quarta-feira, novembro 30, 2022

Pasteis de massa tenra com marisco (Seafood turnovers)


Ingredientes 
1/2 chávena de miolo de camarão
1/2 chávena de miolo de amêijoa
1 cebola pequena
1 dente de alho pequeno
1 colher de sopa de farinha
1/4 de chávena de leite
1 molhinho de coentros frescos
Pó de caril qb
Sal qb
Azeite qb
Folhas de massa tenra
 
Preparação
Pica-se finamente a cebola e o alho. Leva-se ao lume num tachinho com um pouco de azeite. Quando a cebola começar a amolecer juntam-se os coentros picados bem como o miolo de camarão também picado e o miolo de amêijoa. Tempera-se com o sal, a pimenta e uma pitada de pó de caril e salteia-se um pouco. Em seguida adiciona-se a farinha e envolve-se bem. Junta-se depois o leite em fio mexendo sempre. Quando começar a engrossar retira-se do lume. Deixa-se arrefecer.
Distribui-se o recheio pelas folhas de massa tenra, fecham-se em meias-luas selando as margens com um garfo.
Colocam-se num tabuleiro forrado  com papel vegetal, pincelam-se com azeite e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) 15 a 20 minutos (ou até os pastéis estarem dourados).
Mornos é como prefiro consumi-los mas, podem ser consumidos frios.



Agora também no Facebook
 

segunda-feira, novembro 28, 2022

Folhado de espinafres com nozes (Spinach and walnut braid)

Ingredientes
1 placa de massa folhada (rectangular)
170gr. de espinafres frescos (1 embalagem)
100gr. de queijo creme
3/4 de chávena de miolo de noz
2 dentes de alho
Noz moscada qb
Azeite qb

Preparação
Picam-se os alhos e colocam-se num tacho com um fio de azeite. Quando começarem a alourar adicionam-se os espinafres e a noz-moscada e salteiam-se até que murchem. Retira-se do lume, junta-se o queijo creme e as nozes picadas, envolve-se bem e deixa-se arrefecer um pouco.
Retira-se a massa folhada do frio e estica-se em cima do papel que a envolve. Com as costas de uma faca faz-se uma marcação (sem cortar) dividindo a parte mais larga da massa em três partes iguais. Em seguida cortam-se as laterais em tiras de 2cm aproximadamente.
Distribui-se o creme de espinafres pela parte central da massa e, em seguida dobram-se as extremidades para cima do recheio e forma-se então a trança cruzando as tiras de massa alternadamente de modo a que fiquem sobrepostas. 
Pincela-se a trança com azeite e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos ou até a trança ficar dourada.



Agora também no Facebook

 

domingo, novembro 27, 2022

Doce de melão com malagueta (Melon and chili jam)

 

Ingredientes
2kg de melão limpo de cascas e sementes
6 malaguetas vermelhas tipo chili
750gr. de açúcar para compotas
Casca de 1 limão
 
Preparação
Arranjam-se as malaguetas cortando-as em cubinhos e retirando ou não as sementes, em parte ou na totalidade, o que depende da tolerância ao picante.
Numa panela alta coloca-se o melão em cubos, o açúcar, as cascas de limão e as malaguetas em cubinhos. Leva-se a lume médio e deixa-se cozinhar até que o melão fique macio. Nessa altura tritura-se grosseiramente com a varinha mágica de modo a deixar alguma textura no doce (pode usar-se também um esmagador de batatas). Leva-se novamente o doce ao lume e deixa-se ferver até começar a engrossar. Nessa altura retira-se do lume e distribui-se de imediato a compota por frascos esterilizados, fecham-se e deixam-se arrefecer virados ao contrário para criar vácuo.


NOTA 1
 
Devem usar-se luvas para arranjar as malagueta, o que evita mais tarde acidentes com a vista e/ou nariz.

NOTA 2
A compota pode ser servida logo que esteja fria no entanto, os sabores só desenvolvem completamente após 3 ou 4 semanas.

NOTA 3
Só é necessário colocar os frascos no frigorífico depois de abertos. Mas, guardadas no frio antes da abertura a compota ganha uma consistência mais espessa.




