quarta-feira, janeiro 31, 2024

Coto de peru no forno (Oven roasted turkey drumstick)


Ingredientes (3 / 4 doses)
1 coto de peru (este era grande e tinha mais de 1 kg.)
2 dentes de alho
1 cebola grande
100ml de azeite
100ml de vinho branco
Sumo de 1/2 limão 
Pimentão doce qb
Sal qb
Pimenta qb
Tomilho limão qb
500kg de batatas pequenas (tipo Primor)

Preparação
Dão-se 2 golpes profundos na carne de modo a partir o osso (pedi no talho que me fizessem esta operação). Numa taça coloca-se o azeite, o vinho branco, o sumo de limão, o pimentão doce, o sal, a pimenta e o tomilho limão. Mexe-se bem e envolve-se a carne nesta marinada colocando no frio por umas horas (a minha ficou durante a noite). Deve retirar-se do frio pelo menos 30 minutos antes de cozinhar.
Fatia-se a cebola e os alhos colocando no fundo do tabuleiro. Rega-se com um pouco da marinada e envolve-se bem. Coloca-se a perna de peru por cima. Cortam-se as batatas ao meio ou em 4 (depende do tamanho) e envolvem-se na marinada. Distribuem-se em volta da carne. Rega-se então o conteúdo do tabuleiro com a restante marinada e cobre-se com película de alumínio vedando em volta.
Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 1h30m. Ao fim desse tempo retira-se a película de alumínio e coloca-se novamente no forno por mais 3'0 minutos.
Depois de pronta deve repousar no forno com a porta entreaberta cerca de 20 minutos. Serve-se em seguida acompanhado por uma salada.


Agora também no Facebook e Instagram
 

segunda-feira, janeiro 29, 2024

Creme de abóbora com pera e gengibre (Pumpkin soup with pear and ginger)


Ingredientes
1 courgette grande
Abóbora (+/- na mesma quantidade da courgette)
1 alho francês
1 cebola
3 peras
1 pedacinho de gengibre (2 cm +/-)
Azeite qb
Sal qb
 
Preparação
Coloca-se um pouco de azeite no fundo da panela e juntam-se todos os outros ingredientes cortados em cubos de tamanho idêntico e o gengibre picado. Tempera-se com o sal tapa-se e deixa-se estufar em lume brando cerca de 15 minutos. Ao fim desse tempo adiciona-se água para cobrir os legumes e cozinha-se até que tudo esteja macio. Tritura-se com o auxílio do liquidificador ou varinha mágica. Serve-se com um pouco de iogurte e cebolinho picado.
 
 
NOTA
Caso se pretenda um creme verdadeiramente aveludado basta passar a sopa por um passador depois de triturada.

 


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, janeiro 28, 2024

Mousse de lima com oreos (Lime mousse with oreo cookies)


Ingredientes (6 a 8 tacinhas)
1/2 lata de leite condensado
200ml de natas para bater (bem frias)
4 bolachas Oreo
2 limas
 
Preparação
Colocam-se as bolachas num saco e esmagam-se com o auxílio do rolo da massa (ou trituram-se grosseiramente no robot de cozinha), reservam-se. 
Na taça da batedeira coloca-se o leite condensado, as natas e a raspa das limas. Liga-se a batedeira em velocidade média batendo durante 1 minuto. Em seguida adiciona-se então o sumo das limas continuando a bater por mais 5 minutos (ou até obter um creme volumoso e firme). Nessa altura adicionam-se então as bolachas esmagadas e envolvem-se no creme.
Divide-se por tacinhas e coloca-se no frio até à altura de servir.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, janeiro 24, 2024

Ensopado de borrego da minha Mãe (My Mom's lamb stew)

 

Ingredientes (2 / 3 doses)
(para a marinada)
700gr. de borrego (idealmente perna e peito)
200ml de vinho branco
3 dentes de alho
Sal qb
Pimenta preta qb
Pimentão doce qb
Noz moscada qb
(para o ensopado)
3 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
Sal qb
Noz moscada qb
Fatias de pão torrado para servir

