Ingredientes (2 / 3 doses)
2 courgettes médias
250gr. de peito de peru
1/4 pimento vermelho
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de óleo vegetal neutro
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de óleo de sésamo
1 colher de sopa (rasa) de sementes de sésamo tostadas
Sal
Pimenta
(para o molho)
2 colheres de sopa de molho de soja (de preferência baixo teor de sódio)
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá (rasas) de Maizena
1 colher de sobremesa de Sambal Olek (ou qualquer outro picante a gosto) (opcional)
Preparação
Com o auxílio de um espiralizador transformam-se as courgettes em fios tipo esparguete e reservam-se. Numa tacinha combinam-se os ingredientes do molho e reservam-se também.
corta-se o peito de peru em cubinhos ou tiras pequenas, tempera-se com sal e pimenta. Numa frigideira larga e funda (ou wok) aquece-se o óleo vegetal juntando em seguida a carne deixando cozinhar até estar dourada (4 a 5 minutos). Retira-se a carne da frigideira e reserva-se. Em seguida junta-se à frigideira o óleo de sésamo e o alho picado deixando cozinhar até começar a soltar a fragrância típica do alho a cozinhar. Juntam-se os ingredientes do molho que se tinham reservado e deixam-se fervilhar em lume brando até começarem a engrossar. Acrescenta-se a courgette agitando a frigideira e deixa-se saltear até que fique macia mas crocante (2 a 3 minutos). Por fim junta-se a carne e apenas se necessário mais um pouco de água para que não fique muito seco (em princípio ao saltear a courgette esta solta humidade suficiente). Polvilha-se com as sementes de sésamo e serve-se de imediato.
NOTA
Não é absolutamente necessário o uso do espiralizador, um descascador de legumes e uma faca bem afiada fazem quase o mesmo trabalho mas, o espiralizador simplifica e muito a tarefa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...