segunda-feira, março 30, 2020

Bruschetta de vegetais grelhados com requeijão (Grilled veggies and ricotta bruschetta)

 


Ingredientes (2 bruschettas)
2 fatias de pão rústico
2 cogumelos portobello pequenos
1/2 pimento vermelho pequeno
1/2 courgette pequena
50gr. de requeijão de ovelha
1 dente de alho
Azeite qb
Glaze (ou vinagre balsâmico) balsâmica qb

Preparação
Tosta-se ligeiramente o pão e esfrega-se a superfície com o dente de alho, reserva-se. Fatia-se finamente a courgette e os cogumelos (de preferência com o auxílio de uma mandolina) e grelham-se no fogão, juntamente com o pimento, usando uma placa anti-aderente.
Depois de grelhados colocam-se num prato, corta-se o pimento em tiras, junta-se o requeijão esfarelado e rega-se com um fio de azeite. Distribui-se a mistura pelas fatias de pão e rega-se com um fio de glaze balsâmica. Serve-se de imediato.


NOTA
Fiz esta bruschetta de acordo com as sobras de vegetais que tinha em casa mas podem ser facilmente substituídos pelo que houver disponível como beringela, cogumelos, etc..





Agora também no Facebook

domingo, março 29, 2020

Pudim de amora e chia com manga (Blackberry chia pudding with mango)



Ingredientes
1 iogurte natural magro
1/2 chávena de amoras
1 colher de copa de sementes de chia
2 colheres de sopa de puré de manga
1 colher de sopa de granola (de preferência caseira) para polvilhar

Preparação
Tritura-se o iogurte juntamente com as amoras. Em seguida juntam-se as sementes de chia e misturam-se com uma colher. Coloca-se no frigorífico num pote tapado durante 2 horas no mínimo (costumo deixar durante a noite) Na altura de consumir coloca-se por cima o puré de manga e polvilha-se com a granola.





Agora também no Facebook


sexta-feira, março 27, 2020

Bacalhau assado no forno (Oven baked salted codfish)


Ingredientes (2 doses)
2 postas de bacalhau (usei apenas uma bastante grande)
4 dentes de alho
100ml de leite
Sumo de 1 limão pequeno
Paprika fumada qb
1 cebola grande
50ml de vinho branco
Azeite qb
1 ovo cozido

Preparação
Coloca-se o bacalhau numa caixa (onde caibam as postas sem sobrepor). Juntam-se os alhos esmagados e picados muito miudinhos, o leite, a paprika fumada e o sumo de limão. Envolve-se bem, tapa-se a caixa e deixa-se marinar 6 a 8 horas (este ficou durante a noite)
Corta-se a cebola em rodelas finas e coloca-se no fundo de um tabuleiro de forno. Escorre-se o bacalhau da marinada e coloca-se por cima da cebola. Rega-se com o vinho branco e uma dose generosa de azeite e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 minutos aproximadamente (depende principalmente da espessura do bacalhau). Ao fim desse tempo fatia-se o ovo cozido, distribui-se por cima do bacalhau e coloca-se no forno por mais 10 minutos (para tostar as extremidades do ovo). Retira-se do forno, polvilha-se com salsa fresca grosseiramente picada e está pronto a servir. Este foi acompanhado por puré de grão mas pode também ser acompanhados por batatas assadas ao mesmo tempo que o bacalhau.






Agora também no Facebook

quarta-feira, março 25, 2020

Mimos de peixe Muratinho (Fish fillets)


Ingredientes (2 doses)
4 filetes de pescada
1 batata grande
1 limão
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite qb
Sal qb
Pimenta qb
Alho em pó qb
Farinha de milho para envolver o peixe
Óleo ou azeite para fritar o peixe e as batatas
Salsa fresca