Preparação
(da marinada)
De véspera coloca-se a carne numa caixa com tampa e juntam-se os alhos esmagados, o sal, a pimenta, o pimentão doce, a noz moscada e o vinho. Envolve-se bem e deixa-se repousar por 24 horas aproximadamente.
(do ensopado)
Na altura de cozinhar coloca-se uma dose de azeite no fundo de um tacho (idealmente de barro), a cebola fatiada e os alhos esmagados. Leva-se ao lume até que a cebola fique macia e translúcida.  Nessa altura escorre-se bem a carne (reservando a marinada) e coloca-se no tacho até que aloure.
Junta-se então a marinada e quando começar a ferver baixa-se o lume e cozinha-se em lume brando até que a carne esteja macia (cerca de 45 minutos mas, depende muito da carne).
Por fim descascam-se as batatas, cortam-se em cubos, colocam-se no tacho e cozinham-se até que fiquem macias. Retira-se o tacho do lume, polvilha-se com mais uma pitada de noz moscada e deixa-se repousar cerca de 10 minutos. Serve-se então acompanhado por fatias torradas de pão alentejano.
 
 
NOTA
Obviamente que existem imensas versões de ensopado, esta é a da minha Mãe e ficará talvez mais perto da versão alentejana. Geografia à parte e por razões sentimentais é a que mais gosto.


Agora também no Facebook e Instagram
 

segunda-feira, janeiro 22, 2024

Trouxas de couve com recheio vegetariano (Cabbage rolls with vegetarian stuffing)

 
Ingredientes (4 doses)
4 folhas de couve lombarda previamente escaldadas e escorridas
(para o recheio das trouxas)
2 cenouras pequenas
1/2 courgette
150gr. de cogumelos 
1 cebola média
2 dentes de alho
100gr. de miolo de noz
1/2 lata pequena de tomate 
1/2 chávena de arroz branco
Azeite qb
Sal qb
Oregãos qb 
(do molho das trouxas)
200ml de tomate triturado com cebola e alho
200ml de água a ferver

Preparação
(do recheio das trouxas)
No copo do robot de cozinha (ou picadora) coloca-se a cebola, os alhos e a cenoura triturando até obter uma espécie de areia grossa. Coloca-se no tacho um fio de azeite e salteia-se por 3 minutos aproximadamente.
Entretanto no copo do robot de cozinha coloca-se agora a courgette, os cogumelos e as nozes triturando também até obter uma textura idêntica à anterior.
Junta-se esta mistura à que já se encontra no tacho e cozinha-se (destapado) durante 5 minutos para que vá perdendo a água.
Usando ainda o copo do robot de cozinha tritura-se o tomate com 2 ou 3 colheres de sopa de água (pode usar-se mais caso se pretenda mais molho).
Adiciona-se o tomate triturado ao preparado do tacho, tempera-se com o sal, a pimenta preta e os oregãos e, quando levantar fervura baixa-se o lume, tapa-se e cozinha-se por 30 minutos. Retira-se do lume, junta-se então o arroz e deixa-se arrefecer (o recheio deve estar frio quando for colocado nas folhas de couve).
(montagem das trouxas)
Coloca-se uma porção de recheio sobre a folha, a meio, no cimo e enrola-se (como um crepe) dando uma volta e encaixando os lados da couve para dentro à medida que se vai enrolando até ao final. Coloca-se sobre um prato mantendo a junção para baixo.
(para cozinhar as trouxas)
No fundo de um tacho coloca-se cerca de metade do tomate triturado. Por cima distribuem-se as trouxas de couve. Cobre-se então com o restante tomate triturado e a água a ferver. Tapa-se e cozinha-se em lume brando por 20 a 30 minutos aproximadamente. Antes de retirar do lume deve provar-se o molho e verificar se precisa de algum ajuste (em princípio não será necessário pois a sabor da bolonhesa deverá ter passado para o molho).


NOTA
Esta receita é uma junção e adaptação de duas receitas da Clara de Sousa que para mim resultou na perfeição. Caso existam sobras de recheio pode perfeitamente ser congelado e usado mais tarde. Numa próxima meatless monday mostrarei um desses usos.




