terça-feira, março 19, 2024

Bolachas de manteiga - Shortbread (Shortbread cookies)

 
Ingrediente (20 a 24 unid.)
225gr. de farinha sem fermento
225gr. de manteiga (bem fria)
115gr. de Maizena
115gr. de açúcar em pó
1 pacotinho de açúcar baunilhado

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes secos no robot de cozinha e pulsa-se 2 ou 3 vezes apenas para misturar. Em seguida junta-se a manteiga cortada em cubinhos pequenos e tritura-se tudo até começar a obter uma textura similar a areia.
Transfere-se para a bancada e amassa-se à mão até obter uma bola. Seguidamente molda-se a bola em forma de rolo com +/- 20 cm de comprimento. Enrola-se em papel vegetal e coloca-se no frio umas horas (por motivos de tempo preparei o meu de véspera).
Com uma faca bem afiada corta-se o rolo da massa em fatias com cerca de 5mm e coloca-se no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.
Por fim levam-se as bolachas ao forno pré-aquecido (180.ºC) aproximadamente 20 minutos (as bolachas devem ficar apenas ligeiramente douradas nas extremidades).
Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer em cima de uma rede de bolachas. Depois de completamente frias podem ser guardadas durante umas semanas hermeticamente fechadas.


NOTA
A passagem da massa (já em formato de rolo) pelo frigorífico não é essencial mas, ajuda e muito a cortar a massa para obter as volachas.




Agora também no Facebook e Instagram
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...