sexta-feira, agosto 30, 2019

Pataniscas de milho com molho de iogurte e alho (Corn fritters with yogurt garlic dipping sauce)




Ingredientes (6 / 8 unidades)
1 1/2 chávenas de milho (pode ser congelado ou de lata)
1/2 chávena de farinha
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
1/4 de pimento vermelho pequeno
1 raminho de coentros
1 colher de chá de paprika fumada
1 colher de café de pimenta cayenne (pode ser mais ou pode não se utilizar)
Sumo de 1/2 limão
Sal qb
Azeite para untar a frigideira
(para o molho)
1/2 chávena de iogurte grego
1 dente de alho
1 pitada de oregãos
1 colher de sobremesa de azeite

Preparação
Começa-se por preparar o molho colocando todos os ingredientes no liquidificador e triturando no máximo até obter um molho liso e suave (é preferível colocar menos oregãos e acrescentar no final se for necessário para que o sabor não fique demasiado intenso), verifica-se o sabor/tempero e coloca-se no frigorífico.
Numa taça coloca-se a farinha, o ovo, o leite, a paprika, a pimenta e o sal. Mistura-se com uma vara de arames. Em seguida junta-se o milho, o pimento cortado em cubinhos pequenos, os coentros picados e o sumo de limão. Mistura-se de novo até que tudo esteja bem envolvido.
Numa frigideira anti-aderente coloca-se uma colher de sopa de azeite e quando estiver quente, com o auxílio da colher de gelados colocam-se porções da massa na frigideira. Deixam-se fritar 2 a 3 minutos, viram-se e deixam-se fritar do outro lado mais 2 a 3 minutos (até ficarem dourados). Escorrem-se sobre papel absorvente e servem-se acompanhados pelo molho de iogurte e alho. Acompanhados por uma salada servem de refeição ligeira.



NOTA 1
As pataniscas de milho ou "corn fritters" são um prato original dos nativos Americanos. Actualmente fazem parte da cozinha tradicional do Sul dos Estados Unidos. Existem versões doces e salgadas, podem ser fritas imersas em óleo ou azeite (deep fried) ou como descrevi aqui (shallow fried).

NOTA 2
Caso se use milho congelado deve-se descongelar e escorrer antes de usar.





Agora também no Facebook

quarta-feira, agosto 28, 2019

Salada de frango com abacate e pistáchios (Chicken, avocado and pistachio salad)


Ingredientes (1 salada)
1/2 chávena sobras de frango assado (previamente desfiado)
1 abacate pequeno
6 tomates cereja
Pistáchios qb
Mistura de alfaces qb
Flor de sal qb
Azeite qb
Sumo de lima qb

Preparação
Coloca-se a alface no fundo do prato e cobre-se com o frango desfiado. Em cima coloca-se o abacate em cubinhos e o tomate cherry cortado ao meio. De seguida polvilha-se com os pistácios e tempera-se com a flor de sal, o azeite e o sumo de lima. Serve-se de imediato.





Agora também no Facebook

segunda-feira, agosto 26, 2019

Blinis de batata com queijo creme e salmão fumado (Potato blinis with cream cheese and smoked salmon)




Ingredientes (15 unidades aprox.)
2 batatas médias (+/- 300gr.)
2 ovos
80gr. de farinha
1 colher de café de bicarbonato de sódio
80ml. de natas ligeiras
Pimenta preta qb
Salmão fumado qb
Queijo creme
Sumo de limão qb
Cebolinho fresco para decorar
Azeite para untar a frigideira

Preparação
Descascam-se as batatas, cortam-se em cubos e cozem-se em água e sal. Deixam-se arrefecer. Esmagam-se as batatas já frias e colocam-se na taça da batedeira juntamente com os ovos. Bate-se até que estejam bem misturados. Em seguida junta-se a farinha peneirada com o bicarbonato e as batas continuando a bater até obter uma massa lisa e homogénea.
Pincela-se uma frigideira anti-aderente com azeite e quando estiver quente coloca-se na frigideira porções da massa com uma colher de sopa de modo a formar pequenas panquecas. Quando começarem a fazer bolhinhas (+/- 2 minutos) viram-se e cozinham-se do outro lado.
Depois de cozinhadas deixam-se arrefecer um pouco. Enquanto os blinis arrefecem corta-se o salmão fumado em tiras e rega-se com um pouco de sumo de limão. Por cima de cada blini coloca-se uma colher de chá de queijo creme, uma pequena fatia de salmão fumado e decora-se com cebolinho.


