quarta-feira, fevereiro 16, 2022

Rabo de boi estufado (Braised ox tail)

Ingredientes (3 / 4 doses)
1 rabo de boi
1 cebola média
1 alho francês pequeno
1 cenoura pequena
1/2 chávena de tomate picado
1 pedaço de pimento vermelho
2 dentes de alho
1 pedacinho de gengibre (+/- 5cm)
350ml de vinho tinto
300ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
Sal qb
Pimenta preta qb
Farinha qb
 
Preparação
Lavam-se e secam-se bem os pedaços da carne. Temperam-se com sal e pimenta. Em seguida passam-se por farinha sacudindo o excesso.
Num tacho com um fundo espesso(de preferência de barro ou ferro fundido) coloca-se uma dose generosa de azeite, aquece-se bem e sela-se a carne. Com a carne já selada retiram-se os pedaços para um prato adicionando ao tacho o alho francês, a cebola, os alhos e o pimento vermelho, tudo cortado em cubos não muito grandes.
Quando começarem a amolecer junta-se também o gengibre, a cenoura e o tomate, mais uma vez tudo cortado em cubos médios. Acrescentam-se então no tacho os pedaços de carne previamente alourados e rega-se com o vinho e o caldo de carne. Assim que começar a ferver coloca-se o lume no mínimo, tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar em cerca de 3 horas (até que a carne se separe do osso).
Quando a carne estiver cozinhada retira-se do tacho e coloca-se numa travessa. Em seguida tritura-se o molho com a varinha mágica e cobre-se a carne com o molho. Serve-se de imediato acompanhado por batatas fritas ou puré de batata como foi o caso.
 
 
NOTA
O rabo de boi não se trata de um prato para os dias de pressa, obviamente pode ser cozinhado na panela de pressão mas pessoalmente não gosto de usar e prefiro o método "low & slow".
A receita do rabo de boi é originária da região de Córdova, Espanha. Tratando-se de um prato servido após a realização de uma tourada, usando as caudas dos animais lidados na arena.





Agora também no Facebook
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua colherada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...