segunda-feira, junho 29, 2020

Strudel de alheira com espinafres e maçã ("Alheira" strudel with spinach and apple)


Ingredientes (2 doses)
1 alheira (usei de Trás os montes)
200gr. de espinafres congelados
1 maçã (usei Granny Smith)
1 cebola pequena
1 dente de alho pequeno
Azeite qb

Preparação
Pica-se a cebola e o alho e leva-se ao lume com um fio de azeite. Quando começar a alourar retira-se a pele à alheira, desfaz-se em pedaços, junta-se ao tacho e deixa-se cozinhar por 5 minutos. Em seguida adicionam-se os espinafres previamente descongelados e escorridos e a maçã ralada. Envolve-se bem e cozinha-se por mais 5 minutos. Deixa-se arrefecer completamente.

Cortam-se as folhas de filo ao meio (de modo a ficar com 4 folhas iguais), pincelam-se (ou pulverizam-se) levemente com azeite e sobrepõem-se. Coloca-se o recheio no meio da última camada dobram-se as extremidades para dentro e enrolam-se cuidadosamente as folhas de modo a ficarem com a abertura para baixo. Com o auxílio de uma faca bem afiada dão-se uns golpes na superfície do rolo, pincela-se com um pouco mais de azeite e vai ao forno pré-aquecido a 180.º durante 25 minutos ou até ficar dourado. Serve-se acompanhado por uma salada verde.






Agora também no Facebook

domingo, junho 28, 2020

Pudim de maçã e chia (Apple chia pudding)






Ingredientes
1/2 chávena de iogurte grego ligeiro
2 colheres de sopa de puré de maçã
1 colher de sopa de sementes de chia
Topping a gosto (no caso granola, manga e framboesa)

Preparação
Mistura-se o iogurte com o puré de maçã e as sementes de chia. Coloca-se no frigorífico durante 8 a 12 horas. Antes de servir adicionam-se os toppings escolhidos e serve-se de imediato.







Agora também no Facebook

sexta-feira, junho 26, 2020

Bacalhau à Lafões (Salted codfish Lafões style)


Ingredientes (2 doses)
2 postas de bacalhau demolhadas
6 batatas pequenas
1 cebola média
2 dentes de alho
1 ovo cru + 1 ovo cozido
Farinha qb
Pão ralado qb
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
1 ramo de salsa fresca

Preparação
Mergulha-se o bacalhau em água a ferver por 2 minutos. Retira-se da água a ferver e mergulha-se em água fria, escorrendo em seguida. Enquanto o bacalhau escorre coze-se 1 dos ovos e escaldam-se as batatas (com pele) por 5 a 6 minutos e reservam-se.
Com muito cuidado para que o bacalhau não se desmanche retira-se a pele e as espinhas principais, enxugam-se bem as postas e passam-se pela farinha, ovo batido e pão ralado. Retira-se a pele às batatas e temperam-se com um pouco de sal e pimenta preta.
Coloca-se uma dose generosa de azeite num tabuleiro de forno juntando em seguida a cebola em rodelas finas e o alho fatiado. Adicionam-se as postas do bacalhau bem como as batatas e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 35 minutos regando as postas de vez em quando com o azeite do tabuleiro. Ao fim dos 35 minutos coloca-se o ovo cozido fatiado em cima do bacalhau e deixa-se no forno por mais 5 minutos.
Retira-se do forno, polvilha-se com salsa fresca picada e serve-se com uma salada verde.


NOTA
Esta é uma receita do saudoso Chef Silva que ainda hoje é habitual em casa dos meus Pais e que já publiquei aqui mas, como é provavelmente a minha maneira preferida de comer bacalhau resolvi repetir. Tradicionalmente as batatas são fritas antes de ir ao forno mas, pessoalmente,prefiro assim.






Agora também no Facebook

quarta-feira, junho 24, 2020

Limonada rosada com hortelã (Pink lemonade with mint)


Ingredientes
2 limões
4 morangos
1 colher de sopa de açúcar em pó (opcional, esta foi feita sem açúcar)
1lt. de água gelada
Folhinhas de hortelã fresca qb

Preparação
Descascam-se os limões, cortam-se em pedaços, retiram-se os caroços e colocam-se no copo do liquidificador com os restantes ingredientes. Tritura-se bem, coa-se com um passador e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

segunda-feira, junho 22, 2020

Omelete de claras com espinafres e feta (Egg white omelette with spinach and feta)


Ingredientes (1 dose)
3 claras (ou 1/2 chávena de claras caso se utilizem claras pasteurizadas)
2 cubinhos de espinafres previamente descongelados e escorridos
30gr. de queijo feta

Preparação
Batem-se ligeiramente as claras com um garfo (devem ficar espumosas apenas). Unta-se o fundo de uma frigideira anti-aderente e leva-se ao lume para aquecer. Quando estiver quente colocam-se as claras batidas e deixa-se cozinhar cerca de 1 minuto. Em seguida adicionam-se os espinafres picados e o queijo feta esfarelado. Tapa-se e cozinha-se em lume brando até que tenha uma consistência que permita virar a omelete com o auxílio de um prato. Depois de virar cozinha-se mais um pouco (novamente tapada) e está pronta a servir.


