolate com apenas 2 (ou 3) ingredientes (Valentine's chocolate mousse with just 2 (or 3) ingridients)


Ingredientes (6 / 7 tacinhas)
600gr de skyr (4 embalagens)
150gr. de chocolate de culinária
Bolachas de gengibre (opcional)

Preparação
Parte-se o chocolate em pedaços pequenos, coloca-se numa taça e derrete-se em banho-maria (ou no micro-ondas). Enquanto o chocolate derrete bate-se o skyr na batedeira até ficar "solto" e cremoso. Junta-se o chocolate derretido e envolve-se bem. No fundo da taça coloca-se uma bolacha de gengibre, por cima uma colher (grande) de mousse, novamente uma bolacha e termina-se com uma camada de mousse. Leva-se ao frigorífico até à altura de servir. Nessa altura decora-se com mais uma bolacha (as bolhachas de gengibre em forma de coração que tinha em casa vieram a calhar para decorar a mousse de São Valentim).





Agora também no Facebook

terça-feira, fevereiro 13, 2018

Panquecas de laranja (Orange Pancakes)


Ingredientes (2 panquecas)
1 ovo
6 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de sopa de coco ralado
1 laranja média
1 colher de café de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio 
Óleo de coco (ou outro tipo de gordura) para a frigideira

Preparação
Descasca-se a laranja e coloca-se no processador (ou robot de cozinha) juntamente com todos os outros ingredientes. Tritura-se até obter uma massa lisa e homogénea. Unta-se uma frigideira pequena anti-aderente com um pouco de óleo de coco e coloca-se metade da massa, quando começar a fazer bolhinhas está pronta para virar. Quando estiver cozinhada dos dois lados repete-se o processo. Estas fora servidas com morangos e iogurte grego polvilhados com canela.






Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 12, 2018

Linguine com cogumelos shitake salteados e tomate cereja (Linguine with sautéed shitake mushrooms and cherry tomato)


Ingredientes (2 doses)
150gr. de linguine
200gr. de cogumelos shitake
12 tomates cereja
2 dentes de alho grandes
1 molhinho de coentros frescos
1 malagueta pequena (opcional)
Queijo parmesão (opcional)
Azeite qb

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze coloca-se numa caçarola um fio de azeite com o alho esmagado, a malagueta e parte dos coentros picados. Quando o alho começar a soltar o aroma habitual juntam-se os cogumelos (previamente lavados e enxutos) e salteiam-se durante uns minutos. Quando começarem a ficar macios adiciona-se o tomate e deixa-se cozinhar até que a pele rebente. Escorre-se então a massa e junta-se ao molho envolvendo bem. Serve-se de imediato polvilhado com um pouco de parmesão ralado na hora e os restantes coentros.





Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 11, 2018

Bicoitos de noz e limão (Walnut and lemon biscuits)


Ingredientes (30 a 32 biscoitos)
400gr. de farinha (pode ser necessário um pouco mais dependendo do tamanho das gemas)
200gr. de açúcar amarelo
200gr. de manteiga
150gr. de nozes picada
1 colher de chá de fermento
2 gemas de ovo
Sumo e raspa de 1 limão

Preparação
Bate-se a manteiga com o açúcar, a raspa e o sumo de limão até obter um creme. Em seguida juntam-se as gemas e bate-se novamente. Por fim junta-se a farinha, o fermento e as nozes batendo até formar uma massa moldável. Moldam-se bolinhas de massa com as mãos, colocam-se no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e levam-se ao forno (pré-aquecido 180.ºC) cerca de 20 minutos. Os biscoitos devem estar ainda um pouco moles quando saem do forno e só ficam crocantes após arrefecerem completamente, de preferência em cima de uma rede de bolachas. Depois de completamente frios devem ser guardados num frasco ou caixa hermética.