Preparação
Cortam-se os filetes em pedaços pequenos com aproximadamente um dedo de largura. Temperam-se com o sal, pimenta, alho em pó, um fio de azeite e sumo de limão. Deixa-se marinar cerca de uma hora (não deve ficar muito mais tempo para que o sumo de limão não "cozinhe" o peixe).
Entretanto descasca-se a batata e corta-se em pequenos cubos, frita-se e escorre-se sob papel de cozinha.
Escorre-se o peixe da marinada e passa-se pela farinha fritando em seguida e escorrendo também sob papel de cozinha. Coloca-se o peixe e as batatas no prato de servir.
Descasca-se metade de um limão e corta-se o miolo em cubinhos. Leva-se ao lume uma frigideira com a manteiga e quando começar a aquecer junta-se os cubos de limão. Deixa-se cozinhar cerca de um minuto. Em seguida rega-se o peixe com o molho, polvilha-se com salsa picada e serve-se de imediato.


NOTA
Esta é uma receita do saudoso Chef Silva que ainda hoje é frequente em casa dos meus Pais. Não faço ideia de qual a origem do nome da receita mas, mas é assim que consta na Teleculinária n.º 42, em finais dos anos 70.





Agora também no Facebook

segunda-feira, março 23, 2020

Tarte de cogumelos (Mushroom tart)



Ingredientes
(para a massa)
1 ovo
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de farinha integral
1dl de azeite
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sobremesa de oregãos
1 pitada de sal
(para o recheio)
500g de cogumelos marron frescos
400ml de leite quente
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha Maizena
1 colher de sopa de vinho do Porto
1 ovo
1 limão pequeno
Sal qb
Pimenta preta qb
Noz moscada qb

Preparação
(da massa)
Na taça do robot de cozinha colocam-se as farinhas, o sal e o azeite. Processa-se até obter uma espécie de areia grossa. Bate-se o ovo com a água gelada. Juntam-se os oregãos à massa bem como o ovo batido com a água. Processa-se novamente até obter uma massa uniforme. Retira-se a massa do processador, forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Na altura de cozinhar retira-se do frio, estende-se com o rolo da massa e forra-se uma forma de tarte previamente untada com manteiga. Pica-se o fundo da massa com um garfo, enche-se com feijão (pode usar-se também arroz, grão ou mesmo os pesos cerâmicos próprios para pastelaria) e leva-se ao forno durante 20 minutos. Depois desse tempo retira-se do forno, retira-se o feijão e prepara-se o recheio.
(do recheio)
Fatiam-se os cogumelos e levam-se ao lume com a manteiga até que amoleçam e percam a humidade. Nessa altura junta-se a farinha, envolve-se bem e cozinha-se por mais 2 a 3 minutos. Acrescentam-se então o vinho do Porto e o leite quente, tempera-se com o sal, a pimenta, a noz moscada e o sumo de limão e deixa-se cozinhar até obter um creme espesso. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Bate-se o ovo numa taça, e adiciona-se ao creme. Verte-se o creme sobre a base e coloca-se no forno por 25 a 30 minutos.


NOTA 1
Apesar de ser senso comum que os cogumelos não devem ser lavados, não consigo deixar de o fazer. Normalmente trato-os na véspera da utilização passado-os rapidamente por água, fatiando e deixando numa caixa, em camadas separadas com papel de cozinha.

NOTA 2
Fiz esta tarte usando cerca de metade dos ingredientes do recheio pois utilizei a metade da massa que tinha sobrado desta receita anterior. Desta vez recheei as aparas com um pouco de requeijão e doce de mirtilos. O Isolamento Social Voluntário obriga-nos a ser mais imaginativos :)





Agora também no Facebook

sexta-feira, março 20, 2020

Bolo de aniversário "red velvet" (Red velvet birthday cake)



Ingredientes (para o bolo da foto fiz a receita duas vezes)
3 ovos
190gr. de açúcar
170gr. de farinha sem fermento
90gr. de manteiga sem sal
100ml de buttermilk
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
3 colheres de sopa de chocolate em pó (mínimo 70% de cacau)
1 colher de sobremesa de corante alimentar vermelho em gel
1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco
(cobertura)
200gr. de queijo creme
4 iogurtes naturais escorridos durante 24 horas
75gr. de açúcar em pó