Agora também no Facebook e Instagram


 

domingo, janeiro 21, 2024

Pannacotta de iogurte grego e baunilha com molho de frutos vermelhos (Greek yougurt and vanilla pannacotta with red berries sauce)


Ingredientes
(da pannacotta)
250ml de iogurte grego
200ml de natas para bater (bem frias)
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 vagem de baunilha
2 folhas de gelatina 
(do molho de frutos vermelhos)
1 chávena de frutos vermelhos congelados
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
Raspa de 1 limão pequeno

Preparação
(da pannacotta)
Colocam-se as folhas de gelatina numa taça com água fria para hidratar.
Num tachinho mistura-se o iogurte, as natas, o açúcar e a vagem de baunilha aberta ao meio e com o interior raspado para dentro da mistura.
Leva-se o tachinho a lume brando mexendo sempre. Quando começar a querer levantar fervura desliga-se o lume, escorrem-se as folhas de gelatina e adicionam-se à mistura. Mexe-se vigorosamente para que a gelatina derreta e incorpore bem na mistura.
Untam-se ligeiramente as tacinhas com spray desmoldante e divide-se a mistura. Coloca-se no frio até à altura de servir (no mínimo 3 horas).
(do molho de frutos vermelhos)
Colocam-se todos os ingredientes num tachinho e leva-se a lume brando sem tapar. Deixa-se fervilhar cerca de 15 minutos, retira-se do lume e tritura-se com a varinha mágica ou esmaga-se grosseiramente com um esmagador de batatas.
Serve-se a pannacotta desenformada , regada com o molho de frutos vermelhos.


Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, janeiro 19, 2024

Asas de frango com mel e mostarda na airfryer (Honey mustard chicken wings in the airfryer)


Ingredientes
12 asas de frango
1/4 de chávena de mel
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho de soja
2 dentes de alho finamente picados
1 pedaço (+/- 3cm) de gengibre fresco ralado
Coentros frescos para polvilhar

Preparação
Colocam-se as asas de frango numa taça e misturam-se todos os outros ingredientes (excepto os coentros). Tapa-se e deixa-se repousar cerca de 2 horas.
Na altura de cozinhar escorrem-se da marinada e colocam-se no cesto da airfryer, cozinhando cerca de 20 minutos a 180.ºC e virando a meio do tempo.
Servem-se polvilhadas com coentros frescos.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, janeiro 17, 2024

Bacalhau "au meunier" (Salted codfish "au meunier"


Ingredientes (2 doses)
2 postas de bacalhau (preferencialmente lombos) previamente demolhadas 
125ml de leite
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 limão
Farinha qb
Salsa fresca qb

Preparação
Mergulha-se o bacalhau no leite durante 30 minutos aproximadamente. Ao fim desse tempo seca-se bem e passam-se as postas por farinha.
Leva-se ao lume uma frigideira com o azeite e metade da manteiga e quando a manteiga derreter coloca-se o bacalhau na frigideira e cozinha-se em lume brando de ambos os lados. Retira-se o peixe já cozinhado da frigideira, adiciona-se a restante manteiga e o sumo de limão. Quando começar a fervilhar verte-se por cima do bacalhau e serve-se de imediato polvilhado com um pouco de salsa fresca. Acompanhei o bacalhau com puré de batata e brócolos salteados.


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, janeiro 15, 2024

Ravioli com abóbora, espinafres e molho cremoso de queijo (Ravioli with pumpkin, spinach and creamy cheesy sauce)

 


Ingredientes (2 / 3 doses)
250gr. de ravioli frescos (estes tinham recheio de queijo)
100gr. de espinafres frescos
250gr. de abóbora manteiga cortada em cubinhos
2 dentes de alho
400ml de leite
1 colher de sopa de Maizena
1 chávena de queijo ralado na hora (usei uma mistura de parmesão e cheddar)
Tomilho limão qb (ou outra erva aromática a gosto)
Azeite qb
Sal qb (usei apenas uma pitada para cozinhar a massa, no molho não coloquei pois os queijos já possuem sal suficiente) 

