segunda-feira, novembro 30, 2015

Waffle de queijo e fiambre (Cheese and ham waffle)



Ingredientes (1 waffle)
1/3 de chávena de flocos de aveia
3 colheres de sopa de mozzarella ralado
3 colheres de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de iogurte magro
2 fatias de peito de peru fumado (ou fiambre)
1 ovo
2 pés de salsa picados grosseiramente
Pimenta preta

Preparação
Com o auxílio do robot de cozinha trituram-se os flocos de aveia até se assemelharem a uma farinha grossa..Em seguida adicionam-se os restantes ingredientes (excepto o fiambre) a tritura-se tudo até obter uma massa homogénea. Por fim junta-se o fiambre em pedaços envolve-se na restante massa com 2 ou 3 impulsos da máquina. Coloca-se na máquina de waffles até a massa ficar cozinhada e dourada (2 a 3 minutos aprox.).


NOTA
No caso de não se possuir máquina de waffles pode fazer-se na frigideira como uma panqueca.







Agora também no Facebook

domingo, novembro 29, 2015

Queques de coco e iogurte (Coconut and yogurt muffins)



Ingredientes
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha
1/2 chávena de coco
1/4 de chávena de óleo
3 ovos
1 iogurte magro natural
1 pacotinho de açúcar baunilhado
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato

Preparação
Batem-se os açúcares com os ovos até obter um creme esbranquiçado. Em seguida adiciona-se o iogurte, o coco e o óleo batendo. Por fim junta-se a farinha peneirada juntamente com o fermento e o bicarbonato incorporando na mistura até esta apresentar um aspecto homógeno. Com o auxílio da colher de gelados distribui-se a massa pelo tabuleiro dos queques previamente forrado com forminhas de papel. Leva-se ao forno (pré-aquecido a 180.ºC) durante 18 minutos aproximadamente (convém fazer o teste do palito antes de retirar os queques do forno. Deixam-se arrefecer um pouco ainda nas formas retirando depois para cima de uma rede de bolachas e deixando arrefecer completamente.









Agora também no Facebook

sexta-feira, novembro 27, 2015

Mini vol-au-vents com mousse de requeijão e cebolinho (Mini vol-au-vents with ricotta and chives mousse)


Ingredientes
1 embalagem de mini vol-au-vents (12 unid.)
1 colher de sopa (bem cheia) de requeijão (de ovelha no caso)
1 colher de sopa de iogurte grego ligeiro
1 molhinho de cebolinho fresco
Ovas de salmão

Preparação
No robot de cozinha coloca-se o requeijão, o iogurte e o cebolinho picado miudinho triturando até obter um creme. Recheiam-se os mini vol-au-vents com o creme e coloca-se em cima de cada um uma colher de café de ovas de salmão.








Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 25, 2015

Caldo verde com courgette (Green broth with courgette)


Ingredientes
1 alho francês grande
1 cebola grande
2 courgettes grandes
1 molho generoso de coentros
6 dentes de alho
200gr. de caldo verde
Azeite
Sal

Preparação
Corta-se o alho francês, a cebola, os alhos e os coentros grosseiramente e colocam-se na panela com um pouco de azeite. Juntam-se as courgettes em pedaços (caso se prefira a sopa "mais branca" deve retirar-se a casca das courgette, não foi o caso), tapa-se a panela e deixam-se estufar os legumes com a água que vão soltando por 10 a 15 minutos. Em seguida tempera-se com o sal, acrescenta-se água até cobrir os legumes e deixam-se cozinhar até estarem macios. Retira-se do lume,  tritura-se a sopa com o auxílio da varinha mágica ou robot de cozinha, volta a levar-se ao lume, acrescenta-se o caldo verde e deixa-se cozinhar por mais 5 a 10 minutos (caso se goste da couve mais ou menos cozida). Serve-se acompanhado por umas rodelas de chouriço.








