quarta-feira, dezembro 30, 2020

Mini vol-au-vent com mousse de salmão fumado (Mini vol-au-vent with smoked salmon mousse)

  

Ingredientes (12 unid.)
12 bases de vol-au-vent
100gr. de salmão fumado
2 colheres de sopa de queijo creme
2 colheres de sopa de iogurte escorrido
Cebolinho fresco qb
Azeitonas recheadas e cebolinho fresco para decorar

Preparação
Na taça do robot de cozinha (ou picadora) coloca-se o queijo creme, o iogurte escorrido, o salmão cortado em tiras e o cebolinho grosseiramente picado. Processa-se por impulsos até obter uma mousse suave e reserva-se no frigorífico..
Um pouco antes de servir recheiam-se os vol-au-vent com a mousse e decoram-se com mais um pouco de cebolinho cortado e quartos de azeitonas recheadas.
 
 
NOTA
Ver aqui como fazer o iogurte escorrido.








Agora também no Facebook

segunda-feira, dezembro 21, 2020

Filetes de chaputa em molho de escabeche ("Chaputa" in escabeche sauce)

Ingredientes (2 doses)
2 filetes de chaputa grandes
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 cenoura pequena
1/4 de pimento vermelho
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Alho em pó qb
Sumo de limão qb
Azeite qb
Vinagre qb
Salsa fresca para decorar

Preparação
Temperam-se os filetes com um pouco de sal, pimenta, alho em pó e sumo de limão. Deixam-se repousar cerca de 1 hora.
Corta-se a cebola em meias luas fininhas, a cenoura e o pimento em juliana e fatia-se também o alho finamente.
Coloca-se um pouco de azeite numa frigideira larga e funda e juntam-se os vegetais. Temperam-se com um pouco de sal, pimenta preta e paprika fumada. Cozinha-se até que a cebola comece a amolecer.
Junta-se então um pouco de vinagre e quando começar a ferver adicionam-se os filetes deixando cozinhar 2 a 3 minutos de cada lado (depende da espessura dos filetes).
Retira-se do lume e serve-se de imediato acompanhado por batatinhas novas cozidas e polvilhado com um pouco de salsa fresca.
 
 
NOTA
Este não é exactamente um escabeche tradicional mas não queria fritar o peixe e decidi cozinhá-lo directamente no molho. Acabou por resultar muito bem.








Agora também no Facebook

domingo, dezembro 20, 2020

Mini bolo de chocolate com cobertura (Mini chocolate cake with chocolate ganache)


Ingredientes
1 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de chocolate em pó
1/2 chávena de água quente
1/4 de chávena de óleo
1 ovo
1 colher de sobremesa de fermento
(para a cobertura)
100ml de natas
100gr.de chocolate culinária
Raspas de chocolate qb para decorar

Preparação
(do bolo)
Em primeiro lugar colocam-se os ingredientes secos (excepto o fermento) na taça da batedeira e envolvem-se. Adiciona-se em seguida o óleo, a água e o ovo. Bate-se com a batedeira durante 5 minutos. Acrescenta-se então o fermento e bate-se mais 30 segundos. Verte-se a massa numa forma pequena (1lt. de capacidade) previamente untada e polvilhada com farinha ou pão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 minutos (convém fazer o teste do palito antes de retirar o bolo do forno). Deixa-se arrefecer 5 minutos com a porta do forno encostada. Em seguida desenforma-se cuidadosamente e deixa-se arrefecer por completo em cima de uma rede de bolachas.
(da cobertura)
Parte-se o chocolate em pedaços e derrete-se em banho maria juntamente com as natas. Depois de derretido deve mexer-se energicamente com uma vara de arames para que ganhe brilho. Verte-se por cima do bolo e polvilha-se com raspas de chocolate (usei uma mistura de chocolate branco, chocolate de leite e chocolate negro).






