sexta-feira, outubro 30, 2015

Mexilhões com molho de cerveja (Mussels in beer sauce)


Ingredientes (2 doses)
1kg de mexilhão
2 cebolos (ou 1 alho francês fininho)
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de azeite
1dl de cerveja
3 colher de sopa de leite evaporado (ou natas)
1 colher de sopa de molho Inglês
Sal qb
Salsa fresca

Preparação
Leva-se um tacho ao lume com o azeite e os cebolos cortados em rodelas. Quando começarem a alourar juntam-se o alho picado e os mexilhões. Acrescenta-se a cerveja, o molho Inglês e o sal deixando cozinhar até que os mexilhões abram. Adiciona-se o leite evaporado, deixa-se ferver mais 2 minutos, polvilha-se com salsa fresca picada e está pronto a servir.








Agora também no Facebook



quarta-feira, outubro 28, 2015

Pargo assado no forno (Oven baked snapper)


Ingredientes (2 doses)
2 pargos pequenos (ou um médio)
1 cebola média
1 dente de alho
1 tomate maduro pequeno
1/2 dl de vinho branco
1 batata doce grande
Bacon
Limão
Salsa
Azeite
Sal
Paprika fumada

Preparação
Polvilha-se o peixe com um pouco de sal e deixa-se tomar o sal 2 a 3 horas.
No fundo de um recipiente refratário coloca-se um pouco de azeite, a cebola cortada em rodela finas e o alho em fatias finas também. A meio do pargo dá-se um golpe de cada um dos lados e coloca-se em cima da cebola. Colocam-se uns pedacinhos de bacon na barriga do pargo e meia rodela de limão no golpe que se fez a meio e a outra metade na cabeça. Corta-se a batata doce em cubinhos e distribui-se em volta do peixe. Rega-se tudo com mais um fio de azeite, polvilha-se com um pouco de paprika e sal. Com o auxílio da varinha mágica tritura-se o tomate juntamente com o vinho branco, rega-se o peixe e as batatas, espalham-se uns raminhos de salsa pelo recipiente e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 30 a 40 minutos.


NOTA
Tradicionalmente o peixe assado no forno é feito com batatas "comuns" mas como raramente tenho essas batatas em casa este foi mesmo com batata doce e resultou muito bem.







Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 26, 2015

Tortellini com frango (Tortellini chicken)



Ingredientes (2 / 3 doses)
1 embalagem tortellini frescos (250gr.)
2 peitos de frango cortados em cubinhos e temperados com sal, alho em pó e pimenta (ou sobras de frango assado como foi o caso)
10 tomates cherry
Raspa de limão
Azeite
Salsa
Queijo parmesão

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem, escorre-se e reserva-se. No fundo de uma frigideira larga e funda coloca-se um fio de azeite e frita-se o peito de frango (ou salteia-se ligeiramente apenas no caso de usar sobras de frango assado). Quando o frango estiver cozinhado junta-se o tomate cherry cortado em quartos, a salsa picada grosseiramente e a raspa de limão. Por fim acrescenta-se a massa envolvendo bem na mistura. Retira-se do lume, polvilha-se com um pouco de parmesão ralado na altura e serve-se de imediato.


NOTA
Sei que o #WorldPastaDay foi ontem mas não tive hipótese de comemorar adequadamente por isso aqui fica, mais vale tarde do que nunca...








Agora também no Facebook


domingo, outubro 25, 2015

Queques de cenoura e laranja (Carrot and orange muffins)



Ingredientes (12 a 16 queques)
1 1/2 chávenas de farinha
3/4 de chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de óleo vegetal
2 ovos
2 cenouras médias
1 laranja (raspa e sumo)
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 colher de café de sal
1 colher de café de noz moscada
1 colher de chá de canela

Preparação
No robot de cozinha trituram-se as cenouras juntamente com o óleo. Em seguida junta-se a raspa e o sumo da laranja, os ovos e o açúcar batendo tudo muito bem. Por fim adiciona-se a farinha peneirada com o fermento, o bicarbonato, o sal, a noz moscada e a canela. Envolve-se tudo muito bem e com o auxílio de uma colher de gelados distribui-se a massa pelas formas do queques previamente forradas com forminhas de papel. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 15 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixam-se os queques repousar cerca de 5 a 10 minutos com a porta do forno encostada. Depois de desenformados devem deixar-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas.








