domingo, dezembro 11, 2016

Farófias (Poached meringues)


Ingredientes
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar em pó
75gr. de açúcar amarelo
750ml de leite
1 colher de sopa de Maizena
Casca de 1 limão pequeno
1 pau de canela
1 pitada de sal
Canela em pó para polvilhar

Preparação
Separam-se as claras das gemas. Batem-se as claras em castelo com uma pitada de sal até estarem firmes. Junta-se em seguida o açúcar em pó e continua a bater-se até obter um merengue espesso.
Leva-se o leite ao lume com o açúcar amarelo, a casca de limão e a canela em pau. Quando começar a ferver reduz-se o lume para o mínimo e deitam-se colheradas do merengue no leite deixando cozer cerca de 30 segundos de cada lado. à medida que se retiram as farófias do tacho devem-se colocar a escorrer num passador de rede passando depois para tacinhas ou o prato de serviço. Depois de cozer todas as farófias retira-se a casca de limão e o pau de canela e coa-se o leite para retirar os resíduos de claras. Entretanto batem-se as gemas com a Maizena e 2 colheres de leite frio misturando bem. Junta-se então suavemente ao leite quente e leva-se novamente ao lume mexendo sempre até engrossar. Cobrem-se as claras com este molho e deixam-se arrefecer polvilhando sem seguida com a canela.


NOTA
Estas farófias foram feitas apenas com 2 ovos inteiros e duas claras que sobraram de outra preparação e resultaram bem também, apenas o creme fica um pouco mais ligeiro do que com a receita original. Devido à abundância de romãs cá em casa também não usei a canela para polvilhar mas sim bagos de romã, o que acabou por aligeirar um pouco a sobremesa.







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...