segunda-feira, janeiro 31, 2022

Batata assada recheada com requeijão e bacon (Baked potatoes with ricotta and bacon)


Ingredientes
Batatas pequenas (tipo Primor)
Requeijão
Bacon
Cebolinho
Pimenta preta

Preparação
Corta-se o bacon em cubinhos pequenos e salteiam-se numa frigideira com um fio de azeite até ficarem tostadinhos, reservam-se.
Lavam-se bem as batatas, espetam-se com um garfo em volta e embrulham-se individualmente em 2 folhas de papel de cozinha molhado e escorrido. Colocam-se num prato de pirex e leva-se ao micro-ondas na potência máxima (700w no caso do meu) por 2/3 minutos (depende do tamanho da batata) voltando a batata a meio do tempo. Se ao fim desse tempo minutos a batata ainda estiver rija coloca-se novamente do micro-ondas por intervalos de 30 segundos até que atinja a consistência pretendida.
Enquanto as batatas arrefecem um pouco esmaga-se o requeijão com um garfo, misturam-se os cubinhos de bacon, o cebolinho picado e tempera-se com um pouco de pimenta preta. Envolve-se bem até formar uma pasta.
Corta-se o topo das batatas e uma pequena fatia na base (apenas para permitir que a batata fique em pé) e escavam-se cuidadosamente com uma colher de chá. Recheiam-se com a mistura de requeijão e servem-se polvilhadas com mais um pouco de cebolinho picado.



Agora também no Facebook


 

domingo, janeiro 30, 2022

Broínhas de batata doce (Sweet potato scones)

  

Ingredientes
1 kg de batata doce (usei roxa mas pode usar-se outra variedade)
1 kg. de farinha sem fermento
500gr. de açúcar amarelo
2 pacotinhos de açúcar baunilhado
100gr. de manteiga à temperatura ambiente
200gr. de sultanas douradas
3 ovos + 1 ovo
Raspa de 2 limões grandes
2 colheres de chá de canela
Sprinkles coloridos para decorar

Preparação
Lavam-se bem as batatas, cortam-se em pedaços e cozem-se em água e sal. Depois de cozidas escorrem-se bem, deixam-se arrefecer e descascam-se (é muito mais fácil descascar as batatas depois de cozidas) e reduzem-se a puré juntamente com o açúcar.
Em seguida adiciona-se a manteiga, os ovos, a raspa de limão, as sultanas e a canela batendo tudo muito bem. Por fim incorpora-se a farinha aos poucos amassando até que tudo forme uma massa lisa e homogénea (para esta operação convém uma máquina com gancho de pão ou em alternativa muita força de braço). Deixa-se repousar tapado com um pano húmido durante uma hora.
Depois de a massa repousar formam-se as broínhas com as mãos, colocam-se num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, pincelam-se com ovo batido, polvilham-se com os sprinkles e levam-se ao forno pré-aquecido (200.ºC) durante 25 a 30 minutos (até que as broínhas estejam douradas).
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas. Depois de completamente frias podem ser guardadas numa caixa hermética e conservam-se algumas semanas.
 
 
NOTA
Apesar de as broinhas aguentarem algumas semanas, há que ter em atenção o tempo húmido pois tem influência na textura das mesmas.









Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 28, 2022

Camarão ao alhinho (Garlicky prawns)


Ingredientes (2 doses)
12 camarões grandes
3 dentes de alho
Malagueta vermelha (tipo chili) qb
Raspa de 1/2 lima
50ml de whiskey
Sal qb
Azeite qb
Manteiga qb
Sal qb
Coentros frescos para decorar
 
Preparação
Descongelam-se os camarões, retira-se a tripa e temperam-se com um pouco de sal e a raspa de lima deixando repousar 30 minutos aproximadamente.
Fatiam-se os alhos e a malagueta colocando numa frigideira (usei de barro) com o azeite e a manteiga. Leva-se a lume brando e quando o alho começar a libertar o seu aroma juntam-se os camarões deixando cozinhar cerca de 90 segundos de cada lado (depende muito do tamanho dos camarões). Retiram-se os camarões da frigideira, junta-se o whiskey e ferve-se até que o molho reduza um pouco.
Por fim juntam-se os camarões ao molho, deixam-se ferver mais 1 minuto. Retira-se do lume e serve-se de imediato polvilhado com os coentros picados e gomos de lima.








Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 26, 2022

Roti de peru com molho de ameixa (Turkey roti with plum sauce)


Ingredientes
1 roti de peru (800gr.)
Sal qb
Paprika fumada qb
Alho em pó qb
Oregãos qb 
(para o molho)
2,5 dl. de vinho tinto
5 ameixas secas (sem caroço)
Sumo de 1/2 laranja
1 pau de canela

Preparação
Tempera-se o roti com os condimentos indicados e coloca-se num tabuleiro que vá ao forno. Cobre-se com película de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 40 minutos. Ao fim desse tempo retira-se a película de alumínio e volta a colocar-se a carne no forno por mais 40 minutos (pode ser necessário um pouco mais de tempo dependendo muito do tamanho do roti e da potência do forno).
Retira-se do forno e deixa-se repousar (novamente tapado com película de alumínio) por mais 15 minutos só devendo ser fatiado em seguida.
Entretanto prepara-se o molho colocando todos os ingredientes num tachinho deixando ferver até reduzir um pouco e cozinhar as ameixas. Retira-se do lume, descarta-se o pau de canela e tritura-se com a varinha mágica. Se ficar muito espesso acrescenta-se mais um pouco de vinho e leva-se novamente ao lume mais uns minutos.



Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 24, 2022

Creme de couve flor e abóbora manteiga (Cauliflower and butternut squash soup)


Ingredientes
1/2 couve flor média
1/2 abóbora manteiga média
1 alho francês pequeno
1 cebola média
2 dentes de alho médios 
50gr. de caldo verde
2 raminhos de hortelã
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Cebola frita para decorar (opcional)

Preparação
Coloca-se um pouco de azeite na panela e junta-se a couve-flor em floretes, a abóbora em cubos, o alho francês, a cebola e os alhos grosseiramente cortados. Adicionam-se os ramos de hortelã, tempera-se com sal e pimenta, tapa-se a panela e deixa-se estufar em lume brando cerca de 15 minutos. Ao fim desse tempo acrescenta-se a água até cobrir os legumes e cozinha-se até que tudo esteja macio.
Retira-se então do lume e tritura-se com o liquidificador ou varinha mágica. leva-se novamente ao lume, junta-se o caldo verde e cozinha-se por mais 3 a 4 minutos.
Serve-se com um pouco de cebola frita como topping.





Agora também no Facebook

domingo, janeiro 23, 2022

Bolachas de manteiga com granola de chocolate (Butter cookies with chocolate granola)



Ingredientes (30 a 33 bolachas)
200gr. de manteiga
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 chávena de farinha integral
1 chávena de Maizena
1 ovo
Granola de chocolate qb

Preparação
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada. Junta-se o ovo e bate-se novamente até que esteja bem incorporado. Por fim junta-se a farinha aos pouco batendo sempre até formar uma massa homogénea. Forma-se uma bola com a massa, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico por 30 minutos.
Retira-se do frigorífico, moldam-se bolinhas com a massa e colocam-se num tabuleiro de forno ligeiramente espaçadas. Calcam-se com um garfo, coloca-se um pouco de granola em cada bolacha e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 15 a 17 minutos (até ficarem douradas). Retiram-se do forno com cuidado (quando saem do forno as bolachas ainda estão moles) e deixam-se arrefecer completamente em cima de uma rede de biscoitos. Depois de completamente frias podem ser guardadas num frasco ou lata hermética.







Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 21, 2022

Caril de lulas (Squid curry)

Ingredientes (2 doses)
600gr. de lulinhas congeladas
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 pedacinho de gengibre fresco (2cm +/-)
2 paus de canela
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de sobremesa de pasta de tomate
250ml de leite de coco
Azeite qb
Sal qb
Malagueta (opcional)
Coentros frescos para polvilhar

Preparação
Num tacho coloca-se a cebola picada, o alho picado, a malagueta (se for o caso), o gengibre ralado e os paus de canela. Leva-se ao lume e quando a cebola começar a ficar transparente junta-se o tomate e o caril deixando cozinhar um pouco. Em seguida adicionam-se as lulas, o sal e por fim o leite de coco.Cozinha-se em lume brando até que as lulas estejam macias e serve-se em seguida polvilhado com coentros frescos picados.



