segunda-feira, fevereiro 28, 2022

Nachos vegetarianos (Vegetarian nachos)

 

Ingredientes
Tortilha chips
2 fatias de abóbora manteiga
1/2 couve flor pequena
1/2 lata pequena de feijão preto
1 lata pequena de milho
1 cebola roxa média
2 dentes de alho picados
Azeite qb
Sal qb
Queijo cheddar ralado qb 
Natas ácidas qb
Mistura de temperos Mexicanos (paprika fumada, cebola desidratada, cominhos, salsa desidratada, sementes de coentros, pimenta caiena) qb

Preparação
Corta-se a abóbora em cubinhos pequenos e separa-se a couve flor em floretes pequeninos também. Pica-se metade da cebola roxa e os dentes de alho. Leva-se ao lume uma frigideira larga e funda com um pouco de azeite, junta-se a cebola e o alho picado e quando começarem a amolecer adiciona-se a abóbora, a couve flor, o feijão e o milho. Tempera-se com sal e a mistura de temperos Mexicanos e salteia-se em lume muito brando até que a abóbora e a couve flor estejam macias mas ainda crocantes. Retira-se do lume e acrescenta-se a restante metade da cebola, desta vez finamente fatiada. Envolve-se bem.
Colocam-se as chips de tortilha no fundo de uma travessa que possa ir ao forno, cobre-se com uma porção de queijo cheddar ralado e distribui-se a mistura de legumes por cima.
Por cima dos legumes distribui-se mais uma porção de cheddar ralado e cobre-se o tabuleiro com película de alumínio. Leva-se ao forno (pré-aquecido a 200.ºC) 5 a 10  minutos, apenas para que o queijo derreta.
Retira-se do forno, tira-se a película de alumínio, rega-se com um pouco de natas ácidas e serve-se de imediato.





Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 27, 2022

Mousse de iogurte com caramelo salgado (Yogurt mousse with salted caramel)

 

Ingredientes (6 tacinhas)
300gr. de iogurte grego
200ml de natas para bater (deverão estar bem frias)
50gr. de açúcar em pó
2 folhas de gelatina
Caramelo salgado qb

Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina de molho para hidratar. Bate-se o iogurte com o açúcar em pó e reserva-se. Batem-se as natas até ficarem bem firmes.
Escorrem-se as folhas de gelatina e levam-se ao micro-ondas cerca de 15 segundos para derreter. Juntam-se à mistura de iogurte e açúcar e bate-se mais um pouco. Envolvem-se suavemente as natas no preparado anterior e divide-se a mistura por tacinhas. Leva-se ao frio no mínimo 2 horas. Antes de servir cobre-se com caramelo salgado.
 
 

NOTA
O caramelo salgado pode obviamente ser caseiro, confesso que tive preguiça e usei de compra.







Agora também no Facebook

sexta-feira, fevereiro 25, 2022

Hambúrguer em bolo do caco com bacon, queijo e cebola caramelizada (Bacon cheese burguer with caramelized onion)

Ingredientes (2 doses)
2 hambúrgueres
2 bolos do caco
4 fatias de bacon
2 fatias de queijo cheddar
Cebola caramelizada (ver receita aqui)

Preparação
Temperam-se os hambúrgueres com um pouco de sal e pimenta e deixam-se repousar cerca de 30 minutos. Grelham-se por 3 a 4 minutos de cada lado (depende muito do gosto pessoal). Grelham-se também a fatias de bacon. Abrem-se os bolos do caco, tosta-se ligeiramente o interior e montam-se os hambúrgueres colocando o queijo, o bacon, a carne e por fim a cebola caramelizada. Serve-se de imediato.



Agora também no Facebook

 

quarta-feira, fevereiro 23, 2022

Empadão de salmão com arroz (Salmon pie with rice)

 

Ingredientes (2 a 3 doses)
Sobras de salmão previamente cozinhado
Sobras de couve coração cortada em juliana fina
3 chávenas de arroz cozido
200ml de natas
1 colher de sobremesa de mostarda com grão
1 colher de sobremesa de pasta de tomate
1 chalota
Azeite qb
Queijo ralado na hora qb
 
Preparação
Pica-se a chalota em cubinhos e leva-se ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Quando a chalota começar a alourar junta-se o peixe desfiado e a couve deixando saltear um pouco. Em seguida adiciona-se a mostarda, a pasta de tomate e as natas deixando cozinhar até que o molho engrosse um pouco.
Coloca-se metade do arroz no fundo de um tabuleiro pequeno, por cima o creme de salmão e couve e cobre-se com o restante arroz. Polvilha-se com queijo ralado na hora e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos ou até ficar ligeiramente dourado por cima.
 
