sexta-feira, janeiro 26, 2018

Risotto de cogumelos e abóbora (Mushrooms and butternut risotto)


Ingredientes (2 a 3 doses)
1/3 de chávena de mistura de cogumelos secos
1 cogumelo portobello grande
1 pedaço de abóbora manteiga
1 tira de bacon pequena (50gr. aprox.)
250gr. de arroz arbóreo
1 dl de vinho branco
1 cebola pequena
1 dente de alho
1,5 lt de água quente
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Noz moscada qb
Queijo parmesão ralado e lascado qb

Preparação
Colocam-se os cogumelos secos para hidratar na água quente por 20 a 30 minutos. Enquanto os cogumelos hidratam arranja-se o cogumelo portobello e parte-se em pedaços de tamanho médio e abóbora e o bacon em cubinhos. Quando os cogumelos estiverem hidratados coa-se a água onde estiveram a hidratar e reserva-se. Escorrem-se bem os cogumelos hidratados e cortam-se em pedaços. Passa-se a água que hidratou os cogumelos para um recipiente tipo fervedor, coloca-se em lume muito brando e mantém-se assim enquanto se cozinha o risotto. 
Pica-se a cebola e o alho miudinhos, coloca-se num tacho com um fio de azeite, juntam-se os cubinhos de bacon e deixa-se alourar. Quando estiverem louros acrescentam-se os cogumelos hidratados, os portobello e a abóbora, tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e deixa-se cozinhar até que os cogumelos percam a água. Junta-se então o arroz envolvendo bem e em seguida o vinho branco. Vai-se mexendo até que o vinho evapore. Junta-se então uma concha do líquido que hidratou os cogumelos e vai-se mexendo com frequência até que a água evapore. Repete-se a operação até que o arroz esteja cozido (cerca de 20 a 25 minutos).
Com o arroz já cozinhado (não deve ficar demasiado seco ou demasiado húmido) acrescenta-se por fim o parmesão ralado incorporando muito bem e serve-se de imediato decorado com lascas de parmesão.





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...