Agora também no Facebook


 

quarta-feira, janeiro 19, 2022

Asinhas de frango "frito" no forno (Oven "fried" chicken wings)

 
Ingredientes (2 doses)
6 asinhas de frango
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Alho em pó qb
Oregãos qb
1 limão sumarento
1 ovo
1/4 de chávena de farinha de milho
1/4 de chávena de pão ralado
Azeite em spray

Preparação
De véspera colocam-se as asinhas de frango numa caixa com tampa e temperam-se com o sal, a pimenta, a paprika, o alho em pó, os oregãos e o sumo de limão. Envolve-se bem e coloca-se a caixa no frigorífico no mínimo 12 horas (estas ficaram 24 horas). Na altura de cozinhar a carne coloca-se a farinha e o pão ralado num saco plástico agitando bem para misturar. Escorre-se a marinada do frango e bate-se o ovo vertendo-o em seguida para a caixa onde a cerne marinou agitando bem de modo a cobrir as asinhas com o ovo. Em seguida colocam-se as asinhas (de preferência uma de cada vez) no saco agitando bem para que fiquem cobertas e colocam-se num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
 Por fim pulverizam-se com um pouco de azeite em spray e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 40 a 50 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deixam-se repousar cerca de 10 minutos. Esta foram servidas com compota de malagueta e pimento vermelho.



Agora também no Facebook
 

segunda-feira, janeiro 17, 2022

Arancini (Arancini)


Ingredientes
Sobras de risotto
1 bola de mozarella fresca
1 ovo
Farinha
Pão ralado
Óleo (ou azeite para fritar)

Preparação
Corta-se a mozarella em cubos e reserva-se. Formam-se pequena bolas com o risotto, recheiam-se com um cubo de mozarella. Quando as bolas estiverem todas formadas passam-se por farinha, ovo e por fim pão ralado.
Fritam-se em óleo bem quente até estarem douradas e escorrem-se sobre papel absorvente. Servem-se ainda mornas. Estas foram acompanhadas por um pouco de compota de malagueta.


Nota
As sobras do risotto devem ficar no frigorífico pelo menos 12 horas para que o risotto seque completamente e as bolinhas sejam facilmente moldáveis e manuseáveis.



Agora também no Facebook

 

domingo, janeiro 16, 2022

Mousse de mascarpone e café (Mascarpone and coffee mousse)

 

Ingredientes
250gr. de mascarpone
200ml de natas
50gr. de açúcar mascavado em pó (basta triturar no robot de cozinha)
2 cafés expressos
3 folhas de gelatina neutra
Cacau em pó para finalizar

Preparação
Colocam-se as folhas de gelatina de molho para hidratar.
Batem-se as natas na taça da batedeira e quando começarem "a ganhar corpo" adiciona-se o açucar batendo até ficarem firmes (cuidado para que não se transformem em manteiga). Bate-se o mascarpone com um garfo ou vara de arames para "soltar" um pouco e adiciona-se às natas batendo novamente até que esteja bem incorporado.
Escorrem-se bem as folhas de gelatina, preparam-se os cafés expressos e adiciona-se a gelatina mexendo bem para desfazer.
Com a batedeira a funcionar no mínimo junta-se por fim o café misturando bem nas natas e mascarpone. Coloca-se em tacinhas no frio e polvilha-se com cacau antes de servir.