Agora também no Facebook

segunda-feira, novembro 23, 2015

"Arroz" de couve flor salteado (Stir fried cauliflower "rice")




Ingredientes (3 a 4 doses)
1 couve flor média
1 cebola pequena
1 alho francês pequeno
1 cenoura pequena
1/2 chávena de ervilhas
1 peito de frango cozido (ou sobras de frango assado) desfiado
2 ovos batidos
1 pedaço de gengibre ralado (aprox. 1cm)
1 colher de sopa de óleo de sésamo
3 colheres de sopa de molho de soja
Cebolinho fresco picado

Preparação
Lava-se a couve flor, separa-se em raminhos, escorre-se bem. Coloca-se no robot de cozinha (ou picadora) e tritura-se por impulsos até obter uma textura parecida com arroz (ou couscous), reserva-se.
Num wok ou frigideira larga e funda coloca-se o óleo de sésamo deixando aquecer um pouco. Com o óleo aquecido junta-se a cebola em meias luas, o alho francês em rodelas, a cenoura ralada e as ervilhas salteando os legumes até ficarem macios (3 a 4 minutos aprox.). Retiram-se os legumes do wok e adicionam-se os ovos batidos mexendo até que fiquem cozinhados (mais não demasiado secos). Sem retirar os ovos voltam a colocar-se os legumes no wok, acrescentando o frango e a couve flor triturada. Rega-se com o molho de soja e cozinha-se até que a couve fique macia (mais 3 a 4 minutos). Retira-se do lume, polvilha-se com cebolinho fresco picado e serve-se de imediato.








Agora também no Facebook

domingo, novembro 22, 2015

Crumble de maça e mirtilos (Apple and bluberries crumble)



Ingredientes (3 / 4 doses)
2 maçãs grandes
3/4 chávena de mirtilos (podem ser congelados)
Raspa e sumo de 1 limão
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de Maizena
Canela
Noz-moscada moída
(para o crumble)
1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de flocos de aveia
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colheres de sopa de margarina (bem fria)
Canela

Preparação
Descascam-se as maçãs e cortam-se em pedaços grosseiros colocando em seguida num recipiente refractário. Juntam-se os mirtilos, a Maizena, o açúcar, a canela, a noz-moscada e a raspa e o sumo de limão envolvendo tudo muito bem. Forma-se o crumble misturando os ingredientes seguintes até obter uma textura parecida com areia que se espalha por cima da fruta e coloca-se o recipiente no frigorífico 1 a 2 horas. Retira-se do frigorífico e leva-se ao forno pré-aquecido a 180.º durante 45 minutos a 1 hora (até a cobertura (crumble) estar dourada e a fruta borbulhar por baixo). Deve servir-se morno acompanhado por uma colher de iogurte batido com canela.








Agora também no Facebook



sexta-feira, novembro 20, 2015

Lombinho de porco com Moscatel e puré de castanhas (Pork tenderloin with "Moscatel" and chestnut purée)


Ingredientes (2 / 3 doses)
1 lombinho de porco
6 chalotas pequenas
3 dentes de alho
1 pau de canela
1/2dl de vinho branco
1/2dl de Moscatel
Azeite
Sal
Pimenta preta
(para o puré de castanhas)
400gr. de castanhas congeladas
Sal
Pimenta preta
1dl de leite (poderá ser necessário maior quantidade de leite, depende da qualidade das castanhas)
1 colher de sobremesa de manteiga
Canela em pó qb
Preparação
Cobre-se o fundo de um tacho (de preferência de barro) com azeite e acrescentam-se os alhos descascados e esmagados e o pau de canela. Deixa-se o azeite aquecer bem, junta-se o lombinho de porco para selar a carne de todos os lados. Quando a carne já estiver selada acrescentam-se as chalotas cortadas em 4, o vinho branco, o Moscatel e tempera-se com sal e pimenta. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar em lume brando durante 15 minutos.
(para o puré de castanhas)
Cozem-se as castanhas (sem descongelar) em água temperada com sal e pimenta até estarem macias. Escorrem-se bem e passam-se pelo passevite (ou robot de cozinha). Junta-se a manteiga envolve-se bem e adiciona-se o leite até que o puré atinja a consistência desejada temperando em seguida com um pouco de canela em pó. Serve-se com o lombinho acompanhado do puré e de uma salada verde.








Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 18, 2015

Croquetes de bacalhau (Salted codfish croquettes)




Ingredientes (10 croquetes)
200gr. de migas de bacalhau (demolhadas e escorridas)
1 cebola pequena
1 raminho de salsa fresca
1 chávena de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 ovos + 1 ovo
1 colher de sopa de margarina
Pão ralado temperado
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Com o auxílio da picadora ou robot de cozinha tritura-se o bacalhau juntamente com a cebola e a salsa. Num tacho derrete-se a manteiga juntamente com a farinha até começar a dourar. Em seguida junta-se o leite morno e os dois ovos batidos. Adiciona-se o bacalhau triturado, tempera-se de sal e pimenta e deixa-se cozinhar em lume brando mexendo sempre até a mistura começar a soltar-se do fundo do tacho (convém ter em atenção que a massa engrossa um pouco mais depois de fria). Retira-se do lume e deixa-se arrefecer completamente. Depois de a massa arrefecer completamente moldam-se os croquetes com as mãos, passam-se no outro ovo batido e em seguida no pão ralado. Deixam-se repousar 1 ou 2 horas no frigorífico (ou congelam-se para consumir mais tarde) e fritam-se em seguida em azeite bem quente até estarem dourados, escorrendo em sob papel absorvente.








