segunda-feira, novembro 21, 2016

Paté de cogumelos (Mushroom spread)



Ingredientes
250gr. de cogumelos portobello pequenos
125gr. de queijo fresco em creme light
1 cebola media
2 a 3 gotas de molho Inglês
Azeite qb
Tomilho qb
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Lavam-se e secam-se muito bem os cogumelos, picam-se em pedaços e reservam-se. Pica-se uma cebola e leva-se a alourar juntamente com o azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida juntam-se os cogumelos, o tomilho e o sal e a pimenta deixando os cogumelos cozinhar até estarem macios. Nessa altura retiram-se do lume e deixam-se arrefecer um pouco. Coloca-se o queijo creme na picadora ou robot de cozinha, juntam-se os cogumelos e o molho Inglês e tritura-se tudo até obter uma pasta lisa e suave. Coloca-se no frigorífico até à altura de servir.


NOTA 1
Existe a teoria de que os cogumelos não devem ser lavados para evitar que absorvam demasiado líquido mas não consigo conceber a ideia de usar um vegetal sem o lavar primeiro. O que costumo fazer em relação aos cogumelos é lavá-los rapidamente em água corrente na véspera de os usar e deixá-los a enxugar durante a noite em cima de papel absorvente.

NOTA 2
Pode usar-se queijo quark 0% para fazer o paté, apenas a textura fica um pouco mais fina do que com queijo creme normal.






Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...