quarta-feira, outubro 31, 2018

Panquecas de abóbora (Pumpkin pancakes)



Ingredientes (4 panquecas)
1/2 chávena de farinha de aveia (basta triturar os flocos no robot de cozinha)
1/4 de chávena de puré de abóbora
1/4 de chávena de leite magro
1 ovo grande
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de canela
1/2 colher de café de gengibre em pó
1/2 colher de café de cardamomo em pó
1/2 colher de café de noz moscada
Óleo de coco (ou outro tipo de gordura) para a frigideira 
Topping (ou outro à escolha)
2 colheres de iogurte de caramelo salgado
1 colher se sopa de bagos de romã

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes numa taça (excepto o fermento) e misturam-se bem com o auxílio de uma vara de arames até formar uma massa espessa e homogénea. Em seguida junta-se o fermento e envolve-se bem. Pincela-se uma pequena frigideira anti-aderente com óleo de coco e coloca-se parte da massa (a medida de 1/4 de chávena é o ideal) deixa-se cozinhar em lume brando até que faça bolhinhas. Nessa altura vira-se a panqueca e deixa-se cozinhar do outro lado. Repete-se o processo até terminar a massa. Servem-se de imediato.





Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 29, 2018

(re-edição das) Vassouras de Halloween (Halloween brooms - re-edition)




Ingredientes
Gressinos
Queijo fatiado
Cebolinho
Preparação
Cortam-se as fatias de queijo ao meio (cada fatia dá para 2 vassouras) e dão-se pequenos golpes até 2/3 do comprimento, formando uma espécie de franjas. Enrolam-se as "franjas" em torno da extremidade do gressino e ata-se com dois fios de cebolinho.





Agora também no Facebook

domingo, outubro 28, 2018

Fantasmas de Halloween (Halloween ghosts)



Ingredientes (24 fantasminhas aprox.)
2 claras de ovo (à temperatura ambiente)
1/2 chávena de açúcar branco
Raspa de 1 lima
Lápis de pastelaria ou gel corante alimentar (para desenhar os olhos e as bocas)

Preparação
Colocam-se as claras e a raspa de lima na taça da batedeira e bate-se até que as claras comecem a formar picos suaves. Sem parar de bater junta-se o açúcar e bate-se até que se formem picos firmes. . Transfere-se o merengue para um saco de pasteleiro com bico redondo (pode usar-se um saco plástico simples cortando um canto), forra-se o tabuleiro do forno com papel vegetal prendendo os cantos com uma gota de merengue entre o papel e o tabuleiro e formam-se os fantasminhas. Coloca-se o tabuleiro o forno pré-aquecido (100.ºC) e deixam-se cozinhar cerca de 90 minutos. Ao fim dese tempo desliga-se o forno, sem retirar o tabuleiro descolam-se suavemente os fantasminhas (para evitar que se partam quando estiverem frios) e deixam-se arrefecer dentro do forno com a porta fechada (os meus ficaram durante toda a noite).
Depois de retirar os fantasminhas do forno, com um lápis de pastelaria ou com o corante alimentar e um palito desenham-se os olhos e as bocas.





Agora também no Facebook

sexta-feira, outubro 26, 2018

Linguine (negro) do mar (Linguine al nero di sepia with seafood)


Ingredientes (2 doses)
150gr. de linguine negro
4 lulinhas pequenas
8 camarões
1 dente de alho
1/2 pimento vermelho (previamente assado)
Azeite qb
Salsa fresca qb
Malagueta moída qb (opcional)
Queijo feta qb (opcional)

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as indicações da embalagem. Enquanto a massa coze cortam-se as lulinhas em argolas e o pimento em tiras e descascam-se os camarões. Leva-se ao lume uma frigideira com azeite e o alho esmagado e quando o azeite começar a aquecer junta-se a malagueta (se for o caso) e o pimento em tiras para evitar que o alho queime. Em seguida juntam-se as lulinhas e o camarão. Quando os camarões estiverem rosados acrescenta-se a massa escorrida sem grande rigor e envolve-se bem. Coloca-se no prato, polvilha-se com um pouco de feta esfarelado e a salsa picada. Serve-se de imediato.