NOTA
Não adicionei sal à omelete pois o feta já possui sal suficiente. No entanto, caso se prefira pode juntar-se um pouco de sal.





Agora também no Facebook

domingo, junho 21, 2020

Panquecas de aveia e coco com lima (Oats, coconut and lime pancakes)


Ingredientes (3 a 4 unidades)
2/3 de chávena de flocos de aveia
1/3 de chávena de coco ralado
1/3 de chávena de leite (um pouco mais caso a massa fique muito espessa)
1 ovo
1 colher de chá de canela
Raspa de 1 lima
Óleo de coco (ou outro tipo de gordura para a frigideira)

Preparação
Reduzem-se os flocos de aveia a farinha com o auxílio do robot de cozinha e colocam-se numa taça. Em seguida juntam-se todos os outros ingredientes (excepto o óleo de coco) e misturam-se com a ajuda de uma vara de arames até ficarem bem incorporados e obter uma massa homogénea.
Coloca-se uma colher de chá de óleo de coco numa frigideira anti aderente, deixa-se derreter, espalha-se bem pela frigideira e cozinha-se uma porção da massa (gosto de usar a medida de 1/4 de chávena) até que comece a formar bolhinhas. Em seguida viram-se e deixam-se cozinha do outro lado. Repete-se o processo até terminar a massa. Estas foram servidas com um topping de iogurte e framboesas.





Agora também no Facebook

sexta-feira, junho 19, 2020

Ensopado de raia (II) (Stingray stew II)



Ingredientes (2 doses)
4 abas de raia
1/2 lata (pequena) de tomate picado
1 cebola média
2 dentes de alho
1/4 de pimento vermelho
50ml de vinho branco
1 raminho de coentros frescos
Sal qb
Pimenta preta qb
Salsa fresca picada e fatias de pão torrado ou frito para servir

Preparação
Tempera-se o peixe com uma pitada de sal e pimenta (basta fazer isto antes de começar a preparar o resto do ensopado pois a raia toma sal muito rapidamente).
Leva-se ao lume um tacho com um fio de azeite e junta-se a cebola em rodelas e o alho fatiado. Deixam-se refogar um pouco até ficarem macios e junta-se em seguida o tomate picado o pimento em tiras e os coentros grosseiramente picados. Deixa cozinhar por uns 5 minutos e em seguida adiciona-se o vinho branco. Quando levantar fervura coloca-se o peixe no tacho, junta-se um pouco e água (sem cobrir o peixe), tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar em lume brando por 25 minutos.
Deixa-se repousar por 10 minutos e serve-se sobre fatias de pão torrado e polvilhado com um pouco de salsa fresca picada.






Agora também no Facebook

quarta-feira, junho 17, 2020

Bife com cogumelos (Steak and mushrooms)


Ingredientes (2 doses)
2 bifes de vaca
6 cogumelos marron
2 dentes de alho
200ml de natas
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb
Manteiga qb

Preparação
Temperam-se os bifes com o sal, a pimenta e os dentes de alho fatiados.
No fundo de uma frigideira coloca-se um pouco de azeite e uma dose igual de manteiga. Derrete-se e colocam-se os bifes na frigideira cozinhando cerca de 1 minuto de cada lado (depende da espessura dos bifes e do gosto pessoal). Retiram-se os bifes da frigideira e adicionam-se os cogumelos fatiados. Quando os cogumelos estiverem cozinhados adicionam-se as natas e deixa-se ferver até que engrossem um pouco. Colocam-se novamente os bifes na frigideira deixando fervilhar por mais 30 segundos a 1 minuto. Retira-se do lume e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

segunda-feira, junho 15, 2020

Batatas fritas rústicas (Rustic french fries)


Ingredientes
Batatas
Água
Vinagre
Óleo
Sal

Preparação
Cortam-se as batatas em palitos de espessura média e colocam-se num recipiente com água e vinagre (aproximadamente  1 colher de sopa para 1 litro de água). Deixam-se repousar durante 10 a 15 minutos. Ao fim desse tempo escorrem-se bem e secam-se com papel de cozinha.
Por fim fritam-se em óleo quente até ficarem douradas e estaladiças. Escorrem-se sobre papel de cozinha e temperam-se com um pouco de sal e orégãos secos.







