segunda-feira, março 23, 2020

Tarte de cogumelos (Mushroom tart)



Ingredientes
(para a massa)
1 ovo
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de farinha integral
1dl de azeite
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sobremesa de oregãos
1 pitada de sal
(para o recheio)
500g de cogumelos marron frescos
400ml de leite quente
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha Maizena
1 colher de sopa de vinho do Porto
1 ovo
1 limão pequeno
Sal qb
Pimenta preta qb
Noz moscada qb

Preparação
(da massa)
Na taça do robot de cozinha colocam-se as farinhas, o sal e o azeite. Processa-se até obter uma espécie de areia grossa. Bate-se o ovo com a água gelada. Juntam-se os oregãos à massa bem como o ovo batido com a água. Processa-se novamente até obter uma massa uniforme. Retira-se a massa do processador, forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Na altura de cozinhar retira-se do frio, estende-se com o rolo da massa e forra-se uma forma de tarte previamente untada com manteiga. Pica-se o fundo da massa com um garfo, enche-se com feijão (pode usar-se também arroz, grão ou mesmo os pesos cerâmicos próprios para pastelaria) e leva-se ao forno durante 20 minutos. Depois desse tempo retira-se do forno, retira-se o feijão e prepara-se o recheio.
(do recheio)
Fatiam-se os cogumelos e levam-se ao lume com a manteiga até que amoleçam e percam a humidade. Nessa altura junta-se a farinha, envolve-se bem e cozinha-se por mais 2 a 3 minutos. Acrescentam-se então o vinho do Porto e o leite quente, tempera-se com o sal, a pimenta, a noz moscada e o sumo de limão e deixa-se cozinhar até obter um creme espesso. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Bate-se o ovo numa taça, e adiciona-se ao creme. Verte-se o creme sobre a base e coloca-se no forno por 25 a 30 minutos.


NOTA 1
Apesar de ser senso comum que os cogumelos não devem ser lavados, não consigo deixar de o fazer. Normalmente trato-os na véspera da utilização passado-os rapidamente por água, fatiando e deixando numa caixa, em camadas separadas com papel de cozinha.

NOTA 2
Fiz esta tarte usando cerca de metade dos ingredientes do recheio pois utilizei a metade da massa que tinha sobrado desta receita anterior. Desta vez recheei as aparas com um pouco de requeijão e doce de mirtilos. O Isolamento Social Voluntário obriga-nos a ser mais imaginativos :)





Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...