Ingredientes (2 doses)
1 posta de bacalhau (usei o rabo e as laterais da cabeça)
1 chávena de café de arroz
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
Azeite 1b
Sal qb
Coentros frescos qb
2 ovos
Preparação
Coloca-se o bacalhau num tacho com água fria, leva-se ao lume e quando começar a ferver desliga-se e deixa-se repousar por 15 minutos. Tira-se a pele e as espinhas ao bacalhau, lasca-se e reserva-se. Junta-se a pele e as espinhas do bacalhau à água em que este cozeu e leva-se ao lume por mais 15 minutos. Em seguida coa-se a água, verifica-se se é necessário acrescentar um pouco de sal e reserva-se também. Coloca-se no tacho uma porção de azeite no tacho, adiciona-se a cebola, o alho e os coentros, tudo picado bem miudinho. Leva-se a lume muito brando e deixa-se cozinhar até que a cebola comece a ficar translúcida mas, sem queimar.
Nessa altura junta-se cerca de 750ml do caldo do bacalhau que se reservou e quando levantar fervura junta-se o arroz. Deixa-se cozinhar e quando faltar cerca de 1 minuto para o arroz estar pronto adiciona-se o bacalhau e deixa-se terminar de cozinhar. Retira-se do lume e junta-se mais um punhado de coentros frescos picados.
Enquanto a canja repousa escalfam-se os ovos por 3 a 4 minutos (depende de se gostar da gema mais ou menos liquída). Serve-se a canja com o ovo escalfado por cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...