domingo, novembro 03, 2019

Bolo desafio (Challenge cake)



Ingredientes (para o bolo)
2 ovos
1 chávena de farinha
3/4 de chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de iogurte grego
1/4 de chávena de óleo
1 colher de sobremesa de fermento
Raspa de 1 limão
(para a cobertura de ganache) 
2dl de natas para bater
200gr. de chocolate de culinária
Pimenta rosa qb

Preparação (do bolo)
Colocam-se todos os ingredientes excepto a farinha e o fermento na taça da batedeira e batem-se até obter uma massa lisa e homogénea. Nessa altura incorpora-se suavemente a farinha peneirada juntamente com o fermento e verte-se a massa para uma forma pequena (1lt. de capacidade) previamente untada com manteiga e polvilhada com pão ralado. Leva-se o bolo ao forno pré-aquecido (180.ºC) durante 35 minutos. A fim desse tempo desliga-se o forno e deixa-se o bolo repousar 15 minutos com a porta do forno encostada. Por fim desenforma-se e deixa-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas.
(da ganache de chocolate)
Parte-se o chocolate em pedaços pequenos, junta-se às natas e leva-se ao lume brando até derreter completamente. Retira-se o tacho do lume e bate-se energicamente com uma vara de arames durante 2 a 3 minutos (até ficar uma mistura lisa e brilhante). Coloca-se no frio cerca de 15 minutos. Ao fim desse tempo retira-se do frio, volta a bater-se com a vara de arames e cobre-se o bolo. Em seguida polvilha-se com os grãos de pimenta rosa ligeiramente esmagados.


NOTA 1
A ganache que sobra pode ser congelada e utilizada mais tarde, basta deixar descongelar completamente, aquecer ligeiramente no micro-ondas e está pronta a usar.







Agora também no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...