segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Rotolo de abóbora e espinafres (Pumpkin and spinach rotolo)


Ingredientes (2 / 3 doses)
3 folhas de lasanha fresca
300gr. de puré de abóbora
400gr. de espinafres congelados
150gr. de queijo feta
1 cebola média
1 dente de alho
Azeite qb
Queijo parmesão ralado na hora qb
Molho de tomate (de preferência caseiro) qb

Preparação
Esfarela-se o queijo feta para uma taça e reserva-se. Descongelam-se e escorrem-se bem os espinafres. Pica-se a cebola e o alho miudinho, leva-se ao lume numa frigideira com o azeite e quando começarem a alourar juntam-se os espinafres deixando cozinhar até que fiquem macios.
Estende-se uma folha de lasanha em cima da bancada e cobre-se com 1/3 do puré de abóbora. Em seguida distribui-se 1/3 dos espinafres e por fim 1/3 do feta esfarelado. Enrola-se a folha da lasanha formando uma pequena torta. Com uma faca afiada divide-se o rolo em 2 e depois cada metade novamente em 2 de modo a ficar com 4 pequenas "tortas". Repete-se o processo com as restantes folhas de lasanha.
Coloca-se o molho de tomate num tabuleiro pequeno até metade da altura aproximadamente e "arrumam-se" os rolos na vertical no tabuleiro de modo a que fiquem encostados e sem descair. Polvilha-se com o parmesão ralado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 20 minutos aproximadamente. Serve-se de imediato.


NOTA 1
Costumo ter sempre molho de tomate congelado pronto a usar. este que usei nesta receita foi feito com 2 latas de tomate picado, uns cogumelos que estavam quase a estragar-se, uma cebola, salsa, coentros, azeite e sal. Deixei cozinhar até que tudo estivesse macio, triturei com a varinha mágica e acrescentei uma pitada de oregãos deixando ferver mais 2 a 3 minutos. Utilizei uma parte na receita e congelei o resto.

NOTA 2
Quem me conhece sabe do meu "odiozinho de estimação" pelo Jamie Oliver mas, apesar de não gostar de o ver na cozinha, reconheço que por vezes ele tem boas ideias. Há tempos apanhei um programa de passagem em que ele fazia algo parecido com isto e resolvi experimentar.





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...