Ingredientes (2 doses)
Osso buco (esta peça tinha 550gr.)
1 cebola média
1 dente de alho
1/2 lata pequena de tomate picado
4 pétalas de tomate seco
1 haste de aipo
125ml de vinho branco
500ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
Molho Inglês qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Farinha qb
Azeite qb
(para a polenta)
125 gr. de farinha de milho
250ml de água
250ml de leite
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de manteiga
Sal qb
Queijo parmesão ralado na hora qb
(gremolata)
Raspa de 1 limão
1 dente de alho
1 raminho de salsa fresca
Preparação
Seca-se bem a carne e com uma faca bem afiada dão-se pequenos golpes na membrana que envolve a carne (isto evita que a carne enrole e encolha ao cozinhar). Tempera-se a carne com sal e pimenta, passa-se por farinha e reserva-se.
Coloca-se o azeite no fundo de um tacho de fundo espesso (barro ou ferro fundido) e deixa-se aquecer bem. Quando o azeite estiver bem quente coloca-e a carne selando de ambos os lados. Retira-se a carne já selada do tacho e junta-se a cebola, o alho, o aipo e o tomate seco tudo muito picadinho. Deixa-se alourar e em seguida coloca-se novamente a carne no tacho juntando também o tomate picado, o molho inglês, o vinho branco e o caldo de carne.
Deixa-se levantar fervura, coloca-se o lume no mínimo, tapa-se o tacho e cozinha-se a carne durante 2 horas aproximadamente (ou até a carne estar bem macia). Convém ir vigiando pois pode ser necessário acrescentar mais um pouco de caldo de carne (no meu caso não foi).
(da polenta)
Numa panela coloca-se a água, o leite, o dente de alho esmagado, o sal e a manteiga. Quando a água começar a ferver coloca-se o lume no mínimo e adiciona-se a farinha "em chuva". Mexe-se vigorosamente com uma vara de arames e cozinha-se por 25 minutos (aproximadamente) mexendo sempre (se a polenta estiver muito grossa pode ajustar-se a consistência com mais um pouco de leite). Quando estiver cozinhada retira-se do lume, retira-se o dente de alho, junta-se uma dose generosa de queijo parmesão, e envolve-se bem. Serve-se de imediato.
(da gremolata)
Pica-se um dente de alho e um raminho de salsa muito miudinho. Coloca-se numa taça e junta-se a raspa de limão envolvendo bem.
Serve-se a carne sobre a polenta e polvilhada com a gremolata.
NOTA
Por estranho que possa parecer a gremolata não sendo "obrigatória" é essencial para aligeirar o prato e torná-lo mais "fresco".