Agora também no Facebook

sexta-feira, novembro 25, 2022

Lombo de porco assado simples (Simple oven baked pork loin)


Preparação
1 pedaço de lombo de porco (este tinha cerca de 850gr.)
3 dentes de alho assados
1 colher de sopa de banha
Raspa de 1 limão pequeno
2 colheres de sopa de vinho branco
Paprika fumada qb 
Sal qb
Oregãos qb

Preparação
Colocam-se todos os ingredientes (excepto a carne) no copo da varinha mágica (ou robot de cozinha) e tritura-se até obter uma pasta homogénea. Barra-se a carne, coloca-se num tabuleiro com grelha, cobre-se com película de alumínio e coloca-se no frio durante a noite.
Retira-se do frigorífico cerca de 1 hora antes de cozinhar para que fique à temperatura ambiente. Coloca-se cerca de 1/2 chávena de água na parte inferior do tabuleiro, cobre-se novamente a carne com película de alumínio e leva-se ao forno pré-aquecido (160.ºC) por uma hora. Ao fim desse tempo retira-se a película de alumínio e cozinha-se por mais 30 minutos. Retira-se do forno e deixa-se repousar cerca de 15 minutos antes de fatiar.


NOTA
Este tempo é o indicado para este peso de carne mas, ter um termómetro de cozinha ajuda bastante, sendo que a temperatura ideal interna do lombo deverá ser entre os 62ºC e os 63ºC.





Agora também no Facebook


quarta-feira, novembro 23, 2022

Batatas mediterrânicas (Mediterranean potatoes)


Ingredientes
(2 doses)
2 batatas médias
50gr. de queijo feta
Azeite qb
Alho em pó qb 
Paprika fumada qb
Oregãos qb
Azeite qb

Preparação
Cortam-se as batatas em cubos e cozem-se durante 5 minutos em água e sal. Escorrem-se e secam-se bem. Colocam-se num tabuleiro de forno. Regam-se com um fio de azeite, polvilham-se com o alho em pó a paprika fumada e os oregãos. Agitam-se bem para misturar os temperos e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 25 minutos (ou até começarem a ficar com as extremidades tostadas). Retiram-se do forno, polvilham-se com o queijo feta esfarelado e o cebolinho picado e servem-se de imediato. 


NOTA
As batatas podem ser descascadas ou manter-se a casca como eu fiz. Convém forrar o tabuleiro com papel vegetal ou película de alumínio para ser mais fácil a limpeza.



Agora também no Facebook


segunda-feira, novembro 21, 2022

Chili vegetariano (Vegetarian chili)

 
Ingredientes
400gr. de feijão vermelho cozido
150gr. de milho cozido
1 lata pequena de tomate em pedaços
200gr. de couve-flor
200gr. de brócolos
1 cenoura grande
1 tira de pimento vermelho
1 tira de pimento amarelo
1 cebola média
2 dentes de alho
Cominhos em pó qb
Paprika fumada qb
Molho picante qb (usei um à base de habaneros mas pode usar-se outro tipo de picante ou mesmo nenhum)
Azeite qb
Sal qb
 
Preparação
Lava-se e escorre-se muito bem o feijão e o milho. Reserva-se.
Pica-se a cebola e o alho, coloca-se num tacho juntamente com o azeite e salteia-se um pouco, tendo o cuidado de não deixar fritar o alho. Adiciona-se então a cenoura em cubos, os cominhos, a paprika, o molho picante (se for o caso) e o sal.
Salteia-se por mais 5 minutos em lume brando e adiciona-se em seguida o tomate. Depois de juntar o tomate cozinha-se em lume muito brando por 10 minutos.
Por fim junta-se o feijão e o milho bem como a couve-flor e os brócolos em floretes. Envolve-se bem, acrescenta-se um pouco de água (os legumes não devem ficar "a nadar em molho") e deixa-se cozinhar em lume brando até que a couve-flor e os brócolos estejam macios. Serve-se acompanhado por arroz branco e uma colher de iogurte grego por cima.
 
 
NOTA
Gosto de preparar os pratos que levam feijão de véspera para que desenvolvam a cremosidade que lhe é característica. No caso deste chili vegetariano, esse repouso é quase obrigatório por ajudar a que os legumes ganhem uma intensidade de sabor graças a esse mesmo repouso de 12 a 24 horas. Caso não se utilize o iogurte o chili passa de vegetariano a vegan.





