segunda-feira, fevereiro 27, 2023

Caril de seitan (Seitan curry)

 

Ingredientes (2 / 3 doses)
300gr. de seitan
1 maçã (usei de Alcobaça)
1 cebola
2 dentes de alho
1 malagueta (opcional)
2 colheres de sopa de caril em pó
1 colher de sopa de pasta de tomate
2 colheres de sopa de óleo de coco
300ml de leite de coco 
Sumo de 1 lima
Sal qb
Pimenta qb
Alho em pó qb
Paprika fumada qb 
Coentros frescos e amêndoas palitadas torradas qb para polvilhar

Preparação
Corta-se o seitan em cubos (cerca de 2,5cm) e coloca-se numa caixa com tampa. Tempera-se com o sal, a pimenta, o alho em pó, a paprika fumada e o sumo de lima. Envolve-se bem e deixa-se marinar durante a noite.
Na altura de preparar o caril coloca-se o óleo de coco num tacho e adiciona-se a cebola, o alho picado e a malagueta (se for o caso). Quando a cebola começar a alourar junta-se o seitan e a marinada deixando fritar um pouco.
Junta-se então a maçã descascada cortada em cubos, a pasta de tomate e o pó de caril deixando estufar um pouco. Por fim adiciona-se o leite de coco e cozinha-se por 40 minutos. Se o caril começar a secar muito junta-se um pouco de iogurte natural.
Serve-se acompanhado de arroz branco, polvilhado com os coentros picados e as amêndoas palitadas torradas.


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 26, 2023

Bolachas de coco e laranja (Coconut and orange cookies)


 

 

Ingredientes (30 unidades aprox.)
300gr de farinha
125gr de manteiga
200gr de açúcar amarelo
100gr. de coco ralado
1 ovo

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes na taça da batedeira e batem-se até obter uma bola. Embrulha-se a massa em película aderente e coloca-se no frigorífico por 1 hora. Ao fim desse tempo retira-se do frio, com as mãos formam-se bolinhas de massa, colocam-se no tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal e pressionam-se com um garfo ou carimbo próprio. Vão ao forno pré-aquecido a (180.ºC) por 15 minutos aproximadamente ou até ficarem douradinhas (convém vigiar a cozedura das bolachas a partir do minuto 13). retiram-se do forno e deixam-se arrefecer em cima de uma rede de bolachas.






Agora também no Facebook e Instagram

 

sexta-feira, fevereiro 24, 2023

Asinhas de frango na airfryer (Airfryer chicken wings)


Ingrediente
12 asas de frango
Sal qb
1 colher de sobremesa de manteiga
Molho sweet chili qb
Cebolinho picado qb

Preparação
Limpam-se e arranjam-se as asas de frango (gosto de separar a parte mais carnuda da asa da parte que tem 2 ossinhos). Secam-se bem com papel de cozinha e colocam-se no cesto da airfryer por 20 minutos a 180.ºC virando a meio do tempo.
Para fazer o molho derrete-se a manteiga com o molho sweet chili e, quando as asas estiverem cozinhadas regam-se com o molho e envolvem-se bem e polvilham-se em seguida com o cebolinho picado. Servem-se em seguida.


Agora também no Facebook e Instagram
 

quarta-feira, fevereiro 22, 2023

Lombinho de porco com massa folhada (Pork ternderloin in puff pastry)

Ingredientes
1 lombinho de porco (600gr. aprox.)
1 placa e massa folhada rectangular
75gr. de queijo Cheddar ralado ou em fatias
Cebola caramelizada (ver receita aqui
Sal qb
Pimenta qb
Azeite qb
Ovo batido para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar

Preparação
Tempera-se o lombinho com sal e pimenta e sela-se numa frigideira com um fio de azeite. Transfere-se para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e leva-se ao forno pré-aquecido (180º.C) por 20 minutos. Ao fim desse tempo retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Com a carne já fria estende-se a massa folhada, coloca-se a carne a meio, cobre-se com cebola caramelizada e em seguida com o queijo.
Fazem-se uns golpes na massa folhada para poder fechar o rolo de modo a formar uma trança. Pincela-se com o ovo batido e polvilha-se com as sementes de sésamo.
Por fim vai ao forno (de novo pré-aquecido a 180.ºC) cerca de 20 minutos (ou até que a massa esteja dourada e estaladiça).



Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, fevereiro 20, 2023

Empadão de cogumelos (Mushroom pie)

 

Ingredientes
(para o puré)
4 batatas grandes
400ml de leite
2 dentes de alho assado
1 colher de sobremesa de manteiga (usei manteiga de trufa que combina na perfeição com cogumelos)
Sal qb
(para o recheio)
800gr. de mistura de cogumelos congelados (2 embalagens)
1/2 chávena de cogumelos secos 
1 cogumelo fresco (para a decoração)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho grandes picados
1 raminho de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de Maizena
1/2 chávena de vinho tinto
1/2 lata de tomate cortado 
1 colher de sopa de pasta de tomate
1 pitada de oregãos 
Queijo ralado qb
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Descascam-se as batatas e cortam-se em pedaços. Colocam-se num tacho, adiciona-se o alho assado, o sal e o leite e cozinham-se em lume brando (destapadas para evitar acidentes com o leite) até que as batatas estejam macias. Depois de cozidas reduzem-se a puré e usa-se o leite da cozedura para ajustar a consistência. Por fim adiciona-se a manteiga, envolve-se bem e deixa-se repousar.
Hidratam-se os cogumelos secos em água a ferver. Reserva-se a água.
Descongelam-se os cogumelos e escorrem-se bem. Juntam-se os cogumelos hidratados, secam-se ambos com papel de cozinha para retirar o excesso de humidade, picam-se grosseiramente e polvilham-se com a farinha.
Leva-se ao lume um tacho com azeite, a cebola, o alho e a salsa picados. Quando começarem a alourar adicionam-se os cogumelos e deixam-se fritar um pouco. Juntam-se depois o tomate e os oregãos e o vinho tinto. Ferve-se por 5 minutos aproximadamente para que o álcool evapore.
Por fim junta-se 2/3 de chávena da água de hidratar os cogumelos, tapa-se e deixa-se cozinhar vigiando de vez em quando pois pode ser necessário acrescentar mais água de hidratar os cogumelos. Ao fim de 20 minutos os cogumelos deverão estar macios e cozinhados e retiram-se do lume. Deixa-se arrefecer um pouco (porque tinha pouco tempo acabei por preparar o puré e os cogumelos de véspera e resultou muito bem mas, o importante é que o recheio não esteja muito quente para não se misturar com o puré).
Espalha-se metade do puré de batata no fundo de um tabuleiro de forno, em seguida o recheio de cogumelos e por fim o restante puré de batata. Polvilha-se com o queijo ralado, decora-se com o cogumelo fresco fatiado e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) até que fique dourado em cima (20 a 25 minutos aproximadamente).


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 19, 2023

Fatias de coco e lima (Coconut and lime slices)

 
Ingredientes
100gr. de açúcar
50gr. de farinha
2 ovos
Raspa de 1 lima
2.5dl leite de coco
1 colher de sopa de manteiga

Preparação
Unta-se uma forma de bolo inglês (capacidade de 1 litro) com um pouco de manteiga, forra-se com papel vegetal e unta-se também o papel, reserva-se.
Bate-se o açúcar com os ovos, a farinha peneirada e a raspa de lima até formar um creme liso e homogéneo.
Leva-se ao lume o leite de coco e a manteiga até ferver. Em seguida adiciona-se em fio à mistura anterior batendo com as varas até estar bem incorporado. Coloca-se a mistura na forma preparada anteriormente e coloc-se forno (pré-aquecido 180.ºC) em banho-maria durante 35 minutos.
Deixa-se arrefecer completamente colocando em seguida no frigorífico até à hora de servir. Nessa altura desenforma-se, e fatia-se.


Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, fevereiro 17, 2023

Massa com queijo feta picante no forno (Spicy baked feta pasta)

 

Ingredientes (2 doses)
150gr. de massa fusilli (ou qualquer outra massa com textura)
Sobras de queijo feta no forno (ver receita aqui)

Preparação
Coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem. Depois da massa cozida e escorrida, aquece-se ligeiramente as sobras do queijo feta, envolve-se bem na massa e serve-se de imediato.