NOTA
Blini é um tipo de panqueca tradicional originária da Rússia. É feita com massa farinha de trigo branco ou trigo mourisco, aveia, cevada, centeio ou mesmo batata, leite, ovos e nata. Na Rússia, fazem parte duma celebração do fim do inverno, a “Maslenitsa”, na última semana de Fevereiro, mas os blini são populares também noutros países da região. Normalmente são servidos com vários acompanhamentos, em que se destacam o caviar e o salmão, mas também podem ser servidos com cogumelos ou mesmo numa versão doce.






Agora também no Facebook


domingo, agosto 25, 2019

Gelado de nata e Oreo... (Cream'n'cookies ice cream...)


Ingredientes
3dl de natas para bater
1/2 lata de leite condensado
10 bolachas Oreo

Preparação
Trituram-se as bolachas em areia fina e reservam-se. Batem-se as natas "em castelo" e em seguida envolve-se o leite condensado delicadamente. Unta-se com óleo (ou manteiga) uma forma pequena de bolo Inglês (1 litro de capacidade no máximo) e forra-se com película aderente (a película aderente deve ficar a cair para fora da forma em quantidade suficiente que depois permita ajudar a retirar o gelado da forma). Coloca-se metade das bolachas trituradas no fundo da forma. Em seguida despeja-se metade do creme, colocam-se as restantes bolachas e verte-se delicadamente o restante creme por cima. Tapa-se a forma (ou envolve-se em película de alumínio e coloca-se no congelador 6 a 8 horas. Retira-se do congelador 15 a 20 minutos antes de servir e desenforma-se com o auxílio da película aderente que ficou para fora da forma (se ainda estiver muito congelado pode-se passar a forma rapidamente por água quente). Serve-se de imediato cortado em fatias.




Agora também no Facebook

sexta-feira, agosto 23, 2019

Massa com mexilhões em molho de vinho branco e natas ácidas (Pasta with mussels in white wine and sour cream sauce)


Ingredientes (2 doses)
180gr. de massa (no caso fusilli)
400gr. de miolo de mexilhão
2 colheres de sopa de natas ácidas
1 cebola pequena
1 dente de alho pequeno
1 colher de sobremesa de manteiga
1 colheres de sopa de azeite
1/2dl de vinho branco
1 raminho de tomilho seco
1 malagueta (opcional)
Pimenta preta qb
Salsa fresca picada 
Preparação
Coloca-se a massa a cozer de acordo com as instruções da embalagem e prepara-se o molho em simultâneo.
Coloca-se a manteiga e o azeite num tacho com o fundo grosso (idealmente de barro ou ferro fundido), juntando em seguida a cebola picada, os alhos fatiados, o tomilho e a malagueta. Quando começar a alourar adicionam-se os mexilhões, a pimenta moída na altura e o vinho branco. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar cerca de 5 a 7 minutos. Em seguida juntam-se as natas ácidas e deixam-se cozinhar mais um minuto para o molho engrossar um pouco. Quando a massa estiver cozida escorre-se a água, junta-se o molho de mexilhões, envolve-se bem e serve-se de imediato polvilhado com salsa picada.




