domingo, dezembro 09, 2018

Bolo-Rei (King Cake (fruit-cake) )



Ingredientes
1 saqueta de fermento de padeiro (11gr.)
0,5 dl de leite morno + 1 dl de leite morno
500gr. de farinha
50gr. de manteiga à temperatura ambiente
50gr. de açúcar amarelo
2 ovos + 1 gema
100gr. de nozes picadas
100gr. de amêndoa palitada
100gr. de sultanas
150gr. de frutas cristalizadas picadas
Raspa de 1 laranja grande
Frutas cristalizadas para decorar qb
Açúcar em pó para decorar qb

Preparação
Numa taça larga e funda coloca-se o fermento de padeiro e o 0,5dl de leite morno, mexe-se um pouco e deixa-se repousar cerca de 5 minutos. Junta.se então a farinha, o açúcar, os ovos, a manteiga, a raspa de laranja e o restante leite e amassa-se tudo até formar uma massa lisa e uniforme (utilizei a batedeira com o gancho de amassar pão mas, de acordo com a receita original o bolo é amassado à mão). Tapa-se a taça com um pano e coloca-se num sítio quente para levedar durante 90 minutos aproximadamente (coloquei a massa a levedar dentro do micro-ondas que estava quente por ter sido utilizado antes).
Depois dos 90 minutos juntam-se à massa as nozes, as amêndoas, as sultanas e as frutas cristalizadas picadas e amassa-se novamente até que os frutos estejam incorporados na massa. Polvilha-se então a bancada com um pouco de farinha, coloca-se a massa em cima, forma-se um rolo com 50 a 60cm de comprimento, fecha-se em círculo formando o bolo e coloca-se no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.
Pincela-se como a gema batida, decora-se com as frutas cristalizadas e o açúcar em pó e leva-se ao forno pré-aquecido 180.ºC por 35 minutos. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco em cima de uma rede de bolachas.


NOTA
Esta é uma receita original do Chef Miguel Mesquita a que dei uns toques pessoais.





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...