 
NOTA
Este empadão é mais uma forma de dar uma nova vida às pequenas sobras que existem do frigorífico do que uma receita propriamente dita. Obviamente pode ser adaptada ao que temos disponível no momento.




Agora também no Facebook
 

segunda-feira, fevereiro 21, 2022

Almôndegas de feijão preto (Black beans "meatballs")


Ingredientes (8 almôndegas pequenas)
1/2 lata pequena de feijão preto
2 colheres de sopa de milho
1/4 de cebola pequena
1/2 cenoura pequena
2 dentes de alho assado
Talos de coentros qb
Pão ralado qb
Molho de tomate (de preferência caseiro qb)

Preparação
Colocam-se os 6 primeiros ingredientes no robot de cozinha (ou picadora) e processa-se até obter uma mistura homogénea. Adiciona-se então pão ralado até que a mistura permita moldar as almôndegas.
Formam-se as almôndegas com uma colher de gelados pequena (ou à mão) e deixam-se repousar cerca de 30 minutos no frigorífico.
Unta-se uma frigideira anti-aderente com azeite e quando começar a aquecer adicionam-se as almôndegas para que dourem ligeiramente. Em seguida junta-se o molho de tomate e deixa-se cozinhar por 3 a 4 minutos. Servi sobre linguini cozido, polvilhadas com salsa fresca picada e queijo ralado na hora.
 
 
NOTA
As quantidades indicadas nesta receita são muito pequenas pois este foi apenas um modo de utilizar as sobras de feijão preto que tinha em casa mas, como resultou muito bem resolvi partilhar a receita que é fácil de aumentar.





Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 20, 2022

Pão de cerveja com sementes de sésamo (Beer bread with sesame seeds)


Ingredientes
400ml de cerveja
450gr. de farinha
60gr. de açúcar amarelo
70gr. de manteiga derretida
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de sal fino
Sementes de sésamo qb (usei sésamo dourado e sésamo preto)

Preparação
Coloca-se a farinha peneirada com o fermento, o açúcar e o sal numa taça. Junta-se cerca de 3/4 da manteiga e um pouco de cerveja. Mistura-se bem e vai-se acrescentando a restante cerveja envolvendo com uma vara de arames e tendo o cuidado de não bater em demasia. Quando a massa estiver homogénea verte-se numa forma de bolo Inglês (capacidade de 1 lt.) previamente untada e polvilhada com pão ralado. Rega-se então com a restante manteiga derretida e polvilha-se com as sementes de sésamo
Por fim leva-se ao forno pré-aquecido (190.ºC) cerca de 45 a 50 minutos (convém fazer o teste do palito antes de desligar o forno. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer cerca de 5 minutos desenformando em seguida e deixando arrefecer em cima de uma rede de bolachas.
 
 
NOTA
A textura deste pão fica idêntica aos scones. O pão fica delicioso simples e frio ou torrado com manteiga e doce ou mesmo queijo fresco de barrar.






Agora também no Facebook

 

sexta-feira, fevereiro 18, 2022

Fricassé de lulas (Squid fricassé)


Ingredientes (2 doses)
400gr. de lulas limpas
1 cebola pequena.
1 dente de alho
50ml de vinho branco
1 colher de chá de Maizena
1 gema de ovo
Sumo de 1/2 limão
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb 
Salsa fresca para decorar

Preparação
Pica-se a cebola e o alho miudinho e leva-se ao lume com um pouco de azeite. Quando começarem a alourar juntam-se as lulas partidas ao meio (em 3 pedaços se forem muito grandes ou inteiras se forem muito pequenas).
Envolvem-se bem e regam-se com o vinho branco deixando ferver para evaporar o álcool. Deixam-se estufar em lume muito brando acrescentando um pouco de água à medida que for necessário (não devem ficar a "nadar").
Quando as lulas estiverem cozinhadas desfaz-se a farinha com um fio de água e junta-se ao tacho deixando cozinhar por mais 5 minutos mexendo sempre para que não agarre ao fundo do tacho.
Por fim retira-se o tacho do lume e bate-se a gema com o sumo de limão juntado em seguida às lulas (o calor residual vai cozinhar a gema).
Serve-se em seguida polvilhado com salsa fresca picada. Estas foram acompanhadas por arroz branco.