Preparação
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionam-se os ovos e bate-se novamente até que estejam incorporado. Em seguida acrescenta-se o cacau e o corante. Envolve-se bem. Acrescenta-se o buttermilk e bate-se novamente incorporando em seguida a farinha peneirada com o fermento e o bicarbonato . Por fim junta-se o vinagre e bate-se até obter uma massa suave e homogénea. Leva-se ao forno pré-aquecido (170.ºC) por 35 a 40 minutos (convém fazer o teste do palito antes).
(cobertura)
Bate-se o queijo creme com o iogurte escorrido e o açúcar em pós até obter um creme suave.
(montagem do bolo)
Com o bolo completamente frio (o bolo deve ser feito no mínimo com 12 horas de antecedência) corta-se ao meio, recheia-se com parte do creme  cobre-se com a outra parte. Em seguida barra-se uniformemente com o restante creme e polvilha-se com raspas de chocolate. Deve ser mantido no frio até à altura de servir.



NOTA 1
O meu plano inicial era fazer um bolo mais estreito e mais alto, como não foi possível acabei por fazer dois bolos.

NOTA 2
Ver aqui como fazer buttermilk caseiro. 

NOTA 3
É importante usar corante alimentar em gel para que não se altere a textura do bolo. 





Agora também no Facebook

quinta-feira, março 19, 2020

Bolachinhas de amêndoa para o Dia do Pai (Almond biscuits for Father's Day)


Ingredientes (30 bolachas grandes ou 60 pequenas)
250gr. de amêndoas
150gr. de açúcar em pó
250gr. de farinha
250gr. de manteiga

Preparação
Com o auxílio do robot de cozinha trituram-se as amêndoas até obter uma espécie de farinha. Na taça da batedeira bate-se a manteiga com o açúcar até formar um creme. Em seguida junta-se a farinha e a amêndoa triturada envolvendo bem até obter uma massa uniforme. Forma-se uma bola com a massa, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico por 30 a 45 minutos.
Depois desse tempo retira-se do frio, formam-se bolinhas de massa, espalmam-se ligeiramente com as costas de um garfo e colocam-se espaçadas no tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Leva-se então ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 15 minutos ou até ficarem douradinhas. Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer em cima de uma rede de bolachas. Depois de frias guardam-se num frasco ou caixa hermética.


NOTA
As bolachas saem do forno ainda bastante moles, só ficam rijas após arrefecer completamente.





Agora também no Facebook

quarta-feira, março 18, 2020

Arroz negro com salmão e manga (Black rice with salmon and mango)



Ingredientes (2 doses)
1,5 chávenas de arroz negro
1 posta grande de salmão
1 manga pequena madura mas firme
2 colheres de sopa de azeite
1 molhinho de cebolinho
Raspa de limão qb
Gengibre fresco ralado qb
Malagueta vermelha ralada qb (opcional)

Preparação
Em primeiro lugar prepara-se o molho colocando numa taça o azeite, a raspa de limão, o gengibre ralado, o cebolinho e a malagueta ralada. Envolve-se bem e deixa-se repousar para que os sabores se libertem no azeite.
Coze-se o arroz de acordo com as instruções da embalagem, escorre-se bem rega-se com metade do molho e reserva-se.
Tempera-seo salmão com sal de ambos os lados e grelha-se numa frigideira anti-aderente por 3 minutos de cada lado. Depois de grelhado desfaz-se em lascas e coloca-se numa taça. Junta-se a manga cortada e cubos e rega-se com o restante molho e envolve-se cuidadosamente.
No prato coloca-se o arroz no fundo cobrindo com a mistura de salmão e manga. Decora-se com mais cebolinho picado e serve-se de imediato.


NOTA
O arroz negro tem origem na China, onde em tempos idos estava reservado à alimentação dos Imperadores. Tem um valor nutricional alto, é rico em fibra e fonte de ferro. Tem um leve sabor a frutos secos.
Na preparação de receitas há que ter em conta que o arroz negro tem que ser cozinha durante muito mais tempo do que o arroz "normal" (entre 30  40 minutos dependendo das marcas).