Agora também no Facebook

sexta-feira, janeiro 14, 2022

Risotto de cogumelos e farinheira com torresmos de farinheira (Mushrooms and "farinheira" risotto with "farinheira" crackling)


Ingredientes (2 doses com sobras)
1 chávena de arroz arbóreo
250gr. de cogumelos marron
25gr. de cogumelos secos
2 chalotas
125ml de vinho branco
1 farinheira
Azeite qb
Sal qb (pode até nem ser necessário pois a farinheira contém bastante sal)
Pimenta preta qb 
Parmesão ralado na altura qb
1lt. de água a ferver
Cebolinho fresco (pare decorar)

Preparação
Colocam-se os cogumelos secos de molho na água a ferver e deixam-se repousar cerca de 15 minutos. Escorrem-se bem, picam-se e reserva-se a água mantendo-a quente.
Picam-se as chalotas e levam-se ao lume com um fio de azeite. Quando começarem a alourar junta-se metade da farinheira (sem pele) desfeita em pedaços, os cogumelos frescos fatiados e os cogumelos hidratados. Tempera-se com um pouco de sal e a pimenta (se necessário rectificam-se os temperos no final).
Em seguida junta-se o arroz envolvendo bem e deixando "fritar" um pouco. Acrescenta-se então o vinho branco e deixa-se ferver até que o álcool evapore. Adiciona-se uma concha da água de hidratar os cogumelos cozinhando mexendo frequentemente até que evapore. Repete-se o processo até que o arroz esteja cozinhado "al dente" (cerca de 20 minutos).
Para preparar os "torresmos" de farinheira desfaz-se a outra metade da farinheira, coloca-se num recipiente (forrado com papel de cozinha) que possa ir ao micro-ondas e coloca-se no micro-ondas por períodos de 30 segundos até a farinheira apresentar a consistência de torresmos.
Quando o arroz estiver cozinhado retira-se o tacho do lume, junta-se uma dose generosa de parmesão ralado na altura envolvendo bem.
Serve-se o risotto de imediato com os torresmos de farinheira e polvilhado com mais um pouco de parmesão e cebolinho.



Agora também no Facebook

 

quarta-feira, janeiro 12, 2022

Açorda alentejana (Alentejo bread soup)

Ingredientes (2 doses)
4 fatias de pão alentejano (de preferência já com 2 ou  3 dias)
1 molho generoso de coentros
3 dentes de alho grandes (sem o gérmen)
2 colheres de sopa de azeite
Sal grosso qb
4 ovos escalfados
750ml de água a ferver (a água onde se cozinharam os ovos)

Preparação
Num almofariz colocam-se os coentros, os dentes de alho e o sal grosso reduzindo a uma pasta. Transfere-se esta pasta para o fundo de uma taça larga, junta-se o azeite e mistura-se bem. Rega-se em seguida com a água a ferver e junta-se o pão.
Divide-se a açorda pelos pratos colocando os ovos por cima e serve-se de imediato.



Agora também no Facebook

 

segunda-feira, janeiro 10, 2022

Massa soba com molho de amendoim (Soba noodles with peanut sauce)


 
Ingredientes (2 doses)
150gr. de massa soba
1/4 de chávena de ervilhas congeladas
2 cebolos pequenos (ou um alho francês pequeno e fininho)
6 colheres de sopa de água a ferver
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de miolo de amendoim
1 colher de sobremesa de vinagre de sidra
1 pedacinho (+/- 1cm) de gengibre fresco picadinho
Molho Sriracha (opcional)
Talos de coentros frescos piicados

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem, passa-se por água fria, escorre-se e reserva-se. Numa frigideira larga e funda coloca-se o óleo de sésamo e salteiam-se os cebolos juntamente com as ervilhas. Entretanto prepara-se o molho desfazendo a manteiga de amendoim com a água a ferver. Junta-se o molho de soja, o vinagre e o molho Sriracha misturando bem com uma vara de arames ou garfo. Quando as ervilhas e os cebolos que estão ao lume estiverem macios acrescenta-se o gengibre deixando cozinhar por mais 1 minuto e juntando o molho em seguida. Por fim retira-se do lume, adiciona-se a massa, mistura-se bem e serve-se de imediato polvilhado com o talos de coentros e os amendoins picados.


