Ingredientes (2 / 3 doses)
(para o bacalhau)
1 posta de bacalhau (usei a posta da cabeça)
3 batatas médias
2 ovos
2 cebolas
2 dentes de alho
Azeite qb
Azeitonas pretas qb
Pão ralado qb
(para o molho)
400ml da água de cozer o bacalhau
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
Pimenta preta qb
Noz moscada qb
Preparação
(do bacalhau)
Coloca-se o bacalhau num tacho com água fria, leva-se ao lume e quando começar a ferver desliga-se o lume e deixa-se repousar cerca de 15 a 20 minutos. Ao fim deste tempo retira-se o bacalhau do tacho (mantém-se a água), retiram-se peles e espinhas e lasca-se o bacalhau. à agua reservada juntam-se as peles e as espinhas retiradas do bacalhau e leva-se novamente ao lume deixando ferver em lume brando cerca de 15 minutos. Entretanto, cortam-se as batatas em cubos e cozem-se juntamente com os ovos.
Coloca-se uma dose generosa de azeite numa frigideira larga, e adicionam-se as cebolas e os alhos fatiados finamente deixando cozinhar em lume brando até que a cebola fique transparente.
(do molho)
Num tachinho coloca-se uma a manteiga e, quando derreter adiciona-se a farinha. Envolve-se bem e deixa-se cozer a farinha por 2 ou 3 minutos mexendo sempre. Junta-se em fio o caldo do bacalhau, previamente coado e ainda quente, mexendo sempre para evitar grumos. Deixa-se o molho engrossar e quando começar a ferver retira-se do lume e tempera-se com a pimenta e a noz moscada.
Por fim num tabuleiro de pirex coloca-se uma porção da cebola refogada, em seguida as batatas, depois o bacalhau lascado, um dos ovos fatiados e a restante cebola. Cobre-se com o molho branco, distribui-se o segundo ovo em fatias, polvilha-se com o pão ralado e as azeitonas pretas e leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) cerca de 20 minutos ou até começar a tostar por cima.
NOTA
No fundo este molho branco é um bechamel feito com a água da cozedura do bacalhau ao invés de leite. Caso o molho fique com alguns grumos não é grave e nada que uma varinha mágica estrategicamente utilizada não resolva de imediato.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...