quarta-feira, janeiro 30, 2019

Massa com camarão, tomate e malagueta (Prawns, tomato and chili pasta)


Ingredientes (1 dose)
6 camarões cozidos descascados
60gr. de massa
6 tomates cereja
Malagueta moída qb
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze leva-se ao lume uma frigideira pequena com um pouco de azeite, o dente de alho picado, os coentros picados e a malagueta moída. Quando o azeite começar a aquecer juntam-se os camarões e o tomate cereja deixando cozinhar até que a pele do tomate comece a rebentar. Quando a massa estiver cozida escorre-se bem, junta-se à frigideira, envolve-se e serve-se de imediato.







Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 28, 2019

Entrecosto no forno (Oven baked shortribs)


Ingredientes (3 / 4 doses)
800gr. de entrecosto (piano)
12 batatinhas novas
2 dentes de alho assados
2 colheres de sopa de massa de pimentão
1/2 dl de vinho branco
Sumo de 1 laranja
Sumo de 1 limão
Sal qb
Paprika fumada qb
Malagueta moída qb (opcional)
Azeite qb
1 molhinho de coentros frescos picados qb (para decorar)

Preparação
Cortam-se as batas em metades ou quartos, dependendo do tamanho e reservam-se. Numa tacinha misturam-se todos os ingredientes excepto a carne, as batatas, o azeite e os coentros. Mistura-se bem para formar uma pasta. Barra-se a carne com a mistura, juntam-se as batatas, envolve-se bem e deixa-se marinar por 2 a 3 horas.
Num tabuleiro de forno coloca-se a carne, distribuem-se as batatas em volta, junta-se metade da marinada, rega-se com um fio de azeite e leva-se ao forno pré-aquecido (170ºC) por 45 a 60 minutos.
Retira-se do forno, polvilha-se com os coentros picados e serve-se acompanhado pro uma salada verde.







Agora também no Facebook

domingo, janeiro 27, 2019

"Pão" de laranja (Orange bread)


Ingredientes
2 ovos
1 1/4 chávenas de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha
100gr. de manteiga à temperatura ambiente
2 colheres de sobremesa de farinha
1/2 chávena de sumo de laranja + 1/4 de chávena de sumo de laranja
Raspa de 1 laranja

Preparação
Batem-se os ovos com o açúcar e a raspa de laranja até formarem uma massa esbranquiçada. Continuando a bater adiciona-se a manteiga e em seguida 1/2 chávena de sumo de laranja. Quando estiver bem misturado junta-se a farinha peneirada juntamente com o fermento e incorpora-se na massa sem bater em demasia. Coloca-se numa forma pequena (1 litro de capacidade) untada e polvilhada com pão ralado. Leva.se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 45 a 50 minutos (convém fazer o teste do palito antes de retirar do forno). Retira-se a forma do forno e rega-se o bolo (antes de desenformar) com o restante sumo de laranja. Deixa-se repousar cerca de 15 minutos. Desenforma-se em seguida e deixa-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas.





Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 25, 2019

Folhadinhos de salsicha com mostarda e queijo (Sausage mini puffs with mustard and cheese)


Ingredientes (24 unid. aprox.)
1 placa de massa folhada rectangular
1 frasco de salsichas de cocktail
1 ovo
Queijo parmesão para ralar
Mostarda com grão
Sementes de Nigella (sésamo ou papoila também servem)

Preparação
Estica-se a massa folhada em cima da bancada, marca-se e corta-se levemente sem separar os quadrados para os folhados. Pincela-se a superfície com mostarda ralando em seguida o queijo por cima em toda a superfície. Em seguida separa-se os quadrados de massa folhada, enrola-se um em redor de cada uma das salsichas e colocam-se no tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal. Em seguida pincelam-se os rolinhos com o ovo batido e polvilham-se com as sementes. Levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 15 minutos ou até que estejam dourados e estaladiços. São óptimos ainda mornos, ou mesmo completamente frios.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 23, 2019