NOTA
Fiz esta receita para aproveitar as sobras do queijo feito para um jantar de amigos mas, obviamente que se pode fazer de propósito para juntar à massa pois combina na perfeição.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, fevereiro 15, 2023

Queijo feta picante no forno (Spiced baked feta)


Ingredientes
200gr. de queijo feta
1/2 chávena de tomate cherry
2 colheres de sopa de azeite
1 pitada de oregãos secos
1 pitada de flocos de malagueta
 
Preparação
Corta-se o queijo em cubos e o tomate em quartos. Coloca-se num pequeno prato que possa ir ao forno, polvilha-se com os oregãos e os flocos de malagueta, rega-se com o azeite e leva-se ao forno (pré-aquecido 180.ºC) cerca de 20 minutos (ou até o queijo começar a ficar com as pontas tostadas - o queijo feta não derrete completamente como os restantes queijos, apenas fica macio). Serve-se de imediato com tostas ou pedaços de pão rústico.


NOTA
Na próxima publicação irei mostrar como aproveitar as sobras deste queijo (se tal acontecer :P)


Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, fevereiro 13, 2023

Estufado vegetariano (Vegetarian stew)

 

 Ingredientes (2 doses)
2 ovos (opcional)
1 lata pequena de grão cozido
1/2 lata pequena de tomate em cubos
1/2 alho francês
2 cogumelos
1 tira de pimento vermelho
1 tira de pimento amarelo
6 cubos de espinafres congelados
1 cebola pequena
1 dente de alho 
1 colher de sopa de pasta de tomate
Coentros frescos
Paprika fumada qb
Azeite qb

Preparação
Retira-se o grão da lata, lava-se bem sob água corrente e escorre-se enquanto se preparam os restantes ingredientes.
Fatia-se a cebola, o alho, o alho francês, os pimentos e os cogumelos. Picam-se também os pés dos coentros. Coloca-se tudo num tacho com um pouco de azeite e deixa-se alourar.
Quando estiverem louros adiciona-se então o grão e o tomate em cubos e a pasta. Envolve-se bem e deixa-se fervilhar 5 minutos. Em seguida distribuem-se os cubos de espinafres pelo tacho e cozinha-se em lume muito brando por cerca de 20 minutos. Convém ir vigiando para ver se é necessário acrescentar água, no entanto há que ter em conta que os espinafres estão congelados e vão libertar liquido para o estufado.
Quando os legumes estiverem macios adicionam-se os ovos e cozinham-se 3 a 5 minutos (depende de se gostar da gema mais ou menos liquida).
Serve-se polvilhado com os restantes coentros picados.
 
 
NOTA
À excepção da lata de grão, tudo o resto eram sobras que tinha no frigorífico. Normalmente costumam acabar em sopa, desta vez foi diferente. Caso não se adicionem os ovos a refeição passa de vegetariana a vegan.


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 12, 2023

Torcidos de azeite, lima e canela (Olive oil cookies with lime and cinnamon)

 

Ingredientes (18 a 20 unidades)
2 ovos + 1 gema
2/3 chávena de açúcar amarelo
1/4 chávena de azeite
2 1/3 chávenas de farinha
1 colher de chá de canela + canela para polvilhar
Raspa de 2 limas

Preparação
Com o auxílio da batedeira bate-se o açúcar com o azeite, a canela, a raspa das limas e os 2  ovos inteiros. Bate-se bem até obter uma massa homogénea. Em seguida adiciona-se a farinha e incorpora-se completamente até formar uma massa capaz de ser moldada à mão.
Retiram-se pedacinhos de massa e com as mãos formam-se pequenos rolos que se enrolam sobre si próprios formando um torcido duplo. Colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincelam-se com a gema, polvilham-se com mais um pouco de canela e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 15 a 20 minutos aproximadamente (convém vigiar o forno a partir dos 15 minutos). Quando os torcidos saem do forno estão ainda um pouco moles. Devem deixar-se arrefecer completamente em cima de uma rede de bolachas.


NOTA
Esta é uma versão ligeiramente destes biscoitos, de lima ao invés de limão e um pouco mais doces, que foi publicada há uns anos.



Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, fevereiro 10, 2023

Sopa udon com camarão (Udon noodles soup with prawns)


Ingredientes (2 doses)
12 camarões médios
400gr. de massa udon pré-cozinhada
6 cogumelos shitake
1 cebolos (também conhecido por cebolete)
3 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de molho de ostra
2 colher de sopa de molho de peixe
1 estrela de anis
1 pedaço de gengibre com +/- 3cm
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 malagueta (opcional)
Talos de coentros
 