Agora também no Facebook

sexta-feira, outubro 23, 2015

Rosas de maçã (Apple roses)


Ingredientes
Maçãs
Massa folhada (de preferência rectangular)
Sumo de limão
Água
Caramelo líquido
Açúcar em pó

Preparação
Lavam-se bem as maçãs e cortam-se ao meio retirando o caroço com cuidado para que as metades se mantenham inteiras. Coloca-se a água e o sumo de limão numa taça que possa ir ao micro ondas e reserva-se. Corta-se as maçãs em fatias finas que se vão colocando dentro da água com limão para não oxidarem. Levam-se ao micro ondas na potência máxima por 3 a 4 minutos para que amoleçam ligeiramente mas sem ficarem demasiado cozinhadas. Quando as maçãs atingirem a consistência desejada escorrem-se bem e secam-se com o auxílio de papel absorvente. Entretanto corta-se a massa folhada em tiras com 5cm de largura por 20 de comprimento (aprox.). Pincela-se a massa folhada com um pouco de caramelo líquido (pouco porque serve apenas para ajudar a colar a massa). distribuem-se as fatias de maçã ao longo das tiras de massa folhada sobrepondo-as ligeiramente e tendo o cuidado de deixar cerca de metade da largura da tira de massa livre. Depois de distribuir a maçã no sentido do comprimento dobra-se a massa folhada de modo a cobrir a maçã até cerca de metade da altura e enrola-se formando assim as rosas. Colocam-se as rosas em formas de queques untadas com margarina (ou spray desmoldante) e levam-se ao forno pré-aquecido (a 180.ºC) durante 40 a 45 minutos (ou até a massa estar bem cozinhada e dourada). Retiram-se as rosas do forno, deixam-se arrefecer ligeiramente e polvilham-se com açúcar em pó.








Agora também no Facebook

quarta-feira, outubro 21, 2015

Abóbora com salsichas no forno (Baked butternut squash with sausages)


Ingredientes (2 / 3 doses)
750gr. de abóbora manteiga
1 embalagem de salsichas de churrasco de peru (5 salsichas)
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
Tomilho limão
Sal 
Pimenta preta
Azeite

Preparação
Coloca-se um fio de azeite no fundo de um recipiente refractário. Junta-se a abóbora cortada em cubos, as salsichas em fatias, as cebolas em quartos e o alho picado grosseiramente. Polvilha-se com tomilho limão, sal e pimenta preta. Mistura-se bem para que o azeite ajude os temperos a agarrar e leva-se ao forno pré-aquecido (180ºC) durante 45 minutos. Serve-se acompanhado por uma salada verde.








Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 19, 2015

Espetadas de courgette e halloumi... / Zucchini and halloumi skewers...


Ingredientes
Courgette
Queijo halloumi
Azeite
Limão
Coentros
Espetos de bambu (previamente ensopados em água)

Preparação
Faz-se uma marinada com raspa e sumo de limão, azeite e coentros picados. Corta-se o queijo em cubos e coloca-se na marinada enquanto se trata da courgette. Lava-se bem a courgette e corta-se longitudinalmente em fatias finas. Enrola-se cada cubo de queijo numa fatia de courgette prendendo com um espeto. Aquece-se bem a chapa do grelhador e grelham-se as espetadas durante 2 a 3 minutos de cada lado (o bastenate para amolecer a courgette e dixar as marcas da grelha). Servem-se as espetadas de imediato regadas com a marinada que sobrou.