Agora também no Facebook

segunda-feira, novembro 16, 2015

Sopa de tomate com batata doce (Tomato and sweet potato soup)



Ingredientes
1.200kg. de tomate bem maduro
600gr. de batata doce
1 cebola média
1 alho francês
2 dentes de alho
1 molho de coentros frescos
 Azeite
Sal
Pimenta preta

Preparação
Corta-se a cebola, o alho francês, o alho e os coentros grosseiramente e colocam-se na panela com um pouco de azeite no fundo, adicionam-se as batatas em cubos e o tomate pelado e cortado grosseiramente também. Junta-se o sal e a pimenta, tapa-se a panela e deixam-se os legumes estufar por 10 a 15 minutos. Em seguida cobrem-se os legumes de água e deixam-se cozer até a batata estar macia. Desliga-se o fogão e com o auxílio do robot de cozinha ou com a varinha mágica tritura-se a sopa (se ficar muito espessa pode acrescentar-se mais um pouco de água). Serve-se com uma colher de sopa de iogurte grego e 1 colher de sobremesa de pesto.









Agora também no Facebook

domingo, novembro 15, 2015

Compota de pimentos vermelhos (Red peppers jam)



Ingredientes
1kg. de pimentos vermelhos (depois de limpos de sementes e da membrana branca interior deverá render 800gr. aproximadamente)
2 chávenas de açúcar amarelo
1 chávena de vinagre de sidra
1 maçã (starking ou reineta)

Preparação
Arranjam-se os pimentos retirando as sementes e a membrana branca interior e e cortam-se em cubinhos muito pequenos (pode usar-se o robot de cozinha). Colocam-se num tacho, junta-se a maçã ralada, o açúcar e o vinagre. Leva-se a lume brando e deixa-se cozinhar até atingir o aspecto de geleia (45 a 60 minutos aproximadamente). Tritura-se ligeiramente (convém que a compota fique com alguma textura ainda) com a varinha mágica, deixa-se ferver mais 5 minutos e retira-se do lume. Distribui-se a compota por frascos esterilizados, tapa-se de imediato e invertem-se os frascos para que seja criado vácuo natural. Deixam-se os frascos arrefecer invertidos. Depois de frios podem ser guardados em lugar escuro até à altura de consumir. Depois de abertos os frascos devem ser guardados no frigorífico.


NOTA 1
Se o pimento for cortado no robot de cozinha não há necessidade de utilizar a varinha mágica mais tarde.

NOTA 2
É um excelenete acompnhamento para carnes assadas ou grelhadas e queijos.







Agora também no Facebook

sexta-feira, novembro 13, 2015

Salmão assado com pesto (Roasted pesto salmon)

Ingredientes (2 doses)
2 postas de salmão
3 colheres de sopa de pesto
1 colher de sopa de alcaparras
12 tomates cereja
Raspa de um limão
Azeite
Sal
Pimenta preta

Preparação
Pincela-se o fundo de um tabuleiro com uma colher de sopa de pesto e colocam-se as postas de salmão por cima. Cobrem-se as postas de salmão com o restante pesto, polvilham-se com a raspa do limão e tempera-se com o sal e a pimenta. Espalha-se o tomate cereja e as alcaparras no tabuleiro e rega-se com um fio de azeite. Leva-se ao forno pré-aquecido (220ºC) por 10 a 12 minutos e serve-se de imediato. Este foi acompanhado por feijão verde cozido a vapor temperado com o molho que resultou da assadura do peixe.








Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 11, 2015

Peitos de frango recheados com espinafres e queijo feta (Chicken breasts stuffed with spinaches and feta cheese)



Ingredientes (2 doses)
2 peitos de frango
200gr. de espinafres frescos (pode usar-se congelados também)
100gr. de queijo feta
4 pétalas de tomate seco
1 cebola pequena
Azeite
Pimenta preta

Preparação
pica-se a cebola e leva-se a alourar com um fio de azeite. Quando a cebola estiver macia juntam-se os espinafres e o tomate seco picado deixando saltear. Em seguida junta-se o queijo envolve-se bem, tempera-se com um pouco de pimenta preta e reserva-se o liquido que vai escorrendo dos espinafres e do queijo. Deixa-se arrefecer. Abrem-se os peitos de frango ao meio, recheiam-se com a mistura e fecham-se com palitos. Numa frigideira coloca-se o liquido reservado e quando começar a ferver colocam-se os embrulhos dos peitos de frango deixando cozinhar 10 a 12 minutos. Estes foram acompanhados por puré de ervilhas.


NOTA
A falta de sal não é um esquecimento pois o queijo feta já é bastante salgado, não sendo necessário sal adicional.







Agora também no Facebook

segunda-feira, novembro 09, 2015

Puré de ervilhas (Mashed peas)


Ingredientes (2 doses)
300gr de ervilhas congeladas
1 cebola pequena cortada grosseiramente
1 dente de alho pequeno picado grosseiramente
1 molhinho pequeno de salsa
1 molhinho pequeno de coentros
1 casca de limão
1/2 caldo de legumes

Preparação
Num tachinho colocam-se as ervilhas e adicionam-se os restantes ingredientes. Adiciona-se um pouco de água (apenas até à altura das ervilhas) e deixa-se cozer até as ervilhas ficarem macias. Retiram-se do lume, escorrem-se e trituram-se com o auxílio do robot de cozinha ou varinha mágica. Acrescenta-se um pouco do caldo da cozedura das ervilhas até o puré atingir a consistência desejada.








Agora também no Facebook

domingo, novembro 08, 2015

Cheesecake de requeijão com doce de abóbora (Ricotta cheesecake with pumpkin jam)


Ingredientes (7 a 8 tacinhas individuais ou um cheesecake de tamanho normal)
300gr. de requeijão de ovelha (ou outro a gosto)
2dl de leite evaporado
4 colheres de sopa de açúcar em pó
200gr. de bolachas de gengibre
150gr. de manteiga
3 folhas de gelatina
Doce de abóbora

Preparação
Demolham-se as folhas de gelatina em água fria para hidratar enquanto se prepara o cheesecake. Trituram-se as bolachas no robot de cozinha até obterem um aspecto de areia grossa. Em seguida adiciona-se a manteiga e mistura-se bem. Divide-se a mistura por taças individuais (ou forra-se o fundo de uma forma de mola) alisando com as costas de uma colher de sopa. Novamente com o auxílio do robot de cozinha bate-se o requeijão com o leite evaporado e o açúcar em pó (deve ficar com um aspecto liso e pastoso). Escorre-se a gelatina, coloca-se numa tacinha que possa ir ao micro ondas e adicionam-se três colheres de sopa de água (1 por cada folha de gelatina) levando em seguida ao micro ondas 30 segundos a 1 minuto (depende da potência do micro ondas) para derreter. Por fim adiciona-se a gelatina derretida à mistura de requeijão envolvendo bem e distribuindo em seguida pelas tacinhas que já têm a base de bolacha. Leva-se ao frigorífico no mínimo 2 horas (idealmente durante a noite) antes de colocar o doce de abóbora por cima. Nessa altura deve voltar novamente ao frigorífico e só ser retirado antes de servir.









Agora também no Facebook

sexta-feira, novembro 06, 2015

Pastéis de camarão com arroz selvagem de cogumelos e coentros (Shrimp turnovers with mushroom and coriender wild rice)


Ingredientes (6 pastéis)
300gr. de miolo de camarão
6 folhas de massa para doces e salgados
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de Maizena
1,5 dl de leite
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 molhinho de coentros
Azeite
Sal qb
Pimenta preta qb
1 ovo batido
(para o arroz - 2 / 3 doses)
2/3 chávena de arroz selvagem
1 chávena de mistura de cogumelos congelados
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 molhinho de coentros
Azeite