Agora também no Facebook

sexta-feira, dezembro 18, 2020

Sopas de tomate da minha Avó (My Grandmother's tomato soup)

 

Ingredientes (2 doses)
2 ovos
2 fatias de pão Alentejano levemente torrado
1/2 lata pequena de tomate picado
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 cebola média
1 dente de alho
Sal qb
Pimenta preta qb
Oregãos qb
Azeite qb
Água qb
Coentros frescos para decorar
 
Preparação
Numa tacho coloca-se um fio de azeite, a cebola em meias luas finas e o alho fatiado finamente. Deixa-se cozinhar até a cebola amolecer. Junta-se então o tomate picado e a pasta de tomate. Envolve-se bem e deixa-se fervilhar cerca de 5 minutos em lume brando. Tempera-se com o sal, a pimenta e os oregãos e  adiciona-se a água (cerca de 500ml aproximadamente), tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando. Ao fim desse tempo juntam-se os ovos e deixam-se cozinhar cerca de 2 a 3 minutos (um pouco mais caso se prefira o ovo bem cozido).
Coloca-se a fatia de pão no fundo do prato, deita-se a sopa por cima e serve-se de imediato.








Agora também no Facebook

quarta-feira, dezembro 16, 2020

Compota de malagueta e pimento vermelho (Red pepper & chili jam)

  
Ingredientes 
1kg de açúcar gelificante (açúcar com pectina)
150gr. de malaguetas vermelhas tipo chili
150gr. de pimento vermelho
600ml de vinagre de sidra

Preparação
Abrem-se as malaguetas ao meio, retiram-se parte das sementes (quanto mais sementes ficarem mais picante ficará a geleia), cortam-se novamente ao meio e colocam-se no robot de cozinha. Picam-se por impulsos até estarem picadinhas mas ainda com alguma textura. Juntam-se então os pimentos também cortados em pedaços e sem sementes voltando a processar até ficar bem picado.
Num tacho médio coloca-se o açúcar e o vinagre e leva-se a lume brando até que o açúcar derreta. É MUITO IMPORTANTE NÃO MEXER O VINAGRE COM O AÇÚCAR PARA EVITAR CRISTALIZAR.
Quando o açúcar já estiver completamente misturado com o vinagre junta-se a pasta de malagueta e pimento aumentando um pouco o lume até que comece a ferver. Nessa altura reduz-se novamente o lume e deixa-se fervilhar por 10 minutos.
Retira-se o tacho do lume e deixa-se arrefecer cerca de 45 minutos (até que o liquido comece a ficar mais espesso). Divide-se então por frascos previamente esterilizados, tapa-se, viram-se de cabeça para baixo para criar vácuo e deixam-se arrefecer completamente nessa posição.
 
 
NOTA 1
É aconselhável usar luvas para arranjar e cortar as malaguetas para evitar acidentes com a vista, nariz ou boca.
 
 
NOTA 2
A geleia deve ser conservada num sítio escuro e seco durante 3 a 4 semanas antes de consumir para que os sabores se desenvolvam plenamente. Só necessita de frigorífico depois de aberta.




Agora também no Facebook

segunda-feira, dezembro 14, 2020

Ravioli fresco de trufas e cogumelos em molho de cogumelos e abóbora (Fresh truffle and mushroom ravioli in mushroom and pumpkin sauce)

 

Ingredientes (2 / 3 doses)
1 embalagem (250gr.) de ravioli fresco de trufas e cogumelos
1 pedaço de abóbora manteiga
6 cogumelos médios
2 colheres de sopa de manteiga
Tomilho qb
Queijo parmesão qb
Pinhões tostados para decorar

Preparação
Lavam-se e arranjam-se os cogumelos cortando em pedaços pequenos. Corta-se também a abóbora em cubinhos.
Leva-se ao lume uma frigideira com a manteiga e quando derreter juntam-se os cogumelos, a abóbora e o tomilho deixando cozinhar até a abóbora começar a caramelizar levemente.
Coze-se então a massa de acordo com as instruções da embalagem (em princípio deverão ser 2 a 3 minutos), escorre-se e coloca-se no prato de servir. Coloca-se uma porção do molho por cima dos ravioli, polvilha-se com um pouco de parmesão ralado na altura e os pinhões tostados servindo de imediato.
 