Agora também no Facebook

segunda-feira, março 16, 2020

Rabo de boi com cerveja preta (Ox tail with stout beer)



Ingredientes (4 doses aprox.)
1.200kg. de rabo de boi
400ml de cerveja preta
4 dentes de alho
Sal qb
Tomilho limão qb
Pimenta preta qb
400ml de caldo de legumes (de preferência caseiro)
1 cebola grande
1 cenoura média
1 molhinho de ervas verdes frescas (usei salsa, coentros e cebolinho)
1 tomate médio
Azeite qb

Preparação
Esmagam-se os alhos juntamente com o sal, a pimenta e tomilho limão para fazer uma pasta. Esfrega-se a carne com essa pasta, coloca-se numa caixa, rega-se com a cerveja, tapa-se e deixa-se marinar por 12 horas.
Na altura de cozinhar leva-se ao lume um tacho de fundo grosso (idealmente de ferro fundido ou barro) com azeite, as ervas verdes, a cebola e a cenoura picada grosseiramente. Quando começarem a alourar escorre-se a carne da marinada (que se reserva)e junta-se ao tacho para selar. Depois de a carne alourar acrescenta-se então o tomate picado grosseiramente. Verte-se então a marinada para o tacho e o caldo de legumes. Espera-se que comece a ferver e reduz-se o lume para o mínimo. Deixa-se cozinhar lentamente até que a carne esteja macia (cerca de 2 horas aproximadamente).
Quando a carne estiver macia retira-se do tacho e tritura-se o molho com a varinha mágica. Coloca-se novamente a carne no tacho e deixa-se cozinhar por mais 15 a 20 minutos para apurar.
Serve-se com puré de batata e polvilhado com um pouco de salsa picada.


NOTA
Este é outro daqueles pratos que pode ser cozinhado na panela de pressão para reduzir o tempo de cozedura mas como sempre digo, para mim o resultado em termos de sabor não é o mesmo. É definitivamente um prato de slow cooking, para os dias sem pressa.








Agora também no Facebook





domingo, março 15, 2020

Tarte de skyr com coco e mirtilos (Skyr cake with coconut and blueberries)


Ingredientes
500gr. de skyr
3 ovos
100gr. de coco
100gr. de açúcar amarelo
2 pacotinhos de açúcar baunilhado
1 chávena de mirtilos

Preparação
No copo do liquidificador colocam-se os ovos, o skyr e os açúcares misturando bem. Em seguida adiciona-se o coco dando apenas 2 ou 3 impulsos na máquina para envolver.
Verte-se o conteúdo numa tarteira de fundo amovível forrada com papel vegetal distribuindo em seguida os mirtilos por cima.
Leva-se ao forno pre´-aquecido (180.ºC) por 25 a 30 minutos. Deixa-se arrefecer por 15 minutos aproximadamente com a porta do forno encostada retirando em seguida do forno para que arrefeça por completo. Só se desenforma quando estiver completamente fria.







Agora também no Facebook

quarta-feira, março 11, 2020

Filetes de pescada gratinados com legumes (Hake fillets gratin with vegetables)




Ingredientes (2 / 3 doses)
(para os filetes)
400gr. de filetes de pescada
50ml de leite
Alho em pó qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Azeite qb
Raspa de 1 limão pequeno
(para os vegetais)
250ml de molho bechamel (de preferência caseiro)
1 alho francês
1 cenoura
1 chávena de ervilhas
Azeite qb
Sal qb
Queijo parmesão (opcional)
Pão ralado (opcional)

Preparação
Temperam-se os filetes com o alho em pó, a pimenta, o sal, a raspa de limão, o leite e um fio de azeite. Envolvem-se bem e colocam-se frio durante a noite.
Leva-se ao lume um tacho com um fio de azeite ao qual se junta o alho francês em rodelas finas, a cenoura em juliana fina e as ervilhas. Tempera-se com um pouco de sal e salteia-se até que os legumes amoleçam. Retira-se do lume e junta-se o molho bechamel.
Retiram-se os filetes do frio, escorrem-se da marinada e colocam-se no fundo de um tabuleiro de forno. Cobrem-se com a mistura de legumes e molho bechamel e polvilha-se com um pouco de queijo parmesão ralado na altura e pão ralado. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 20 minutos ou até ficar dourado.






