sexta-feira, fevereiro 28, 2020

(o meu) Bacalhau à Braz (Personal version of salted codfish "Braz" style)


Ingredientes (2 / 3 doses)
250gr. de migas de bacalhau previamente demolhadas e escorridas
1 cebola grande
1 dente de alho
1 cenoura grande
100gr. de batata palha
3 ovos
50ml de leite
1 colher de café de fermento
Azeite qb
Cebolinho fresco picado qb

Preparação
Corta-se a cenoura em 3 parte iguais, cortando em seguida cada pedaço em "palha" de modo a ficar com o tamanho aproximado das batatas.
Corta-se a cebola em meias luas finas e leva-se ao lume num tacho com um fio de azeite, alho fatiado e a cenoura. Quando a cebola começar a amolecer adiciona-se o bacalhau e deixa-se cozinhar até que tudo esteja macio. No copo da varinha mágica batem-se os ovos com o leite e o fermento.
Com o refogado de bacalhau já pronto junta-se então a batata palha, os ovos batidos e metade do cebolinho. Cozinha-se mexendo delicadamente até que o ovo fique cozinhado mas tendo o cuidado de não deixar secar em demasia. Polvilha-se com o restante cebolinho e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 26, 2020

Hamburguer em bolo do caco no prato ("Bolo do caco" plate burger)


Ingredientes (2 doses)
2 hamburgueres
2 bolos do caco
2 ovos
1 cebola roxa pequena
2 dentes de alho
Sal qb
Pimenta preta qb
Mostarda qb
Azeite qb
Quejio parmesão qb

Preparação
Temperam-se os hamburgueres com sal, pimenta e o alho fatiado. Corta-se a cebola em meias luas finas.
Leva-se ao lume uma frigideira com um fio de azeite, quando estiver quente juntam-se os hamburgueres e a cebola, tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar os hamburgueres até atingirem a cozedura desejada (devem ser virados a meio).
Tosta-se ligeiramente o bolo do caco e barra-se a parte inferior com um pocuo de mostarda. Coloca-se o pão no prato, por cima coloca-se o hamburguer e a cebola. Polvilha-se com um pouco de parmesão ralado no momento e cobre-se com o ovo estrelado. Serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

terça-feira, fevereiro 25, 2020

Panquecas de buttermilk (Buttermilk pancakes)


Ingredientes (3 panquecas grandes ou 6 pequenas)
1 ovo
1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de buttermilk
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
Canela em pó qb

Preparação
Numa taça mistura-se primeiro todos os ingredientes secos. Em seguida mistura-se o ovo, o buttermilk e a manteiga derretida. Mistura-se bem usando uma vara de arames até obter uma massa lisa e uniforme.
Leva-se ao lume uma pequena frigideira anti-aderente pincelada com óleo de coco e coloca-se uma porção da massa. Quando começar a fazer bolhinhas viram-se com cuidado e deixam-se cozinhar mais um pouco. Servem-se de imediato com topping à escolha - estas levaram um pouco de iogurte grego, morango e banana picada e foram regadas com um fio de maple syrup.


NOTA 1
A Terça-Feira Gorda, ou Terça-Feira de Carnaval, é o dia que precede a Quarta-Feira de Cinzas, sendo por isso o último dia antes de entrar no período da Quaresma ou seja, o último dia em que os católicos são autorizados a consumir comidas ricas em gordura, açúcar e ovos.. Na cultura anglo-saxónica este dia é o chamado "Pancake Day". Em Portugal em muitas regiões do país é tradição preparem-se as chamadas "filhoses de Carnaval".

NOTA 2
Ver aqui como fazer buttermilk caseiro.






Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Bolonhesa de cogumelos (Mushroom bolognese)



Ingredientes (2 / 3 doses)
180 gr. de massa
250 gr. de cogumelos brancos
250 gr. de cogumelos marron
150 gr. de polpa de tomate
100 gr. de nozes picadas finamente
1 cebola
1 dente de alho
Mistura de ervas italianas qb(manjericão, oregãos, alecrim)
Vinho branco qb (pode não ser necessário)
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Pica-se a cebola e o alho finamente e leva-se ao lume num tacho com um fio de azeite. Quando começar a aquecer juntam-se os cogumelos triturados finamente mas ainda com alguma textura. Salteia.se por 2 ou 3 minutos e adiciona-se a polpa de tomate. Tempera-se com o sal e as ervas e deixa-se cozinhar em lume muito brando cerca de 20 minutos. Se o molho começar a ficar demasiado seco rega-se com um pouco de vinho branco. Quando o molho estiver cozinhado juntam-se as nozes, envolvem-se bem e retira-se do lume.
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem, escorre-se e serve-se com uma dose da bolonhesa por cima, polvilhada com queijo parmesão ralado na hora.


NOTA
Diz-se por aí que os cogumelos devem ser limpos e não lavados para não absorverem água no entanto, não consigo usar algo que veio da terra sem lavar primeiro. Geralmente arranjo os cogumelos de véspera passando-os rapidamente por água corrente e esfregando com papel de cozinha deixando em seguida secar em cima de mais folhas de papel de cozinha que ajudam a absorver a humidade.







Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 23, 2020

Bolo de courgette e laranja (Orange zucchini bread)


Ingredientes
(para o bolo)
2 ovos
150gr. de courgette
1 2/3 chávena de farinha
3/4 de chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de óleo vegetal (girassol, amendoim ou milho)
1/4 de chávena de iogurte grego ligeiro
1 colher de sobremesa de fermento
3 colheres de sobremesa de sumo de limão
1 colher de café de sal
Raspa de 1 laranja grande
(para o glacé)
1/2 chávena de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de laranja

Preparação
(do bolo)
Rala-se a courgette e coloca-se num pano branco, torce-se para escorrer a humidade. Reserva-se.
Peneira-se a farinha com o fermento e o sal e reserva-se também.
Coloca-se o açúcar e a raspa de laranja na taça da batedeira e bate-se até que a raspa esteja bem envolvida com o açúcar. Em seguida junta-se o óleo e os ovos incorporando bem na mistura. Adiciona-se alternadamente metade da farinha, o iogurte e a restante farinha. Por fim junta-se a courgette ralada e envolve-se bem.
Coloca-se a massa numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (170.ºC) cerca de 40 minutos (convém fazer o teste do palito antes de desligar o forno).
Deixa-se arrefecer um pouco na forma, desenformando em seguida para uma rede de bolachas para que arrefeça completamente.
(do glacé)
Peneira-se o açúcar em pó para uma taça, junta-se o sumo de laranja e mistura-se bem. Com o auxílio de uma colher verte-se sobre o bolo formando uma espécie de arabescos. Deixa-se secar ao ar até que o glacé fique rijo. 
NOTA 1
Esta é a versão com laranja de um outro bolo que publiquei há uns tempos, dessa vez com lião.

NOTA 2
Ao fazer o glacé pode ser necessário um pouco mais ou um pouco menos de sumo de laranja do que a quantidade indicada pois depende muito da humidade no ar. Idealmente deve-se começar com metade da quantidade indicada e ir aumentando gradualmente.






Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 21, 2020

Lulinhas de inspiração asiática (Asian style salt and pepper squid)


Ingredientes (2 doses)
400gr. de lulinhas congeladas
2/3 de chávena de farinha de milho
Sal qb
Pimenta qb
Chinese 5 spice (5 especiarias Chinesas) qb
Azeite (ou óleo) para fritar
Molho sweet chili para acompanhar

Preparação
Descongelam-se as lulinhas, secam-se bem e cortam-se em 3 ou 4 pedaços cada mantendo as cabeças intactas. Coloca-se a farinha e os restantes temperos num saco plástico juntando em seguida as lulas. Agita.se bem para que a farinha adira às lulas e deixa-se repousar no frigorífico por 2 ou 3 horas.
Na altura de cozinhar aquece-se o azeite, sacode-se o excesso de farinha e fritam-se as lulinhas atí ficarem douradas (estas eram muito pequenas e fritaram durante 1 minuto apenas). Escorrem-se sob papel absorvente e servem-se em seguida acompanhadas por molho sweet chili.


