quarta-feira, julho 17, 2019

Lasanha de carne (Meat lasanha)


Ingredientes (4 doses aproximadamente)
(para a bolonhesa)
500gr. de carne de vaca picada
1 lata pequena de tomate picado
1 cenoura
1 cebola
1 dente de alho
1 talo de aipo
1 dl de vinho branco
1 pitada de noz moscada
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
(para a lasanha)
250gr. de lasanha fresca
1 bola de mozzarella fresca
50gr. de parmesão ralado na hora (de preferência)
3dl. de molho bechamel (de preferência caseiro)

Preparação
Rala-se a cenoura, pica-se a cebola, o alho e o aipo finamente e levam-se ao lume num tacho com um pouco de azeite. Deixa-se saltear um pouco e em seguida acrescenta-se a carne deixando cozinhar enquanto se mexe com uma colher de pau para "soltar". Quando a carne já estiver bem solta rega-se com o vinho, deixa-se evaporar e tempera-se com o sal, pimenta e a noz-moscada. Por fim acrescenta-se o tomate e deixa-se cozinhar até ficar com um molho apurado e espesso.
Monta-se a lasanha pincelando o fundo de um tabuleiro com um fio de azeite e colocando por cima folhas de lasanha. Por cima da massa coloca-se uma porção do molho de carne, rega-se com o molho bechamel e polvilha-se com um pouco da mozzarella ralada e do parmesão. Cobre-se novamente com folhas de lasanha e repetem-se as camadas por mais 1 ou 2 vezes (depende do tamanho do tabuleiro utilizado). Deve terminar-se a lasanha com uma camada de massa, seguida do molho bechamel e dos queijos ralados.
Por fim leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 20 minutos ou até que o queijo derreta e comece a alourar. retira-se do forno, deixa-se repousar 10 minutos e serve-se em seguida.


NOTA
Em princípio a lasanha não deverá consumir todo o molho de carne. Pode congelar-se o restante e usar numa refeição rápida de esparguete à bolonhesa.





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...