Agora também no Facebook


sexta-feira, fevereiro 09, 2018

Folhados de chèvre e doce de abóbora (Chèvre cheese and pumpkin jam pasties)


Ingredientes (14 folhados)
1 placa de massa folhada rectangular (a que usei tinha cerca de 45cm*25cm)
1 queijo chèvre
Doce de abóbora (usei caseiro)
Sementes de papoila
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite

Preparação
Estende-se a massa na bancada e corta-se ao meio no lado mais estreito (de modo a ficar com duas tiras com cerca de 12,5cm de largura) Corta-se o queijo chèvre em rodelas colocando lado a lado na extremidade mais larga da massa folhada - entre cada pedaço de queijo deve ficar uma margem que permita depois cortar e formar os folhados. Corta-se então a massa em cerca de 7 tiras (depende obviamente do tamanho da placa da massa folhada) e coloca-se uma colher de chá bem cheia de doce em cima de cada pedaço de queijo. Em seguida fecham-se as tiras (ficando com uma espécie de quadrado e selam-se as extremidades pressionando com um garfo. repete-se o processo com a outra tira de massa folhada e colocam-se os quadrados num tabuleiro que possa ir ao forno forrado com papel vegetal. Bate-se a gema de ovo com o leite e pincelam-se os quadrados polvilhando em seguida com as sementes de papoila. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 20 minutos (até que a massa esteja dourada). devem ser consumidos ainda mornos.




Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 07, 2018

Pescada à Gomes de Sá com couve-flor (Gomes de Sá style hake with cauliflower)



Ingredientes (2 doses)
4 filetes de pescada grandes
1 couve-flor pequena
2 ovos
1 cebola grande
2 dentes de alho grandes
Sal qb
Pimenta preta qb
Pão ralado qb
Azeite qb
Azeitonas pretas para decorar 
Salsa fresca

Preparação
Arranja-se a couve flor partindo em pequenos floretes e picando grosseiramente as folhas verdes. Coze-se durante 3 a 4 minutos (o tempo de cozedura depende de se gostar dos legumes mais cozidos ou mais estaladiços e a couve ainda vai ao forno) e escorre-se bem. Cozem-se também os ovos e os filetes de pescada deixando arrefecer em seguida.
Corta-se a cebola em meias luas finas e o alho em fatias finas também. Colocam-se num tacho com azeite e levam-se ao lume até que amoleçam e a cebola comece a ficar transparente. Junta-se então a couve flor e os filetes desfeitos em lascas. Envolve-se bem na cebola e junta-se em seguida um dos ovos picados que se envolve também. Em seguida retira-se do lume, coloca-se num tabuleiro, coloca-se o outro ovo em quartos por cima, polvilha-se com um pouco de pão ralado, decora-se com as azeitonas e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 15 minutos (apenas para tostar ligeiramente em cima). Retira-se do forno, polvilha-se com um pouco de salsa fresca picada miudinho e serve-se de imediato.




Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Feijoada de choco com camarão... (Cuttlefish and prawns white bean stew)


Ingredientes (2 / 3 doses)
1 choco médio
1/2 chávena de miolo de camarão
2 gambas grandes (opcional)
1 lata pequena de feijão branco
1/4 chávena de tomate picado
1 pedacinho de chouriço de carne
1 cenoura pequena
1 cebola média
1 dente de alho
1dl de vinho branco
1 molhinho de salsa fresca
1 molhinho de coentros frescos
Molho Inglês qb
Azeite qb

Preparação
Corta-se o choco em pedaços e reserva-se. Pica-se a cebola, a salsa, o alho, a salsa e os coentros e levam-se ao lume num tacho com um pouco de azeite. Quando a cebola começar a amolecer junta-se o chouriço em fatias finas e a cenoura (em rodelas finas também). Em seguida junta-se o tomate, o molho Inglês e o vinho deixando ferver até o álcool evaporar. Adiciona-se por fim o choco em pedaços e o feijão branco. Deixa-se fervilhar um pouco e acrescenta-se a água sem cobrir completamente o choco e o feijão. Quando o choco estiver macio verifica-se o tempero (pode ou não ser necessa´rio acrescentar sal) e juntam-se os camarões deixando cozinhar por mais 5 minutos (depende do tamanho do camarão). Retira-se do lume, polvilha-se com mais coentros frescos e pode ser servido de imediato.


