Ingredientes (2 doses)
2 tentáculos de pota médios
1/2 chávena de arroz
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres de sopa de tomate picado
75ml de vinho tinto
3 filetes de anchova
Azeite qb
Sal qb
1 molhinho de ervas verdes frescas (usei coentros, salsa e cebolinho)
1 malagueta (opcional)
Preparação
Cozem-se
os tentáculos de pota de acordo com o método preferido e reserva-se a água da cozedura.
Pica-se finamente a cebola, o alho e as ervas verdes. Leva-se ao lume um tacho com azeite e juntam-se os filetes de anchova, a cebola e o alho finamente picados, bem como metade das ervas verdes também finamente picadas. Coloca-se também a malagueta, se for o caso.
Quando a cebola alourar adiciona-se o tomate e o sal. Deixa-se cozinhar 4 ou 5 minutos adicionando em seguida o vinho e deixando ferver até que o álcool evapore. Nessa altura junta-se o arroz, envolve-se bem e deixa-se "fritar" um pouco.
Em seguida junta-se a água de cozer a pota (o dobro da quantidade do arroz ou, um pouco mais caso se pretenda um arroz mais "malandrinho") e quando começar a ferver coloca-se o lume no mínimo. Cinco minutos antes do arroz estar cozinhado junta-se ao tacho os tentáculos de pota cortados em pedaços de tamanho médio e termina-se de cozinhar o arroz.
Quando estiver pronto retira-se do lume, polvilha-se com as restantes ervas verdes picadas, deixa-se repousar por 5 minutos e serve-se em seguida
NOTA
Tal
como o polvo, o método que prefiro para cozer os tentáculos de pota é
colocá-los ainda congelados num tacho, juntar um dente de alho esmagado
bem como uma pequena cebola com casca cortada em quartos e deixar
cozinhar lentamente. Sei que há muitos outros métodos mas, este é o que
sempre utilizo. Neste tipo de pratos de peixe, e pela intensidade de sabor que acrescenta, gosto de usar os filetes de anchova tal como se utiliza o bacon em pratos de carne, afinal "anchovas são o bacon do mar ;) )