Agora também no Facebook


quarta-feira, outubro 24, 2018

Folhas de couve flor com salteadas com grão e vinagre balsâmico (Cauliflower elaves sautéed with chickpeas and balsamic vinegar)


Ingredientes
Folhas de couve-flor
Sobras de grão cozido
1 dente de alho
Azeite qb
Flor de sal qb
Vinagre balsâmico qb

Preparação
Cortam-se finamente as folhas de couve flor, lavam-se e escorrem-se bem. Pica.se o dente de alho, coloca-se numa frigideira larga e funda com azeite. Deixa-se aquecer o azeite e juntam-se as folhas de couve. Tapa-se a frigideira e deixam-se cozinhar agitando a frigideira frequentemente. Quando começarem a ficar macias junta-se o grão, uma pitada de flor de sal e o vinagre balsâmico. Agita-se para misturar, retira-se do lume e serve-se de imediato.





Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 22, 2018

Jardineira de almôndegas de peru (Stewed turkey meatballs)


Ingredientes (18 a 20 almôndegas)
(para as almôndegas)
500gr. de carne de peru picada
1 pedacinho de chouriço
1 cebola pequena
1 raminho de ervas verdes frescas (usei salsa, cebolinho e coentros)
(para a jardineira)
2 chávenas de ervilhas descascadas
1/2 chávena de cenoura em cubinhos
1/2 lata pequena de tomate picado
1/3
1 cebola
1 dente de alho
1 raminho de salsa
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
No robot de cozinha pica-se o chouriço, a cebola e as ervas verdes. Junta-se à carne, mistura-se e formam-se as almôndegas com as mãos. Colocam-se no frigorífico por cerca de 1 hora para que fiquem um pouco mais consistentes. Em seguida unta-se uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e selam-se as almôndegas agitando a frigideira ocasionalmente para que a carne sele por igual.
Enquanto a carne está a alourar coloca-se num tacho um fio de azeite e acrescenta-se a cebola picada, o alho e a salsa picada. Leva-se ao lume e quando começar a alourar junta-se o tomate e o vinho, temperando com o sal e a pimenta. Quando começar a ferver adicionam-se as almôndegas que entretanto já alouraram. Deixa-se cozinhar em lume brando 15 a 20 minutos. Por fim juntam-se as ervilhas e as cenouras bem como um pouco de água (apenas o necessário para cozinhar as ervilhas). Quando as cenouras estiverem macias retira-se do lume e deixa-se repousar um pouco. Serve-se em seguida.





Agora também no Facebook

domingo, outubro 21, 2018

Mini bolo de iogurte e laranja (em dose dupla) (Mini yougurt and orange cake (in double dose))


Ingredientes
1 iogurte
1 chávena de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
1/4 de chávena de óleo
2 ovos
Raspa de 1/2 laranja
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação
Batem-se os ovos com o açúcar e a raspa de laranja, juntando o óleo em seguida. Adiciona-se a farinha peneirada com o fermento e coloca-se numa forma rectangular pequena (1lt. de capacidade) untada e polvilhada com pão ralado (ou farinha). Leva-se ao forno (pré-aquecido a 180.ºC) por 35 minutos. O bolo deve repousar dentro do forno com a porta encostada por mais 10 minutos.


NOTA
Apesar de estarem dois bolos na foto as quantidades indicadas são apenas para um bolo.





Agora também no Facebook

sexta-feira, outubro 19, 2018

Creme de abóbora e couve flor com coentros (Butternut squash and cauliflower cream soup with coriander)



Ingredientes
600gr. de couve flor
600gr. de abóbora manteiga
2 alhos franceses
1 dente de alho
1 ramo de coentros
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
No fundo de uma panela coloca-se um fio de azeite e junta-se o alho esmagado, o alho francês fatiado, a abóbora em cubos, a couve flor (reservando cerca de meia chávena de floretes) e os talos dos coentros. Tempera-se com o sal e a pimenta e leva-se ao lume. Quando estiver quente tapa-se a panela e deixa-se estufar cerca de 15 minutos. Por fim cobrem-se os legumes com água e deixa-se cozinhar até que tudo esteja macio. Tritura-se então a sopa com o auxílio do liquidificador ou da varinha mágica. Leva-se ao lume uma frigideira com um fio de azeite e salteiam-se os floretes de couve-flor reservados. Serve-se por fim a sopa decorada com os floretes salteados e os coentros picados miudinhos.