Agora também no Facebook

domingo, novembro 20, 2022

Papas de aveia simples (Simple oatmeal breakfast)


Ingredientes (1 dose)
250ml de leite (pode usar-se leite vegetal)
3 colheres de sopa de floco de aveia
3 tâmaras
1 casca de limão
1 pau de canela
(topping)
1/2 banana da madeira
3 nozes
Canela em pó qb

Preparação
Num tachinho coloca-se o leite e as tâmaras finamente picadas. Juntam-se os flocos de aveia, a casca de limão e o pau de canela. Leva-se a lume brando mexendo ocasionalmente e, quando começar a ferver mexe-se até obter as textura pretendida (cerca de 5 minutos no total).
Retira-se do lume, coloca-se numa tigela, polvilha-se com a banana, as nozes e a canela e serve-se de imediato.




Agora também no Facebook

sábado, novembro 19, 2022

Lamejinhas com cebola (Clams in onioney sauce)


Ingredientes
1kg de lamejinhas
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 malagueta (opcional)
150ml de vinho 
Azeite qb
Coentros qb

Preparação
As lamejinhas devem ficar em água do mar (em alternativa água e sal) durante umas horas para limpar. Em seguida lavam-se bem em água corrente e reservam-se.
Coloca-se uma dose generosa de azeite num tacho e junta-se o alho fatiado e a cebola em rodelas de espessura média. Deixa-se refogar e quando a cebola estiver translúcida adiciona-se o vinho.
Cozinha-se o molho até que o álcool evapore e o vinho reduza para cerca de metade. Por fim juntam-se as lamejinhas, tapa-se o tacho e cozinham-se em lume médio agitando ocasionalmente até que abram todas (3 a 4 minutos no máximo). Nessa altura retira-se do lume, juntam-se os coentros grosseiramente picados e servem-se em seguida acompanhadas por quartos de limão e fatias de pão rústico torrado.




Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 16, 2022

Espetada de lulas com molho de manteiga, limão e alho (Squid kebab with butter, lemon and garlic sauce)

Ingredientes (2 doses)
2 lulas médias
4 gambas
4 tomates cereja
4 rodelas de chouriço
1 cebola pequena cortada em quartos
(para o molho)
2 colheres de sopa de manteiga
1 alho pequeno esmagado e picado
Sumo de um limão

Preparação
Colocam-se os ingredientes do molho num tachinho e derretem-se em lume muito brando, deixando fervilhar uns minutos sem queimar.
Cortam-se as lulas em 4 ou 5 rodelas (dependendo do tamanho) e montam-se as espetadas alternando os ingredientes e usando 2 espetos por cada espetada, para que as peças se mantenham direitas. Grelham-se na chapa ou no carvão. Servem-se regadas com o molho de manteiga. Estas foram ainda acompanhadas por arroz branco e esparregado.







Agora também no Facebook


 

segunda-feira, novembro 14, 2022

Penne all'arrabiata (Penne all'arrabiata)

 

Ingredientes (2 doses)
160gr. de massa penne
1/2 lata pequena de tomate picado
2 dentes de alho
Flocos de malagueta qb
Azeite qb
Sal qb
Manjericão qb

Preparação
Pica-se o alho miudinho e leva-se ao lume muito brando num pequeno tacho com um fio de azeite. Quando o azeite começar a fervilhar e antes do alho começar a ganhar cor adicionam-se os flocos de malagueta e deixam-se fervilhar mais 10 ou 15 segundos. Em seguida junta-se o tomate e cozinha-se durante 10 a 15 minutos, até obter um molho grosso e encorpado.
Entretanto coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorre-se, junta-se ao molho de tomate, envolve-se bem e deixa-se repousar cerca de 5 minutos para que a massa absorva o sabor do molho. Serve-se em seguida polvilhada com o manjericão picado.




Agora também no Facebook


domingo, novembro 13, 2022

Bolo de coco (Coconut cake)


Ingredientes
200gr. de açúcar amarelo
300gr de farinha
100gr. de coco ralado
50gr. de margarina liquida
2dl. de leite magro
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Margarina para untar
Açúcar moreno (ou mascavado) para polvilhar

Preparação
Batem-se as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Adiciona-se a farinha peneirada (juntamente com o fermento e o bicarbonato), a margarina, o leite e o coco. Bate-se tudo muito bem até obter uma massa uniforme. Em seguida batem-se as claras em castelo bem firme e envolvem-se delicadamente na massa (sem bater). Forra-se uma forma quadrada com papel vegetal barrado com margarina e polvilhado com o açúcar moreno, verte-se a massa e lava-se ao forno (pré-aquecido a 180.ºC) durante 35 minutos. Ao fim desse tempo desliga-se o forno e deve deixar-se arrefecer ainda dentro do forno (com a porta encostada) durante 20 minutos. Depois de desenformado pode cortar-se em porções individuais. 