Agora também no Facebook

quarta-feira, fevereiro 16, 2022

Rabo de boi estufado (Braised ox tail)

Ingredientes (3 / 4 doses)
1 rabo de boi
1 cebola média
1 alho francês pequeno
1 cenoura pequena
1/2 chávena de tomate picado
1 pedaço de pimento vermelho
2 dentes de alho
1 pedacinho de gengibre (+/- 5cm)
350ml de vinho tinto
300ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
Sal qb
Pimenta preta qb
Farinha qb
 
Preparação
Lavam-se e secam-se bem os pedaços da carne. Temperam-se com sal e pimenta. Em seguida passam-se por farinha sacudindo o excesso.
Num tacho com um fundo espesso(de preferência de barro ou ferro fundido) coloca-se uma dose generosa de azeite, aquece-se bem e sela-se a carne. Com a carne já selada retiram-se os pedaços para um prato adicionando ao tacho o alho francês, a cebola, os alhos e o pimento vermelho, tudo cortado em cubos não muito grandes.
Quando começarem a amolecer junta-se também o gengibre, a cenoura e o tomate, mais uma vez tudo cortado em cubos médios. Acrescentam-se então no tacho os pedaços de carne previamente alourados e rega-se com o vinho e o caldo de carne. Assim que começar a ferver coloca-se o lume no mínimo, tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar em cerca de 3 horas (até que a carne se separe do osso).
Quando a carne estiver cozinhada retira-se do tacho e coloca-se numa travessa. Em seguida tritura-se o molho com a varinha mágica e cobre-se a carne com o molho. Serve-se de imediato acompanhado por batatas fritas ou puré de batata como foi o caso.
 
 
NOTA
O rabo de boi não se trata de um prato para os dias de pressa, obviamente pode ser cozinhado na panela de pressão mas pessoalmente não gosto de usar e prefiro o método "low & slow".
A receita do rabo de boi é originária da região de Córdova, Espanha. Tratando-se de um prato servido após a realização de uma tourada, usando as caudas dos animais lidados na arena.





Agora também no Facebook
 

segunda-feira, fevereiro 14, 2022

Sopa de São Valentim (Valentine's day soup)


Ingredientes
1kg. de tomate de rama maduro
1 courgette
1 alho francês
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Pão e ovos de codorniz para decorar
 
Preparação
Coloca-se um pouco de azeite no fundo de um tacho e adicionam-se os restantes ingredientes cortados em pedaços uniformes. Tempera-se com o sal e a pimenta, tapa-se o tacho e deixa-se estufar em lume brando até que os legumes estejam macios. Tritura-se então a sopa com o auxílio da varinha mágica ou liquidificador e ajusta-se a consistência juntando um pouco de água quente (se necessário).
Corta-se o pão com uma forma de bolachas em formato de coração e tosta-se ligeiramente. Untam-se as extremidades da forma que se usa para estrelar os ovos de codorniz numa pequena frigideira anti-aderente. Serve-se por fim a sopa decorada com os ovos e o pão.





Agora também no Facebook

domingo, fevereiro 13, 2022

"Pão" de cenoura e especiarias (Spiced carrot bread)


Ingredientes
1 ovo
1 chávena de cenoura ralada
1 chávena de farinha integral + 1 colher de sopa de farinha integral
1/2 chávena de iogurte grego
1/3 de chávena de nozes
1/4 de chávena de sultanas douradas
1/4 de chávena de óleo de coco
1/4 de chávena de maple syrup
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela 
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de noz moscada
1 colher de café de sal

Preparação
Numa taça colocam-se as nozes picadas, as sultanas e a colher de farinha. Envolvem-se bem para evitar  que se colem. Juntam-se em seguida todos os ingredientes secos e misturam-se bem.
Numa outra taça mistura-se a cenoura ralada, o maple syrup, o óleo de coco, o ovo, o iogurte grego e a baunilha. Batem-se com uma vara de arames até a mistura estar bem envolvida. Juntam-se os ingredientes liquidos aos sólidos e envolvem-se sem bater.
Coloca-se a mistura numa forma de bolo inglês (1 lt. de capacidade) previamente untada e polvilhada com farinha ou pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 a 40 minutos (depende muito do forno). Deixa-se arrefecer um pouco dentro do forno depois de desligado desenformando em seguida e deixando arrefecer completamente em cima de uma rede de biscoitos.



Agora também no Facebook
 

sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Moelas estufadas com cerveja preta (Chicken gizzards braised in stout beer)

 

Ingredientes (2 doses)
500gr. de moelas
1/2 lata pequena de tomate em pedaços
1 cebola pequena
2 dentes de alho
200ml de cerveja preta
1 cebolete
Azeite qb
Sal qb
1 malagueta (opcional)
 
Preparação
Aloura-se a cebola e os alhos picados  num tacho com o azeite. Quando a cebola começar a amolecer junta-se o tomate e a malagueta (se for o caso) e deixa-se refogar em lume brando durante alguns minutos.
Juntam-se então as moelas, inteiras ou cortadas ao meio envolvendo bem. Adiciona-se a cerveja, tempera-se com o sal e deixa-se cozinhar, por cerca de 1 hora, em lume baixo e mexendo de vez em quando e verificando se é necessário juntar mais cerveja
Servem-se polvilhadas com cebolete finamente cortado e umas fatias de pão rústico torrado. No entanto, estas foram acompanhadas por puré de batata.