NOTA
A Chinese 5 Spices ou Cinco Especiarias Chinesas, é uma mistura (como o próprio nome indica) de cinco especiarias diferentes - canela, funcho, anis estrelado, gengibre, cravinho. É originária da China, mas amplamente usada no Extremo Oriente, Sueste Asiático. Encontra-se com facilidade nas grandes superfícies comerciais.






Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 19, 2020

Chambão de vitela estufado com ervilhas, cenouras e cogumelos (Braised veal shank with peas, carrots and mushrooms)



Ingredientes (5 / 6 doses)
1kg de chambão de vitela cortado em cubos
2 cenouras
1 chávena de ervilhas
400gr. de cogumelos marron frescos
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 lata de tomate picado 
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Azeite qb

Preparação
Leva-se ao lume um tacho de fundo grosso (ferro fundido ou barro é o ideal) com o azeite. Enquanto o azeite aquece tempera-se a carne com o sal, a pimenta e a paprika. Com o azeite bem quente colocam-se a os cubos de carne no tacho e deixa-se selar bem de todos os lados. Retira-se a carne do tacho e reserva-se. Adiciona-se então ao tacho a cebola picada, os alhos fatiados e a cenoura em cubos. Quando a cebola começar a amolecer e a alourar junta-se a carne e o tomate. Envolve-se bem, acrescenta-se água até ao início da altura da carne e quando começar a ferver coloca-se em lume brando deixando cozinhar cerca de 1 hora (convém ir vigiando o tacho para que não pegue e acrescentar água se for necessário). Por fim, quando a carne estiver macia, adicionam-se as ervilhas e os cogumelos (cortados em 4 ou 6 dependendo do tamanho), deixando cozinhar por mais 10 minutos. Deve deixar-se repousar cerca de 15 minutos antes de servir.



NOTA
Este é um prato de slow cooking, para os dias em que há pressa. O chambão de vitela é uma peça de carne muito saborosa mas muito rija devido à presença de nervos e tendões, daí a cozedura prolongada em lume brando que os desfaz. Pode usar-se a panela de pressão, reduzindo o tempo de cozedura em metade mas, não só não gosto de usar panela de pressão, como não considero que o sabor final seja igual.





Agora também no Facebook


segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Tosta de guacamole e ovo escalfado (Guacamole and poached egg on toast)


Ingredientes (2 unidades)
1 abacate pequeno maduro
1/4 de cebola roxa
4 tomates cherry
1 molhinho de coentros
Sumo de lima qb
2 ovos
2 fatias de pão rústico

Preparação
Pica-se a cebola e o tomate cherry em pedaços pequenos. Prepara-se o guacamole esmagando o abacate com um garfo e juntando em seguida a cebola e o tomate. Envolve-se bem com um garfo, juntam-se os coentros picados e o sumo de lima. Tosta-se ligeiramente o pão e divide-se o guacamole pelas fatias. Por fim escalfam-se os ovos por 3 minutos, cobre-se o guacamole com o ovo, polvilha-se com um pouco de pimenta preta e serve-se de imediato. Acompanhei ainda com um pouco de requeijão de ovelha.






Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 16, 2020

Panna cotta de caramelo (Caramel panna cotta)


Ingredientes (6 unidades)
1/2 lata de leite condensado cozido
400 ml de natas para bater
2 folhas de gelatina

Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria. Untam-se as tacinhas com um pouco de spray desmoldante ou óleo vegetal.
No copo da varinha mágica mistura-se bem o leite condensado cozido e as natas. Passa-se a mistura por um passador de rede fina e leva-se ao lume. Assim que levantar fervura retira-se do lume, escorrem-se as folhas de gelatina e misturam-se mexendo bem para incorporar completamente.
Divide-se o creme pelas tacinhas e leva-se ao frio 6 a 8 horas antes de servir (idealmente devem repousar durante a noite no frigorífico).
Na altura de servir desenformam-se cuidadosamente, decoram-se com fios de ovos e nozes caramelizadas.
.






Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 14, 2020

Camarão na frigideira com alho e ervas (Prawns with garlic and herbs)



Ingredientes (4 doses)
16 camarões grandes
2 dentes de alho picados
1 colher de sobremesa de manteiga
1 molhinho de ervas verdes frescas (usei salsa e coentros) picadas
Azeite qb
Sal qb
Flocos de malagueta qb

Preparação
Descongelam-se e descascam-se os camarões mantendo as caudas. Dá-se um golpe no lombo, retira-se a tripa e secam-se bem com o auxílio de papel de cozinha.
Leva-se ao lume uma frigideira com o azeite. Deixa-se aquecer bem e juntam-se os camarões. Cozinham-se cerca de 90 segundos (o tempo depende muito do tamanho dos camarões). Ao fim desse tempo viram-se os camarões e junta-se o alho e as ervas. Deixa-se cozinhar por mais 90 segundos.
Por fim adiciona-se a manteiga e os flocos de malagueta deixando cozinhar por mais um minuto. Retira-se do lume e serve-se de imediato acompanhado de umas fatias de pão rústico.


NOTA
As quantidades estão indicadas para uma entrada para 4 pessoas mas facilmente podem ser adaptadas para mais ou menos gente.
Ao invés de entrada pode também ser servido como prato principal servindo como "molho" para massa, por exemplo.






Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 12, 2020

Salada de couve (coleslaw) com funcho (Fennel coleslaw)




Ingredientes (2 / 3 doses)
(para a salada)
1/4 de couve roxa
1 bolbo de funcho médio
1 cenoura média
1 maçã (de preferência Granny Smith)
Sultanas douradas qb
Miolo de noz qb
(para o molho)
1 colher de sopa de iogurte grego
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de azeite
1 colher de chá de mostarda
Pimenta preta qb

Preparação
Com o auxílio do robot de cozinha (ou mandolina ou mesmo uma faca) cortam-se os legumes em juliana fina. Colocam-se numa taça larga e funda juntando em seguida as sultanas e o miolo de noz grosseiramente picado.
Numa tacinha juntam-se todos os ingredientes do molho misturando bem. Rega-se a salada com o molho, envolve-se bem e deixa-se repousar 15 a 30 minutos para que os legumes "quebrem" um pouco. Serve-se decorada com mais umas quantas nozes grosseiramente picadas.


NOTA
Tradicionalmente a salada coleslaw é feita com uma mistura de couve branca e couve roxa mas como tinha funcho usei-o em vez da couve branca.







Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 10, 2020

Asinhas de frango com ras el hanout (Ras el hanout chicken wings)


Ingredientes (2 doses)
6 asas de frango
3 dentes de alho
1 colher de sopa de ras el hanout
Sumo de 1 limão
Sal qb

Preparação
Arranjam-se as asinhas de franco separando pelas juntas. Colocam-se numa caixa e temperam-se com o sal, os alhos esmagados, o ras el hanout e o sumo de limão. Envolvem-se bem nos temperos e deixam-se repousar por 6 horas no mínimo. Na altura de cozinhar colocam-se num tabuleiro de grelha e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 50 minutos virando a meio do tempo.


NOTA
Ras el hanout é uma mistura quase mística de especiarias do Oriente Médio e Norte da África.
Numa receita para este condimento, combina-se sal, cominhos, gengibre, açafrão,canela, pimenta branca, preta, cayenne e da jamaica, todos moídos. Para utilizar a mistura deve ainda juntar-se alho esmagado. No entanto, dependendo do gosto e da tradição do local, a mistura pode ter mais de 100 ingredientes, incluindo haxixe.
É uma mistura levemente picante, com nuances florais muito subtis, com um sabor robusto e ao mesmo tempo doce.
Encontra-se facilmente à venda nas secções de especiarias dos grandes hipermercados.





Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 09, 2020

Pudim de pão à Americana (American bread pudding)


Ingredientes
1 baguete média
3 ovos
1 chávena de leite
2 pacotinhos de açúcar baunilhado (mais caso se prefira uma sobremesa mais doce)
1 chávena de mirtilos
Açúcar e canela qb

Preparação
Unta-se com manteiga um tabuleiro pequeno (20cm * 15cm) que possa ir ao forno e reserva-se. Batem-se os ovos com o açúcar baunilhado, mistura-se o leite em seguida e reserva-se também. Corta-se a baguete em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Coloca-se uma primeira camada de fatias de baguete no tabuleiro e distribuem-se metade dos mirtilos por cima. Cobre-se com mais uma camada de pão e em seguida com os restantes mirtilos. Rega-se com a mistura de ovo e leite, deixa-se repousar 15 a 20 minutos para que o pão absorva bem. Por fim polvilha-se generosamente com uma mistura de açúcar e canela levando em seguida ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos. A partir dos 20 minutos convém ir vigiando o forno para que não seque demasiado.






Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Vitamina de ananás e laranja com hortelã (Pinapple, orange and mint vitamin)


Ingredientes (1 copo)
1 fatia grossa de ananás
1 laranja grande
4 folhinhas de hortelã fresca
Gelo qb

Preparação
Corta-se o ananás em pedaços, coloca-se no copo do liquidificador. Descasca-se a laranja, retiram-se os caroços, e coloca-se também no copo do liquidificador. Junta-se a hortelã e o gelo e tritura-se na velocidade máxima durante 2 a 3 minutos (se necessário acrescenta-se um pouco de água). Serve-se de imediato.







Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Salada de polvo Octopus salad)


Ingredientes
Polvo cozido
Cebola roxa
Alho
Pimento vermelho
Coentros
Flocos de malagueta (opcional)
Azeite
Vinagre

Preparação
Cortam-se os tentáculos do polvo em pedacinhos pequeno. Junta-se a cebola roxa, o alho, o pimento e os coentros, tudo picado muito miudinho. Polvilha-se com os flocos de malagueta (se for o caso), tempera-se com um fio de azeite e um pouco de vinagre, envolve-se bem e coloca-se no frigorífico até à altura de servir. Antes de servir adiciona-se mais um pouco de azeite, volta a envolver-se bem e está pronto a consumir.






Agora também no Facebook

segunda-feira, fevereiro 03, 2020

Caril de vegetais (Veggie curry)




Ingredientes (3 / 4 doses)
1 couve flor pequena
300gr. de abóbora manteiga
1 courgette pequena
1 lata de feijão vermelho pequena
1 colher de sopa de caril em pó
1 lata de leite de coco (400ml)
2 colheres de sopa de tomate picado
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Separa-se a couve-flor em floretes (caso tenha folhas verdes picam-se grosseiramente e juntam-se também ao caril), corta-se a abóbora e a courgette em cubos pequenos (do tamanho aproximado dos floretes de couve). Retira-se o feijão da lata, lava-se sob água corrente e escorre-se.
Pica-se a cebola e o alho levando ao lume num tacho com um pouco de azeite. Quando começar a alourar junta-se o caril deixando "fritar" um pouco. Em seguida adiciona-se o tomate e 1/4 da lata do leite de coco. Deixa-se cozinhar em lume brando por cinco minutos.
Por fim juntam-se todos os vegetais envolvendo bem na mistura do caril, rega-se com o restante leite de coco e deixa-se cozinhar até que estejam macios. Este caril foi ainda acompanhado por um pouco de arroz branco.






Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 02, 2020

Bolo de maçã invertido (Upside down apple cake)


Ingredientes
4 ovos
4 maças reinetas
1dl de leite
50gr. de manteiga
200gr. de açúcar amarelo
300gr.de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação
Unta-se uma forma com 25cm de diâmetro (sem buraco) e polvilha-se com açucar amarelo ou mascavado. Descasca-se e fatia uma das maçãs e forra-se o fundo da forma, reserva-se
Batem-se os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Em seguida junta-se o leite e a manteiga derretida. Por fim envolve-se a farinha e as restantes maças cortadas em cubinhos. Coloca-se a massa na forma previamente forrada com as fatias da maçã e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se o bolo repousar 15 minutos com a porta do forno encostada. Desenforma-se em seguida para o prato de servir e deixa-se arrefecer.







Agora também no Facebook