Agora também no Facebook

sexta-feira, novembro 11, 2022

Ossobuco, polenta cremosa e gremolata (Ossobuco, creamy polenta and gremolata)


Ingredientes (2 doses)
Osso buco (esta peça tinha 550gr.)
1 cebola média
1 dente de alho
1/2 lata pequena de tomate picado
4 pétalas de tomate seco
1 haste de aipo
125ml de vinho branco
500ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
Molho Inglês qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Farinha qb
Azeite qb
(para a polenta)
125 gr. de farinha de milho
250ml de água
250ml de leite
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de manteiga
Sal qb
Queijo parmesão ralado na hora qb
(gremolata)
Raspa de 1 limão
1 dente de alho
1 raminho de salsa fresca

Preparação
Seca-se bem a carne e com uma faca bem afiada dão-se pequenos golpes na membrana que envolve a carne (isto evita que a carne enrole e encolha ao cozinhar). Tempera-se a carne com sal e pimenta, passa-se por farinha e reserva-se.
Coloca-se o azeite no fundo de um tacho de fundo espesso (barro ou ferro fundido) e deixa-se aquecer bem. Quando o azeite estiver bem quente coloca-e a carne selando de ambos os lados. Retira-se a carne já selada do tacho e junta-se a cebola, o alho, o aipo e o tomate seco tudo muito picadinho. Deixa-se alourar e em seguida coloca-se novamente a carne no tacho juntando também o tomate picado, o molho inglês, o vinho branco e o caldo de carne.
Deixa-se levantar fervura, coloca-se o lume no mínimo, tapa-se o tacho e cozinha-se a carne durante 2 horas aproximadamente (ou até a carne estar bem macia). Convém ir vigiando pois pode ser necessário acrescentar mais um pouco de caldo de carne (no meu caso não foi).
(da polenta)
Numa panela coloca-se a água, o leite, o dente de alho esmagado, o sal e a manteiga. Quando a água começar a ferver coloca-se o lume no mínimo e adiciona-se a farinha "em chuva". Mexe-se vigorosamente com uma vara de arames e cozinha-se por 25 minutos (aproximadamente) mexendo sempre (se a polenta estiver muito grossa pode ajustar-se a consistência com mais um pouco de leite). Quando estiver cozinhada retira-se do lume, retira-se o dente de alho, junta-se uma dose generosa de queijo parmesão, e envolve-se bem. Serve-se de imediato.
(da gremolata)
Pica-se um dente de alho e um raminho de salsa muito miudinho. Coloca-se numa taça e junta-se a raspa de limão envolvendo bem.
Serve-se a carne sobre a polenta e polvilhada com a gremolata.
 
 
NOTA
Por estranho que possa parecer a gremolata não sendo "obrigatória" é essencial para aligeirar o prato e torná-lo mais "fresco".





Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 09, 2022

Jardineira de coelho (Rabbit stew with veggies)


Ingredientes (2 / 3 doses)
1/2 coelho partido em pedaços
1 batata grande
1 cenoura pequena
200gr. de feijão verde
1 cebola média
1 dente de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
150ml de vinho branco
Azeite qb
Sal qb
Pimenta preta qb
Paprika fumada qb
Ervas aromáticas secas (usei uma mistura de manjericão, oregãos e alecrim)
 
Preparação
Coloca-se o coelho numa caixa e juntam-se os alhos picados, as ervas aromáticas, o sal, a pimenta, a paprika e o vinho. Envolve-se bem tapa-se a caixa e coloca-se no frigorífico por 12 horas, no mínimo.
Coloca-se o azeite no fundo de um tacho de barro (de preferência), escorre-se o coelho da marinada (que se reserva), seca-se bem e aloura-se de todos os lados. Adiciona-se então ao tacho a cebola picada deixando saltear mais um pouco. Quando a cebola começar a ganhar cor acrescenta-se então a polpa de tomate a marinada reservada. Deixa-se levantar fervura, baixa-se o lume e cozinha-se cerca de 20 minutos. Nessa altura juntam-se as batatas em cubos, bem como a cenoura e o feijão verde picado. Acrescenta-se um pouco de água (não é necessário cobrir os legumes) e cozinha-se até que estejam macios. Retira-se do lume, deixa-se repousar cerca de 15 minutos e serve-se em seguida.