 
NOTA
Caso não se queira vender um rim para comprar os pinhões, amêndoa palitada tostada funciona igualmente bem.








Agora também no Facebook

domingo, dezembro 13, 2020

Fatias douradas com sabor tropical (Tropical french toast)

 

Ingredientes (2 doses)
6 fatias de baguete do dia anterior
1 chávena de leite
1 ovo batido
1 colher de café de açúcar baunilhado
1 pau de canela
Casca de 1/2 limão
2 colheres de sopa de óleo de coco
Açúcar e canela qb para polvilhar

Preparação
Ferve-se o leite com o açúcar baunilhado, o pau de canela e a casca de limão. Coloca-se num prato fundo e deixa-se arrefecer um pouco.Bate-se o ovo noutro prato fundo. Derrete-se o óleo de coco numa frigideira larga.
Embebem-se as fatias de pão no leite, passam-se delicadamente pelo ovo e fritam-se no óleo de coco até estarem douradas. Polvilham-se com o açúcar e canela e servem-se de imediato.
 
 
NOTA
O leite que sobra depois de molhar o pão fica uma delícia misturado com um café expresso sendo um excelente acompanhamento paras as fatias douradas.








Agora também no Facebook

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Omelete de espargos e camarão (Asparagus and shrimp omelette)


Ingredientes (2 doses)
3 ovos
6 espargos
1/2 chávena de miolo de camarão
1 colher de sopa de iogurte grego
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Alho em pó qb
Azeite qb

Preparação
Lavam-se os espargos, descarta-se a parte fibrosa, cortando o restante em pedaços pequenos e deixando as pontas. Com a varinha mágica batem-se os ovos com o iogurte, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta preta.
Leva-se ao lume uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e juntam-se os espargos fatiados e o miolo de camarão. Polvilha-se com um pouco de alho em pó e de paprika fumada. Deixam-se saltear até o camarão estar rosado e os espargos macios (5 a 6 minutos +/-). Retiram-se as pontas dos espargos da frigideira e reservam-se. 
Despejam-se então os ovos batidos com o iogurte e tapa-se a frigideira. Deixa-se cozinhar em lume brando e quando a omelete começar a descolar-se das extremidades da frigideira vira-se cuidadosamente com o auxílio de um prato- Coloca-se novamente na frigideira para acabar de cozinhar e serve-se de imediato decorada com as pontas dos espargos reservadas.






Agora também no Facebook

quarta-feira, dezembro 09, 2020

Burrata de Natal (Christmas burrata)

Ingredientes
1 burrata (à temperatura ambiente)
6 a 8 tomates cherry (depende do tamanho)
1 molhinho de coentros frescos
Malagueta tipo chili qb
Mistura de alfaces qb
Azeite qb
 
Preparação
Corta-se o tomate em cubinhos e coloca-se numa taça. Junta-se a malagueta e os coentros finamente picados adicionando em seguida o azeite. Deixa-se repousar 30 minutos para que o azeite absorva os sabores. Na altura de servir coloca-se a mistura de alfaces no findo do prato, coloca-se a burrata aberta em quatro em cima e rega-se com o molho. Serve-se de imediato acompanhada por tostas finas de pão rústico.






Agora também no Facebook


segunda-feira, dezembro 07, 2020

Sopa sorridente de cenoura (Smiley carrot soup)


Ingredientes
3 cenouras grandes
1 courgette média
1 cebola média
1 alho francês médio
Azeite qb
Sal qb
Iogurte para decorar

Preparação
Cortam-se os legumes em pedaços grosseiros, colocam-se num tacho com um pouco de azeite, temperam-se com sal e deixam-se estufar em lume brando durante uns 10 minutos aproximadamente. Ao fim desse tempo cobrem-se com água e cozinham-se até estarem macios. Quando tudo estiver cozinhado retira-se do lume, tritura-se com o auxílio da varinha mágica ou liquidificador, coloca-se nos pratos e decora-se com um pouco de iogurte.