NOTA
O queijo haloumi é um queijo de origem Cipriota também popular na culinária da Grécia e do Médio Oriente. É proveniente de uma mistura de leite de cabra e de ovelha e tem como característica principal ter um alto ponto de fusão, sendo por isso excelente para assar, fritar ou grelhar.








Agora também no Facebook

domingo, outubro 18, 2015

"Pão" de banana com nozes (Banana bread with walnuts)


Ingredientes
2 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de bananas bem maduras esmagadas
1/2 chávena de margarina vegetal magra à temperatura ambiente
1/2 chávena de nozes
1/4 de chávena de leite
2 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal

Preparação
Bate-se a margarina com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Em seguida, com a batedeira em movimento, adicionam-se os ovos. Quando os ovos estiverem bem incorporados juntam-se as bananas, o leite, e a baunilha batendo sempre. Acrescenta-se a farinha peneirada com o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal batendo mais um pouco. Por fim acrescentam-se as nozes picadas e envolvem-se na massa. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) numa forma tipo bolo inglês untada e polvilhada com pão ralado por 35 minutos aproximadamente (convém fazer o teste do palito antes de retirar o "pão" do forno). Deixa-se arrefecer um pouco na forma antes de colocar em cima de uma rede de bolachas para arrefecer completamente.


NOTA
Este "pão" é um excelente modo de aproveitar aquelas bananas demasiado maduras e escuras que já ninguém gosta de comer.







Agora também no Facebook



sexta-feira, outubro 16, 2015

Pão de forma meio integral com sementes (Whole wheat bread with seeds)



Ingredientes
250gr. de farinha integral
250gr. de farinha T55 (sem fermento)
1 saqueta de fermento padeiro seco (11gr.)
3dl de água morna
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada

Preparação
Dissolve-se o fermento e o sal na água morna e deixa-se repousar cerca de 15 minutos (para activar o fermento). Colocam-se as farinhas numa taça (ou na batedeira), abre-se um buraco no meio, acrescentam-se as sementes, o azeite, a água onde se dissolveu o fermento e o sal e amassa-se durante uns minutos (até a massa se apresentar elástica ao toque). Deposita-se a massa num recipiente polvilhado com farinha, tapa-se e deixa-se repousar num ambiente seco e quente durante 2 a 3 horas. Ao fim desse tempo amassa-se mais um pouco deixando repousar mais 15 minutos. Em seguida coloca-se a massa numa forma de bolo inglês untada com azeite (ou forrada com papel vegetal) e leva-se ao forno pré-aquecido a 200.º durante 30 minutos tapado com película de aluminio. Ao fim desse tempo retira-se a película e deixa-se cozer mais 15 minutos. Depois de retirar do forno desenforma-se e deixa-se arrefecer um pouco em cima de uma rede de bolachas.








Agora também no Facebook

quarta-feira, outubro 14, 2015

Arroz de frango de cabidela (Chicken with rice "cabidela" style (chicken cooked with its own blood - a very traditional Portuguese dish))


Ingredientes (3 / 4 doses)
1/2 frango do campo
1/2 chávena de arroz
1 chávena de sangue do frango
1/2 chávena de vinho tinto
3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 cebola
1 dente de alho
Azeite
Salsa
Sal
Pimenta

Preparação
Pica-se a cebola, o alho e a salsa e levam-se ao lume com um fio de azeite. Quando começarem a alourar junta-se o frango, tempera-se com o sal e a pimenta e deixa-se refogar um pouco. Em seguida adiciona-se o vinho e deixa-se ferver até o álcool evaporar. Acrescenta-se um pouco de água (de modo a que cubra apenas metade do frango) tapa-se e deixa-se ferver em lume brando 30 a 40 minutos (depende muito do frango). Depois de o frango estar cozido junta-se o arroz, cobre-se com água e deixa-se cozer por 7 minutos. Nessa altura acrescenta-se o sangue e o vinagre e cozinha-se por mais 5 minutos. Polvilha-se com um pouco de salsa fresca deixando repousar 5 a 10 minutos antes de servir.








Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 12, 2015

Quiches individuais de bacalhau à Braz (Salted cod fish Braz style individual quiches(



Ingredientes (3 quiches)
200gr. de sobras de bacalhau à Braz (aprox.)
2 ovos
1dl de leite evaporado
3 placas de massa para doces e salgados (ou massa filo, folhada ou quebrada)

Preparação
Batem-se os ovos com o leite evaporado. Desfazem-se bem as sobras do bacalhau e envolvem-se bem na mistura. Distribui-se a massa por formas de quiche individuais forrada com a massa para doces e salgados e leva-se ao forno pré-aquecido a 160.ºC por 15 a 20 minutos ou até ficarem firmes e douradas. Servem-se acompanhadas por uma salada.








Agora também no Facebook

domingo, outubro 11, 2015

Queques de iogurte com pepitas de chocolate (Yougurt and chocolate chips muffins)



Ingredientes (12 a 14 queques)
3 ovos
2 iogurtes naturais reduzidos
1 chávena de açúcar amarelo
1 1/2 chávenas de farinha sem fermento
1/4 de chávena de óleo
1/4 de chávena de pepitas de chocolate
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão

Preparação
Bate-se os ovos com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme esbranquiçado. Adiciona-se o iogurte, a farinha batendo bem. Em seguida acrescenta-se o óleo e quando a massa estiver com um aspecto liso e homogéneo juntam.se por fim as pepitas de chocolate envolvendo bem. Com o auxílio da colher de gelados distribui-se a massa pelas formas dos queques previamente forradas com forminhas de papel e leva-se ao forno pré-aquecido (170.ºC) por 17 a 18 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer em cima de uma rede de bolachas.


NOTA
Ver aqui como fazer iogurte reduzido.







Agora também no Facebook

sexta-feira, outubro 09, 2015

Ovos de tomatada (Eggs in heavy tomato sauce)



Ingredientes (2 doses)
4 ovos
1/2 lata de tomate picado pequena
1 cebola média
1 dente de alho grande
1 fio de azeite
Sal qb
Pimenta preta qb
Oregãos qb

Preparação
Coloca-se um fio de azeite no fundo de uma frigideira (de preferência de barro). Adiciona-se a cebola em meias luas finas e o alho em rodelas finas também deixando alourar em lume brando até amolecer. Junta-se então o tomate, o sal, a pimenta e os oregãos e deixa-se cozinhar (sempre em lume brando) até os ingredientes estarem macios (se necessário acrescentar um pouco de água mas não em demasia para que não fique um molho demasiado fino). Acrescentam-se por fim os ovos e deixa-se cozinhar por mais 3 a 6 minutos (dependendo se se preferem os ovos mais bem ou mais mal passados). Polvilha-se com mais um pouco de pimenta preta e serve-se de imediato sobre umas fatias de pão torrado.








Agora também no Facebook

quarta-feira, outubro 07, 2015

Almondegas de peru com esmagada de batata doce (Turkey meatball with sweet potato mash)



Ingredientes (16 a 18 almôndegas aprox.)
400gr de carne de peru picada
50gr. de chouriço de peru
2 fatias de pão de centeio
1 dente de alho
1 ovo
1 cenoura pequena
Salsa
Azeite
1/2 lata de tomate picado
1 cebola grande
2 dentes de alho
Vinho tinto
Salsa
Coentros
Sal qb
Pimenta preta qb
(para a esmagada de batata doce)
1 batata doce média
2 dentes de alho
Azeite qb
Oregãos qb