Agora também no Facebook
 

segunda-feira, fevereiro 07, 2022

Grão à Braz (Chickpeas with spinach, leeks, carrot and egg)


Ingredientes (1 dose)
1 chávena de grão cozido
3 cubinhos de espinafres congelados (previamente descongelados e escorridos)
1/2 alho francês finamente fatiado
1/2 cenoura pequena cortada em juliana
1 dente de alho picado
1 ovo
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Salsa fresca picada qb
Azeitonas para decorar qb

Preparação
Num pequeno tacho coloca-se um pouco de azeite, o alho francês finamente fatiado e o alho picado. Quando o azeite começar a aquecer adiciona-se a cenoura e os espinafres deixando saltear até que os legumes Fiquem macios. Nessa altura acrescenta-se o grão e envolve-se bem. Por fim, retira-se o tacho do lume, bate-se o ovo a adiciona-se aos ingredientes do tacho. Envolve-se bem e leva-se novamente a lume brando para que o ovo cozinhe.
Serve-se decorado com salsa fresca picada e azeitonas pretas.



NOTA
Descobri esta receita no Instagram do My Casual Brunch e soube que tinha que experimentar. A versão que agora vos trago é ligeiramente adaptada mas, acreditem que é deliciosa quer assim que na versão original.




Agora também no Facebook

 

sexta-feira, fevereiro 04, 2022

Pernas de frango do campo com molho sweet chili (Chicken drumsticks with sweet chili sauce)


Ingredientes (2 doses)
4 pernas de frango do campo
2 colheres de sopa de manteiga
Tomilho qb
Cominhos qb
Sal qb
Pimenta qb
Molho sweet chili qb
 
Preparação
Temperam-se as pernas de frango com o sal e a pimenta cobrem-se e deixam-se ficar no frigorífico por cerca de 12 horas.
Na altura de cozinhar faz-se uma pasta com a manteiga, tomilho e cominhos. Espalha-se a manteiga nas pernas de frango tendo o cuidado de colocar uma parte por baixo da pele da parte superior das pernas.
Pincela-se com molho sweet chili, coloca-se num tabuleiro de forno com grelha (forrar o tabuleiro com película de alumínio facilita a limpeza) e tapa-se  com película de alumínio selando bem a toda a volta. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.º) cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo retira-se a película de alumínio, pincela-se novamente com molho sweet chili e leva-se novamente ao forno por mais 45 minutos. Por fim, retira-se a carne do forno, pincela-se uma última vez com molho sweet chili e deixa-se repousar cerca de 5 minutos. Estas foram acompanhadas por couve-coração salteada e batata doce assada.



Agora também no Facebook
 

quarta-feira, fevereiro 02, 2022

Filetes de raia com arroz de tomate e ervilhas (Stingray fillets with tomato and pea rice)

 
Ingredientes (2 doses)
2 abas de raia
100ml de leite
2 dentes de alho
Raspa de 1 limão
Azeite qb
Sal qb (pouco porque a raia toma sal rapidamente)
Pimenta preta qb
1 ovo
Farinha 
Óleo (ou azeite) para fritar
(para o arroz)
1/2 chávena de arroz vaporizado
1/4 de chávena de tomate picado
1/4 de chávena de ervilhas
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 molhinho de coentros frescos (podem ser apenas os pés)
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Cortam-se as abas de raia em 2 ou 3 tiras cada e colocam-se num tabuleiro com o leite, o alho picado a raspa de limão, um fio de azeite, o sal e a pimenta. Deixa-se repousar cerca de 90 minutos.
Retira-se a raia da marinada e enxuga-se bem. Passa-se em seguida pela farinha e pelo ovo, levando a fritar no óleo quente até dourar de ambos os lados. Retira-se e escorre-se sobre papel absorvente.
(para o arroz)
Pica-se a cebola, o alho e os pés de coentros levando ao lume num tachinho com um fio de azeite. Quando começar a aquecer junta-se o tomate, as ervilhas e o arroz envolvndo bem.
Adiciona-se água na proporção de 2 para 1 e deixa-se cozinhar cerca de 15 a 17 minutos (no caso do arroz vaporizado).
Serve-se acompanhado por salada.



Agora também no Facebook