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem.
Picam-se finamente os dentes de alho e levam-se ao lume juntamente com um fio de azeite numa frigideira larga e funda. Quando o alho começar a alourar junta-se a abóbora e salteia-se até que comece a ficar macia. Adicionam-se os espinafres e deixam-se murchar. Polvilha-se então com a farinha envolvendo bem. Rega-se com o leite e cozinha-se até obter um molho espesso e uniforme. Nessa altura junta-se o queijo incorporando bem no molho até derreter. Por fim adiciona-se a massa já cozida e escorrida, envolve-se bem no molho e retira-se do lume. Serve-se em seguida com mais um pouco de queijo ralado por cima.


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, janeiro 14, 2024

Mousse de pera (Pear mousse)


Ingredientes (3 tacinhas)
3 peras muito maduras 
100ml de natas de culinária
2 folhas de gelatina
Sumo de 1/2 limão
Granulado de chocolate qb (opcional)

Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina de molho para hidratar. Descascam-se as peras, cortam-se em pedaços, regam-se com o sumo de limão e cozinham-se no micro-ondas por 5 minutos na potência máxima.
Retiram-se do micro-ondas, trituram-se com a varinha mágica. Escorre-se a gelatina, junta-se às peras bem como as natas e tritura-se novamente com a varinha mágica até que tudo esteja bem envolvido.
Divide-se por tacinhas e coloca-se no frio até à altura de consumir. Nessa altura decora-se com o granulado de chocolate.


NOTA
Esta mousse foi uma experiência absoluta para tentar salvar 3 peras demasiado maduras e quase impróprias para consumo e metade de uma embalagem de natas que se encontrava aberta há vários dias. Fiquei surpreendida com o resultado final, a mousse ficou de facto deliciosa, pouco doce e nada enjoativa.


Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, janeiro 12, 2024

Bochechas de porco com vinho tinto no forno (Oven baked pork cheeks with red wine)


Ingredientes (2 doses)
4 bochechas de porco
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1/2 lata pequena de tomate picado
1 colher de sopa de polpa de tomate
50ml de azeite
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de paprika
150ml de vinho tinto
150ml de água
Sal qb
Pimenta preta qb
Coentros frescos inteiros e picados

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes (excepto os coentros picados) num tacho de barro ou ferro fundido. Envolvem-se bem e cobrem-se com papel vegetal mesmo encostado aos ingredientes e tapa-se com a tampa. Deixa-se marinar por 6 a 8 horas.
Na altura de cozinhar coloca-se o tacho no forno pré-aquecido a (160.ºC.). Ao fim de três horas retira-se a tampa e o papel, aumenta-se a temperatura do forno para 180.ºC e cozinha-se por mais 1 hora.
Serve-se acompanhado por puré de batata doce e polvilhado com os coentros picados.
 
 
NOTA
Esta é mais uma receita da Clara de Sousa que fiz para experimentar cozinhar as bochechas no forno. Fica muito saborosa mas, pessoalmente gosto mais do resultado de cozinhar as bochechas lentamente no lume.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, janeiro 10, 2024

Jardineira de frango (Chicken and 4 veggies)


Ingredientes (2 doses)
1/2 frango pequeno
1 tomate médio
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 batatas médias
1 cenoura média
1 chávena de ervilhas
1/4 de chávena de milho
1 molho pequeno de salsa
100ml de vinho
Sal qb
Pimenta qb
Azeite qb
 
Preparação
Coloca-se um pouco de azeite num tacho e junta-se a cebola, o alho e a salsa , tudo finamente picado. Quando a cebola começar a alourar junta-se o frango e deixa-se ganhar um pouco de cor. Adiciona-se então o tomate em cubos e tempera-se com sal e pimenta. Quando começar a fervilhar junta-se o vinho e deixa-se ferver mais um pouco para que o álcool evapore. Adiciona-se então um pouco de água (quase a cobrir a carne e deixa-se cozinhar em lume brando.
Quando faltarem cerca de 10 minutos para a carne estar cozinhada juntam-se as batatas e as cenouras em cubos bem como as ervilhas e o milho. Acrescenta-se mais um pouco de água se necessário e cozinha-se até que as batatas estejam macias e o molho reduzido.
Nesta altura deve tirar-se a tampa e deixar ferver mais 2 ou 3 minutos destapado para que o molho "ganhe corpo". Retira-se do lume, deixa-se repousar um pouco e está pronto a servir.