Medalhões de pescada com sopa de cebola no forno (Oven baked hake medallions with onion soup)



Ingredientes (2 doses)
4 medalhões de pescada
1,5dl de natas ligeiras
2 colheres de sopa de sopa de cebola em pó
Parmesão ralado qb

Preparação
Colocam-se os medalhões de pescada numa travessa pequena. Com o auxílio da varinha mágica misturam-se as natas com o pó da sopa de cebola e rega-se o peixe. Cobre-se com parmesão ralado (na altura de preferência) e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 20 minutos. Serve-se acompanhado por arroz branco, couscous ou legumes a vapor.





Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 21, 2019

Magret de pato com molho de laranja e Moscatel com puré de batata doce e menta (Duck breast with orange and "Moscatel" sauce with swett potato and mint puree)



Ingredientes (2 doses)
2 peitos de pato pequenos
1/2dl de moscatel
Sumo de 1 laranja pequena
Sal qb
Pimenta qb
(para o puré)
2 batatas doces pequenas
1dl de natas
Menta fresca qb (ou hortelã)
Sal qb

Preparação
Secam-se bem os peitos de pato e dá-se uns golpes diagonais na pele (formando losangos). Tempera-se de sal e pimenta. Leva-se ao lume uma frigideira anti-aderente e deixa-se aquecer bem. Coloca-se dentro o peito de pato com a pele virada para baixo e deixa-se cozinhar 6 a 8 minutos (depende da altura do peito do pato). Em seguida viram-se e deixam-se cozinhar por mais 2 a 3 minutos. Retiram-se da frigideira e deixam-se repousar cerca de 5 minutos enquanto se preparar o molho.
Para preparar o molho descarta-se cerca de metade da gordura do pato que ficou na frigideira e junta-se o sumo de laranja e o Moscatel. Deixa-se ferver até reduzir para cerca de 1/3 e está pronto.
(para o puré)
Descascam-se e cozem-se as batatas com um pouco de sal e esmagam-se. Leva-se ao lume um tachinho com as natas e a menta picada deixando ferver em lume muito brando 1 ou 2 minutos. Juntam-se as natas (pode retirar-se a menta ou não - eu gosto de deixar ficar) às batatas esmagadas e envolve-se bem. Se necessário pode acrescentar-se mais um pouco de natas mesmo sem a menta.
Fatia-se o pato que entretanto esteve a repousar e serve-se regado com o molho e acompanhado com o puré.





Agora também no Facebook

domingo, janeiro 20, 2019

"Pão" de banana e coco (Coconut banana bread)


Ingredientes
2 chávenas de farinha
1/2 chávena de açúcar (3/4 de chávena caso as bananas não sejam muito doces ou se prefira um pão mais doce)
1 pacotinho de açúcar baunilhado
1/2 chávena de coco ralado + um pouco para polvilhar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de sal fino
100gr. de manteiga
2 ovos
3 bananas médias maduras

Preparação
Peneira-se a farinha com o fermento e o sal para uma taça e reserva-se. Coloca-se a manteiga e os açúcares taça da batedeira batendo até obter uma mistura esbranquiçada. em seguida juntam-se as bananas em pedaços e o coco e bate-se novamente. Por fim adicionam-se os ovos e bate-se uma vez mais. Em seguida incorpora-se suavemente a farinha até obter uma massa homogénea. Coloca-se a massa numa forma de bolo Inglês (previamente untada e polvilhada com farinha ou pão ralado) com 1 litro de capacidade, polvilha-se com um pouco mais de coco ralado e leva.se ao forno pré-aquecido (170.ºC) durante 50 minutos aproximadamente (convém fazer o teste do palito antes de desligar o forno). Deixa-se repousar com a porta do forno encostada por 10 minutos, desenforma-se em seguida e deixa-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas. Por ser não ser muito doce fica óptimo acompanhado por um pouco de compota.





Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 18, 2019

Paella mista (Mixed "paella")



Ingredientes (5 doses)
5 perninhas de frango
5 mexilhões de meia-casca grandes (previamente descongelados)
5 camarões grandes (previamente descongelados)
5 chávenas (de café) de arroz (usei arroz vaporizado)
5 lulas pequenas cortadas em pedaços
200gr. de carne de vaca (cortada em cubinhos)
1lt. de caldo de legumes (pode não ser necessário utilizar todo)
1 cebola roxa grande
2 dentes de alho grandes
1/2 pimento vermelho
1/2 chávena de ervilhas
1 colher de chá de malagueta moída (opcional)
Azeite qb
Sal qb
Açafrão qb
Alho em pó qb
Paprika fumada qb
Gomos de limão qb

Preparação
Tempera-se a carne de vaca e as pernas de frango com o alho em pó e a paprika fumada e deixa-se repousa cerca de 1 hora. Cobre-se o fundo de uma "paelleira" ou frigideira larga e baixa com azeite e junta-se a cebola e o alho picadinhos bem como a malagueta moída. Leva-se ao lume até começar a estalar. Junta-se então a carne de vaca e as pernas de frango deixando alourar bem de todos os lados. Em seguida adiciona-se o arroz envolvendo bem e deixando "fritar" um pouco para absorver a gordura e os sabores. Acrescenta.se então o açafrão e o caldo de legumes (no dobro da quantidade de arroz utilizado). Quando começar a ferver baixa-se o fogão para o mínimo e deixa-se cozinhar cerca de 20 minutos. Ao fim dos 20 minutos juntam-se as ervilhas, as lulas, o camarão, os mexilhões e o pimento em tiras deixando cozinhar por mais 5 a 6 minutos. Retira-se do lume, decora-se com os gomos de limão e está pronto a servir.


NOTA
Tradicionalmente a paella é feita com um arroz próprio para esse fim (o arroz bomba) mas utilizei arroz vaporizado e funcionou muito bem.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 16, 2019

Salada de bacalhau assado com grão e pimentos assados (Salad with barbecued salted cod, chickpeas and roasted peppers)



Ingredientes (2 doses)
1 posta de bacalhau alta (gosto de utilizar as postas da cabeça para este tipo de pratos)
1 lata pequena de grão (420gr.)
1 pimento vermelho
1 ovo
2 dentes de alho
Azeite qb

Preparação
Escalda-se o bacalhau em água a ferver por 5 minutos, aproveitando para cozer o ovo. Retira-se o bacalhau da água, enxuga-se bem e grelha-se no fogão (ou grelhador eléctrico ou carvão) ao mesmo tempo que o pimento. Enquanto o bacalhau grelha lava-se e escorre-se bem o grão, retira-se a casca ao ovo e fatiam-se finamente os alhos para uma pequena frigideira com azeite. Leva-se a aquecer em lume brando tendo cuidado para não deixar fritar os alhos.
Quando o bacalhau e os pimentos estiverem grelhados coloca-se o grão numa saladeira e junta-se o bacalhau desfiado em lascas e o pimento (previamente limpo de peles e sementes) em tiras finas. Acrescenta-se o ovo e tempera-se como azeite aquecido com os alhos. Pode ser consumido na altura ou completamente frio.






Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 14, 2019

Pataniscas de legumes (Veggies fritters)



Ingredientes (8 a 10 pataniscas)
1 chávena de sobras de legumes cozidos
1 chávena de farinha
1/2 chávena de leite;
1 colher de café de fermento
1 ovo
1 cebola pequena
1 molhinho de salsa fresca
Sal qb
Pimenta preta moída na altura qb
Azeite (ou óleo vegetal para fritar)

Preparação
Picam-se os legumes miudinho de modo a ficarem mais ou menos com o tamanho de uma ervilha ou bago de milho, reservam-se. Numa taça coloca-se a farinha peneirada com o fermento. Junta-se em seguida o leite e o ovo, misturando bem para obter uma massa lisa e homogénea. Por fim acrescentam-se os legumes, a cebola, o alho e a salsa picados miudinhos, tempera-se com o sal e a pimenta e envolve-se bem.
Cobre-se o fundo de uma frigideira com cerca de 1 dedo de altura de azeite, deixa-se aquecer bem e fritam-se colheradas da massa deixando dourar de ambos os lados. Quando estiverem douradas retiram-se do azeite e escorrem-se sobre papel absorvente. Estas foram acompanhadas por uma salada de feijão frade.





