terça-feira, outubro 16, 2018

Pão de beterraba (Beetroot bread)


Ingredientes
420gr. de farinha de trigo sem fermento
80gr. de farinha de beterraba
1 saqueta (7gr.) de fermento de padeiro seco
1 colher de chá de sal fino
420ml de água tépida

Preparação
Peneiram-se as farinhas  para uma taça larga e funda. Abre-se uma cavidade no meio e coloca-se o fermento, o sal e a água tépida. Mistura-se muito bem com uma colher de pau até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos, tapa-se com um pano e coloca-se num sítio seco para levedar (a massa é uma massa muito molhada mas é mesmo assim) 2 a 3 horas (normalmente aqueço a água no micro-ondas e aproveito o calor para deixar a massa levedar lá dentro com a porta fechada).
Liga-se então o forno a 200ºC e coloca-se um tacho (de ferro fundido ou barro) com tampa e forrado com papel vegetal a aquecer. Quando o forno atingir a temperatura retira-se cuidadosamente o tacho do forno, polvilha-se o fundo do papel vegetal com farinha e verte-se a massa para o tacho. Tapa-se e coloca-se novamente no forno por 35 minutos. Ao fim desse tempo retira-se a tampa e deixa-se cozinhar o pão por mais 10 a 15 minutos aproximadamente para que ganhe um pouco de côdea. Depois de retirar o pão do forno "desenforma-se" e deixa-se arrefecer um pouco em cima de uma rede de bolachas antes de cortar.


NOTAS
Creio que o "Pão da Titá" é o pão mais famoso da internet. Resolvi experimentar uma versão com farinha de beterraba e adorei o resultado. Embora a receita original não o mencione, pessoalmente acho mais fácil desenformar o pão se forrar o tacho com papel vegetal, o que não altera em nada o sabor.
Fazer o pão no tacho aquecido e com tampa ajuda a criar a humidade necessária à formação da crosta crocante do pão.








Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...