segunda-feira, março 16, 2020

Rabo de boi com cerveja preta (Ox tail with stout beer)



Ingredientes (4 doses aprox.)
1.200kg. de rabo de boi
400ml de cerveja preta
4 dentes de alho
Sal qb
Tomilho limão qb
Pimenta preta qb
400ml de caldo de legumes (de preferência caseiro)
1 cebola grande
1 cenoura média
1 molhinho de ervas verdes frescas (usei salsa, coentros e cebolinho)
1 tomate médio
Azeite qb

Preparação
Esmagam-se os alhos juntamente com o sal, a pimenta e tomilho limão para fazer uma pasta. Esfrega-se a carne com essa pasta, coloca-se numa caixa, rega-se com a cerveja, tapa-se e deixa-se marinar por 12 horas.
Na altura de cozinhar leva-se ao lume um tacho de fundo grosso (idealmente de ferro fundido ou barro) com azeite, as ervas verdes, a cebola e a cenoura picada grosseiramente. Quando começarem a alourar escorre-se a carne da marinada (que se reserva)e junta-se ao tacho para selar. Depois de a carne alourar acrescenta-se então o tomate picado grosseiramente. Verte-se então a marinada para o tacho e o caldo de legumes. Espera-se que comece a ferver e reduz-se o lume para o mínimo. Deixa-se cozinhar lentamente até que a carne esteja macia (cerca de 2 horas aproximadamente).
Quando a carne estiver macia retira-se do tacho e tritura-se o molho com a varinha mágica. Coloca-se novamente a carne no tacho e deixa-se cozinhar por mais 15 a 20 minutos para apurar.
Serve-se com puré de batata e polvilhado com um pouco de salsa picada.


NOTA
Este é outro daqueles pratos que pode ser cozinhado na panela de pressão para reduzir o tempo de cozedura mas como sempre digo, para mim o resultado em termos de sabor não é o mesmo. É definitivamente um prato de slow cooking, para os dias sem pressa.








Agora também no Facebook





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...