NOTA
Como sempre digo em qualquer comida com feijão, prefiro cozinhar com umas horas de antecedência (ou mesmo de véspera) e deixar o molho apurar e engrossar ainda que seja preciso aquecer antes de servir.





Agora também no Facebook


domingo, fevereiro 04, 2018

Bolo vegan de limão com compota de mirtilos da Nigella Lawson (Nigella Lawson's lemon tendercake with blueberry compote)


Ingredientes
275gr. de leite de coco
140gr. de açúcar amarelo
1 pacotinho de açúcar baunilhado
150ml. de óleo vegetal
225gr. de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1/2 colher de café de sal refinado
Raspa de 2 limões
3 colheres de sopa de sumo de limão
(para a cobertura)
2dl. de leite de coco (batido em chantily)
150gr. de mirtilos (podem ser congelados)
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de sumo de limão
50ml. de água fria
3 colheres de café de Maizena
3 colheres de café de água fria

Preparação
Numa taça coloca-se a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Envolve-se bem com a vara de arames. Noutra taça colocam-se os açúcares, o óleo, a raspa e o sumo dos limões usando a vara de arames para misturar. Junta-se então o leite de coco e mistura-se bem. Por fim adicionam-se os restantes ingredientes secos envolvendo até obter uma massa lisa e homogénea. Coloca-se a massa numa forma com 20cm de diâmetro (usei quadrada 20*20) forrada com papel vegetal e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 minutos. O bolo só deve ser desenformado completamente frio pois é mais fácil retirar o papel.
Enquanto o bolo está no forno prepara-se a compota rápida de mirtilos levando ao lume um tachinho com os mirtilos, o açúcar, o sumo de limão e a água fria. Deixa-se cozinhar em lume brando e quando os mirtilos rebentarem adiciona-se a mistura de Maizena e água, deixando cozinhar mais 2 ou 3 minutos apenas. Deixa-se arrefecer completamente.
Antes de servir cobre-se o bolo com o "chantili de coco" e a compota de mirtilos.


NOTA
A receita original pede iogurte de leite de coco para a cobertura, como não consegui encontrar optei pelo "chantili de coco", que é feito com o leite de coco (depois de umas horas de frigorífico) batido na batedeira até ficar com uma textura semelhante a chantily.






Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 02, 2018

Sandes de ovo (Egg sandwich)


Ingredientes
Ovos de codorniz cozidos
Molho cocktail
Presunto
Alface

Preparação
Com os ovos bem frios cortam-se ao meio no sentido da altura e coloca-se uma tira de presunto voltando a cobrir com a metade do ovo, espeta-se com um palito para ajudar a fechar a "sandes". Corta-se a alfase em juliana muito fina, coloca-se no fundo do prato (ou taça) e rega-se com uma colher de chá de molho cocktail. Coloca-se o ovo por cima e está pronto a consumir (caso não se consuma de imediato deve guardar-se no frigorífico até á altura de servir).


NOTA
Os ovos de codorniz são chatos de cozer/descascar e o melhor método que usei até hoje é colocá-los num tacho em água friae deixar cozer durante cinco minutos depois de a água começar a ferver. Ao fim dos 5 minutos retiram-se da água quente e mergulham-se de imediato em água gelada deixanddo arrefecer nessa água. Só se devem descascars depois de completamente frios e devem começar a descascar-se pela base mais larga do ovo onde se forma uma pequena bolha de ar que ajuda a retirar a casca. Depois de descascados costumo ainda passá-los por água (para retirar vestígios de casca que ficam agarrados) e enxugá-los em cima de papel absorvente.





Agora também no Facebook