Preparação
Descascam-se os camarões e reservam-se numa caixa no frigorífico.
Numa panela colocam-se as cabeças e as cascas do camarão bem como o molho de soja, de ostra e de peixe, a estrela de anis, o pedaço de gengibre cortado ao meio, as sementes de coentros e os talos e ainda a malagueta, se for o caso. Junta-se um litro de água e leva-se ao lume brando deixando ferver durante 90 a 120 minutos. Retira-se do lume e deixa-se repousar em infusão durante a noite.
Pouco antes de servir coa-se o caldo para um tacho e leva-se novamente ao lume. Quando começar a ferver adicionam-se os cogumelos cortados em quartos e os camarões. Cozinha-se por 2 minutos e retira-se do lume.
Coloca-se a massa nas taças e junta-se um pouco do caldo. Deixa-se repousar 5 minutos (apenas para que a massa hidrate e ganhe sabor). Por fim junta-se o restante caldo bem como os camarões e os cogumelos. Polvilha-se com o cebolo cortado e está pronto a servir.




Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, fevereiro 08, 2023

Feijoada de frango com feijão maduro (Chicken and bean stew)


Ingredientes (3 doses)
3 pernas de frango grandes (separadas pelas articulações e sem pele nem gorduras)
400 gr. de feijão maduro
100 gr. de chouriço de carne cortado em cubinhos
1 cenoura cortada em juliana fina
1 cebola 
2 dentes de alho
1 molhinho de salsa e coentros
1 tomate maduro médio cortado em cubinhos (ou 1/2 lata de tomate em pedaços)
Azeite qb
Molho inglês qb
Sal qb
Paprika fumada qb

Preparação
Pica-se a cebola, o alho, a salsa e os coentros na picadora até obter uma pasta com alguma textura ainda.
Coloca-se um pouco de azeite no fundo de um tacho (de barro ou ferro fundido, de preferência) e junta-se a pasta que se encontra na picadora. Deixa-se refogar ligeiramente e junta-se a carne para alourar de ambos os lados. Quando a carne estiver loura retira-se do tacho e reserva-se.
Coloca-se então no tacho o chouriço e a cenoura e cozinha-se um pouco até que o chouriço comece a largar um pouco do seu aroma e gordura. Nessa altura junta-se o molho Inglês, o tomate, a paprika e o sal. Quando começar a fervilhar adiciona-se então o feijão, envolve-se bem, tapa-se o tacho e deixa-se estufar em lume muito brando por 5 minutos. Ao fim desse tempo acrescenta-se água ao tacho de modo a cobrir o feijão e deixa-se cozinhar (sempre em lume brando) por 30 a 40 minutos (depende muito do feijão)
Quando o feijão estiver macio colocam-se novamente os pedaços de frango no tacho e cozinham-se por 25 minutos aproximadamente. Retira-se o tacho do lume, polvilha-se com coentros frescos picados e deixa-se repousar cerca de 10 minutos antes de servir.







Agora também no Facebook e Instagram

segunda-feira, fevereiro 06, 2023

Hambúrger vegan de quinoa e batata doce (Sweet potato and quinoa vegan burger)

Ingredientes (3 unid.)
1 batata doce média (250gr.)
1/2 chávena de quinoa
1 cenoura pequena (100gr.) 
100gr. de espinafres frescos
3 dentes de alho grandes
Azeite qb
Sal qb
Pão ralado qb
 
Preparação
Coze-se ou assa-se a batata doce e reserva-se. Coze-se a quinoa em água e sal e reserva-se. Picam-se grosseiramente os espinafres e os alhos e salteiam-se numa frigideira com um pouco de azeite e temperando com uma pitada de sal. Por fim tritura-se a cenoura com o robot de cozinha (ou picadora) e pica-se o cebolinho.
Numa taça esmaga-se em primeiro lugar a batata doce com um garfo (ou esmagador de batata) e em seguida adicionam-se todos os outros ingredientes misturando bem (misturei com as mãos pois achei que a mistura ficava melhor).
Em seguida moldam-se os hambúrgueres, pincelam-se com azeite em ambas as faces e passam-se por pão ralado. Colocam-se no frio cerca de 30 minutos antes de cozinhar.
Por fim unta-se uma frigideira anti-aderente com azeite e cozinham-se os hambúrgueres até estarem dourados de ambos os lados.
 
 
NOTA
Para moldar os hambúrgueres usei um utensílio daquela marca bastante cara de plásticos que todos conhecem mas, são facilmente moldáveis à mão ou usando um aro metálico.