Preparação
Com o auxílio do robot de cozinha tritura-se o pão, o alho, a cenoura, o chouriço e a salsa. Junta-se esta mistura à carne, acrescenta-se o ovo e mistura-se bem. Formam-se as almôndegas e colocam-se no frigorífico para repousar enquanto se prepara o molho.
Corta-se grosseiramente a cebola e o alhos e levam-se a alourar com um pouco de azeite. Em seguida junta-se a salsa, os coentros e o tomate. Tempera-se com sal  e pimenta, acrescenta-se o vinho tinto e cozinha-se cerca de 20 minutos. Ao fim desse tempo tritura-se o molho (acrescenta-se um pouco de água se necessário) e adicionam-se as almôndegas deixando cozinhar por cerca de 20 minutos 
(para a esmagada de batata doce)
Lavam-se e cortam-se as batatas em rodelas levando a cozer num tacho com água e sal. Quando estiverem macias escorrem-se, deixam-se arrefecer um pouco, descascam-se e desfazem-se com um garfo ou esmagador de batatas. Esmagam-se e picam-se os alhos levando ao lume numa frigideira com o azeite e os oregãos. Quando os alhos começarem a dourar junta-se a batata esmagada e envolve-se. Está pronto a servir.








Agora também no Facebook

segunda-feira, outubro 05, 2015

Caril de lulas com espinafres (Squid curry saag)



Ingredientes (2 doses)
400gr. de argolas de lulas
250gr. de espinafres frescos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de café de garan masala
2 dl leite de coco
1/2 lata (pequena) de tomate picado
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Coloca-se um fio de azeite numa frigideira larga e funda adicionando a cebola e o alho picados finamente. Acrescenta-se em seguida o caril, o garan masala e o sal deixando que a especiarias fritem um pouco. Adiciona-se-se o tomate picado e o leite de coco deixando ferver em lume brando cerca de 8 minutos. Juntam-se então as lulas e cozinham-se (novamente em lume brando) por mais 5 minutos. Finalmente adicionam-se os espinafres envolvendo bem no molho e deixando acabar de cozinhar até que a água que libertam tenha evaporado. Este foi servido simples mas pode ser acompanhado por arroz basmati cozido e/ou pão naan.








Agora também no Facebook


domingo, outubro 04, 2015

(quase que podia ser) Cheesecake (mas não é) [(it could almost be a) Cheesecake (but it's not)]


Ingredientes (4 doses)
150gr. de bolachas de gengibre
1 chávena de queijo quark 0%
1/4 de chávena de doce de morango (de preferência sem açúcar)

Preparação
Trituram-se as bolachas no robot de cozinha e reservam-se. Bate-se o queijo quark com o doce de morango até ficar bem firme. Distribuem-se as bolachas trituradas pelas taças (reservando cerca de 1/4) e calcam-se no fundo. Divide-se o creme de queijo pelas taças e por cima distribui-se restante bolacha triturada. Leva-se ao frigorífico até à hora de servir (no mínimo 4 horas).








Agora também no Facebook

sexta-feira, outubro 02, 2015

Camarão com vodka (Vodka shrimp)




Ingredientes (2 doses)
14 camarões grandes
3 colheres de sopa de molho de soja
2 dentes de alho fatiados finamente
2 malaguetas picadas
1 colher de sopa de azeite
Sumo e raspa de uma lima
Coentros frescos picados
60ml de vodka

Preparação
Descongelam-se os camarões, descascam-se (mantendo as caudas), dá-se um golpe no lombo e retira-se a tripa. Colocam-se num prato fundo e juntam-se todos os outros ingredientes excepto a vodka. Envolvem-se bem os camarões na marinada e deixa-se repousar 30 a 45 minutos.
Leva-se ao lume uma frigideira anti-aderente (sem nenhum tipo de gordura dentro) e deixa-se aquecer bem. Com a frigideira bem quente colocam-se cuidadosamente os camarões dentro e deixam-se cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado. Retiram-se os camarões para um prato e coloca-se o liquido da marinada na frigideira deixando ferver até reduzir o volume para cerca de 1/3. Colocam-se de novo os camarões na frigideira e cuidadosamente (de preferência fora do lume) adiciona-se a vodka. Com a frigideira de novo ao lume pega-se fogo à vodka e quando a chama apagar desliga-se o fogão. Servem-se os camarões de imediato regados com o molho e acompanhado por umas fatias de pão rústico ligeiramente torrado.








Agora também no Facebook