segunda-feira, setembro 30, 2019

Dourada escalada na frigideira com tomate cherry e limão (Butterflied golden bream in the frying pan with cherry tomatoes and lemon)



Ingredientes (2 doses)
1 dourada grande previamente escalada (ou 2 pequenas)
10 tomates cherry
2 dentes de alho
1 limão (raspa e sumo)
Azeite qb
Sal qb
Paprika fumada qb
Salsa fresca para decorar

Preparação
Tempera-se cada uma das faces escaladas da dourada com sal, paprika fumada e raspa de limão. Reserva-se. No fundo de uma frigideira larga colocam-se os alhos fatiados e o azeite.Quando o azeite começar a aquecer (atenção para não deixar fritar os alhos) coloca-se a dourada aberta (com a pele virada para baixo) e distribui-se o tomate cherry pelo espaço em volta. Tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar em lume muito brando durante 20 a 25 minutos. Quando o peixe estiver cozinhado rega-se com o sumo do limão e deixa-se ferver mais um minuto. Por fim retira-se do lume, polvilha-se com salsa fresca picada e serve-se de imediato. Esta foi acompanhada por migas de feijão frade com coentros.


NOTA 1
O tempo de confecção depende muito do tamanho da dourada. A que utilizei era grande e demorou um pouco mais de 25 minutos; uma dourada pequena deverá levar 15 a 20 minutos no máximo.

NOTA 2
Caso não se possua uma tampa que seja suficientemente grande para a frigideira pode usar-se película de alumínio, selando-a ligeiramente em volta da frigideira.






Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...