Agora também no Facebook

segunda-feira, março 09, 2020

Tarte de requeijão e tomate cherry (Ricotta and tomato tart)


Ingredientes (1 tarte grande ou 2 médias)
(para a massa)
1 ovo
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de farinha integral
1dl de azeite
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sobremesa de oregãos
1 pitada de sal
(para o recheio)
250gr de requeijão de ovelha
4 ovos
8 a 10 tomates cereja
Sementes de Nigella (ou sésamo preto ou dourado)

Preparação
(da massa)
Na taça do robot de cozinha colocam-se as farinhas, o sal e o azeite. Processa-se até obter uma espécie de areia grossa. Bate-se o ovo com a água gelada. Juntam-se os oregãos à massa bem como o ovo batido com a água. Processa-se novamente até obter uma massa uniforme. Retira-se a massa do processador, forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Na altura de cozinhar retira-se do frio, estende-se com o rolo da massa e forra-se uma forma de tarte previamente untada com manteiga. Pica-se o fundo da massa com um garfo, enche-se com feijão (pode usar-se também arroz, grão ou mesmo os pesos cerâmicos próprios para pastelaria) e leva-se ao forno durante 20 minutos. Depois desse tempo retira-se do forno, retira-se o feijão e prepara-se o  recheio.
(do recheio)
Batem-se os ovos com o requeijão até obter um creme. Verte-se cuidadosamente o creme na forma. Corta-se o tomate cherry em metades e distribui-se pela tarte polvilhando em seguida com as sementes de Nigella ou sésamo. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos (ou até que a tarte esteja firme e cozinhada).


NOTA 1
Para utilizar as aparas da massa fiz umas bolinhas que recheei com cubinhos de queijo flamengo.

NOTA 2
Esta é uma massa que congela bem. Usei as quantidades indicadas e usei apenas metade da massa (para uma tarte média). O restante envolvi em película aderente e congelei para usar noutra altura.







Agora também no Facebook

domingo, março 08, 2020

Bolo húmido de coco (Coconut moisty cacke)



Ingredientes
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 1/4 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de óleo girassol
1 chávena de coco ralado + 1/4 de chávena de coco ralado
1 chávena de água quente
1 chávena de leite de coco quente 
1 colher de chá de fermento

Preparação
Batem-se os ovos com o açúcar até obter um reme fofo e esbranquiçado. Sem desligar a batedeira junta-se alternadamente o óleo, a chávena de coco ralado, a farinha e o fermento. Por fim adiciona-se a água quente e bate-se até que esteja bem incorporada na massa. Coloca-se numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha (ou pão ralado) e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 35 a 40 minutos aproximadamente (convém fazer o teste do palito antes). Retira-se a forma do forno, rega-se o bolo com o leite de coco quente e polvilha-se com o restante coco ralado. Deixa-se arrefecer completamente e só depois se desenforma.


NOTA
Receita adaptada daqui.






Agora também no Facebook

sexta-feira, março 06, 2020

Polvo assado no forno com pimentos (Oven baked octopus with red peppers)


Ingredientes (2 doses)
1 polvo (+/- 1kg.)
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
4 batatas pequenas
Azeite qb
Paprika fumada qb

Preparação
Coze-se o polvo de acordo com o método preferido. Cozem-se também as batatas inteiras e com pele. Reservam-se.
No  fundo de um tabuleiro de forno coloca-se uma dose generosa de azeite, a cebola em meias luas, os alhos fatiados e o pimento em tiras. Polvilha-se com um pouco de paprika fumada e envolve-se bem. Junta-se então o polvo e as batatas ligeiramente esmagadas. Envolve-se tudo no azeite e leva-se ao forno pré-aquecido (180ºC.) por 30 minutos. Retira-se do forno, decora-se com o um pouco de salsa e está pronto a servir.


