Ingredientes
50gr. de farinha
10gr. de cacau magro
50gr. de manteiga
25gr. de açúcar
1 pacotinho de açúcar baunilhado (8 a 10gr.)
25gr. de pepitas de chocolate
1/2 colher de café de fermento
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
Flor de sal qb
Preparação
Peneira-se a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato para uma pequena taça. Noutra taça um pouco maior, com o auxílio de uma colher de pau pequena bate-se a manteiga com os açúcares. Quando estiverem bem incorporados junta-se um terço da mistura da farinha e volta a bater-se para incorporar bem. Repete-se a operação por mais duas vezes. Por fim incorporam-se as pepitas de chocolate na massa.
Divide-se a massa em 3 bolinhas mais ou menos iguais, achatam-se ligeiramente, colocam-se (afastadas) num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilham-se com uma pitada de flor de sal.
Leva-se ao forno pré-aquecido (180.ºC) por 10 a 12 minutos (até a superfície das bolachas estar rachada e as bolachas se tiverem espalhado um pouco no tabuleiro).
Retira-se o tabuleiro do forno (as bolachas vão estar moles e aparentar estarem ainda cruas nesta altura) e deixa-se repousar cerca de 5 minutos. Em seguida, com o auxílio de uma espátula, movem-se cuidadosamente para uma rede de bolachas e deixam-se repousar por mais 10 minutos. Ao fim desse tempo estão prontas a serem devoradas. Servi as minhas ainda ligeiramente mornas. acompanhadas por uma colher de iogurte natural e um morango.
NOTA 1
Caso se utilize manteiga sem sal deve juntar-se cerca de 1/2 colher de café de sal na massa das bolachas.
NOTA 2
Já disse por diversas vezes que a Nigella Lawson é a minha heroína culinária. Há uns dias dei com esta receita do seu último livro (Cook, Eat, Repeat) e decidi que tinha que experimentar o mais rapidamente possível. O desafio dos Tugas na Cozinha apareceu na altura certa. Adaptei ligeiramente a receita mas não fugi muito ao indicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa a tua colherada...