Preparação
Pica-se a cebola, o alho e os coentros bem miudinhos e leva-se ao lume com um fio de azeite. Quando o alho começar a alourar juntam-se os camarões, tempera-se com o sal e a pimenta e deixam-se os camarões cozinhar um pouco na água que largam e em seguida junta-se o tomate e a farinha envolvendo bem. Em seguida acrescenta-se o leite e deixa-se cozinhar até obter um creme espesso. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Distribui-se o recheio pelas folhas de massa fechando as mesmas em formato de meia lua. Pincelam-se com ovo batido e levam-se ao forno (pré aquecido a 180.ºC) por 20 minutos ou até os pastéis ficarem dourados.
Entretanto prepara-se o arroz picando a cebola, o alho e os coentros e levando ao lume com um fio de azeite. Quando começarem a alourar juntam-se os coentros picados, os cogumelos partidos em pedaços pequenos e tempera-se com sal. Deixa-se cozinhar um pouco na água que os cogumelos libertam e em seguida acrescenta-se o arroz. Envolve-se bem o arroz com os cogumelos e os coentros a junta-se a água (o dobro da medida dos cogumelos). Deixa-se cozinhar durante 20 minutos (o arroz selvagem demora mais tempo a cozinhar do que o arroz "normal") e depois de cozinhado deve deixar-se repousar por mais 5 minutos. Servem-se os pastéis acompanhados com o arroz e uma salada.


NOTA
Estes pasteis foram pensados como uma alternativa mais saudável aos tradicionais rissóis de camarão.







Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 04, 2015

Strogonoff de pescada (Hake strogonoff)



Ingredientes (2 / 3 doses)
1 embalagem (400gr.) de medalhões de pescada (podem usar-se filetes também) descongelados
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1 embalagem (2dl.) de leite evaporado (ou qualquer variedade de natas)
2 colheres de sobremesa de mostarda de Dijon (L'Ancienne)
4 colheres de sobremesa de ketchup
300gr. (aprox.) de cogumelos frescos em fatias
Sal
Pimenta preta

Preparação
Cortam-se os lombos de pescada em 3, temperam-se com um pouco de sal e pimenta preta e reservam-se. Pica-se a cebola juntamente com o alho e aloura-se com o azeite. Quando estiverem ambos louros e macios (cuidado para não deixar queimar) junta-se a mostarda, o ketchup e os cogumelos envolvendo bem. Adicionam-se as natas e deixa-se começar a ferver. Adiciona-se por fim a pescada em cubos envolvendo delicadamente no molho e deixa-se cozinhar por 8 a 10 minutos (consoante a espessura dos lombos). Retira-se do lume e deixa-se repousar por 5 minutos. Está pronto a servir. Pode ser acompanhado por arroz ou puré de batata, estes foram acompanhados por feijão verde cozido a vapor.


NOTA
Podem também utilizar-se cogumelos de lata mas, os frescos são muito mais saborosos.







Agora também no Facebook

segunda-feira, novembro 02, 2015

Bruchetta de ovos com cogumelos (Egg and mushroom bruschetta)


Ingredientes (1 bruschetta)
1 fatia de broa de milho
1 dente de alho
1 colher de chá de manteiga
4 cogumelos pequenos
1 ovo
Sal
Pimenta preta
Tomilho limão (ou outra erva a gosto)

Preparação
Lavam-se os cogumelos, cortam-se em fatia finas, enxugam-se bem e salteiam-se com a manteiga. Bate-se o ovo com uma pitada de sal e de pimenta preta, junta-se aos cogumelos e deixa-se cozinhar mexendo sempre até atingir o ponto desejado. Enquanto os cogumelos salteiam torra-se ligeiramente o pão e esfrega-se com o alho enquanto está quente. Coloca-se o ovo com os cogumelos por cima, polvilha-se com o tomilho limão e serve-se de imediato.








Agora também no Facebook

domingo, novembro 01, 2015

Bolachas de chia e limão (Chia and lemon cookies)


Ingredientes
2 chávenas de farinha integral
1/2 chávena de farinha normal
1 chávena de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga magra
1 colher de sopa de chia
3 colheres de sopa de água
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de canela
1 pitada de sal refinado
Sumo e raspa de 2 limões grandes

Preparação
Colocam-se as sementes de chia e a água numa tacinha para formar um gel. Numa taça (ou na batedeira) misturam-se todos os outros ingredientes começando a amassar. Em seguida junta-se o "gel" de chia e continua-se a amassar até obter uma bola moldável e que não se cole às mãos. Estende-se a massa numa superfície enfarinhada e cortam-se as bolachas com um cortador próprio. Colocam-se as bolachas no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e levam-se as bolachas ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 12 minutos (ou até ficarem douradas). Retiram-se as bolachas do forno e deixam-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas.


NOTA
As bolachas quando saem do forno ainda estão moles, só depois de completamente frias ficam crocantes.







Agora também no Facebook