NOTA
Existem muitos métodos para cozinhar polvo mas, aquele que utilizo sempre é descongelar o polvo, colocá-lo numa panela com um pouco de água e uma cebola com casca cortada a meio. Deixo cozinhar 35 a 45 minutos (depende do tamanho do polvo) em lume brando e deixo o polvo arrefecer dentro da água da cozedura.
Quando se coze o polvo o mais importante é NUNCA adicionar sal na água da cozedura. Para mim basta o sal natural do polvo. No entanto, caso se prefira um sabor a sal mais intenso deve-se salgar a água depois de desligar o fogão e deixar que o polvo arrefeça dentro dessa água.





Agora também no Facebook

quarta-feira, março 04, 2020

Espetadas de almôndegas e farinheira (Meatball skewers)



Ingredientes (2 doses)
2 palitos de espetadas
8 almôndegas
1 farinheira pequena
4 pedaços de pimento vermelho
1 cebola média 
8 tomates cherry
Salsa fresca qb
Azeite qb

Preparação
Em primeiro lugar formam-se as espetadas colocando no início de cada uma um quadrado de pimento vermelho. Em cada espeto colocam-se 4 almôndegas, intervalando com uma rodela de farinheira entre cada almôndega. Termina-se a espetada com um quadrado de pimento.
Rega-se o fundo de um tabuleiro de forno com um fio de azeite distribuindo por cima uma cebola fatiada muito finamente.  Colocam-se as espetadas de almôndegas por cima distribuindo o tomate e a salsa pelo tabuleiro. Polvilha-se com mais um pouco de azeite em spray e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 30 a 35 minutos, sendo que na primeira metade do tempo o tabuleiro deve estar tapado com película de aluminio. Estas foram acompanhadas por feijão verde a vapor.







Agora também no Facebook

segunda-feira, março 02, 2020

Salada de rúcula com massa e maçã (Arugula salad with pasta and apple)



Ingredientes (1 salada)
1 punhado de rúcula
75gr. de massa
1/2 maçã (usei pink lady)
2 nozes
(para o molho)
2 rabanetes
2 colheres de sopa de iogurte grego
1 colher de sobremesa de azeite
Raspa de 1/2 limão pequeno
Pimenta preta qb

Preparação
Em primeiro lugar prepara-se o molho ralado os rabanetes para uma taça. Em seguida junta-se o iogurte, a raspa de limão o azeite e a pimenta preta. Mistura-se bem e deixa-se repousar enquanto se prepara a salada.
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver cozida escorre-se bem, passa-se por água fria para parar a cozedura e rega-se com um fio de azeite para que não cole. Fatia-se a maçã e rega-se com sumo de limão para que não oxide. No fundo de um prato coloca-se uma porção de rúcula, ao lado coloca-se a massa e por fim a maçã e as nozes. Coloca-se o molho no centro do prato e serve-se de imediato.







Agora também no Facebook

domingo, março 01, 2020

Pudim de morango com chia (Strawberry chia pudding)



Ingredientes (1 dose)
1 iogurte natural magro
3 morangos médios / grandes
2 colheres de sopa de sementes de chia
Banana e granola para decorar

Preparação
Coloca-se o iogurte numa taça juntando uma colher de sopa de sementes de chia. Envolve-se bem e tapa-se. Trituram-se os morangos e coloca-se o puré numa pequena caixa. Junta-se a outra colher de sopa de sementes de chia, envolve-se bem e tapa-se a caixa. Colocam-se ambas as caixa no frigorífico deixando durante a noite.
Na altura de servir colocam-se cuidadosamente ambas as misturas na taça evitando misturar, decora-se com rodelas de banana e um pouco de granola.







Agora também no Facebook