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, janeiro 08, 2024

Queques de bolo-rei (Fruit cake muffins)


 
Ingredientes (20 a 24 queques)
300gr. de bolo rei
250gr. de farinha
125gr. de açucar
100gr. de manteiga ou margarina
2,5 dl. de buttermilk (leitelho)
1 colher de chá de fermento
4 ovos

Preparação

A preparação desta receita é extremamente fácil e rápida. Depois de desfazer o bolo rei na picadora misturam-se todos os ingredientes na batedeira, distribui-se a massa pelas formas de queques e vai ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 15 a 20 minutos. Estes levaram ainda uma noz no topo. 



NOTA
Esta é a receita mais repetida  da Terapia do Tacho desde que um grande amigo me passou a mesma há cerca de 16 anos(!!!) . Assim encerram oficialmente as festividades de Natal cá em casa
Ver aqui como fazer buttermilk em casa.
.


Agora também no Facebook e Instagram


sexta-feira, janeiro 05, 2024

Blinis com caviar (Blinis with caviar)


Ingredientes (18unid. aproximadamente)
(dos blinis)
1 ovo
100gr de farinha (usei farinha integral)
100ml de leite
4 colheres de sopa de iogurte
1 colher de sobremesa de fermento
Sal qb
Azeite qb para untar a frigideira 
(do topping)
2 iogurtes naturais
Cebolinho fresco qb
Caviar (ou salmão fumado)

Preparação
(dos blinis)
Colocam-se todos os ingredientes numa taça e bate-se com uma vara de arames até obter uma massa lisa e homogénea. Deixa-se repousar cerca de 1 hora.
Unta-se uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e leva-se ao lume. Quando a frigideira estiver bem quente  colocam-se porções de massa deixando cozinhar em lume brando até começarem a formar pequenas bolhas. Nessa altura viram-se e cozinham-se mais uns segundos do outro lado. Deixam-se arrefecer e só depois se coloca o topping.
(do topping)
Na véspera forra-se um passador com 2 compressas de gaze e apoia-se num jarro pequeno. Verte-se o iogurte para o passador e coloca-se no frio por 24 horas para perder toda a água em excesso (cerca de 2/3 de chávena ou um pouco mais dependendo do iogurte utilizado).
Coloca-se o creme obtido numa taça e junta-se um molho generoso de cebolinho fresco picado envolvendo bem.

Montam-se depois os blinis colocando em cima uma porção do creme de iogurte e uma colher de caviar.
 
 
NOTA
Em alternativa ao creme de iogurte pode usar-se queijo creme de ervas ou natural.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, janeiro 03, 2024

Pescada com lamejinhas (Hake in clam sauce)


Ingredientes
Sobras de lamejinhas ao natural (lamejinhas e molho)
Lombos de pescada 
Coentros frescos
Limão

Preparação
Temperam-se os lombos de pescada com uma pitada de sal e deixam-se repousar por 1 hora aproximadamente. Retiram-se as lamejinhas das conchas e reservam-se.
Num tachinho coloca-se o molho que sobrou das lamejinhas e leva-se ao lume. Quando começar a ferver adicionam-se os lombos de pescada e cozinham-se em lume muito brando por 6 a 8 minutos (ou até estarem macios). Nessa altura juntam-se as lamejinhas que se reservaram, os coentros grosseiramente picados e o sumo de limão. Agita-se o tacho para envolver bem e serve-se em seguida. Acompanhei com couve-flor cozida a vapor.
 
 
NOTA
Mais uma vez esta é uma "não receita" e sim uma ideia para aproveitar umas lamejinhas que sobraram da passagem de ano cujo molho era delicioso e abundante.


Agora também no Facebook e Instagram