segunda-feira, março 09, 2020

Tarte de requeijão e tomate cherry (Ricotta and tomato tart)


Ingredientes (1 tarte grande ou 2 médias)
(para a massa)
1 ovo
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de farinha integral
1dl de azeite
5 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sobremesa de oregãos
1 pitada de sal
(para o recheio)
250gr de requeijão de ovelha
4 ovos
8 a 10 tomates cereja
Sementes de Nigella (ou sésamo preto ou dourado)

Preparação
(da massa)
Na taça do robot de cozinha colocam-se as farinhas, o sal e o azeite. Processa-se até obter uma espécie de areia grossa. Bate-se o ovo com a água gelada. Juntam-se os oregãos à massa bem como o ovo batido com a água. Processa-se novamente até obter uma massa uniforme. Retira-se a massa do processador, forma-se uma bola, envolve-se em película aderente e coloca-se no frigorífico durante 30 minutos no mínimo.
Na altura de cozinhar retira-se do frio, estende-se com o rolo da massa e forra-se uma forma de tarte previamente untada com manteiga. Pica-se o fundo da massa com um garfo, enche-se com feijão (pode usar-se também arroz, grão ou mesmo os pesos cerâmicos próprios para pastelaria) e leva-se ao forno durante 20 minutos. Depois desse tempo retira-se do forno, retira-se o feijão e prepara-se o  recheio.
(do recheio)
Batem-se os ovos com o requeijão até obter um creme. Verte-se cuidadosamente o creme na forma. Corta-se o tomate cherry em metades e distribui-se pela tarte polvilhando em seguida com as sementes de Nigella ou sésamo. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos (ou até que a tarte esteja firme e cozinhada).


NOTA 1
Para utilizar as aparas da massa fiz umas bolinhas que recheei com cubinhos de queijo flamengo.

NOTA 2
Esta é uma massa que congela bem. Usei as quantidades indicadas e usei apenas metade da massa (para uma tarte média). O restante envolvi em película aderente e congelei para usar noutra altura.







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...