Agora também no Facebook

domingo, dezembro 06, 2020

Panquecas de abóbora (Pumpkin pancakes)


Ingredientes (4 panquecas)
1 ovo
1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de puré de abóbora
1 colher de sopa de iogurte grego
1 colher de sobremesa de açúcar mascavado
Pumpkin spice qb

Preparação
Coloca-se numa taça a farinha, o fermento, o açúcar e mistura-se bem. Em seguida adicionam-se os restantes ingredientes e misturam-se até formar uma massa homogénea. Coloca-se um pouco de óleo de coco numa frigideira anti-aderente e cozinham-se porções da massa em lume brando até começarem a borbulhar. Nessa altura viram-se e cozinham-se um pouco mais. Estas foram servidas com um topping de iogurte misturado com doce de abóbora.
 
 
NOTA 1
Para fazer o pumpkin spice (uma mistura de especiarias própria para os doces que levam abóbora) basta misturar num pequeno frasco 1 colher de sopa de canela, 1 colher de sobremesa de gengibre em pó, 1 colher de chá de cravinho em pó e uma colher de chá de noz moscada ralada). 

NOTA 2
Para fazer o puré de abóbora usei abóbora manteiga cozida sem água no micro ondas e reduzida a puré com a varinha mágica.








Agora também no Facebook

sexta-feira, dezembro 04, 2020

Caril de frango com grão e maçã (Chicken curry with chickpeas and apple)


Ingredientes (2 doses)
1/2 frango pequeno partido em pedaços e sem pele
400gr. de grão cozido
1 maçã reineta grande
400ml de leite de coco (pode não ser necessário usar todo)
1 colher de sopa bem cheia de caril em pó
1 cebola média
1 dente de alho
1 colher de sopa de pasta de tomate 
Sal qb
Azeite qb

Preparação 
Pica-se a cebola e o alho miudinhos e leva-se ao lume num tacho com um pouco de azeite. Quando começar a alourar junta-se a pasta de tomate e o caril deixando fritar um pouco. Em seguida junta-se o frango em pedaços e o sal (atenção que o grão cozido já tem sal e o caril também) envolvendo bem para selar a carne. Depois de o frango estar bem envolvido e começar a querer pegar ao fundo adiciona-se então cerca de 300ml de leite de coco e deixa-se cozinhar em lume brando por cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo junta-se por fim o grão cozido e a maçã cortada em cubos, acrescentando o restante leite de coco se necessário. Tapa-se o tacho e cozinha-se em lume brando até que o frango esteja macio. Pode ser acompanhado com um pouco de arroz branco.








Agora também no Facebook

quarta-feira, dezembro 02, 2020

Lulas grelhadas de inspiração asiática (Asian inspired grilled squid)


Ingredientes (2 doses)
6 lulas médias
Alho em pó qb
Gengibre em pó qb
1 fio de molho de soja
1 fio de azeite
Raspa de 1 lima
(para o molho)
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de sumo de lima
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
1 colher de chá de açúcar

Preparação
Colocam-se as lulas descongeladas numa taça, temperam-se com os ingredientes indicados e deixam-se marinar 6 a 8 horas (ou durante a noite).
Na altura de grelhar retiram-se da marinada, secam-se bem e grelham-se na chapa ou grelhador eléctrico tendo o cuidado de não as deixar secar em demasia.
Enquanto as lulas grelham coloca-se num frasquinho todos os ingredientes para o molho e agitam-se bem para dissolver o açúcar.
Quando as lulas estiverem cozinhadas cortam-se em aros e servem-se de imediato temperadas com o molho. Estas foram acompanhadas por feijão verde cozido a vapor, temperado com o mesmo molho das lulas.


NOTA
A quantidade de sumo de lima e de açúcar pode ser ajustada de acordo com os gostos pessoais.








Agora também no Facebook