Agora também no Facebook e Instagram

domingo, fevereiro 05, 2023

Bolo de banana com canela e nozes (Banana cake with cinnamon and walnuts)

 


Ingredientes
200gr. de farinha
150gr. de açúcar amarelo
75gr. de manteiga derretida
3 ovos
3 bananas maduras (mas não em demasia)
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de fermento
70gr. de miolo de noz + Metades de noz qb para decorar
 
Preparação
Esmagam-se as bananas com as varas da batedeira, junta-se em seguida o açúcar, os ovos, o leite e a manteiga batendo bem até formar um creme homogéneo. Adiciona-se a farinha peneirada com a canela e o fermento e incorpora-se na massa sem bater. Por fim envolvem-se delicadamente as nozes. Verte-se a massa para uma forma untada com manteiga e polvilhada com pão ralado e distribui-se por cima as metades de noz. Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 40 minutos (convém fazer o testo do palito).
 
 
NOTA
Receita original da página/blog O Pecado Mora em Casa.


Agora também no Facebook e Instagram

sexta-feira, fevereiro 03, 2023

Creme de camarão (Prawn soup)


Ingredientes
200gr. de miolo de camarão cozido 
Cabeças e cascas de camarão 
3 filetes de anchova
1 tomate grande
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de Maizena
125ml de whisky
1 malagueta (opcional)
Molho inglês qb
Sal qb
Azeite qb

Preparação
Coloca-se um pouco de azeite no fundo de uma panela. Adicionam-se os filetes de anchova, a cebola cortada em laminas grossas, o alho fatiado, e as cabeças e cascas de camarão. Quando começarem a alourar adiciona-se o whisky e deixa-se ferver  para que o álcool evapore.
Junta-se então a farinha, o molho inglês e o tomate em cubos envolvendo bem. Deixa-se fervilhar cerca de 5 minutos para que os sabores se envolvam e por fim adiciona-se cerca de 1,5 litros de água (2 litros no máximo). Cozinha-se cerca de 45 minutos, desliga-se o lume e deixa-se repousar um pouco (cerca de 30 minutos aprox.).
Em seguida, com a ajuda de um liquidificador tritura-se todo o conteúdo da panela e coa-se o caldo novamente para a panela por um passador de rede fina.
Ajustam-se temperos e espessura do creme se necessário, e junta-se o miolo de camarão picado. Serve-se bem quente acompanhada por croutons de preferência caseiros).


NOTA
Geralmente vou congelando cabeças e cascas de camarão de preparações em que não são necessárias para reforçar o sabor deste creme quando o faço. Quanto maior o número de cascas e cabeças utilizadas melhor o sabor do creme.


Agora também no Facebook e Instagram

quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Linguadinhos fritos com arroz de feijão (Baby sole fish with beans rice)

 
 
Ingredientes (2 doses)
4 linguadinhos
Sal qb
Alho em pó qb
Sumo de meio limão
Farinha de milho
(do arroz de feijão)
1/2 chávena de arroz (usei vaporizado)
1/2 chávena de feijão manteiga cozido
1 tomate pequeno cortado em cubinhos
1 anchova 
1 raminho de salsa e coentros
A parte verde clara de 1 alho francês (pode ser substituído por cebola)
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Tempera-se o peixe com o sal, o alho em pó e o sumo de limão. Deixa-se repousar cerca de 1 hora.
(do arroz)
Pica-se o alho francês bem miudinho e leva-se ao lume num tachinho com um pouco de azeite. Quando começar a alourar adiciona-se a anchova mexendo suavemente até que a mesma se desfaça, junta-se a salsa e os coentros picados miudinhos bem como o tomate. Deixa-se fervilhar 5 minutos. Acrescenta-se então o arroz e o sal, envolve-se bem e adiciona-se a água necessária para cozinhar o arroz. Quando o arroz estiver cozinhado (15 minutos no caso do arroz vaporizado) retira-se do lume, junta-se um pouco de coentros picados e deixa-se repousar enquanto se cozinha o peixe.
(do peixe)
Retiram-se os linguadinhos do tempero e seca-se com papel de cozinha. Envolve-se bem na farinha de milho e frita-se em lume forte até ficarem dourados. Servem-se em seguida acompanhados do arroz.


NOTA
Gosto de usar a anchova no refogado de forma a dar mais sabor ao arroz de feijão. Caso o arroz fosse um acompanhamento para carne substituiria a anchova por um pouco de bacon, afinal como diz a Nigella Lawson "as anchovas são o bacon do mar".







Agora também no Facebook e Instagram
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...