Agora também no Facebook

quarta-feira, agosto 21, 2019

Sopa de tomate (Tomato soup)


Ingredientes
1,5 kg. de tomate maduro
2 cebolas grandes
2 dentes de alho grandes
2 cenouras médias
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Picam-se as cebola grosseiramente, picam-se os alhos e cortam-se as cenouras em rodelas de espessura média. Colocam-se numa panela com um pouco de azeite no fundo. Leva-se ao lume e quando o azeite começar a aquecer junta-se o tomate em cubos grosseiros. Deixa-se estufar cerca de 15 minutos. Em seguida tempera-se com o sal, cobre-se com água e deixa-se cozinhar até que a cenoura esteja macia. Nessa altura retira-se a sopa do lume e tritura-se com a varinha mágica ou liquidificador.
Serve-se com um ovo escalfado e polvilhada com uma erva verde fresca a gosto (no caso usei cebolinho).


NOTA 1
Como uso o liquidificador para triturar as sopas não retirei a pele nem as sementes do tomate. No entanto, caso o queiram fazer, basta escaldar o tomate em água a ferver, mergulhando de seguida em água gelada. Deste modo a pele sai com facilidade, sendo apenas depois necessário cortar em pedaços e retirar as sementes.

NOTA 2
Tradicionalmente utiliza-se um pouco de açúcar para atenuar o ácido da sopa de tomate, experimentei usar 2 cenouras e resultou muito bem.






Agora também no Facebook

segunda-feira, agosto 19, 2019

Peixinhos da horta com molho de queijo azul (Green beans tempura with blue cheese dipping sauce)



Ingredientes
(para os peixinhos da horta)
300gr. de feijão verde
100gr. de farinha de milho
Paprika fumada qb
Pimenta preta qb
2dl de água das pedras (bem gelada)
Óleo (ou azeite) para fritar
(para o molho de queijo azul)
1 iogurte natural
30gr de queijo azul (roquefort ou gorgonzola - a quantidade do queijo pode ser aumentada ou diminuída de acordo com o gosto pessoal)
1 colher de chá de molho Inglês
1 dente de alho pequeno ralado

Preparação
(do molho de queijo azul)
Colocam-se todos os ingredientes no robot de cozinha (ou copo da varinha mágica) e trituram-se até obter um molho suave. Reserva-se no frigorífico até à altura de servir.
(dos peixinhos da horta)
Arranja-se o feijão retirando o fio e corta-se ao meio em comprimento e em largura. Escalda-se por 2 minutos em água a ferver com sal. Mergulham-se de imediato em água gelada para parar a cozedura. Escorrem-se nem e secam-se com papel de cozinha.
Prepara-se o polme misturando bem a farinha peneirada com a paprika e a pimenta. Em seguida adiciona-se a água (pode não ser necessário utilizar toda) em fio misturando bem com uma vária de arames até obter um polme liso e suave.
Passa-se o feijão pelo polme e frita-se no óleo bem quente, quando estiverem dourados colocam-se a escorrer sobre papel absorvente.
Servem-se de imediato acompanhados com o molho de queijo azul.






Agora também no Facebook

domingo, agosto 18, 2019

Tapioca com manteiga de amendoim (Peanut butter "tapioca")


Ingredientes (1 tapioca)
1/3 de chávena de tapioca hidratada
1 colher de sopa (rasa) de manteiga de amendoim
1 colher de sopa (rasa) de doce de mirtilo (usei caseiro)
1 colher de sopa de sumo de laranja
1 pera madura pequena fatiada
Raspa de laranja qb

Preparação
Numa tacinha mistura-se o doce de mirtilo com o sumo de laranja e reserva-se.
Coloca-se uma frigideira anti aderente ao lume e quando estiver quente cobre-se o fundo com a tapioca espalhando bem. Quando as extremidades da tapioca começarem a soltar da frigideira retira-se do lume e coloca-se num prato. Barra-se então com a manteiga de amendoim, rega-se com 2/3 da mistura do doce com o sumo de laranja. Distribuem-se as fatias de pera em metade da tapioca, polvilha-se com metade da raspa de laranja. Dobra-se a tapioca ao meio, rega-se com a restante mistura de doce e sumo, polvilha-se com a restante raspa de laranja e serve-se de imediato.