Agora também no Facebook

domingo, junho 14, 2020

Pudim de chocolate e chia (Chocolate chia pudding)


Ingredientes
1 iogurte natural magro
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de granola (de preferência caseira)
1 colher de sopa de puré de framboesa
1/4 de banana da madeira
1 fatia de manga

Preparação
Mistura-se o iogurte com o chocolate e as sementes de chia e coloca-se no frigorífico por 8 a 12 horas. Na altura de consumir cobre-se com o puré de framboesa distribuindo em volta a granola, a banana e a manga em cubinhos. Serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

domingo, junho 07, 2020

Mousse de manga sem açúcar com salada de manga e hortelã (Sugar free mango mousse with mango and mint salad)


Ingredientes (6 tacinhas)
2 mangas maduras
4 folhas de gelatina
1 1/2 chávenas de iogurte grego
Folhinhas de hortelã fresca

Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina de molho em água fria para hidratar.
Corta-se a manga em pedaços reservando uma fatia. Coloca-se a manga no liquidificador e tritura-se bem até obter um puré completamente liso e homogeno. Junta-se o iogurte grego e tritura-se uma vez mais.
Por fim escorre-se a gelatina, leva-se ao micro ondas por cerca de 30 segundos para desfazer e incorpora-se na da manga com o iogurte ligando pulsando o liquidificador 2 ou3 vezes para misturar bem. Divide-se a mistura por tacinhas e coloca-se no frio até à altura de servir.
Entretanto corta-se em cubinhos a fatia de manga que se reservou e adiciona-se a hortelã cortada em juliana fina. Envolve-se bem e coloca-se no frio também. Antes de servir a mousse decora-se com um pouco da salada de manga e hortelã.







Agora também no Facebook

sexta-feira, junho 05, 2020

Tapioca mista (Ham and cheese tapioca)



Ingredientes (1 unidade)
100gr. de tapioca hidratada
2 fatias de peito de peru fumado
2 fatias de queijo (usei edam)

Preparação
Leva-se ao lume uma frigideira anti aderente (com cerca de 20 cm de diâmetro) e deixa-se aquecer bem. Com a frigideira bem quente espalha-se a tapioca no fundo tentando que fique com uma espessura uniforme. Deixa-se cozinhar cerca de 2 minutos (até começar a descolar nas extremidades) e nessa altura coloca-se uma fatia de queijo, as fatias de peito de peru, cobrindo com a segunda fatia de queijo. Dobra-se a tapioca a meio e deixa-se cozinhar mais 1 minuto de cada lado para derreter o queijo (se se tapar a frigideira o queijo derrete com mais facilidade). Retira-se do lume e serve-se de imediato acompanhada por uma salada.






Agora também no Facebook

quarta-feira, junho 03, 2020

Bacalhau gratinado com legumes (Salted codfish with vegetables au gratin)


Ingredientes (2 doses)
200gr. de migas de bacalhau previamente demolhadas
100gr. de batata palha
1 alho francês em rodelas
1 cebola em meias luas
1 cenoura ralada
1 dente de alho picado
250ml de molho bechamel (de preferência caseiro)
Azeite qb
Queijo ralado qb

Preparação
Leva-se ao lume um tacho com um pouco de azeite e quando começar a aquecer junta-se a cebola e o alho francês. Quando começarem a alourar adiciona-se a cenoura, o alho e o bacalhau. Deixa-se cozinhar em lume brando por 10 a 15 minutos. Em seguida junta-se a batata palha e o molho bechamel envolvendo bem. Retira-se do lume, transfere-se para um tabuleiro de forno, polvilha-se com queijo ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 10 a 15 minutos para gratinar. Serve-se acompanhado por uma salada verde.






Agora também no Facebook

segunda-feira, junho 01, 2020

Creme de couve flor com tomate (Cauliflower and tomato cream soup)


Ingredientes
600gr. de tomate de rama maduro
1 couve flor média
1 courgette 
1 alho francês
1 dente de alho
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Num tacho com um pouco de azeite colocam-se todos os outros ingrediente previamente lavados e cortados em pedaços grosseiros. Tapa-se o tacho e deixa-se estufar por 10 minutos. Em seguida cobrem-se os legumes com água e cozinha-se até que estejam macios. Tritura-se a sopa com o auxílio do liquidificador ou varinha mágica. Caso a sopa fique demasiado espessa acrescenta-se um pouco de água e leva-se novamente ao lume por mais 5 minutos. Esta foi decorada com um raminho de couve flor previamente escaldado e um pouco de glaze balsâmica.






Agora também no Facebook