NOTA
A massa soba é um tipo de esparguete feito com farinha de trigo sarraceno. É uma massa apta para quem sofre de intolerância ao glúten. A receita também funciona bem com esparguete normal.

sexta-feira, janeiro 07, 2022

Brownies de Bolo Rei (Fruit cake brownies)

 

Ingredientes
300gr. de sobras de Bolo Rei
100gr. de açúcar amarelo
2 ovos grandes
100gr. de manteiga
100gr. de chocolate de culinária
50gr. de nozes picadas
 25gr. de pepitas de chocolate
1 pitada de sal (caso se utilize manteiga sem sal)
 
Preparação
Unta-se uma forma quadrada (20cm * 20cm), forra-se com papel vegetal e unta-se também o papel.
Coloca-se o chocolate (reservando as pepitas) e a manteiga numa taça e leva-se ao lume em banho-maria para derreter. 
Retiram-se as frutas cristalizadas da decoração, desfazem-se as sobras de Bolo Rei em pedaços e coloca-se na taça do processador (ou picadora) triiturando até ficar com aspecto de areia. Junta-se o açúcar e os ovos inteiros triturando novamente até que tudo esteja bem envolvido.
Em seguida, com o processador em funcionamento adiciona-se o chocolate derretido pelo bocal da tampa e uma pitada de sal se for o caso. Por fim envolvem-se as nozes picadas pulsando 1 ou 2 vezes apenas (para não desfazer as nozes).
Verte-se a massa para a forma, polvilha-se com as pepitas de chocolate e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 13 minutos aproximadamente (ao fazer o teste do palito ainda deve agarrar ligeiramente a massa). Retira-se do forno e deixa-se arrefecer completamente cortando depois em 16 quadrados.





Agora também no Facebook

quarta-feira, janeiro 05, 2022

Arroz de corvina com camarão (Croaker rice with prawns)


 
Ingredientes (2 doses)
1 posta pequena de corvina
4 camarões grandes
2 chávenas de café de arroz (uso sempre vaporizado)
1 cebola média
1 dente de alho + 1 dente de alho
1 tomate grande
1 colher de sobremesa de pasta de tomate
50ml de vinho branco
1 colher de sopa de molho Inglês
1 molho generoso de salsa (folhas e talos)
1 molho generoso de coentros (folhas e talos)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Pimenta preta em grão qb
1 malagueta pequena (opcional)
1/4 de limão
 
Preparação
Coloca-se a corvina num tacho com água fria. Junta-se um pouco de sal, pimenta preta em grão, o limão, um dente de alho esmagado, os talos da salsa e dos coentros ligeiramente esmagados e 1/4 da cebola que se vai usar no arroz. Quando levantar fervura desliga-se o lume e deixa-se repousar por 5 minutos. Em seguida retira-se da água e deixa-se arrefecer.
Pica-se a restante cebola, o alho a salsa e os coentros e colocam-se num tacho com um pouco de azeite e a malagueta (se for o caso). Leva-se ao lume e quando começar a alourar junta-se o tomate cortado em pedacinhos bem como a pasta de tomate, o molho Inglês e o vinho. Deixa-se ferver até que o álcool evapore e acrescenta-se o arroz envolvendo bem. Por fim adiciona-se a água de cozer a corvina (o dobro do arroz e mais um pouco para que fique "malandrinho") devidamente coada. Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar por 10 minutos. Ao fim desse tempo junta-se a corvina desfeita em lascas e os camarões. Cozinha-se por mais 5 minutos.
Serve-se polvilhado com mais coentros frescos picados.


Agora também no Facebook

segunda-feira, janeiro 03, 2022

Medalhões de pescada em papelote com legumes (Hake tenders "en pappillote" with veggies)


 
Ingredientes (2 doses)
4 medalhões de pescada
250gr. de brócolos em floretes
1 cenoura em palitos grossos
1 limão
Oregãos qb
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Tempera-se o peixe com uma pitada de sal, oregãos, um fio de azeite raspa e sumo de limão. Deixa-se repousar por 30 minutos. Cortam-se quadrados de papel vegetal colocando em cada um o peixe e os legumes e regando com a marinada.
Fecham-se os papelotes selando bem e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 15 minutos. Retiram-se do forno e servem-se de imediato.



Agora também no Facebook