Agora também no Facebook

sexta-feira, agosto 16, 2019

Asinhas de frango na frigideira com ras-al-hanout (Pan fried chicken wings with ras-al-hanout)


Ingredientes
Asas de frango
Sumo de 1 limão pequeno
Sal qb
Ras-el-hanout qb
Azeite qb

Preparação
Arranjam-se as asinhas de frango, separam-se pelas articulações e temperam-se com o sal, o ras-el-hanout e o sumo de limão. Deixam-se repousar e tomar gosto umas horas.
Coloca-se um fio de azeite no fundo da frigideira e fritam-se as asinhas cerca de 10 minutos de cada lado, virando de vez em quando. Quando estiverem cozinhadas servem-se polvilhadas com umas folhinhas de coentros.

NOTA
Ras-el-hanout é uma mistura de especiarias típica da culinária do Magrebe. O nome significa "o máximo da minha cozinha", é usado para temperar tagines, cuscuz, arroz ou carne para grelhados.
Os ingredientes mais comuns do ras-el-hanout  são o sal, cominhos, gengibre, açafrão, canela, pimenta branca, pimenta preta, pimenta-de-cayenne, pimenta-da-jamaica e cravinho moídos. 
No entanto, dependendo do gosto e da tradição local, a mistura pode ter mais de 100 ingredientes. Hoje já é fácil de encontrar nos hipermercados comuns.





Agora também no Facebook

quarta-feira, agosto 14, 2019

Quiche de peito de peru fumado com espargos (Smoked turkey breast and asparagus quiche)


Ingredientes
1 placa de massa quebrada
1 molho de espargos
200gr. de peito de peru fumado
1 cenoura pequena
3 ovos
1 dl. de natas ligeiras
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Arranjam-se os espargos e cortam-se em pedaços reservando as pontas. Num tacho com um fio de azeite colocam-se os espargos, o peito de peru cortado em cubinhos e a cenoura ralada. Salteia-se até que os cubinhos do peito de peru comecem a dourar. Retira-se do lume. Com o auxílio da varinha mágica batem-se os ovos com as natas e juntam-se ao tacho envolvendo bem.
Por fim forra-se uma forma de tarte com fundo amovível com a massa quebrada e recheia-se com o conteúdo do tacho. Decora-se com as pontas dos espargos que se reservaram e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 35 minutos ou até que a tarte esteja firme e dourada.




Agora também no Facebook

segunda-feira, agosto 12, 2019

Wrap de presunto com queijo creme e rabanetes (Wrap with smoked ham, cream cheese and radishes)


Ingredientes (1 wrap)
1 folha de wrap
2 fatias de presunto
1 rabanete
Queijo creme qb
Rúcula qb

Preparação
Espalha-se o queijo creme na folha de wrap e cobre-se com o rabanete em rodelas finas. Coloca-se em seguida a rúcula e por fim o presunto desfiado. Forma-se um rolo unido a extremidade com um pouco mais de queijo creme (para actuar como cola).





Agora também no Facebook

domingo, agosto 11, 2019

Smoothie de pera com canela (Pear cinnamon smoothie)


Ingredientes
1/2 chávena de iogurte grego ligeiro
1/4 de chávena de leite magro
1 pera grande madura
Canela qb

Preparação
No copo do robot de cozinha (ou da varinha mágica) coloca-se a pera em pedaços e a canela.Tritura-se bem até a pera estar desfeita e envolvida na canela. Em seguida junta-se o iogurte e o leite triturando novamente apenas para misturar bem. Serve de imediato polvilhado com mais um pouco de canela.




Agora também no Facebook

sexta-feira, agosto 09, 2019

Requeijão com doce de mirtilo (Cottage cheese and blueberrie jam)


Ingredientes
200gr. de requeijão de ovelha
Doce de mirtilo qb (usei caseiro)
Tostas de pão alentejano para acompanhar

Preparação
Esmaga-se o requeijão com um garfo. Junta-se o 1 colher de sopa de doce de mirtilo envolvendo grosseiramente para obter um efeito marmoreado. Coloca-se no prato de servir e cobre-se com mais um pouco de doce. Serve-se com tostas de pão Alentejano.


NOTA
Usei requeijão de ovelha por uma questão de gosto pessoal mas, pode usar-se qualquer outro tipo de requeijão.