Agora também no Facebook

segunda-feira, novembro 07, 2022

Arroz xauxau vegetariano (Vegetarian fried rice)


Ingredientes (2 doses)
2 chávenas de arroz integral cozido
2 ovos mexidos
50gr. de feijão verde redondo
4 cogumelos marron pequenos
1 cenoura pequena
2 colheres de sopa de óleo de sésamo
1 dente de alho picado
1 pedacinho de gengibre ralado
Molho de soja qb
Sementes de sésamo qb

Preparação
Coloca-se o óleo de sésamo numa frigideira larga e funda (tipo wok), aquece-se um pouco e junta-se o alho picado, o feijão verde cortado em pedaços com +/- 2 cm, os cogumelos fatiados e a cenoura cortada em juliana. Salteia-se até que os legumes comecem a amolecer e junta-se o gengibre ralado. Adiciona-se então o arroz e o ovo mexido, envolve-se bem, tempera-se com o molho de soja e salteia-se por mais um minuto. Serve em taças largas polvilhado com sementes de sésamo.




Agora também no Facebook

domingo, novembro 06, 2022

Travesseiros de batata doce (Sweet potato pillows)


Ingredientes 
500gr. de batata doce (usei da variedade roxa)
1/4 chávena de açúcar amarelo
1 pacotinho de açúcar baunilhado
1 ovo
Leite qb
Raspa de 1 limão
Canela qb
Açúcar em pó qb
Massa filo
Manteiga derretida
 
Preparação
Cozem-se as batatas doces e reduzem-se a puré. Levam-se de novo a lume brando acrescentando os açúcares, a raspa de limão e a canela envolvendo tudo muito bem. Mistura-se o ovo e vai-se adicionando o leite em fio até obter um puré de consistência suave. Deixa-se arrefecer completamente.  
Estende-se uma folha de massa filo, pincela-se com manteiga e dobra-se ao meio. Coloca-se uma porção (+/- 1 colher de sopa) de puré de batata no meio da folha de massa, dobram-se as laterais para dentro e enrolam-se os pastéis em forma de travesseiro.
Pincelam-se com mais um pouco de manteiga derretida e levam-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 15 minutos ou até que os pastéis estejam dourados. Retiram-se do forno, deixam-se arrefecer um pouco e polvilham-se com açúcar em pó.
 
 
NOTA
Dependendo da marca da massa filo utilizada os travesseiros mantém-se estaladiços por 1 ou 2 dias, não é uma sobremesa "para guardar".
No caso de sobrar puré de batata, pode ser congelado e utilizado mais tarde.





Agora também no Facebook
 

sexta-feira, novembro 04, 2022

Baguel com espinafres, salmão fumado e ovo escalfado (Bagel with spinach, smoked salmon and poached egg)

 

Ingredientes (2 doses)
2 bagels
200gr. de espinafres
100gr. de salmão fumado
2 ovos
1 dente de alho esmagado e picado
Azeite qb
Sal qb

Preparação
Tostam-se ligeiramente os bagels e reservam-se. Escalfam-se os ovos e reservam-se também.
Salteiam-se ligeiramente os espinafres com um fio de azeite e o alho picado e temperam-se com uma pitada de sal.
Montam-se os bagels colocando uma porção de espinafres numa das metades, por cima o salmão fumado, em seguida o ovo e, por fim a outra metade do bagel. Serve-se de imediato.




Agora também no Facebook

quarta-feira, novembro 02, 2022

Salada de Outono (Autumn salad)


Ingredientes
Alface
Croutons de broa de milho (de preferência caseiros)
Presunto em tiras
Queijo brie em cubos
Bagos de romã
(para o molho)
1/3 de chávena de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de oregãos secos
1/2 colher de café de flocos de malagueta (opcional)
 
Preparação
Ripa-se a alface em pedaços de tamanho médio e coloca-se no fundo de uma taça. Distribuem-se os restantes ingredientes por cima, rega-se com o molho, envolve-se bem e serve-se de imediato.
 
 
NOTA
Já fiz este molho em para outras saladas. As quantidades estão indicadas por uma questão de proporção e obviamente dão para mais do que uma utilização mas, conserva-se facilmente por algumas semanas.





Agora também no Facebook
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...