Agora também no Facebook

domingo, janeiro 13, 2019

Bolo de alperces secos (Dried apricot cake)


Ingredientes
2 ovos
1 chávena de alperces secos picados
1 chávena de sumo de alperce
3/4 de chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato em pó
2 colheres de chá de fermento
50gr. de manteiga

Preparação
Leva-se ao lume um tachinho com os alperces picados, a manteiga, o açúcar e o sumo de alperce. Quando levantar fervura deixa-se cozinhar por 5 minutos em lume brando, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco.
Entretanto peneira-se a farinha com o fermento e o bicarbonato para uma taça. Quando a mistura de alperces já estiver fria acrescenta-se aos ingredientes secos juntamente com os ovos, envolve-se bem até formar uma massa homogénea e coloca-se numa forma untada e enfarinhada. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 40 minutos aproximadamente (convém fazer o teste do palito antes de retirar do forno). Deixa-se repousar um pouco no forno com a porta encostada, desenforma-se e coloca-se numa rede de bolachas para arrefecer completamente.





Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 11, 2019

Bifanas no pão (Pork steak sandwich)


Ingredientes (2 doses)
4 bifanas de porcos fininhas
2 pães rústicos (tipo pão da avó)
2 dentes de alho
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Vinho branco qb
Azeite qb
Mostarda para servir

Preparação
Tempera-se a carne com os alhos fatiados finamente, o sal, a pimenta, a paprika e o vinho branco. Coloca-se no frigorífico para marinar durante umas horas (6 a 8 horas, mas pode ficar mais tempo). deve retirar-se a carne do frio um pouco antes de cozinhar para que fique á temperatura ambiente.
Leva-se ao lume uma frigideira com um fio de azeite, junta-se a carne e frita-se bem de ambos os lados. Quando a carne estiver cozinhada junta-se a marinada e deixa-se ferver até apurar o molho e retira-se do lume. Torra-se ligeiramente o pão, rega-se com um pouco do molho que se formou, barra-se com mostarda, colocam-se 2 bifanas em cada pão, e cobre-se com a outra metade novamente regada com um pouco de molho e barrada com mostarda. Serve-se de imediato
.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 09, 2019

Lulinhas na frigideira com alho e coentros (Baby squid with garlic and coriander)



Ingredientes (2 doses)
1/2 kg. de lulinhas limpas previamente descongeladas
3 dentes de alho
1 malagueta (opcional)
1/2dl. de vinho branco
1 ramo generoso de coentros
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Corta-se o alho em fatias e coloca-se numa frigideira de fundo grosso (de preferência de barro) juntamente com o azeite, a malagueta e 2/3 dos coentros picados. Quando o alho começar a alourar juntam-se as lulas, deixam-se cozinhar por 3/4 minutos e em seguida adiciona-se o vinho e tempera-se com um pouco de sal.  Deixa-se ferver até que o álcool evapore, retira-se do lume e serve-se acompanhado por batatinhas pequenas cozidas, polvilhado com os restantes coentros.





Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 07, 2019

Sopa de feijão branco com agrião (White bean and watercress soup)



Ingredientes
1 lata grande de feijão branco
1 molho de agriões
1 cebola
1 alho francês
2 dentes de alho
1 ramo de coentros
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Coloca-se um pouco de azeite no fundo da panela e junta-se o feijão (lavado e escorrido) e a cebola, alho francês, alho e coentros picados grosseiramente. Tempera-se com um pouco de sal (atenção porque o feijão de lata já contém sal), tapa-se a panela e deixam-se os legumes estufar por 10 minutos aproximadamente. Ao fim dese tempo cobrem-se com água e cozinham-se até estarem macios. Retira-se a sopa do lume e com o auxílio da varinha mágica ou robot de cozinha tritura-se a sopa até obter um creme aveludado. Leva-se de novo ao lume, juntam-se os agriões e deixa-se ferver por mais 5 minutos. 








Agora também no Facebook

domingo, janeiro 06, 2019

Queques de Bolo-Rei 2019 (Fruit cake muffins 2019)


Ingredientes (20 a 24 queques)
300gr. de bolo rei
250gr. de farinha
125gr. de açucar
100gr. de manteiga ou margarina
2,5 dl. de buttermilk (leitelho)
1 colher de chá de fermento
4 ovos

Preparação
A preparação desta receita é extremamente fácil e rápida. Depois de desfazer o bolo rei na picadora misturam-se todos os ingredientes na batedeira, distribui-se a massa pelas formas de queques e vai ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 15 a 20 minutos. Estes levaram ainda uma noz no topo. 



NOTA
Desde que um grande amigo me passou esta receita (há cerca de 10 anos!!!) que este é o encerramento ofocial do Natal cá em casa.
Ver aqui como fazer buttermilk em casa.






Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 04, 2019

Caril tropical de camarão (Tropical prawn curry)


Ingredientes (2 / 3 doses)
600gr. de miolo de camarão
1 lata de leite de coco
1 manga madura mas bem firme
1 cebola média
1 dente de alho
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 malagueta (opcional)
Caril em pó qb
Sal qb
Azeite qb
Coentros frescos para polvilhar

Preparação
Pica-se finamente a cebola e o alho e leva-se ao lume num tacho com a malagueta (inteira ou picada - é opcional) e um pouco de azeite. Quando começar a alourar junta-se o caril e a pasta de tomate. Deixa-se fritar um pouco e em seguida tempera-se com sal, adiciona-se o leite de coco deixando cozinhar 5 a 10 minutos em lume muito brando. Por fim adiciona-se o miolo do camarão e a manga descascada e cortada em cubos. Assim que o camarão estiver macio (5 a 6 minutos) retira-se do lume, polvilha-se com os coentros picados e serve-se acompanhado por arroz branco.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 02, 2019

Coisas à Braz ("Stuff" Braz style)



Ingredientes (2 doses)
3 ovos
1/4 chávena de miolo de camarão
1/4 de chávena de ervilhas
1/4 de chávena de feijão mungo
2 camarões
2 palitos de delícias do mar
1 cogumelo marron
1 tira de pimento vermelho
100gr. de batata palha
1 cebola média
1 dente de alho
Azeite qb
Salsa fresca qb
Pimenta preta moída na altura qb
Sal qb (opcional uma vez que a batata palha já tem sal suficiente)

Preparação
Corta-se a cebola em meias luas finas e fatia-se finamente o alho. Leva-se ao lume num tacho com um fio de azeite e quando começar a amolecer juntam-se os restantes ingredientes excepto a batata palha, os ovos e a salsa.
Deixa-se cozinhar até que os ingredientes estejam macios adicionando então as batatas e os ovos batidos com a pimenta preta e o sal (se for o caso). Junta-se metade da salsa e cozinha-se em lume brando mexendo sempre até que os ovos atinjam o ponto desejado (cuidado para não deixar que fiquem demasiado secos).
Retira-se do lume e serve-se acompanhado por uma salada e polvilhado com a restante salsa.


NOTA
Mais do que uma receita isto é uma ideia para aproveitar sobras que segue a preparação usual do bacalhau à Braz e, como sempre digo "é possível fazer "à Braz" de tudo".





Agora também no Facebook