Agora também no Facebook

quarta-feira, agosto 07, 2019

Espetadas de peru com humus e chips caseiros de tortilha (Turkey skewers with humus and homemade tortilla chips)


Ingredientes (2 doses)
(para as espetadas)
4 espetadas de peru
Sal qb
Alho em pó qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Raspa de 1 limão
(para o húmus)
1 chávena de grão cozido
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa de tahini
1 dente de alho pequeno
Cominhos qb
Sumo de limão qb
Água de cozer o grão qb
(para os chips de tortilha)
Tortilhas mexicanas
Azeite
Alho em pó
Paprika fumada

Preparação
(das espetadas)
Colocam-se as espetadas num tabuleiro e temperam-se com os restantes ingredientes deixando repousar umas horas. Em seguida grelham-se no grelhador (ou idealmente nas brasas).
(do húmus)
Coloca-se no processador o grão, o azeite, o tahini, o dente de alho esmagado , os cominhos e o sumo de limão. Processa-se até obter uma pasta. Em seguida (e mantendo o processador a funcionar) acrescenta-se aos poucos a água de cozer o grão até que o húmus atinja uma consistência suave e cremosa. Transfere-se para uma taça, rega-se com um fio de azeite e polvilha-se com um pouco de paprika fumada.
(dos chips de tortilha)
Divide-se cada uma das tortilhas em 8 triângulos. Colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e borrifam-se com azeite em spray (ou pincelam-se), polvilhando em seguida com o alho em pó e a paprika fumada. Em seguida levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 5 minutos, até que fiquem douradas (os chips ficam estaladiços durante uns dias se forem guardados numa caixa ou frasco hermético).





Agora também no Facebook

segunda-feira, agosto 05, 2019

Salada das sobras da semana (Weekly leftovers salad)


Ingredientes (1 salada)
1/2 chávena de feijão frade cozido
1/2 abacate pequeno
1 ovo cozido
2 palitos de delícias do mar
1 tomate pequeno para decorar
1 molhinho pequeno de coentros frescos
Azeite qb
Vinagre qb

Preparação
Numa taça junta-se o feijão, o abacate em cubinhos, o ovo picado, as delícias do mar fatiadas e os coentros picados. Tempera-se com o azeite e o vinagre, decora-se com o tomate em gomos e serve-se de imediato.




Agora também no Facebook

domingo, agosto 04, 2019

Mousse de lemmon curd e oreos (Lemon curd and oreos mousse)


Ingredientes
4dl de natas para bater
1/2 chávena de lemon curd
4 bolachas oreo + bolachas para decorar

Preparação
Batem-se as natas até ficarem "em castelo". Em seguida envolve-se o lemnon curd e as bolachas esmagadas. Distribui-se por tacinhas individuais, decora-se com uma bolacha em cada tacinha e coloca-se no frigorífica até ao momento de servir.


NOTA
Pessoalmente gosto de deixar as natas no frigorífico durante 24 horas antes de as bater pois facilita bastante o processo.






Agora também no Facebook

sexta-feira, agosto 02, 2019

Camarão ao alhinho e whisky (Garlicky and whisky prawns)


Ingredientes
12 camarões grandes congelados
3 dentes de alho grandes
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de whisky
Sal qb
Raspa de 1 limão pequeno
1 malagueta (opcional)
1 molhinho de coentros frescos

Preparação
Descongelam-se os camarões e descascam-se mantendo as cabeças e os rabos. Temperam-se com uma pitada de sal (atenção para não salgar em demasia) e a raspa de limão. Deixa-se repousar 30 minutos a 1 hora.
Fatiam-se os alhos finamente e levam-se ao lume com o azeite e a malagueta. Quando começarem a alourar juntam-se os camarões e cozinham-se cerca de 3 minutos de cada lado. Em seguida junta-se o whisky, deixa-se ferver para que o álcool evapore, retira-se do lume e serve-se de imediato polvilhados com coentros fresco e acompanhados por uma baguete rústica.




Agora também no Facebook