Agora também no Facebook

quarta-feira, outubro 17, 2018

Pataniscas de bacalhau com cerveja (Salted codfish frittets with beer batter)



Ingredientes (15 pataniscas aprox.)
200gr. de migas de bacalhau demolhadas e escorridas
2 ovos
1 chávena de farinha
150ml de cerveja
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 cebola pequena
1 molhinho de salsa
1 pedacinho de pimento vermelho
Sal qb 
Pimenta preta qb
Azeite para fritar

Preparação
Pica-se a cebola, o pimento e a salsa e reservam-se. Desfazem-se as migas de bacalhau e reservam-se também.
Numa taça funda coloca-se a farinha peneirada com o bicarbonato, adicionam-se os ovos e adiciona-se lentamente a cerveja misturando tudo com uma colher de pau ou vara de arames. Quando a massa estiver lisa acrescenta-se a cebola, a salsa picada e o pimento picadinhos, bem como o bacalhau. Tempera-se com o sal (atenção pois pode não ser necessário juntar sal) e a pimenta preta. Deixa-se a massa repousar por 30 minutos a 1 hora (este compasso não é "obrigatório" mas acho que as pataniscas ficam mais saborosas assim). Por fim fritam-se colheradas da massa em azeite quente até que as pataniscas fiquem douradas. Podem ser consumidas quentes ou frias.


NOTA
Para obter pataniscas altas e fofas devem fritar-se num tacho mas, caso se prefiram pataniscas ais espalmadas devem ser fritas numa frigideira.





Agora também no Facebook

terça-feira, outubro 16, 2018

Pão de beterraba (Beetroot bread)


Ingredientes
420gr. de farinha de trigo sem fermento
80gr. de farinha de beterraba
1 saqueta (7gr.) de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal fino
420ml de água tépida

Preparação
Peneiram-se as farinhas  para uma taça larga e funda. Abre-se uma cavidade no meio e coloca-se o fermento, o sal e a água tépida. Mistura-se muito bem com uma colher de pau até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos, tapa-se com um pano e coloca-se num sítio seco para levedar (a massa é uma massa muito molhada mas é mesmo assim) 2 a 3 horas (normalmente aqueço a água no micro-ondas e aproveito o calor para deixar a massa levedar lá dentro com a porta fechada).
Liga-se então o forno a 200ºC e coloca-se um tacho (de ferro fundido ou barro) com tampa e forrado com papel vegetal a aquecer. Quando o forno atingir a temperatura retira-se cuidadosamente o tacho do forno, polvilha-se o fundo do papel vegetal com farinha e verte-se a massa para o tacho. Tapa-se e coloca-se novamente no forno por 35 minutos. Ao fim desse tempo retira-se a tampa e deixa-se cozinhar o pão por mais 10 a 15 minutos aproximadamente para que ganhe um pouco de côdea. Depois de retirar o pão do forno "desenforma-se" e deixa-se arrefecer um pouco em cima de uma rede de bolachas antes de cortar.


NOTAS
Creio que o "Pão da Titá" é o pão mais famoso da internet. Resolvi experimentar uma versão com farinha de beterraba e adorei o resultado. Embora a receita original não o mencione, pessoalmente acho mais fácil desenformar o pão se forrar o tacho com papel vegetal, o que não altera em nada o sabor.
Fazer o pão no tacho aquecido e com tampa ajuda a criar a humidade necessária à formação da crosta crocante do pão.








Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 15, 2018

Pescada no forno com molho de tomate e pimento vermelho (Oven baked hake with tomato and red pepper sauce)


Ingredientes (2 doses)
2 postas de pescada
1 cebola
1 dente de alho
1/2 lata de tomate picado
1/2 pimento vermelho
1dl. de vinho branco
1 molhinho de salsa fresca
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
No fundo de um tachinho pequeno coloca-se um fio de azeite e junta-se a cebola, o alho, a salsa e uma parte do pimento, tudo cortado grosseiramente e leva-se ao lume. Quando a cebola começar a amolecer acrescenta-se o tomate e o vinho branco, tempera-se com um pouco de sal e pimenta e deixa-se cozinhar em lume brando (se necessário acrescentar um pouco de água). Quando o molho estiver cozinhado (10 a 15 minutos aproximadamente) retira-se do lume e tritura-se com a varinha mágica. Colocam-se então as postas de pescada no fundo de um tabuleiro de forno, cobrem-se com o molho e o restante pimento cortado em tirinhas finas e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 20 a 25 minutos. Serve-se acompanhado de legumes cozidos a vapor, puré de batata ou mesmo arroz branco.





Agora também no Facebook

domingo, outubro 14, 2018

Smoothie de banana e chocolate (Banana and chocolate smoothie)


Ingredientes (1 dose)
1/2 banana congelada em fatias
1 iogurte grego natural magro
1/3 de chávena de leite magro
1 colher de sopa de chocolate em pó (75% de cacau)
1 colher de sopa de flocos de aveia
1 colher de chocolate granulado para decorar
Cerejas (ou framboesas) para decorar

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes no copo do liquidificador (excepto o chocolate granulado e as cerejas) e trituram-se até obter um liquido espesso e homogéneo. Serve-se de imediato decorado com chocolate granulado e as cerejas.





Agora também no Facebook

sexta-feira, outubro 12, 2018

Camarão no forno com cerveja (Oven baked prawns with beer sauce)


Ingrediente
10 camarões grandes
2 dentes de alho grandes
2dl. de cerveja branca
Paprika fumada qb
Malagueta Vermelha (tipo chili) ralada qb (opcional)
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Deixa-se descongelar parcialmente o camarão e descasca-se mantendo as caudas e as cabeças. Colocam-se no fundo de um tabuleiro previamente regado com um fio de azeite e temperam-se com o sal, a paprika e a malagueta ralada (se for o caso). Deixa-se repousar por 30 minutos. Em seguida rega-se com a cerveja e leva-se ao forno (pré-aquecido a 200ºC) 10 a 15 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno, retiram-se os camarões para um prato e leva-se o tabuleiro ao lume para ferver e reduzir o molho. Quando o molho tiver reduzido e apresentar um aspecto espesso retira-se do lume, regam-se os camarões e servem-se de imediato.





Agora também no Facebook


quarta-feira, outubro 10, 2018

Risotto e polvo e camarão (Octopus and shrimp risotto)


Ingredientes (2 doses)
300gr. de polvo cozido
1/2 chávena de miolo de camarão
1/2 chávena de arroz arbóreo
500ml. de água de cozer o polvo
150ml de vinho tinto
50ml de vinho branco
1 colher de sobremesa de manteiga
1 chalota (ou cebola nova) pequena
1 dente de alho 
1 raminho de salsa fresca
Azeite qb

Preparação
Coloca-se a água de cozer o polvo e o vinho tinto num numa pequena caçarola e mantém-se sob lume muito brando. Pica-se a chalota e o alho miudinhos e leva-se ao lume com um fio de azeite. Quando a cebola começar a alourar junta-se o arroz e deixa-se "fritar" até começar a ficar translúcido. Junta-se então o vinho branco e deixa-se evaporar mexendo sempre. Quando já não houver vinho branco no arroz junta-se então 1 concha da mistura da água da cozedura do polvo com o vinho tinto e vai-se mexendo até que seja completamente absorvida repetindo o processo até que o arroz esteja quase cozinhado (cerca de 20 minutos +/-). Com o arroz quase cozinhado adiciona-se o polvo cortado em pedaços e o miolo de camarão, continuando a juntar liquido se necessário (o risotto não deve ficar seco). Depois de cozinhado retira-se do lume, junta-se uma colher de sobremesa de manteiga, mexe-se até que derreta e seja absorvida pelo arroz. Polvilha-se com a salsa picada e serve-se de imediato.


.





Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 08, 2018

Bife marinado com vodka da Nigella Lawson (Nigella Lawson's vodka marinated steak)


Ingredientes (2 doses)
1 bife de vaca alto (350gr. aprox.)
80ml vodka
60ml azeite + Azeite para cozinhar
1 dente de alho
1 raminho de salsa fresca
1 colher sobremesa de tomilho 
Sal qb
Grãos de pimenta preta qb
100ml de caldo de carne (aprox.)
1 colher de sopa de manteiga

Preparação
Num saco com fecho coloca-se a vodka, o azeite, o dente de alho esmagado e picado, o sal e os grãos de pimenta esmagados. Junta-se o bife e massaja-se para que a marinada se espalhe bem. Fecha-se e coloca-se no frigorífico no mínimo por 3 horas (este ficou 24 horas), retirando antes de cozinhar de modo  a ficar à temperatura ambiente.
Na altura de cozinhar coa.se a marinada e reserva-se. Coloca-se um fio de azeite numa frigideira, aquece-se bem e sela-se a carne de ambos os lados para ganhar cor. Reduz-se depois o lume, tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar a carne 2 a 3 minutos de cada lado (dependendo de se gostar da carne mais bem ou mal passada) Desliga-se o lume, retira-se a carne da frigideira e deixa-se repousar tapada com película de alumínio por 10 a 15 minutos. Junta-se então o caldo de carne à marinada coada até perfazer 150ml. Adiciona-se também os sucos que escorreram da carne enquanto repousou e leva-se o liquido ao lume na frigideira onde se cozinhou a carne até reduzir para cerca de metade. Por fim acrescenta-se a manteiga, envolve-se no molho e serve-se sobre a carne cortada em fatias. A Nigella aconselha batatas cozidas como acompanhamento, eu acompanhei com puré de batata.







Agora também no Facebook

domingo, outubro 07, 2018

Pudinzinhos de gelatina e quark (Quark and gelatin puddings)


Ingredientes
1 embalagem de gelatina em pó (para 500ml de água) de sabor à escolha
400ml de água a ferver
1/2kg. de queijo quark 0%

Preparação
Mistura-se a gelatina na água a ferver até que esteja completamente dissolvida. Em seguida adiciona-se o queijo quark até ficar bem envolvido também. Distribui-se por tacinhas e leva-se ao frigorífico 1 a 2 horas antes de servir.






Agora também no Facebook

quarta-feira, outubro 03, 2018

Pescadinhas de rabo na boca (Deep fried baby hake)


Ingredientes (2 doses)
4 pescadinhas
Sumo de 1 limão
Alho em pó qb
Sal qb
Farinha de trigo qb
Farinha de milho qb
Azeite para fritar

Preparação
Temperam-se as pescadas com um pouco de sal, alho em pó e sumo de limão e deixam-se repousar cerca de meia hora.
Ao fim desse tempo enxugam-se bem, colocam-se os rabos das pescadas na boca, prendem-se com os dentes (e o auxílio de um palito para que não se soltem enquanto fritam).
Numa taça misturam-se as farinhas em partes iguais e envolvem-se bem as pescadas. Fritam-se em azeite até estarem douradas e escorrem-se em seguida sobre papel absorvente. Estas foram depois acompanhadas por uma salada de feijão frade.







Agora também no Facebook


segunda-feira, outubro 01, 2018

Salada de salmão fumado com queijo feta (Smoked salmon salad with feta cheese)


Ingredientes (1 salada)
50gr. de salmão fumado
50gr. de queijo feta
2 rabanetes
1 colher de sopa de croutons
Mistura de alfaces qb
Sementes de Nigella (ou sésamo preto ou papoila) qb
Azeite qb
Sumo de lima (ou limão) qb

Preparação
Corta-se o salmão em fatias finas, enrolam-se de modo a formar umas rosas e reservam-se. No fundo de uma taça coloca-se a mistura de alfaces, cobre-se com o feta esfarelado e adicionam-se os rabanetes em fatias finas e os croutons. Tempera-se com um fio de azeite e mistura-se bem. Por fim adiciona-se o salmão e as sementes de Nigella, rega-se com o sumo de lima e serve-se de imediato.





Agora também no Facebook